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Marcus Ferreira sobre enredo da Ilha para o Carnaval 2026: ‘inédito e diferente de tudo que já fiz’

Pelo segundo ano responsável pelo carnaval da União da Ilha, Marcus Ferreira, conversou com o CARNAVALESCO sobre o enredo da escola para o Carnaval 2026.

“Mais uma vez, a gente vem com um enredo inédito, até um pouco diferente de tudo que eu já fiz. Foi uma escolha unânime pela escola, quando eu apresentei três propostas de enredo. Nas próximas horas vocês vão conhecer as nossas novas histórias desse próximo carnaval. Eu acho que é a irreverência que a Ilha gosta. A irreverência séria, o bom humor, a jovialidade. Tem um pouquinho de resistência também, de pensamento humano. É um enredo bem legal, que vai me proporcionar criar um carnaval grandioso. A Ilha não vai se acovardar, ela vai fazer um carnaval maior do que o desse ano”, garantiu o artista.

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Foto: S1 Comunicação

Marcus Ferreira também respondeu sobre a ordem de desfile da Ilha em 2026. “Ah, eu gostei, eu acho que o importante é fazer um grande carnaval. Teremos a plasticidade grandiosa e um grande samba. A ala de compositores da Ilha está preparada para fazer mais um grande samba. É preparar os quesitos. Estamos trabalhando para consertar aquilo que a gente perdeu ponto esse ano para em 2026 a gente possa vir melhores ainda e disputar o carnaval”.

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Recém-chegado na direção de carnaval da União da Ilha, Júnior Cabeça, também falou com o CARNAVALESCO o enredo da escola para o desfile de 2026.

“É um enredo bem a cara da escola, alegre, irreverente, bem União da Ilha mesmo e está de acordo com o que a nossa comunidade insulina pediu. Foi feito todo um esforço para encontrar um enredo autoral que fosse a cara da escola. Estamos muito felizes e tenho certeza que todo o público do carnaval vai gostar bastante. É um enredo cultural”, disse.

O diretor de carnaval comentou também as movimentações na escola e a apresentação da equipe para o carnaval 2026.

“Conversei muito com o presidente Ney e montamos uma equipe de grandes profissionais e grandes amigos, graças a Deus. Agora, no dia 23 de Abril, nós realizaremos a nossa feijoada de São Jorge, ocasião em que vamos anunciar toda a nossa equipe para o Carnaval 2026 e a nossa rainha de bateria. A escola está bem concentrada no próximo carnaval, estamos com a expectativa de que a Ilha vai fazer um grande carnaval e, se Deus quiser, vamos tentar levar a escola para o Especial”.

Cabeça falou também sobre a ordem de desfile da Ilha: “Gostamos muito da posição do nosso desfile, sexta escola de sexta-feira, é um bom horário. A escola já esta repercutindo com toda a nação insulina, todo mundo muito feliz. Nós estamos com uma grande equipe de carnaval montada pelo presidente Ney. Agora é fazer um grande trabalho para tentar levar a Ilha de volta ao Grupo Especial”.

‘Podem esperar uma gestão inclusiva e de união entre os presidentes’, diz novo presidente da Liga-SP

Na noite da última segunda-feira, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo elegeu sua nova diretoria executiva em Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede da entidade. O pleito definiu os nomes que estarão à frente da Liga-SP durante o biênio 2025-2027, período que abrange as comemorações dos 40 anos de fundação da instituição, em 2026. Renato Remondini, presidente da escola de samba Dragões da Real desde 2011, foi eleito para comandar a Liga-SP. A vice-presidência ficará a cargo de Alexandre Furtado, presidente da Império de Casa Verde desde 2012.

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Foto: Felipe Araújo/Divulgação Liga-SP

Em seu primeiro pronunciamento como presidente, Remondini destacou a importância da união entre as escolas: “Podem esperar uma gestão inclusiva e de união entre os presidentes”, afirmou.

A assembleia contou com a presença dos representantes das agremiações filiadas. A nova diretoria assume em um momento estratégico para a Liga, que se prepara para celebrar quatro décadas de atuação no carnaval paulistano.

