InícioSérie OuroBaianas da União de Jacarepaguá representaram a ancestralidade africana em sua fantasia

Baianas da União de Jacarepaguá representaram a ancestralidade africana em sua fantasia

As baianas da União de Jacarepaguá trouxeram, no segundo dia de desfile do Grupo de Acesso, a ancestralidade dos seus antepassados. As mães do samba representaram em sua fantasia, neste sábado, os símbolos de seus antepassados. “Estamos trazendo nossos passados, com muito brilho e uma grande festa” Explica Naci Mendes, presidente da ala de baianas.

A fantasia é repleta de símbolos mostrando a ancestralidade africana. As baianas vestem uma fantasia verde, com desenhos africanos e detalhes de zebras, conchas de búzios grandes são distribuídas pela fantasia. Em sua cabeça, argolas douradas grandes e chapéus enormes com penas e detalhes dourados.

Para Sônia Melo, coordenadora da ala de Baianas da verde e branca, a fantasia representa a África com detalhes de ancestralidade. “Os búzios, os tecidos, essa fantasia é a África, tudo representa a ancestralidade africana”, explica Sônia.

“Estamos trazendo nossos antepassados e nossos antigos. […] Nossa fantasia trás a alegria e o brilho que alguém lá de trás. As cores da África, os búzios e o brilho remetem a esse passado”, explica Nanci.

As baianas estavam tranquilas e animadas para entrar na avenida esta noite. Elas entraram em um consenso sobre a fantasia, de acordo com elas, é confortável e leve. “Eu desfilo há 70 anos, e essa fantasia é uma fantasia leve, confortável e bonita. E olha, eu desfilei em 24 escolas meu amor”, disse Regina Antunes, Baiana da Jacarepaguá.

A escola foi a primeira a desfilar neste sábado de desfiles, apresentando a vida dos homenageados desde a escravização, mostrando os atos de resistência e representando-os como heróis da liberdade.

- ads-

Série Prata: Botafogo Samba Clube e Tradição sobem para Série Ouro e vão desfilar na Sapucaí em 2025

A Botafogo Samba Clube e Tradição venceram seus dias de desfiles na Série Prata e conquistaram o acesso para Série Ouro e vão desfilar...

Mocidade anuncia renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou na tarde desta terça-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo e Bruna, para o...

Série Bronze: Boi da Ilha é a campeã; sobem para Série Prata também o Império de Nova Iguaçu, Alegria do Vilar e Chatuba de...

Por Lucas Santos e Rafael Soares O Boi da Ilha do Governador foi campeã geral da Série Bronze no Carnaval 2024 e garante o direito...