InícioSão PauloSilvão Leite celebra ano de superação da Terceiro Milênio e cogita posição...

Silvão Leite celebra ano de superação da Terceiro Milênio e cogita posição de desfile inusitada para 2025

Presidente exalta trabalho do carnavalesco Murilo Lobo ao fazer balanço do carnaval passado e falar das expectativas para o próximo ciclo

De volta ao Grupo Especial de São Paulo, após cair em seu ano de estreia, a Estrela do Terceiro Milênio dá provas constantes do porquê é considerada uma potência em ascensão. A segunda passagem da comunidade do extremo sul pela elite da folia paulistana ocorrerá novamente como campeã do Grupo de Acesso 1 e com um corajoso enredo de manifesto em defesa da comunidade LGBTQIAPN+. Além do troféu, o título conquistado permitirá à escola do Grajaú ter duas escolhas de acordo com o novo critério para a ordem de desfiles, válido para o carnaval de 2025 e cuja definição ocorrerá em evento organizado na Fábrica do Samba pela Liga-SP, no próximo sábado, dia 18 de maio.

Foto: Felipe Araujo/Liga-SP

Em conversa com a equipe do site CARNAVALESCO, o presidente Silvão Leite falou sobre a expectativa para a definição. O dirigente demonstrou tranquilidade com o fato de a escola não precisar abrir o carnaval do Grupo Especial e projetou as possibilidades de escolha que a Terceiro Milênio terá.

“A gente meio que já tem um desenho das escolas. Sabemos mais ou menos as escolas que gostam de desfilar no sábado, outras gostam de desfilar na sexta, mais ou menos o horário. Como nós somos a penúltima a escolher com certeza não pegaremos a pior entre as opções, o horário mais difícil que seria abrir a sexta-feira. Para nós do extremo sul, daqui até o Sambódromo, são mais de 40 quilômetros. Para a gente mobilizar duas mil e tantas pessoas daqui para lá na sexta-feira, num dia de trabalho, seria muito difícil. Então por conta de ter ainda uma escolha, a gente vai para o sábado. Agora, resta saber se vamos abrir o sábado ou se vamos fechar o sábado, que é outra questão também que, de uma certa forma, tem um impacto na construção do nosso carnaval. Você abrir o desfile é uma situação, e você fechar já de dia, as cores são diferentes, não precisa daquela iluminação, mas precisa de mais brilho, mais cor, então estamos aguardando. Eu até tentei colocar numa reunião de presidentes lá na Liga, tentei antecipar isso. Falei: ‘a gente poderia escolher isso que ia facilitar o trabalho de quem já está construindo o carnaval’. Fui voto vencido, mas vão antecipar um pouquinho e a gente vai ter uma ideia logo aí de como é que a gente vai, se a gente abre ou fecha”, declarou o presidente.

Os encerramentos de noites não costumam ser cobiçados pelas escolas em São Paulo, o que faz Silvão não descartar a inusitada possibilidade da campeã do Acesso 1 não abrir os desfiles de sábado. “Nós estamos acostumados a abrir carnaval no sábado. Quando subimos para o Especial (em 2023), abrimos no sábado, então eu acho que é o que pode sobrar. Eu acho que ninguém vai querer abrir, e pode ser que alguém queira fechar, mas também existe a possibilidade de alguém falar: ‘eu quero abrir esse ano’. Acho que sobrou para a Terceiro Milênio abrir ou fechar o sábado”, afirmou.

O rebaixamento no ano de debute no Grupo Especial deixou um gosto inicialmente amargo em Silvão. A confiança no carnavalesco Murilo Lobo e a maneira como a comunidade do Grajaú recebeu a equipe da escola após a apuração em 2023 foi fundamental para que a Terceiro Milênio tivesse durante o ciclo do carnaval de 2024 a postura de uma agremiação de elite, fundamental para a irretocável apresentação campeã realizada. A Coruja parte para 2025 disposta a fazer história com um enredo que promete repercutir com força até o dia do desfile, e o presidente está confiante de que a Estrela brilhará mais uma vez.

“No carnaval de 2024 a gente veio ‘com a faca nos dentes’ mesmo. Depois daquela apuração que eu fiquei muito triste, realmente. Eu saí do sábado tão bravo que eu comentei com o Murilo. Eu falei: ‘poxa, Murilo, eu acho que nós vamos virar um bloco, vamos enrolar o pavilhão. A gente vira um bloco, vamos brincar o carnaval’. Mas eu estava muito chateado com tudo aquilo porque a gente apresentou, no meu modo de ver, um espetáculo, um desfile que não mereceria ter ficado em último lugar. Mas quando nós chegamos aqui na quadra tinha umas cinco mil pessoas nesse calçadão aqui fora cantando o samba como se tivéssemos sido campeões. Eu olhei para o Murilo e falei: ‘Murilo, não depende mais de mim, e sim dessa comunidade aí’. A gente aproveitou toda essa garra da comunidade, mesmo caindo de grupo, eles estavam super felizes com o carnaval que foi apresentado, com todo o trabalho, com toda a realização do projeto, e a gente fez disso combustível para potencializar o carnaval de 2024. Acredito que nós fomos muito bem. A gente conseguiu fazer um carnaval técnico bonito, um tema super gostoso de se falar. Vovó Cici teve uma participação incrível na construção, inclusive no desfile e depois na comemoração. Foi uma festa imensa aqui no Grajaú. O Grajaú todo caiu aqui para cá com o nosso campeonato. Eu acho que para o carnaval de 2025 a gente vai apresentar um espetáculo belíssimo. Acho que esse enredo é desafiante. É um enredo difícil, não é um enredo simples, não é um enredo fácil, não é um enredo que você tem uma construção muito linear. Você tem que lidar com muitos pontos, com muitas emoções, e carnavalizar um enredo como esse não é brincadeira. Mas eu tenho muita fé e confiança no trabalho do Murilo e no trabalho da diretoria. A diretoria técnica já começou o trabalho com a comunidade, quer dizer, na verdade, não parou do ano passado para cá. A gente vem trabalhando nesse sentido e eu tenho certeza de que nós vamos apresentar um belíssimo carnaval. Podem esperar que a Terceiro Milênio venha com um espetáculo maravilhoso em 2025”, concluiu.

- ads-

Grande Rio faz primeira reunião com a comunidade e presidente de honra crava: ‘2025 será incrível’

Depois de lançar o enredo que levará para a Avenida em 2025, a Acadêmicos do Grande Rio iniciou o trabalho junto a sua comunidade....

Porto da Pedra confirma Mauro Quintaes na equipe de 2025

A Porto da Pedra confirmou o nome do carnavalesco Mauro Quintaes no time de 2025. O artista, que assinará seu sétimo trabalho na vermelha...

Sinopse da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval 2025

Enredo: “LAÍLA DE TODOS OS SANTOS, LAÍLA DE TODOS OS SAMBAS” INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA "Veje bem", A importância do Laíla para o Samba e o Carnaval é...