Entre os principais desafios da nova gestão estão a continuidade do fortalecimento institucional, melhorias operacionais, suporte técnico e logístico às escolas, além da promoção de iniciativas voltadas à preservação do patrimônio cultural do samba paulistano.

O vice-presidente eleito, Alexandre Furtado, reforçou o compromisso com o crescimento do carnaval: “O Carnaval de São Paulo é grandioso, e o nosso principal desafio será continuar levando a nossa cultura a patamares nunca antes alcançados”, declarou.

Liga-RJ abre venda de arquibancadas para os desfiles da Série Ouro no Carnaval 2026; veja ordem oficial

Com o sorteio da ordem dos desfiles da Série Ouro para o Carnaval 2025 realizado a venda dos ingressos começou. As arquibancadas custam R$ 35,00 (inteira) e estarão disponíveis para os setores 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11. A compra pode ser feita pela plataforma Ticketmaster, com limite de até quatro ingressos por CPF (sendo um com direito à meia-entrada), no link https://www.ticketmaster.com.br/event/carnaval-rj-2026-arquibancadas-serie-ouro

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Foto: S1 Comunicação/Liga RJ

A Liga RJ realizou na noite desta segunda-feira o sorteio da ordem dos desfiles da Série Ouro do Carnaval 2026. O evento aconteceu no restaurante Assador, no Aterro do Flamengo, e contou com a presença dos dirigentes das 15 agremiações que compõem o grupo. Os desfiles acontecerão na Marquês de Sapucaí nas noites de sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de fevereiro.

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Quatro escolas já tinham posição previamente definida: Jacarezinho, campeã da Série Prata, abrirá a sexta-feira (13), com a Inocentes de Belford Roxo, 10ª colocada no último Carnaval, na sequência; Botafogo Samba Clube, 11ª em 2025, será a primeira a desfilar no sábado (14) e a Em Cima da Hora, 9ª colocada da última Série Ouro, será a segunda da noite. Confira abaixo a ordem completa dos desfiles da Série Ouro 2026.

Sexta-feira, 13 de fevereiro
1ª Unidos do Jacarezinho
2ª Inocentes de Belford Roxo
3ª União do Parque Acari
4ª Unidos de Bangu
5ª Unidos de Padre Miguel
6ª União da Ilha
7ª Vigário Geral

Sábado, 14 de fevereiro
1ª Botafogo Samba Clube
2ª Em Cima da Hora
3ª Arranco do Engenho de Dentro
4ª Império Serrano
5ª Estácio de Sá
6ª União de Maricá
7ª Porto da Pedra
8ª Unidos da Ponte

Inocentes de Belford Roxo anuncia coreógrafos Sérgio Lobato e Patricia Salgado para comissão de frente

A Inocentes de Belford Roxo definiu, na tarde da última segunda-feira, quem comandará sua comissão de frente para o Carnaval de 2026. Trata-se da dupla de coreógrafos Sérgio Lobato e Patrícia Salgado. A confirmação foi feita pelo presidente de honra da agremiação, Reginaldo Gomes.

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Foto: Divulgação/Inocentes

“Estamos fazendo grandes contratações para pisarmos forte no Carnaval de 2026. E, com muita satisfação, agora temos em nosso quadro de artistas a talentosa dupla de coreógrafos Sérgio Lobato e Patrícia Salgado, que vem apresentando trabalhos maravilhosos na Sapucaí. Sejam bem-vindos”, declarou Reginaldo.

Sérgio Lobato traz no currículo passagens como diretor artístico da Escola do Ballet Bolshoi no Brasil, professor e ensaiador do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e experiências em instituições prestigiadas como a Royal Ballet School (Londres), a Academia Vaganova e o Mayrinsk Ballet (Rússia), além do American Ballet Theatre (EUA). Atuou em diversas escolas, como Unidos de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Portela, União da Ilha, Viradouro, Mocidade, entre outras.

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Já Patrícia Salgado é formada em balé clássico, ex-solista do Ballet de Stuttgart, maître de ballet da escola Petite Danse e coach do prestigiado The Prix de Lausanne. Em 2016, foi professora convidada da Princess Grace Academy, em Monte Carlo, e é responsável pela formação de diversos talentos que integraram companhias como o Royal Ballet e a Ópera de Paris. No universo carnavalesco, esteve à frente da comissão de frente da Unidos de Padre Miguel em 2025 e da Unidos da Tijuca nos carnavais de 2022, 2023 e 2024.

