InícioSérie OuroUnião de Jacarepaguá representou o quilombo em sua segunda alegoria

União de Jacarepaguá representou o quilombo em sua segunda alegoria

A União de Jacarepaguá trouxe a ancestralidade do povo negro, neste sábado, no segundo dia de desfiles do grupo de acesso. A verde e branco contou a história de Manuel Congo e Mariana Crioula, os maiores líderes da luta racial no Brasil. Em sua segunda alegoria, a escola trouxe a representação do quilombo, e a sua importância, mostrando ser uma escola de resistência.

O carro é vermelho com detalhes roxos, com peixes em suas laterais e caveiras ao redor. No topo, mulheres pretas usando turbante e rostos de quilombos na traseira. Carlos Pereira, passista apaixonado pela escola, diz que o quilombo é muito importante e precisa ser representado na avenida. “Hoje os quilombos sofrem grandes dificuldades, é preciso valorizar mais esses povos e contar sua história”, explicou Carlos.

Luciano Santos é um dos responsáveis pelo carro na Sapucaí. Ele afirma que a comunidade de Jacarepaguá é uma comunidade com resistência e força, que a verde e branco veio com tudo para contar sua história. “O quilombo é a força e a raiz, a escola tá vindo com tudo para contar a história e trazer ancestralidade. Esse carro vem pra mostrar que a gente vai ganhar o carnaval”, disse Luciano.

Pela primeira vez desfilando pela escola, Samuel está fantasiado de força e bravura em frente ao carro. Ele está ansioso e feliz por desfilar pela primeira vez na escola representando o quilombo. “Eu estou muito feliz, […] é o primeiro desfile da minha vida. É uma escola de bastante resistência” afirmou Samuel.

A escola foi a primeira a desfilar neste sábado de desfiles, apresentando a vida dos homenageados desde a escravização, mostrando os atos de resistência e representando-os como heróis da liberdade.

- ads-

Flávio Campello celebra prêmio Estrela do Carnaval de 2024 da Tom Maior: ‘Nossa escola tem uma alma guerreira’

No carnaval de 2024 a Tom Maior realizou no Sambódromo do Anhembi um desfile que se destacou pela exuberância plástica. A criatividade no uso...

Rock in Rio e Diogo Nogueira levam projeto do Clube do Samba para o Global Village

Novidade na Cidade do Rock, o Global Village vai emocionar todo o público presente nesta edição que celebra os 40 anos de história do...

Wallace Palhares explica andamento das conversas para construção da Cidade do Samba 2

Presente na festa de premiação do Estrela do Carnaval 2024, no domingo, no Imperator, no Méier, o presidente da Liga-RJ, Wallace Palhares, discursou na...