InícioGrupo EspecialSamba da comunidade! Portela destaca força musical e componentes dão espetáculo em...

Samba da comunidade! Portela destaca força musical e componentes dão espetáculo em mais um ensaio de rua

Nem mesmo a chuva desanimou. Empenhada, a Majestade do Samba realizou, na noite do último domingo, mais um ensaio de rua na Estrada do Portela com um grande número de componentes. O treino foi marcado pela força da comunidade, que do início ao fim cantou forte e intensamente. Agora, a agremiação de Madureira e Oswaldo Cruz se prepara para levantar a Marquês de Sapucaí no ensaio técnico, que acontece no próximo domingo. A escola de samba ainda vai realizar um ensaio de canto com a comunidade na próxima quarta-feira. Para o diretor de carnaval Júnior Schall, a Azul e Branco está preparada para o ensaio técnico de domingo. Ao CARNAVALESCO, ele destacou a força contínua do canto da comunidade e o impacto do samba-enredo.

portela rua2101 4

“A chuva deu a benção que a gente precisou. É muito bom ver a continuidade e o crescimento da força do canto e da evolução portelense. E cada vez mais nós notamos que acontece a intensidade do canto e a manutenção dele por mais tempo. Não é cantar mais alto: é cantar bem alto durante toda extensão do samba. A comunidade também compra o samba para si. O samba é da comunidade e é a continuidade da celebração portelense nos ensaios de rua. A escola está muito bem preparada para o ensaio técnico”, avaliou Schall.

Com o enredo “Um Defeito de Cor”, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga, a Azul e Branco será a segunda agremiação a desfilar no domingo de carnaval.

Mestre-sala e Porta-bandeira

Como a comissão de frente ensaiou separadamente, o primeiro casal, formado por Marlon Lamar e Squel Jorgea, ficou responsável por abrir o ensaio de rua. Mesmo com o vento e a pista molhada, a dupla de mestre-sala e porta-bandeira mostrou muita imponência com uma coreografia que pontuava a letra do samba em diversos momentos. Destaque para as impecáveis meias-voltas e os torneados de Marlon.

portela rua2101 5

Samba-enredo

Sem Gilsinho, que estava em São Paulo para comandar o carro de som da Tom Maior no ensaio técnico do Anhembi, o cantor de apoio Niu Souza assumiu o papel de intérprete oficial e conduziu muito bem o canto da escola. O ótimo desempenho do samba evidenciou o bom trabalho realizado ao longo dos últimos meses pelo carro de som e pela bateria comandada pelo mestre Nilo Sérgio. A obra, que já é considerada uma das melhores do ano pela crítica, facilita o trabalho e impulsiona a força portelense. Tem todos os ingredientes para levantar a Marquês de Sapucaí no próximo domingo.

Harmonia

Como se não bastasse o canto forte, a comunidade portelense manteve a intensidade ao longo de todo o ensaio de rua. Os componentes cantaram com muita paixão e elevaram o patamar do desfile. Nem mesmo a forte chuva que atingiu Madureira minutos antes do ensaio foi capaz de impactar a harmonia da Azul e Branco.

O diretor de harmonia da agremiação, Julinho Fonseca, avaliou o treino como positivo e acredita que a comunidade está praticamente pronta para o ensaio técnico na Passarela do Samba. Para ele, o grande samba facilita o trabalho realizado e levanta ainda mais o canto dos portelenses.

“Foi um ensaio maravilhoso. Choveu um pouquinho e antes chegamos a ficar na expectativa se teria ensaio ou não. Hoje, saio daqui com a alma lavada e me sentindo 90% pronto para domingo – é óbvio que o 100% só saberemos lá. Mas, graças a Deus, estamos no caminho certo. Gostei muito do canto, da evolução e da alegria. A escola está leve e vivendo um novo momento. O samba facilita muito a emoção, melodia. Tudo fica muito fácil para trabalhar”, afirmou o diretor de harmonia.

portela rua2101 2

Evolução

A chuva e as poças formadas ao longo da via não impactaram o grande espetáculo portelense nesta noite. Alegres, os torcedores brincaram carnaval de forma leve e espontânea. Em diversas alas, componentes utilizavam adereços de mão. Alas coreografadas também chamaram a atenção com uma apresentação marcada por intensidade e sincronismo. Outro fator interessante foi a capacidade da agremiação em se adequar com as adversidades. Além do mau tempo, a Estrada do Portela é marcada por ondulações, buracos e baixa iluminação em determinados trechos. Do limão, uma limonada: apesar das dificuldades, o chão azul e branco conseguiu se destacar mais uma vez.

portela rua2101 1

Para Schall, o calor da comunidade portelense e a força do bairro de Madureira impulsionam os ensaios de rua, inibem as dificuldades impostas pela via e resultam em uma evolução positiva. “A Estrada do Portela não tem a melhor composição para a técnica. O que no início pode parecer uma imperfeição é algo que reforça a alma de cada um na escola. A escola pulsa mais enquanto indivíduo. É um calor maior e a gente se reconhece nessa força de expressão de cada um”.

Outros destaques

Sob o comando do mestre Nilo Sérgio, a “Tabajara do Samba” tornou o samba-enredo ainda mais maravilhoso, fez uma apresentação em alto nível e deu um toque especial com a bossa. Os ritmistas mostram que vão, mais uma vez, buscar os 30 pontos na Avenida.

portela rua2101 3

Mestre Nilo Sérgio contou que a bateria já está pronta para o desfile. O trabalho apresentado neste domingo é o planejado para a Sapucaí. Ele chegou a cogitar mais uma bossa, mas mudou de ideia. Agora, Nilo acredita em uma grande apresentação da Majestade do Samba na Avenida.

portela rua2101 6

“Está maravilhoso. Conseguimos encaixar tudo – o arranjo com o samba e as bossas com a melodia. Acredito que a Portela vai fazer um grande desfile neste domingo. Já fizemos no setor 11 e foi legal e encaixou. A bateria está pronta e a escola vai surpreender a todos no próximo domingo. O samba facilita 99%. Os outros 1% é a escola cantando e a bateria fazendo o que deve ser feito, além da plástica. Pelo o que vi e estou vendo, os 100 anos ainda continuam. A Portela virá muito bem”, afirma o mestre de bateria da escola.

- ads-

Público na Sapucaí avalia o primeiro dia de ensaios técnicos do Grupo Especial

Por Marcos Marinho e Gabriel Radicetti A temporada de ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial começou no sábado passado, na Marquês de...

Potência e clareza! Carro de som nos ensaios técnicos do Especial é aprovado

O carnaval do Rio de Janeiro ganhou um reforço tecnológico muito esperado por todos os sambistas. Um carro de som equipado com painéis de...

Vem com tudo! Mangueira divulga primeiros spoilers do Carnaval 2025

A Estação Primeira de Mangueira divulgou as primeiras imagens do trabalho que vem sendo desenvolvido em seu Barracão para o Carnaval 2025. São detalhes...