A dupla terá a missão de abrir o desfile da Inocentes, que será a segunda agremiação da Liga-RJ a se apresentar na sexta-feira de carnaval, levando para a Marquês de Sapucaí um enredo que exalta a riqueza cultural e histórica do Estado de Pernambuco.

Público aprova sorteio popular na Cidade do Samba, elogia valor da cerveja e pede mais eventos o ano inteiro

Pelo segundo ano consecutivo, a festa do sorteio da ordem dos desfile do Grupo Especial do Rio de Janeiro, na noite da última sexta-feira, foi aberta ao público, que para entrar, era preciso apenas levar 1kg de alimento não perecível. Mais uma vez, a medida agradou demais a todo mundo que pode ir curtir.

“Sempre acompanhei o sorteio e trabalho com carnaval, mas nunca pude participar porque era fechado. Agora, além de ser aberto, os preços de alimentos e bebidas estão super acessíveis. Já paguei R$ 14 ou R$ 16 por uma cerveja em eventos de samba, e hoje estou pagando R$ 7 em uma latinha de refrigerante. Está ótimo”, comemorou Eliana de Jesus, mais conhecida como Naná Costureira, de 63 anos, dona do ateliê Naná Surtô, responsável por fantasias para diversas escolas.

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Eliana de Jesus e Andréia Cruz

Sua amiga e parceira de trabalho, Andréia Cruz, de 56 anos, aderecista, também aprovou o evento. “Adorei saber em primeira mão que meu Salgueiro vai encerrar os desfiles na terça-feira”, disse animada. Neste ano, juntas, elas produziram fantasias e adereços para agremiações como Beija-Flor, Unidos de Padre Miguel, Viradouro e Acadêmicos de Niterói.

Para Marco Sinatra, da Mangueira, a noite foi um sucesso. “Uma festa muito bem produzida, com excelente conteúdo para quem vive o carnaval. A ideia de entrada acessível com doação de alimento é maravilhosa. A gente vê aqui a verdadeira mistura de quem faz o espetáculo acontecer: a comunidade, o povo e os profissionais que trabalham o ano inteiro. É uma dinâmica confortável para quem é do samba”, afirmou.

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Marco Sinatra

Ainda assim, ele fez uma sugestão para as próximas edições: “A programação dos shows precisa ser mais ágil. Jorge Aragão se apresentou, mas demorou mais de uma hora, e muita gente foi embora. Se fosse tudo mais dinâmico, seria melhor até para o público voltar para casa com mais tranquilidade”.

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A decisão de realizar o sorteio em abril surpreendeu o público, já que em anos anteriores o evento costumava ocorrer no segundo semestre. A mudança dividiu opiniões.

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Leonardo Antan

“O sorteio define muito do nosso planejamento. Já saímos daqui pensando em estratégias e enredo. Com o anúncio adiantado, ganhamos mais tempo para criar com base na posição no desfile. Isso ajuda bastante”, avaliou Leonardo Antan, 29 anos, enredista do Salgueiro.

Sthefany Paz, 32 anos, pesquisadora da Mangueira, concorda: “É fundamental já saber em que dia e com quais coirmãs vamos desfilar. Não é o principal fator para o enredo, mas ajuda muito na tomada de decisões. Foi uma mudança bastante positiva”.

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Sthefany Paz

Já Letícia Henrique, de 29 anos, torcedora da Beija-Flor e foliã há três anos, tem outra visão. “Sou um pouco do contra. Acho que poderiam ter esperado mais um pouco. Por um lado, é bom porque o enredo pode sair antes e a escola consegue trabalhar melhor nas redes, impulsionando o samba nos streamings. Mas também é importante dar um respiro para os componentes”, opinou a jovem professora de língua portuguesa, que curtiu a noite ao lado da mãe, Rivera Souza, de 53 anos.

Outro desejo unânime entre os presentes foi o de ver a Cidade do Samba mais ativa com eventos abertos ao público durante o ano.

