mocidade grava27 2
Fotos: Mariana Santos/CARNAVALESCO

A Mocidade realizou a gravação oficial de seu samba para 2027 no HZ Estúdio, em Curicica, Rio de Janeiro. A obra vai embalar a comunidade de Padre Miguel no enredo “Latinamente Independente – América do Sul em Remanifesto”, de Jack Vasconcelos. A escola abrirá a segunda noite de desfiles, no dia 8 de fevereiro. Em “Remanifesto”, a escola reafirmará a soberania da cultura latina e exaltará a história latino-americana. O samba ganhou vida na caneta da parceria do experiente PC Feital, que conta ao CARNAVALESCO que o enredo atravessa sua trajetória política. O compositor participou da luta contra a ditadura e considera que o carnaval tem a responsabilidade de abordar questões sociais e políticas. Para ele, a proposta da Mocidade dialoga diretamente com suas convicções.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Eu acho que o carnaval tem essa responsabilidade e vem cumprindo, que é trazer todo um aspecto social, inclusive a parte negativa social e política do país. Acho que a Mocidade foi muito feliz na escolha do seu enredo. É um samba bem construído, é um samba com uma letra potente. Se ele cumprir o papel de exortar isso e penetrar e se tatuar no coração das pessoas, eu acho que cumpre realmente o que nós pensamos”, refletiu.

Em sua quarta vitória na Mocidade, a gravação também marcou mais uma etapa na trajetória de Feital como compositor, que falou sobre a relação pessoal que mantém com o próprio trabalho.

“Eu estou ficando velho, mas continuo. O corpo envelhece, mas o espírito não, continua com 20 anos, graças a Deus, e cada música que eu faço é como se fosse a primeira”, declarou.

Também compositor do samba campeão, em sua terceira vitória ao lado de Feital e parceiros, Alex Saraiça viveu a conquista a partir de sua história com a escola. Cria da Mocidade, ele cresceu na quadra e destacou o significado de vencer uma disputa na agremiação onde construiu sua trajetória.

mocidade grava27 4
Compositor Alex Saraiça

“Sou nascido dentro da quadra. Para mim, que não disputo samba em outros lugares, ganhar na minha escola é como se tivesse ganhado um presente muito especial. Não sei te dizer exatamente o que eu estou sentindo, mas posso dizer o seguinte: que é muito bom. Estou maravilhado”, contou.

Arranjo teve adaptações para gravação ao vivo

O formato “ao vivo” para a gravação oficial exigiu mudanças no planejamento do arranjador André Felix, que precisou deixar algumas ideias de lado.

“A gente pensou muita coisa, mas foi limitado por causa do formato que foi a gravação desse ano. Teve coisa que tivemos que deixar de lado”, contou.

mocidade grava27 3
Arranjador André Felix

O arranjador revela que a obra foi gravada com o tom original durante a calorosa disputa de samba-enredo. Com o samba já bem consolidado na quadra desde antes de sua escolha, Felix agora espera que o trabalho realizado no estúdio se traduza no canto da escola durante o desfile.

“Que o pessoal aprove e que a gente chegue na Avenida, no dia do desfile oficial, todo mundo cantando o samba”, resumiu.

Mestre Dudu prepara novidades para o desfile

Mestre Dudu entra em 2027 com surpresas na manga para a “Não Existe Mais Quente”. Com andamento de 142 BPM (batidas por minuto), que considera “a cara da Mocidade”, o mestre explica que a gravação oficial ainda não terá todas as bossas que pretende desenvolver para o desfile.

“O samba me dá muitas brechas para botar muitos ritmos latinos, mas na gravação oficial eu não vou botar nada latino. Inventei só uma bossa ali, que tem uma parte do agueré que a gente bota no meio da bossa, juntamente com as paradinhas também”, explicou.

mocidade grava27 1
Mestre Dudu

Entre as ideias guardadas está uma salsa, que o mestre experimentou em uma gravação anterior da escola, mas decidiu aperfeiçoar antes de incorporá-la ao desfile. A decisão de reservá-la para o desfile está ligada à intenção de desenvolver melhor a ideia e encontrar os instrumentos adequados para executá-la.

“Foi tão bom que eu vou tentar segurar para o desfile. Nessa oficial eu não estou botando, porque quero melhorar a salsa. Estou estudando algum instrumento latino, para ver o que botar”, afirmou.

O mestre também explicou como aproveita as duas etapas de gravação para trabalhar diferentes bossas na obra, uma na versão produzida pela escola e outra na gravação oficial da Liesa.

“Eu tenho essa praticidade de escolher o samba, gravar pela escola e depois fazer a gravação oficial, que é da Liga. Tento botar uma bossa nova na gravação da escola e pôr mais uma bossa nova na gravação da Liga, para que tenha duas bossas regravadas. E assim vai ser feito hoje”, detalhou.

À frente da bateria há 15 anos, Dudu está confiante para o próximo ano. A escola se recupera da 11ª colocação em 2026, com o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”, em que a bateria “Não Existe Mais Quente” recebeu 29,9 pontos. Apesar de avaliar o último carnaval como positivo, o mestre considera que a escola foi “mal julgada”. Para 2027, a Mocidade vive um momento de renovação sob nova gestão, e Dudu afirma que a bateria acompanhará essa fase. A preparação inclui ensaios em mais dias da semana, além do encontro regular de quinta-feira. Segundo o mestre, a convivência com os ritmistas também facilita a construção das bossas e dos demais detalhes da bateria.

“Eles já sabem como eu trabalho, o que eu não gosto, o que eu gosto de fazer, até mesmo montagem, paradinha e bossa também. A gente fala muito bem. Ensaios, sequência de ensaios que a gente bota no decorrer da semana, não só na quinta-feira, que é o nosso ensaio de bateria, mas também faço lá terça, segunda e quarta”, contou.

Harmonia acompanha a evolução do samba

Diretor de harmonia, Sandro de Menezes destacou o trabalho conjunto dos segmentos da Mocidade na preparação para o Carnaval 2027. Para ele, a gravação representa mais uma etapa de um pré-carnaval que já começou a mobilizar a escola.

mocidade grava27 5
Diretor de harmonia, Sandro de Menezes

“É uma honra para a gente participar de uma gravação dessa. Está tudo bem organizado, tudo lindo. A gente vem com uma equipe maravilhosa: Evandro, o carro de som, rainha de bateria, Dudu e os ritmistas. A gente está com uma energia maravilhosa, o samba está lindo, lindo, a gravação está linda”, afirmou.

Menezes também ressaltou a expectativa em torno da escolha do samba e a preparação dos segmentos para os próximos meses. A escola deve iniciar os ensaios de canto com a equipe completa, dando início a uma nova fase de trabalho para preparar a comunidade para a Avenida.