728x90
InícioSão PauloPrimeira noite do Grupo Especial de São Paulo no Carnaval 2024 tem...

Primeira noite do Grupo Especial de São Paulo no Carnaval 2024 tem ótimos desfiles

Dragões da Real e Acadêmicos do Tatuapé se destacaram

Apesar de uma grande sexta-feira de desfiles na primeira noite do Grupo Especial do carnaval paulistano, absolutamente todas as agremiações tiveram, ao menos, algum momento de oscilação nos respectivos desfiles – ou seja, não é possível dizer que houve ao menos um desfile tecnicamente perfeito. Com sete escolas abrindo o pelotão principal da folia na cidade de São Paulo, foi nítido identificar que o nível está nivelado por cima, e todos os deslizes encontrados pelas instituições podem ser decisivos para a decretação de uma campeã. Confira abaixo um breve descritivo de como foi cada um dos desfiles:

Camisa Verde e Branco

camisaverdeebranco desfile24 18

Doze anos após o último desfile no pelotão especial do carnaval paulistano, o Camisa Verde e Branco, enfim, cumpriu a promessa feitas nos longos anos no Grupo de Acesso I e homenageou Oxossi ao retornar para o Grupo Especial. Abrindo a primeira divisão da folia de São Paulo com o enredo “Adenla – O Imperador nas terras do Rei”, idealizado pelos carnavalescos Renan Ribeiro e Leonardo Catta Preta, a agremiação. contou com uma ótima apresentação da Furiosa, histórica bateria da agremiação e uma das mais celebradas da folia na maior cidade da América do Sul. O Trevo da Barra Funda, entretanto, teve dificuldades em outros quesitos na apresentação, encerrada em 01h02.

Barroca Zona Sul

barrocazonasul desfile24 66

A Barroca Zona Sul realizou na sexta-feira seu desfile no Sambódromo do Anhembi no carnaval de 2024. A excelência técnica da agremiação aliada à grande atuação de Pixulé no carro de som e o bom conjunto visual foram os grandes destaques do desfile. A Faculdade do Samba foi a segunda escola a se apresentar pelo Grupo Especial, fechando os portões após uma hora e três minutos.

Dragões da Real

dragoesdareal desfile24 1 43

Terceira escola a desfilar na sexta-feira de carnaval, a Dragões da Real mostrou o porque se preparou no mais alto nível para o Carnaval 2024. Alegorias luxuosas deram o tom do desfile, além de uma harmonia muito bem entrosada com o carro de som. A comissão de frente de Ricardo Negreiros foi bem vista, tendo uma coreografia complexa. Vale destacar a abertura forte nas arquibancadas. A equipe de apoio da Dragões da Real distribuiu bandeirinhas do enredo por todas as arquibancadas e fez a alegria do público, que mostrou alegria na arrancada do samba. A agremiação fechou os portões com 1h de desfile, cravados. A Dragões da Real levou o enredo “África – Uma constelação de Reis e Rainhas”, assinado pelo carnavalesco Jorge Freitas.

Independente

independente tricolor desfile24 12

Samba bom, comunidade que canta, ótimo staff… com tais características, absolutamente qualquer escola pode, tranquilamente, pensar em título. E, é bem verdade, todo o desfile da Independente Tricolor, quarta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval (09 de fevereiro), teve tais características. Houve, entretanto, um quesito que pode causar certa preocupação para a instituição da Zona Norte paulistana. Defendendo o enredo “Agojie, a Lâmina da Liberdade!”, idealizado pelo carnavalesco Amauri Santos, a agremiação da Vila Guilherme teve destaque na Comissão de Frente, no Samba-Enredo e na Harmonia, mas teve alguns pontos de observação em Alegorias na apresentação encerrada em uma hora e quatro minutos.

Acadêmicos do Tatuapé

tatuape desfile24 15

Pode pintar uma briga forte pelo campeonato. O Acadêmicos do Tatuapé executou um desfile competitivo que pode levar a escola às alturas. Por mais que os quesitos destaques tenham oscilado em algum momento, a competência foi forte e pode ‘apagar’ isso. Os principais quesitos que ficaram em evidência foram o canto novamente, assim como nos ensaios técnicos e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego e Jussara. Não pode entrar em um conjunto alegórico como um todo, precisa dos outros três para ser destaque, mas o abre-alas foi incrível e merece ser citado. Uma estética diferente, monocromática e esculturas realistas.

Mancha Verde

mancha verde desfile24 37

A Mancha Verde realizou na noite de sexta-feira seu desfile no Sambódromo do Anhembi no carnaval de 2024. Novamente, a técnica irretocável foi o principal destaque da agremiação, que contou com boa leitura dos quesitos visuais. A Mais Querida foi a sexta escola a se apresentar pelo Grupo Especial, fechando os portões após uma hora e quatro minutos.

Rosas de Ouro

rosasdeouro desfile24 63

Rosas de Ouro amanheceu com um desfile leve e que levantou o público na ensolarada São Paulo já pelas 6h da manhã. O samba-enredo foi cantado pela arquibancada e nitidamente a estratégia da agremiação da Brasilândia de escolher uma obra com melodia para cima deu certo. O colorido e o abuso das cores azul e rosa também foram destaque do desfile da Roseira.

- ads-

De olho nos quesitos: Liesa flexibiliza uso de cacos no quesito Harmonia e alas coreografadas em Evolução

Em toda apuração, quando Jorge Perlingeiro anuncia a leitura das notas dos quesitos Harmonia e Evolução, dirigentes e integrantes das escolas sentem um frio...

Série Barracões SP: Com a espiritualidade da umbanda, Morro da Casa Verde busca volta ao Acesso 1

Após a queda do Acesso 1 para a divisão inferior no ano de 2023, o Morro da Casa Verde busca novamente voltar à segunda...

Série Barracões: Império Serrano faz o resgate de Beto Sem Braço e a superação após o incêndio no ateliê

Para o Carnaval de 2025, o Império Serrano apresentará o enredo “O que espanta a miséria é festa”, uma homenagem ao compositor Laudeni Casemiro,...