“A Cidade do Samba é um espaço incrível, que merece ser explorado além dos barracões. É o coração do sambista, onde tudo acontece. Precisamos de mais eventos aqui”, afirmou Marco Sinatra.

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Letícia Henrique e Rivera Souza

“Hoje, sim, a Cidade do Samba foi nossa. Por mim, todos os eventos de samba seriam realizados aqui a partir de agora”, completou Andréia.

Imperador do Ipiranga divulga enredo e vai abordar as entidades Ibejis

A Imperador do Ipiranga anunciou o seu tema para o Carnaval 2026, e vai abordar os Ibejis, que são orixás do candomblé protetor das crianças, onde no sincretismo religioso são vistos como Cosme, Damião e Doum. A escola agiu rápido. Depois de anunciar a contratação do carnavalesco Romulo Souza na semana passada, o enredo já está em mãos para ser desenvolvido. Com isso, a agremiação irá sair de uma linha diferente, pois nos últimos dois carnavais foram abordados temas infantis e magias voltadas ao popular. Portanto, a escola da zona sul é a segunda a ter um enredo. A Amizade Zona Leste divulgou o seu tema logo quando retornou ao Acesso 2. Veja a explicação do tema colocado nas redes sociais.

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“A S.E.S. Imperador do Ipiranga, escola de samba forjada no chão sagrado da tradição e da luta, ergue seu pavilhão em honra à ancestralidade, à fé e à resistência cultural do povo brasileiro. Ao escolher os Ibejis como tema central do seu enredo, a Imperador não homenageia apenas santos católicos ou encantados da Umbanda — ela celebra um elo espiritual que une África e Brasil, terreiro e altar, infância e sabedoria, doçura e força ancestral.

A história dessa entidade, entrelaçada com a tradição iorubá, associado a presença de Cosme, Damião e Doum no catolicismo, é símbolo vivo do sincretismo religioso, estratégia de sobrevivência espiritual e afirmação de identidade de um povo que resistiu com fé à opressão e à escravidão. Através das figuras infantis, aparentemente ingênuas, esconde-se uma força divina que cura, equilibra e protege. Representar os Ibejis e os santos gêmeos é representar também o direito à liberdade de culto, à expressão cultural afro-brasileira e à preservação da infância como semente do futuro.

Para a Imperador do Ipiranga, uma escola de samba comprometida com a memória, a verdade e a ancestralidade, este enredo é mais que uma homenagem — é um ato de reverência aos fundamentos da Umbanda e das religiões de matriz africana, e também um chamado à tolerância e ao respeito entre diferentes formas de fé.

Ao levar para a avenida o encanto dos Ibejis, Doum, Cosme e Damião, com seus doces, suas cores, seus risos e seus mistérios, a Imperador reencanta o olhar do público e reafirma seu papel como voz de um povo que canta e samba para não esquecer de onde veio — e para onde vai.

Porque no Ipiranga também ecoa o grito de liberdade espiritual, e ele vem em tom de criança, com cheiro de pipoca, cor de bala e luz de orixá”

Gabriel David revela que sambas devem ser escolhidos até o fim de setembro e prevê dois ensaios por escola na Sapucaí

Em entrevista ao CARNAVALESCO, o presidente da Liesa, Gabriel David, compartilhou os planos da Liga para o Carnaval de 2026 e ressaltou a importância da antecipação de datas e definições para melhorar o desempenho das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Segundo ele, a definição prévia da ordem dos desfiles e do lado da concentração influencia diretamente o projeto das agremiações, especialmente no que diz respeito às alegorias.

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Foto: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval

“Facilita o planejamento, melhora o treinamento da escola de samba. A gente vem para o sorteio e o público vem preocupado para saber a ordem das escolas. Acho que, mais preocupadas com a ordem, estão preocupadas com o lado que vão se concentrar. Isso muda radicalmente o projeto, principalmente das alegorias das escolas”, explicou Gabriel.

Com a ordem dos desfiles definida com antecedência, o presidente acredita que as escolas podem iniciar seus projetos com mais consistência desde cedo.

