InícioGrupo EspecialSalgueiro define data da sinopse e informa que disputa de samba será...

Salgueiro define data da sinopse e informa que disputa de samba será aberta para todos compositores

Vermelha e branca optou por evento aberto a toda a comunidade para lançar a sinopse de Hutukara, enredo da escola para o próximo carnaval.

Uma pesquisa elaborada que contou com a consultoria de lideranças Yanomami e pronta para inspirar os compositores da Academia do Samba para o Carnaval 2024. Nesta energia que emana dos povos originários, os Acadêmicos do Salgueiro lançam em evento aberto para toda a comunidade, o “Manifesto Salgueiro Terra Livre”, sinopse do enredo com o qual a escola pretende disputar o décimo campeonato de sua história defendendo os indígenas brasileiros através da mitologia deste povo rico em cultura e tradições.

A apresentação da sinopse acontecerá na próxima quarta-feira, 31 de maio, a partir das 20h, carregada de referências que servirão de base para que “Hutukara” seja um desfile que marcará a passagem da agremiação que, ao longo de 70 anos de existência, consagrou-se como referência em levar enredos que marcam pela sua relevância cultural no Carnaval.

O tema, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira e pelo enredista Igor Ricardo, referenda a importância dos povos originários, representados pelos Yanomami e faz coro com o movimento “Acampamento Terra Livre” (ATL), que ocorreu em abril, em Brasília, quando cerca de seis mil indígenas se reuniram na Praça da Cidadania para destacar a demarcação de terras como ação prioritária para a garantia dos direitos originários no país. A ideia da escola com o “Manifesto Salgueiro Terra-Livre” é mobilizar os componentes dentro do pensamento de proteção aos direitos e demandas dos indígenas.

Disputa de Samba

A disputa de samba-enredo no Salgueiro será aberta a todos os compositores interessados. Ou seja, integrantes de outras agremiações, de outros estados, novos talentos, e mais poderão inscrever suas obras no concurso. O calendário e as regras da disputa serão divulgados em breve através dos canais oficiais da agremiação.

- ads-

Vinicius Pessanha e Jack Pessanha seguem como casal da Acadêmicos de Niterói

A dupla Vinicius Pessanha e Jack Pessanha seguirá defendendo o primeiro pavilhão da Acadêmicos de Niterói no carnaval de 2025. Depois de estrearem na...

Estandarte de Ouro celebra os destaques do carnaval com show de Dudu Nobre

O Prêmio Estandarte de Ouro está de volta para sua 52ª edição, em evento aberto ao público. Realizada pelos jornais O Globo e Extra,...

Laíla é escolhido para ser homenageado no enredo da Beija-Flor para o Carnaval 2025

Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, um dos maiores sambistas da história, falecido em 2021, foi escolhido pela Beija-Flor de Nilópolis para ser...