O Paraíso do Tuiuti escolheu o samba-enredo da parceria de Claudio Russo, Moacyr Luz, Gustavo Clarão, Júlio Alves, Alessandro Falcão, Pier Ubertini e W Correia para o Carnaval 2023. A final começou na noite de sexta-feira e o resultado saiu depois das 5h30 deste sábado. A quadra ficou lotada também para a coroação de Mayara Lima, que assumiu o posto de rainha de bateria. Para o desfile do ano que vem, o Tuiuti levará para Avenida o enredo “Mogangueiro da cara preta”, dos carnavalescos Rosa Magalhães e João Vitor Araújo. A história inédita narra a chegada dos búfalos ao Brasil, na Ilha do Marajó, e como isso se transformou em manifestação cultural. * OUÇA AQUI O SAMBA-ENREDO CAMPEÃO DO TUIUTI

“É uma vitória de muita luta, muita vontade de representar o Tuiuti. É a nossa família desde 2016. Quando chegamos aqui, a escola subiu com “Boi Mansinho” (A farra do Boi). Se Deus quiser o Boi do estado do Pará vai trazer muita sorte pra escola. Quando a gente remete ao ritmo do carimbó. No ‘é lá, é lá, é lá’, que eu acho que pegou e vai pegar no Rio de Janeiro todo. Por ser do carimbó, a gente misturou o samba com esse ritmo que é lá do Pará e que vai dar muito certo”, afirmou o compositor Claudio Russo.

“É uma vitória que representa muita coisa, estou muito feliz, ainda mais ao lado do meu parceiro Cláudio Russo, é a nossa terceira vitória aqui. Eu acho que é um samba bonito, que contagiou toda a quadra, os refrões são extremamente fortes e vai impulsionar o desfile da escola, teve uma demora pra dar o resultado, mas graças a Deus saímos campeões mais uma vez, acredito que todo mundo saiu feliz com esse resultado”, disse o compositor Julio Alves.

A parceria campeã do samba do Tuiuti 2023. Fotos de Magaiver Fernandes/Site CARNAVALESCO

“O samba tem uma melodia linda. É diferente e graças a Deus vai para avenida”, comemorou o intérpete Tinga.

Em entrevista ao CARNAVALESCO, o presidente Renato Thor comentou, mais uma vez, ter a responsabilidade de abrir os desfiles na segunda-feira do Grupo Especial.

“Vou ser sincero, abrir a segunda-feira de carnaval é uma responsabilidade muito grande, mas o Paraíso do Tuiuti está cada vez mais se preparando para alcançar seus objetivos. Vamos encarar essa missão, nos organizar o máximo possível para realizarmos um espetáculo a altura. Com certeza, o que aconteceu no último carnaval nós vamos nos organizar o máximo para não repetir, temos perdido para nós mesmos e isso precisa acabar”, disse Thor.

Presidente Renato Thor

O dirigente também falou sobre a coração da rainha Mayara Lima. “Ela representa a nossa comunidade, as escolas de samba. A verdadeira escola é isso que está acontecendo aqui nessa quadra, falar da Mayara é fácil, ela chegou aqui bem novinha e desde pequena já estávamos olhando pra ela, fico feliz por vê-la nesse posto”.

Mayara Lima com Gabriel David e o presidente Renato Thor

O presidente do Tuiuti também comentou a chegada de Rosa Magalhães e Wander Pires. “Isso é para todos perceberem o que o Tuiuti deseja. Nós tivemos o Paulo Barros, agora estamos com a Rosa, que dispensa comentários, o João Vitor que é um talento, essa dupla está dando muito certo no barracão”, garantiu.

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Rosa Magalhães e João Vitor falaram da parceria na produção do desfile de 2023 do Paraíso do Tuiuti. Os artistas revelaram que já concluíram os protótipos das fantasias.

Rosa Magalhães e João Vitor

“Está sendo ótimo trabalhar com o João. Ele é talentoso, muito inteligente, estamos trocando muito. Eu estou tentando passar um pouco de experiência pra ele. Sobre o enredo, a gente vai falar do Norte, mas fomos por um outro caminho que ainda não foi feito. Os protótipos das fantasias ficaram um beleza”, disse Rosa.

