InícioGrupo EspecialRainha do Carnaval 2023, Mariana Ribeiro, a Mari Mola, quer deixar legado...

Rainha do Carnaval 2023, Mariana Ribeiro, a Mari Mola, quer deixar legado para passistas e meninas das comunidades

'Sou uma menina preta e de comunidade, e ao pisar aqui e entender que eu posso sim ser rainha do nosso carnaval, é de extrema importância', disse

Foi emocionante. Quando Jorge Perlingeiro anunciou Mariana Ribeiro como nova rainha de carnaval houve uma catarse na Cidade do Samba. Dona de uma das maiores torcidas, durante todo o concurso, a até então musa do Paraíso do Tuiuti, desde a primeira etapa da eleição era sempre uma das mais aclamadas nos momentos de maior manifestação das torcidas. E quando ouviu seu nome, Mariana, que concorria pela primeira vez depois de muita insistência de amigos e admiradores, caiu no choro e parecia não acreditar que estava vivendo este momento. Aos 25 anos, Mari Mola chegava a uma posição que é o sonho de muitas passistas e meninas de comunidade. E foi para elas que prometeu em entrevista ao site CARNAVALESCO, logo após o anúncio, trabalhar para deixar um legado.

Fotos: Magaiver Fernandes/Site CARNAVALESCO

“Eu estou muito feliz, muito emocionada. Foi a primeira vez que eu participei do concurso e já consegui conquistar a coroa maior, então isso para mim, na minha vida é um marco muito importante. É a realização de um sonho. Como eu disse, e bato nessa tecla sempre: eu sou uma menina preta e de comunidade, e ao pisar aqui e entender que eu posso sim ser rainha do nosso carnaval, é de extrema importância. É enorme e eu acredito que o meu legado é continuar o legado de todas as rainhas pretas de comunidade que passaram até aqui e deixaram o brilho nos olhos de todas as meninas passistas, musas. Eu estou sendo até repetitiva nas entrevistas falando isso, mas é porque eu acho que isso é o mais importante, cultivar a esperança e o brilho nos olhos dessas meninas para não deixar o nosso samba morrer nunca”, acredita a nova majestade do carnaval.

Nascida e criada no morro do Tuiuti, recebeu a coroa da rainha do carnaval carioca de 2022, Thai Rodrigues. A rainha recém-coroada, Mariana Ribeiro, também revelou que acredita poder deixar um exemplo de esperança para todas as meninas de comunidade que sonham em chegar em posições de destaque. Mari Mola comentou o fato de ver um novo momento do carnaval em que as rainhas de comunidade estão sendo valorizadas nas escolas do Grupo Especial.

“Eu costumo dizer que o samba é o nosso local de fala. Claro que ele está aberto para todas as pessoas que querem somar, que querem vestir a camisa, que querem fazer o nosso maior espetáculo a céu aberto do mundo acontecer. Só que é o nosso lugar de fala, é o lugar de fala do nosso povo, isso é mais uma coisa para impulsionar, assim como todos os concursos de rainha, de musas de comunidade que vem acontecendo nas escolas. Acredito que isso vai ser uma construção para que esse espaço dado às rainhas de comunidade seja cada vez mais normal e é assim que eu espero”, entende a nova soberana do carnaval carioca.

Sobre o prêmio de 35 mil reais que a agora majestade do carnaval vai receber pela vitória no concurso, Mariana pensa em estar muito bem arrumada para representar o carnaval carioca, ajudar a família e a própria comunidade do Tuiuti.

“Olha, eu pretendo estar muito bem vestida durante esse período do carnaval, e todos os compromissos que eu participar como rainha, e se sobrar alguma coisa a gente ajuda nossa família, a gente monta alguma coisa na gente para ficarmos um pouco mais bonita, a gente ajuda a nossa comunidade, investe nas nossas meninas, nas nossas crianças, mas é isso. Agora, no momento, eu não consigo pensar exatamente no que vou fazer”, finalizou a rainha.

O concurso realizado pela Riotur e Prefeitura do Rio também escolheu para a corte do carnaval carioca 2023 as princesas Monalisa Lúcia Souza de Carvalho e Rhuanda Monteiro Risso.

- ads-

Balanço: ordem dos desfiles do Carnaval 2025 em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=EySmcYOr3iM

Presidente da Liga-SP faz balanço do carnaval de São Paulo e fala do futuro do julgamento

O presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriuolo conversou com exclusividade para o site CARNAVALESCO, fez um breve balanço...

Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo para o Carnaval 2025

A Liga-SP definiu na noite deste sábado, em evento na Fábrica do Samba, a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo. As...