No próximo sábado, a SuperVia receberá a 27ª edição do “Trem do Samba”, tradicional evento em comemoração ao Dia Nacional do Samba, que é celebrado no dia 2. A festa é inspirada na viagem de trem que Paulo da Portela e outros sambistas faziam no início do século 20 para fugir da repressão da polícia ao gênero musical. O evento reforça a ligação histórica entre o trem e o samba e celebra o fato de que várias das agremiações atuais foram se formando ao longo da linha férrea. Ao apoiar o Trem do Samba, a SuperVia contribui para perpetuar essa tradição cultural do Rio de Janeiro.

Às 15h, haverá na Central do Brasil shows de Marquinhos de Oswaldo Cruz e da velha guarda das escolas de samba Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Império Serrano, além de outros artistas.

A partir das 18h04, a festa continua com rodas de samba no interior de três trens que levarão o público direto da Central do Brasil para Oswaldo Cruz. A primeira composição (com partida às 18h04 e especial para convidados) levará Marquinho de Oswaldo Cruz e as velhas guardas. Os outros dois trens vão partir às 18h40 e às 19h15 com grupos distribuídos pelos carros animando a viagem. Entre as atrações estarão o Samba Pra Elas, Projeto Criolice, Bip-Bip, Cacique de Ramos e Mulheres na Roda de Samba. As composições sairão da plataforma 2 da Central do Brasil.

Quem quiser ter acesso aos trens do evento deverá fazer a troca de 1kg de alimento não-perecível por uma passagem. O alimento deve ser entregue na Bilheteria de Valor Exato, localizada no Corredor Cultural da Central do Brasil, das 13h às 19h. Quando acabarem as passagens para esses trens, os clientes poderão embarcar até Oswaldo Cruz pelos trens da grade regular do dia. A organização do “Trem do Samba” irá entregar as doações recebidas ao projeto Mesa Brasil Sesc.

Os horários para as partidas dos trens seguirão conforme abaixo:

O retorno do evento deve ser feito em trens da grade normal do sábado. A SuperVia orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no site e no aplicativo da concessionária. Em caso de dúvidas, podem contatar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Programação dos palcos – OSWALDO CRUZ:

Rua João Vicente
19h – Grupo Raça.
20h30 – Marquinhos Diniz.
22h – Leci Brandão.

Rua Átila da Silveira
19h – Moça Prosa (com a participação das Matriarcas do Samba cantando 3
musicas).
20h30 – Terreiro de Crioulo (com as participações de Zé Luiz do Império e Osmar do
Breque, cantando 3 músicas cada um)
22h – Dudu Nobre.

Palco da Portelinha
19h – Nina Rosa (com as participações de Marcelinho Moreira e Gabrielzinho do
Irajá, cantando 3 músicas cada um).
20h30 – V.G. da Portela.
22h – Paulinho da Viola