“Esse é ou já foi o sonho (trabalhar com Rosa Magalhães) de muitos carnavalescos. A Rosa era uma carnavalesca que eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer. Agora que eu tenho contato com ela todos os dias, eu vejo como que é uma honra. É isso, uma honra e também é muito bom no futuro poder dizer que eu não trabalhei para Rosa, mas trabalhei com a Rosa Magalhães. No enredo de 2023, nós resolvemos ir por Marajó. Embarcamos nessa história linda e cheia de brasilidade. Vamos levar cultura e conhecimento para os amantes de carnaval, mas para os não apaixonados também. A ideia é mostrar essa história que começa na Índia e chega no Brasil. Terminamos nossos protótipos em tempo recorde. Nós também já temos três alegorias sendo montadas ao mesmo tempo e está tudo correndo bem”, completou João Vitor.

Wander Pires no palco do Tuiuti

Uma das principais contratações do ano, a chegada do intérprete Wander Pires no Tuiuti foi muito festejada por toda escola. Ao CARNAVALESCO, o cantor falou da decisão de sair da Mocidade e ir para agremiação de São Cristóvão.

“O Tuiuti é a continuação de uma história. Essa história começou em 1994, mas o começo no samba em 1989. Hoje é nosso reinício. É diferente, porque o Tuiuti é muito jovem, então é diferente. Essa escola é cheia de valores e já estava pra vir desde 2017. Falei com o presidente Thor que se eu saísse da Mocidade, o Tuiuti seria a primeira escola que eu iria ouvir e como sou homem de palavra, liguei pra ele e agora estou aqui. Está sendo maravilhoso trabalhar com o mestre Marcão, minha ala musical que é incrível, relacionamento bom com os patrões. O presidente Thor me falou que nunca mais vou sair daqui”, brincou Wander Pires.

Jeferson Carlos e Luiz Carlos Amâncio

Um dos principais quesitos de um desfile, a Harmonia, terá uma dupla no comando no Tuiuti: Luiz Carlos Amâncio terá a companhia de Jeferson Carlos. A dupla está bem alinhada sobre o trabalho que precisa ser desenvolvido até a chegada na Sapucaí.

“A gente não muda nada, só estamos fortalecendo cada vez mais o segmento de harmonia. Temos a chegada do Jeferson que veio para trabalhar junto comigo, a equipe está muito feliz e firme no objetivo de fazermos um grande carnaval. Dia 10 de outubro já vamos começar nossos ensaios. A escola terá 3.200 componentes”, revelou Amâncio.

Equipe do Tuiuti reunida na quadra na final de samba-enredo para o Carnaval 2023

“É muito gratificante trabalhar ao lado do Amâncio, da comissão de carnaval e de todos no geral. Estamos aqui para somar e tenho certeza que vai ser um grande trabalho. O caminho é trabalhar bastante, é exaustivo e árduo. Mas vamos chegar na avenida fazendo o que a gente faz durante quatro ou cinco meses para podermos alcançar nosso objetivo”, explicou Jeferson Carlos.

Mayara Lima reinando com a bateria do Tuiuti

Prêmio Estrela do Carnaval 2022, como melhor bateria do Grupo Especial, mestre Marcão deu detalhes do que pode vir no ritmo do Tuiuti em 2023. “Por enquanto tenho nada em mente, mas estamos pesquisando sobre o carimbó e outros ritmos. Por enquanto nenhuma bossa, nem instrumento. A partir de segunda-feira é que vamos ver o tem para fazer. Nós vamos começar a trabalhar agora em cima do samba vencedor”.

Tuiuti fez uma grande exibição com seus componentes nas apresentações dos sambas históricos

André Gonçalves, diretor de carnaval do Tuiuti, explicou como está o trabalho da escola para o Carnaval de 2023. “Hoje, encerramos nossos protótipos. A partir de segunda-feira vamos iniciar a produção das nossas fantasias. No nosso barracão já está funcionando a ferragem, carpintaria. A ferragem já está entregando nossos carros prontos. O que eu tenho hoje é um trabalho avançado, estamos trabalhando todos os dias até sábado no barracão sem parar. Agora é alcançar o objetivo que não alcançamos esse ano. A partir do dia 10 iniciaremos nossos ensaios na quadra e na segunda semana de novembro já estaremos ensaiando na rua. A gente não faz carnaval pra se manter e sim para campeonato. Continuaremos e vamos insistir nesse trabalho. Esse ano estamos com uma turma toda renovada. Montamos um grupo com a direção de carnaval, harmonia e também os dois carnavalescos que são super profissionais. Vamos tentar pegar o erro e consertar, mas continuo falando que a gente faz carnaval para competir”, afirmou.

