728x90
InícioSérie OuroUnidos de Padre Miguel mostra força de seus quesitos e comunidade da...

Unidos de Padre Miguel mostra força de seus quesitos e comunidade da show em ensaio técnico de alto nível

A Unidos de Padre Miguel foi a terceira escola a pisar na Marquês de Sapucaí no sábado, em mais um dia de ensaios técnicos da Liga-RJ. Como de costume, a escola mostrou a força de seus quesitos e fez mais um ensaio de alto nível. Muitos foram os destaques positivos, mas destaca-se o bom desempenho do samba-enredo, atrelado ao canto forte e aguerrido dos componentes da Vila Vintém. * VEJA AQUI FOTOS DO ENSAIO

Vale destacar também o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Vinícius Antunes e Jéssica Ferreira, que demonstraram muita sincronia em sua dança, além da comissão de frente do coreógrafo David Lima. O Boi Vermelho levou ainda um grande tripé para a avenida, o que causou um ótimo impacto visual. O que se viu foi um ensaio padrão do Grupo Especial.

No próximo carnaval a escola da Zona Oeste levará para a avenida o enredo “Baião de Mouros”, que está sendo desenvolvido pelos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves. A Unidos de Padre Miguel será a quinta escola a pisar na Marquês de Sapucaí na primeira noite de desfiles da Série Ouro no Carnaval 2023.

upm et23 28
Fotos de Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

“Eu detectei algumas coisinhas que dá para acertar até o desfile, mas foi 95% perfeito. O que tivemos de melhor foi o que sempre tivemos: o canto. Que comunidade! Agora a gente vai ter que dar 110% no desfile oficial. A Unidos de Padre Miguel vem com 1900 componentes. Eu posso garantir que estamos preparando um belo espetáculo e quem vir aqui na sexta-feira [17 de fevereiro] vai ver uma grande apresentação”, explicou Cícero Costa, diretor de carnaval.

Comissão de Frente

Completando 10 anos à frente da comissão de frente da Unidos, o coreógrafo David Lima presenteou o público com uma comissão de frente bem coreografada, de fácil entendimento e com doses de humor. A fantasia dos componentes fazia referência a personagens da cultura muçulmana e também do nordeste brasileiro, com uma dança envolvente, a comissão entreteu o público e apresentou a escola de maneira eficiente, o momento que mais arrancou aplausos foi quando o camelo ganhava destaque e interagia com os outros componentes.

upm et23 21

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Extremamente bem vestidos, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira Vinícius Antunes e Jéssica Ferreira brindaram o público com um grande espetáculo visual, eles, que completam 10 anos de parceira nesse carnaval, mostraram toda a sincronia e companheirismo em uma dança que mesclou momentos clássicos com coreografia. No verso do samba que diz “Respeita o povo da Vila Vintém”, o casal aponta para a comunidade, e ao finalizar a apresentação, Jéssica realiza uma bandeirada, o movimento foi extremamente bem feito e recebeu aplausos do público. Vale destacar que o casal se apresentou com os guardiões posicionados, uma prévia do que veremos no desfile oficial.

upm et23 19

“Foi tudo maravilhoso, minha escola é demais (risos). Eu sou suspeita para falar, estou há dez anos brigando com eles pelo título, defendendo nosso pavilhão, defendendo o Boi Vermelho de Padre Miguel. Foi maravilhoso, foi tudo maravilhoso. Além da minha expectativa. A gente ensaiou demais. Mas sempre tem alguma coisa para melhorar. Com certeza até o carnaval estaremos 100%. Sentir a atmosfera da Marquês de Sapucaí é uma coisa diferenciada. Só quem pisa aqui sabe a energia que esse lugar tem. É muito importante a gente ensaiar aqui também pelas cabines, para saber certinho onde estarão os jurados. Esse é o solo sagrado e é muito bom estar aqui”, disse a porta-bandeira.

upm et23 14

“O balanço foi positivo. Claro que nunca está 100%, a gente sempre vai buscar aperfeiçoar mais ainda. O saldo foi muito positivo graças aos meus orixás. A gente é bem perfeccionista. Foi muito bom, a gente sabe que pode melhorar. O ensaio aqui é muito importante. O nome já diz: ensaio técnico. A gente busca aperfeiçoar aqui por conta das cabines. É aqui que nós vamos jogar no dia do desfile. Nada mais justo que esse ensaio aqui para a escola possa identificar os pontos vulneráveis a melhorar. Queria dedicar essa oportunidade para dedicar esse ensaio a minha esposa e a minha filhinha Emanuele que vai nascer já já”, completou o mestre-sala.

