InícioGrupo EspecialUnanimidade na comunidade, samba do Tuiuti para o Carnaval 2023 conquista os...

Unanimidade na comunidade, samba do Tuiuti para o Carnaval 2023 conquista os sambistas

O samba-enredo da Paraíso do Tuiuti de 2023 é uma unanimidade na comunidade. As palavras da cultura paraense já estão na boca do povo do Tuiuti e dos amantes do carnaval. Os segmentos estão confiantes, já que o resultado do canto com os componentes e o público no ensaio técnico foi satisfatório. Isso é resultado do trabalho da equipe de carnaval, dos ensaios de rua e da parceria vencedora da disputa.

Fotos de Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

Todo grande samba começa por um grande enredo. O trabalho dos enredistas da Paraíso do Tuiuti vem sendo elogiado pelos segmentos. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, os compositores Claudio Russo e Moacyr Luz, e o mestre Marcão falaram da importância desse trabalho.

“Esse é o quinto ano que eu estou na Tuiuti. Todos os enredos ajudaram muito”, elogiou Moa. “É impossível fazer um grande samba, se não tivermos um grande enredo”, complementou Claudio. “Fica mais fácil para os compositores fazerem um bom samba-enredo”, finalizou Marcão.

A disputa foi importante para o acolhimento do samba. A equipe de carnaval e o presidente Renato Thor se desdobraram para ouvir todos os concorrentes, e escolher o melhor para a escola. “A gente procura levar a melhor obra para o dia do desfile, um belíssimo samba. São muitos detalhes. O presidente nos bota para escutar muito samba no carro. Não é só a gente que vai estar cantando, os componentes e todo o público estarão conosco”, disse o diretor de carnaval André Gonçalves.

O estado do Pará já está na cabeça do desfilante da Paraíso do Tuiuti. O samba-enredo da parceria de Cláudio Russo, Moacyr Luz, Gustavo Clarão, Júlio Alves, Pier Ubertini e W Correia trouxe expressões típicas que caíram no gosto da comunidade.

“Sempre tento trazer palavras novas. Porque cultura nunca é demais. A gente trouxe a flor do mururé, o mogangueiro, trouxemos muitas coisas do carimbó, a curuminha. Acho que isso foi pensado para trazer cultura para o povo. Palavras que são pouco usuais aqui no Rio de Janeiro, mas não são difíceis de falar”, explicou Claudio Russo.

Os quesitos Bateria e Samba-enredo andam de mãos dadas. O mestre Marcão da Super Som do Tuiuti está preparando paradinhas em homenagem ao carimbó, ritmo típico do Pará. A qualidade do samba da Paraíso do Tuiuti faz a bateria se impulsionar junto com ele. ‘O samba em si já é alegre. Não é massante, é chiclete. Fica tudo mais fácil”, enfatizou Marcão.

A alma do samba-enredo na avenida, o carro de som, está empolgado com o samba. O entrosamento dos cantores com os componentes é notável. A obra casou com a voz do recém-chegado intérprete Wander Pires. “Foi escolhido o melhor samba. O samba da Tuiuti é um dos melhores que nós temos no Grupo Especial. Eu sou suspeito para falar porque sou intérprete. Vai dar muita felicidade para a gente”, afirmou Wander.

- ads-

Salgueiro oferece curso gratuito sobre Imposto de Renda para Pessoa Física

O Projeto Salgueiro Social, do GRES Acadêmicos do Salgueiro, em parceria com o Centro Universário Internacional Signorelli, dá início neste mês de abril a...

Leia a sinopse do enredo da Portela sobre Milton Nascimento para o Carnaval 2025

Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol Uma homenagem a Milton Nascimento “Só quem toma um sonho Como sua forma de viver Pode desvendar o...

Três novos enredistas se juntam à equipe da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2025

A Beija-Flor de Nilópolis anuncia a chegada de três novos talentos que formam a equipe de enredistas para o Carnaval de 2025. Bianca Behrenda,...