InícioEspecialQuem tem o melhor samba no pé? Competição está com inscrições abertas

Quem tem o melhor samba no pé? Competição está com inscrições abertas

Carnaval não teve, mas o samba resiste. E uma prova disso é o “1° Concurso Carioca de Samba no Pé”, que terá suas inscrições abertas no próximo dia 15 de março – elas vão até 15 de abril. Realizada de forma remota (com previsão de uma final presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube), a competição vai premiar os melhores na arte de sambar, nas categorias, Masculino, Feminino, LGBTQIA+ e Plus Size. As inscrições podem ser feitas pelo site http://sambanope.gruporjbproducoes.com.br/ através do formulário https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOI0PxFhlBB0Y-Jep1_enx41e9dL_fcEGL4JC3-XJvklpo9w/viewform.

O projeto foi viabilizado via Lei Aldir Blanc e contemplado em edital da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Os vencedores serão escolhidos pelo voto popular. O Concurso terá uma eliminatória (online), quando serão escolhidos cinco candidatos mais votados por categoria.

Os vinte semifinalistas disputarão a grande final, num evento presencial que ocorrerá na quadra do Salgueiro no dia 24 de abril. Por conta da pandemia, o concurso será fechado ao público. Somente quem vai trabalhar e participar do concurso poderá estar no local, pronto para abrigar o evento com todos os requisitos sanitários contra o Coronavírus. Mas tudo será transmitido ao vivo pelo YouTube.

Os campeões de cada categoria ganharão o prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil cada e troféu, que receberá o nome de alguns dos maiores artistas da arte do samba no pé do nosso carnaval. E todos os participantes receberão o certificado de participação do “1º Concurso Carioca de Samba no Pé – Lei Aldir Blanc”.

A direção geral do evento será do mestre Haroldo Costa. O produtor e idealizador Robson Lo Bianco adianta que esse é apenas um de uma série de projetos que serão lançados em 2021, todos ligados à cultura popular: “Teremos a primeira “História do Samba do RJ em Quadrinhos”, com texto de Haroldo Costa e desenhos de Ykenga; um Concurso Estadual de Samba de Terreiro, um Concurso Estadual de MPB, um Concurso para eleger o melhor tocador de Repique do Estado e o projeto Uma Desconstrução de Ser e Tempo no Carnaval Carioca Através da Fotografia” lista o produtor, lembrando que todos foram viabilizados pela Lei Aldir Blanc.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...