Harmonia

O componente da Unidos entrou na avenida disposta a declarar todo seu amor pela escola, a letra do samba diz para respeitar o povo da Vila Vintém e foi exatamente esse o recado que eles deram, do início ao fim foi observado um trabalho de canto muito forte nas aulas, todas com muita animação e espontânea. Mesmo nos últimos setores a empolgação vista no início foi a mesma. Vale mencionar que apesar do excelente canto, algumas alas não conseguiram exercer o mesmo desempenho de outras, mesmo com o alto nível foi possível perceber algumas alas se sobrepondo a outras, o que causou uma leve oscilação.

“Foi fantástico, cheio de alegria e força. Tenho certeza que estamos no caminho certo. O que falta agora é mostrarmos exatamente isso no desfile oficial. Em termos de harmonia, você pode ver que a escola está desfilando muito bem. Sempre fui um grande admirador do trabalho do Dinho, e graças a Deus fazemos algo muito legal juntos”, contou o intérprete Bruno Ribas.

upm et23 13

Evolução

O quesito evolução foi outro que passou extremamente bem durante o ensaio, em nenhum momento foi observado espaços que pudessem comprometer o bom andamento do desfile. Apesar de muito numerosa, a escola se mostrou extremamente organizada. Os componentes estavam alegres e evoluíram com muita espontaneidade, mesmo com alas muito numerosas, foi uma evolução fluida e coesa, mas sem perder a empolgação e descontração. A marcação de onde ficarão as alegorias no desfile oficial foi feita com tripés com os dizeres “Aqui se aprende a amar o samba”.

upm et23 22

Samba-Enredo

O samba, de autoria de Myngal, Chacal do Sax, Alexandre Rivero, Robertinho, Maykon Rodrigues, Rafael Faustino, Gabriel Simões e Felipe Mussili, foi um grande destaque da escola durante o ensaio, com refrões fortes, o componente se sentiu à vontade para cantar. Fazendo sua estreia esse ano pela escola, o intérprete Bruno Ribas demonstrou total entrosamento com o carro de som e também com a bateria do mestre Dinho. A letra da obra mexe muito com o brio da comunidade, principalmente o refrão, nessa parte o samba explodia e a escola se contagiava.

upm et23 24

Outros Destaques

A bateria “Guerreiros”, do mestre Dinho, que está indo para o seu décimo segundo carnaval nesta posição pela Unidos, levantou o público do início ao fim. Além das bossas apresentadas, logo na entrada a rainha Thalita Zampirolli foi alçada e levou o público ao delírio. O samba mostrou que está na boca do povo e durante o esquenta foi cantado pelos torcedores a capela. Ainda no esquenta, alguns sambas da escola serviram de combustível para os componentes.

upm et23 15

“Se melhorar estraga. A gente só vem aqui pra disputar título. A gente tá fazendo algumas coisas do nordeste. Tem uma bossa que é lá do Marrocos que a gente estudou muito e vamos brincar”, garantiu mestre Dinho, que desfilará com 250 ritmistas.

Colaboraram Augusto Werneck, Luisa Alves, Matheus Vinícius e Rhyan de Meira

- ads-

Série Barracões: Reza, emoção e fé! Tradição une espiritualidade, resistência e arte no retorno à Sapucaí

A escola de samba Tradição retorna ao Sambódromo da Marquês de Sapucaí em 2025 com o enredo "Reza", desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente. A proposta...

‘Sempre é um sonho’: Maria Mariá completa seu terceiro carnaval à frente da ‘Swing da Leopoldina’

Estudante de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faixa preta no Taekwondo. Gresilense desde pequeninha. Rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense....

Carlos Jr. celebra 25 anos como intérprete e comenta mudanças no julgamento do carnaval de SP

Há um quarto de século à frente de carros de som, Carlos Jr. se consolidou como uma das vozes mais marcantes do carnaval paulistano....