InícioEspecialSenac RJ e Equipe de Maquiagem Artística da Viradouro se unem mais...

Senac RJ e Equipe de Maquiagem Artística da Viradouro se unem mais uma vez para maquiar componentes do desfile

O Senac RJ se une mais uma vez à Equipe de Maquiagem Artística da vice-campeã do Carnaval 2023, Unidos do Viradouro, liderada pela premiada maquiadora Christina Gall. Cerca de 80 alunos e ex-alunos, acompanhados por instrutores de ensino dos cursos de Maquiador, irão atuar na make-up de aproximadamente 600 componentes do desfile do dia 12 de fevereiro e, no sábado das campeãs, se a escola mantiver o ritmo de vitórias dos últimos anos. A atividade funciona como laboratório para os estudantes, permitindo a vivência profissional em um dos maiores eventos do planeta.

Foto: Hélio Melo

A Equipe de Maquiagem Artística da Viradouro é formada há seis anos por Christina Gall, que também foi aluna do Senac e é responsável atualmente pela Maquiagem, Criação, Coordenação e Comissão de Frente da escola, auxiliada pelos coordenadores Diogo Lisboa, Silvana Maurente e por três alunas do Senac RJ que a acompanham desde o início da parceria: Glaucia Pandora, Karen Kim e Keit Souza.

Os alunos selecionados terão em torno de duas horas para caracterizar os rostos dos personagens do desfile, um trabalho que inclui produtos específicos para resistir à chuva e ao suor, a partir de um longo trabalho de pesquisa de Christina Gall:

“O trabalho da maquiadora está sujeito às ocorrências da natureza como calor ou chuva. Por isso foi feito todo um estudo para as maquiagens que serão feitas com produtos à prova de água. Foram horas sem dormir durante esse trabalho de pesquisa.” – conta a maquiadora.

Workshop de treinamento

Os participantes da ação de maquiagem recebem treinamento prévio com a equipe de Christina Gall, onde são orientados sobre as técnicas de aplicação das maquiagens que serão utilizadas pela escola no dia do desfile. A atividade se insere na metodologia do Senac RJ, que adota sempre o ensino prático, e oferece a oportunidade de alunos vivenciarem a realização de um grande evento e toda a rotina da maquiagem de uma escola de samba do Rio de Janeiro. A qualificação profissional de maquiador ensina a aplicação técnica de cosméticos e, utilização de recursos artísticos a partir de uma intenção, aplicando o conceito de beleza integrada. Desta forma, a equipe da escola assegura que a maquiagem dos componentes do desfile estará alinhada à mensagem de cada ala ou fantasia. A experiência desse trabalho na Avenida contribui para o portfólio profissional desses maquiadores.

Sobre o Senac RJ

Há 78 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

- ads-

Império Serrano anuncia que Darlin não é mais rainha de bateria da escola

O Império Serrano anunciou nesta sexta-feira que Darlin Ferrattry não segue cono rainha de bateria para o Carnaval 2025. Veja o comunicado da escola. "A...

Carnavalescos da Grande Rio promovem visita mediada em exposição neste sábado

Neste sábado, 02 de março, às 14h, acontecerá uma visita mediada pela exposição "Laroyê, Grande Rio!", em exibição no Museu de Arte do Rio,...

União da Ilha anuncia saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A União da Ilha anunciou nesta sexta-feira a saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Thiaguinho e Amanda. A dupla recebeu o prêmio "Estrela...