A Unidos do Porto da Pedra realizou, na noite do último sábado (16), seu último ensaio de rua no ano de 2023, rumo ao carnaval de 2024. A Vermelha e Branca desfilou pela Rua Feliciano Sodré, no Centro de São Gonçalo. O elogiado samba-enredo do Tigre, brilhantemente interpretado por Wantuir, foi o fio condutor para o forte canto da comunidade gonçalense. O primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da escola, Rodrigo França e Denadir Garcia, também fez grande apresentação. O ensaio durou aproximadamente 1 hora e 15 minutos. No dia 7 de janeiro, a Porto da Pedra realizará seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí. O próximo ensaio de rua da escola em São Gonçalo será no dia 13 de janeiro, no bairro do Bandeirantes, como anunciou, em discurso, o prefeito da cidade, Capitão Nelson.

Para o Carnaval 2024 a Vermelha e Branca levará para a avenida o enredo: “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes, que celebrará o saber popular utilizando o “Lunário Perpétuo”, seus ensinamentos e desdobramentos, como guia precioso.

“Vocês já vem acompanhando nosso ensaio, gradativamente a escola vem cantando mais e hoje não foi diferente. O que a gente está fazendo às quintas-feira, em nossa quadra, está refletindo aqui, nos ensaios de rua. A gente dá um incentivo e conversa com a comunidade sobre a necessidade de a gente ter um canto muito forte, e hoje não foi diferente. A escola está cantando muito, e assim, a expectativa é muito grande. É o nosso último ensaio de rua no ano, o próximo ensaio de rua já é o ensaio técnico, na Marquês de Sapucaí, e acho que a escola tá pronta pra chegar lá e fazer o grande ensaio”, avaliou o Diretor Geral de Harmonia da Porto da Pedra, Amauri de Oliveira.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Unidos do Porto da Pedra, Rodrigo França e Denadir Garcia, brindou o público presente no Centro de São Gonçalo com uma bela apresentação. A dupla, que vestia uma bela roupa vermelha, teve a missão e responsabilidade de abrir o ensaio da escola, já que os componentes da Comissão de Frente não estavam presentes. Durante as apresentações, o casal, que em 2024 dançarão como dupla pela primeira vez, mesclava elementos da dança tradicional com alusões ao samba-enredo da escola. Mesmo com o vento em determinados pontos do ensaios, a garra do casal pôde ser percebida nas apresentações, com fortes e intensos giros de Denadir, que era acompanhados por Rodrigo. Em dados momentos, quando a bateria Ritmo Feroz realizava uma bossa com ritmo de forró, o casal fazia passos da dança.

“O trabalho está fluindo bastante, graças a Deus. Estamos na fase final, agora o que temos que fazer é mais limpar braço, perna. Está dando tudo certo”, disse Denadir Garcia, que também destacou o trabalho da coreógrafa Stela Maris.

“Como a Denadir falou, estamos no finalzinho da limpeza da coreografia, a Stela [Maris] veio para somar e se Deus quiser, no dia sete, no nosso ensaio técnico, nós vamos mostrar tudo que nós vamos fazer no desfile oficial, na avenida”, completou Rodrigo França.

Samba-Enredo

O grande destaque do ensaio de rua da Porto da Pedra ficou por conta do samba-enredo da escola, obra de Guga Martins, Passos Júnior, Gustavo Clarão, Lucas Macedo, Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca, Richard Valença, Gigi da Estiva, Abílio Jr., Marquinho Paloma, Cristiano Teles e Ailson Picanço. A obra foi a mola propulsora do canto e da animação da comunidade gonçalense ao longo de todo ensaio. O desempenho do samba só foi possível, também, graças à brilhante condução do intérprete Wantuir Oliveira e todo o carro de som da Vermelha e Branca.

O refrão principal do samba, “Quarto minguante, a moringa quase seca/Maré virou, virou luar!/Tem alambique pra beber na quarta-feira/Okê, caboclo! Tempo bom vem pra ficar!/Quarto minguante, a moringa quase seca/Maré virou, virou luar!/Tem alambique pra beber na quarta-feira/Faltava o tigre pro Lunário completar!” foi o trecho mais cantado pela comunidade.

Evolução

No ritmo do samba-enredo da escola, a evolução da Porto da Pedra ao longo da Avenida Feliciano Sodré foi realizada de maneira leve, fluída e compacta. A animação dos componentes proporcionou um ensaio leve e descontraído, mas sem deixar de ser organizado. A passagem das alas não apresentou nenhum buraco, nem mesmo nas entradas e saídas da bateria dos dois recuos montados ao longo da via. A ala de passistas da escola, vestidos de vermelho, apresentou muita leveza e samba no pé durante o ensaio, sendo muito aplaudida pelo público presente.

Harmonia

Com o bom samba da Porto da Pedra, ficou fácil para a comunidade gonçalense cantar a obra que a escola levará para a avenida no carnaval de 2024. O canto da escola pôde ser percebido em todos os setores da escola, desde o início até o final do ensaio. A ala de baianas da escola, no início da escola, e a ala “Guerreiros do Tigre”, mais para o final, foram destaque no quesito e exemplificam a linearidade do canto.

Além do já citado refrão principal, o trecho do samba-enredo em que se repete “Quem acendeu as lamparinas desse céu?” também foi muito cantado pela escola. O desempenho do carro de som da Vermelha e Branca, comandado pelo intérprete Wantuir foi fundamental para o bom ensaio da escola no quesito.

“O ensaio foi maravilhoso. É o povo de São Gonçalo, estão todos imbuídos, compenetrados e comprometidos em fazer um bom ensaio e um bom desfile. A escola está cantando muito o samba, a bateria dando esse show maravilhoso. A cada ensaio, nós estamos melhorando um pouquinho o nosso entrosamento”, comentou Wantuir.

Outros Destaques

A bateria Ritmo Feroz, de Mestre Pablo, também teve ótimo desempenho no último ensaio de rua da Porto da Pedra em 2023. Mesmo sem a presença de todos os ritmistas, a bateria realizou diversas bossas e contribuiu com excelência para a harmonia da escola. No início do samba, “Olhe pro céu onde a Lua vagueia” até “Porto da Pedra no meu coração”, a bateria, em diversos momentos, realizava um “apagão”.

A sempre presente rainha de bateria do Tigre, Tati Minerato, compareceu ao ensaio e esbanjou simpatia e samba no pé ao público presente. Quem também marcou presença foi a atriz Giovana Cordeiro, musa da Vermelha e Branca.

Veja mais fotos