InícioGrupo EspecialSeminário debate como estruturar o enredo de um desfile

Seminário debate como estruturar o enredo de um desfile

O seminário “Escritas de Carnaval – Pesquisa: como estruturar um desfile?”, transmitido virtualmente através do canal do Youtube da Revista Caju, aconteceu na terça-feira e foi organizado pela crítica de arte, curadora e jornalista Daniela Name, além do professor Maurício Barros de Castro. O encontro faz parte do processo de formação de estudantes do Instituto de Artes da Uerj, em parceria com o projeto Teia Crítica da Revista Caju com o Centro de Referência de Carnaval da Uerj.

O bate-papo recebeu os pesquisadores João Gustavo Melo (Viradouro), Igor Ricardo (Salgueiro) e Sthefanye Paz (Mangueira), além de Marcelo Pires (departamento cultural do Salgueiro).

O encontro foi engrandecedor, apresentando visões distintas sobre temas que atualmente estão em voga no carnaval carioca. No início, inclusive, um apontamento histórico revelou que o termo “enredista” pode muito bem ser associado a um dos presidentes do Salgueiro mais emblemáticos, que foi Nelson de Andrade.

Mesmo sem a definição de nomenclatura na época, partiu dele a escolha tanto do casal Nery, quanto do lendário Fernando Pamplona como carnavalescos. Nelson de Andrade era pesquisador e, já naqueles tempos (décadas de 50/60), entendia o enredo como uma história linear.

Outra questão que merece ser ressaltada é o argumento de que, embora a importância dos pesquisadores seja imensa para valorização do enredo de forma cultural, social ou política, é primordial a confecção de sambas-enredos através dos compositores na estrutura do desfile. A conclusão geral, portanto, foi a de que o compositor também é fundamentalmente um enredista, já que usando sua inspiração para compor se faz necessária a absorção do tema, bem como sua explanação em forma poética e melódica do produto mais genuíno do carnaval, o samba.

O próximo evento já tem data, hora e lugar para acontecer. O Seminário “Escritas de Carnaval – Escrever, Contar e Cortar” será realizado no COART, no térreo do Campus Maracanã da Uerj, próximo das galerias internas, no dia 4 de Julho, às 16h30. Esse será o último evento para encerramento do semestre letivo. Contará com as ilustres presenças de Helena Theodoro, Rachel Valença, Alessandra Tavares, Leonardo Bruno e Marcelo Moutinho. Imperdível!

- ads-

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...

Elogiado e recomendado no passado por Laíla, Marquinho Marino fala da chegada na Beija-Flor: ‘sei do tamanho e magnitude’

Considerado um dos melhores diretores de carnaval do Rio de Janeiro, Marquinho Marino chegou na Beija-Flor. Em entrevista especial para o site CARNAVALESCO, ele...