André Gonçalves, diretor de carnaval do Tuiuti

Pelo segundo ano consecutivo, Raphael e Dandara, seguem como primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Tuiuti. Agora, a dupla vestirá fantasias desenhadas por Rosas Magalhães e João Vitor.

“É uma responsabilidade muito grande entrar numa fantasia desenhada pela professora e pelo João, esse talento maravilhoso. Já estamos trabalhando juntamente com a nossa coreógrafa Karine Dias. Estamos trabalhando bastante para poder estar a altura da fantasia”, disse Raphael.

Raphael e Dandara, primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Tuiuti

“Eu fiquei feliz quando vi. Geralmente, eu preciso de um tempo para assimilar, mas foi uma fantasia que gostei de cara. Mas estou muito empolgada pra ver ela saindo do papel”, revelou Dandara.

Coroação de Mayara Lima na final

A noite foi muito especial para todo mundo que aprecia o samba legítimo no pé e o protagonismo dos sambistas. Mayara Lima, uma das principais personagens do Carnaval 2022, foi coroada nova rainha de bateria do Tuiuti para o desfile do ano que vem. Coube ao diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, colocar a coroa na jovem.

Mayara Lima, já coroada, com Gabriel David e o presidente Renato Thor

O Tuiuti caprichou na festa. A quadra ficou lotada e o público presente foi brindado com um grande show da escola, que foi feito antes das apresentações do três sambas finalistas. A ala de passistas, comandada por Alex Coutinho e Jorge Amarelloh, representou bem demais a maioria dos sambas históricos. A turma da comissão de frente, dos coreógrafos Lucas Maciel e Karina Dias, também caprichou nos movimentos. Sem falar nas musas do Tuiuti, Mari Mola, Fernanda Florentino e Escarlet Cristina, que deram espetáculo de samba no pé. Duas rainhas do Grupo Especial e de comunidade, Bianca Monteiro (Portela) e Evelyn Bastos (Mangueira), marcaram presença, além de Carlinhos Salgueiro.

Musas do Tuiuti, Mari Mola, Fernanda Florentino e Escarlet Cristina, que deram espetáculo de samba no pé

Análise das apresentações dos sambas na final

Parceria de Eli Penteado: A parceria contou com um número razoável de torcedores, a grande maioria com bandeiras e balões coloridos. Zé Paulo Sierra foi o responsável por liderar o comando do samba, a atuação do intérprete foi um ponto alto na apresentação. O samba foi cantado de maneira satisfatória, não só pela torcida, mas também pelos componentes presentes na quadra e por vários segmentos da escola. Durante os refrões principais, o samba crescia e contagiava toda a quadra, principalmente, na parte “Ninguém segura a manada do Tuiuti”. Porém, foi possível notar alguns torcedores cantando com menos empolgação nos minutos finais da apresentação.

Parceria de Igor Leal: A segunda parceria da noite se apresentou com Evandro Malandro no comando do microfone principal. A presença dele fez com que o samba rendesse bem durante toda a apresentação, a torcida foi menor em comparação com a das outras parcerias, porém, o canto foi uniforme. Todos estavam com bandeiras nas cores da escola, amarela e azul, além de cordas que formavam laços, fazendo alusão ao enredo da escola e também a uma parte do samba que diz para jogar o laço no boi. O refrão principal foi a parte mais cantada.

Parceria de Claudio Russo: A turma vencedora pisou forte na quadra. Tinga, o mister final (quando ele está dificilmente perde), deu seu tradicional show na condução da obra. A última parceria da noite começou sua apresentação com bastante garra, antes mesmo da contagem oficial a torcida já cantava o samba à capela. O samba foi cantado com muito entusiasmo pelos torcedores, que levaram balões e bandeiras nas cores da escola, a parceria recorreu também a pirotecnia para chamar atenção do público, fumaça de hidrogênio e fogos de artifícios fizeram parte do show. O refrão que homenageia o ritmo do carimbó animou a todos. Vale destacar que a torcida foi a maior da noite. Foi possível observar vários integrantes da harmonia da escola cantando o samba com muita empolgação. Sem dúvida, foi a apresentação mais empolgante da noite. Uma obra com a cara do Paraíso do Tuiuti.

O Paraíso do Tuiuti abrirá a segunda-feira de carnaval do Grupo Especial, dia 20 de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui