InícioGrupo EspecialLaíla é escolhido para ser homenageado no enredo da Beija-Flor para o...

Laíla é escolhido para ser homenageado no enredo da Beija-Flor para o Carnaval 2025

Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, um dos maiores sambistas da história, falecido em 2021, foi escolhido pela Beija-Flor de Nilópolis para ser o homenageado no enredo para o Carnaval 2025. O anúncio foi feita nas redes sociais, na tarde desta quarta-feira, em um vídeo com a participação do presidente da azul e branco, Almir Reis, pelo diretor de carnaval Marquinho Marino e pelo carnavalesco João Vitor Araújo.

Foto: Acervo Liesa

“Conversando com o nosso patrono entramos no consenso que temos que está na hora de falar no protagonismo preto no carnaval. Não tem uma pessoa melhor do que o Laíla, um dos maiores sambistas, fez muito pelo carnaval, não vai ser esquecido por tudo que fez, teve muitas ideias, como colocar o mestre-sala e porta-bandeira na frente da escola, e achamos que chegou a hora de fazer isso por ele”, disse Almir Reis.

“Acho maravilhoso. Faz justiça a esse grande homem do carnaval. Ele sempre brigou pelo protagonismo preto dentro do carnaval, ainda mais na Beija-Flor, que é uma escola preta”, afirmou o carnavalesco João Vitor.

Sobre Laíla

Está entre os maiores campeões do carnaval do Rio de Janeiro. Exerceu diversas funções, e conquistou, em 1974, o título pelo Salgueiro junto com Joãozinho Trinta. Mas um detalhe mostra sua versatilidade: no disco de escolas de samba daquele ano, Laíla gravou o samba “O Rei de França Na Ilha da Assombração”. Foi na Beija-Flor que Laíla mostrou ainda mais sua força. Foram 13 títulos, o último deles em 2018.

Além do Salgueiro, em seus 50 anos de carnaval, Laíla passou pelas escolas de samba Beija-Flor, Grande Rio, Vila Isabel e Unidos da Tijuca. Somente na Beija Flor ficou 30 anos, em várias passagens. A última escola em que atuou, no Rio de Janeiro, foi a União da Ilha, em 2020.

Veja abaixo o vídeo completo

- ads-

Sambistas rasgam elogios ao espetáculo ‘O Som do Morro’, de Patrick Carvalho

Durante a estreia do espetáculo “O Som do Morro”, do coreógrafo Patrick Carvalho, no SESC Copacabana, diversos sambistas estiveram marcando presença e reverenciando o...

Conheça o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Vigário Geral invoca as letras de Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, jornalista descendente de escravizados que jogou luz sobre as frestas da...

Imperatriz Leopoldinense atualiza calendário de concurso de samba-enredo

Com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) indicando que o "calendário do carnaval" será antecipado em um mês, por exemplo, com os...