“A gente antecipando, permite que as escolas — como, por exemplo, a Tuiuti, que já escolheu seu enredo — entre outras que ainda não divulgaram, já possam começar esse trabalho com os carnavalescos, com os projetistas, os desenhistas. Para que o carnaval do ano que vem seja ainda melhor apresentado do que esse”.

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Sobre a antecipação de outros eventos carnavalescos, Gabriel foi mais cauteloso. Segundo ele, não há previsão para antecipar ações como os minidesfiles e eventos na Cidade do Samba.

“Acredito que não. Por exemplo, a gente quer adiantar o lançamento dos sambas-enredos. O Dia Nacional do Samba, que tem os desfiles aqui na Cidade do Samba, continuará o mais próximo possível da data oficial da comemoração, no dia 2 de dezembro.”

Ainda falando sobre os sambas-enredos, Gabriel destacou uma importante mudança no cronograma.

“As escolas têm uma data limite, até o dia 28 de setembro, para fazer essas finais de samba, porque só assim a gente consegue lançar os sambas com mais antecedência e permitir que a gente tenha pelo menos três meses cheios para trabalhar esse samba nas plataformas digitais, tendo um alcance ainda maior do que as escolas vêm tendo nos últimos anos”.

Outro ponto em discussão é a realização dos ensaios técnicos, que estão passando por uma reavaliação para que se tornem mais eficazes. A ideia é manter, pelo menos, dois ensaios por escola, mas com melhorias estruturais e técnicas.

“A gente ainda está no processo de discussão sobre isso. Na parte de produção, impacta som, luz, uma série de outros fatores. Agora, estamos em um processo natural de discussão, de melhorias — como o som, por exemplo, que a gente tanto falou durante o carnaval — para entender qual vai ser o melhor formato para o ano que vem. Mas a ideia é que as escolas tenham pelo menos dois ensaios técnicos”.

Maior candomblé de rua do mundo é o enredo da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval 2026

A Beija-Flor de Nilópolis escolheu como enredo para o Carnaval 2026 o Bembé do Mercado, maior Candomblé de rua do mundo, celebrado há 136 anos em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. A escola, que conquistou o título deste ano na Marquês de Sapucaí, busca o bicampeonato destacando uma das mais importantes manifestações de resistência e fé do povo preto no Brasil.

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Foto: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval

Nesta segunda-feira, a diretoria da Beija-Flor desembarcou em Santo Amaro para uma imersão cultural na cidade. A comitiva irá se reunir com os detentores, autoridades locais, lideranças religiosas, historiadores e pesquisadores, iniciando o processo de construção do enredo.

“Para nós, é um orgulho contar mais uma história de protagonismo e resistência preta na Sapucaí. É a nossa identidade, está no nosso DNA, e é como a comunidade nilopolitana se vê. O Bembé e a Beija-Flor têm muito em comum, e estamos muito felizes e honrados em apresentar essa cerimônia tão valiosa para todo o Brasil”, afirmou o presidente da escola, Almir Reis.

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O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco João Vitor Araújo, que assina seu terceiro desfile pela agremiação. “O Bembé do Mercado é de uma potência simbólica e estética imensa. É um enredo que nos atravessa, que nos conecta com a ancestralidade e com a luta do povo preto no Brasil. Ter a chance de criar um enredo autoral como esse, com tamanha relevância histórica e espiritual, é um presente. É uma responsabilidade enorme, mas também uma felicidade imensa”, destacou o artista.

A pesquisa será conduzida por Guilherme Niegro, Vivian Pereira e Bruno Laurato, e a direção de carnaval segue com Marco Antônio Marino.

Para Pai Pote, babalorixá do Ilê Axé Ojú Onirê, guardião e presidente da Associação Beneficente Bembé do Mercado, a parceria representa um reconhecimento histórico: “A escolha da Beija-Flor é um marco. Levar o Bembé para a Sapucaí é dar visibilidade a uma tradição que há mais de um século reafirma a força do povo preto e de santo nas ruas. Essa visibilidade fortalece nossa luta, amplia nosso alcance e ajuda a combater o preconceito com informação, beleza e ancestralidade. É sobre memória, resistência e orgulho. O Bembé é do povo, é sagrado, e agora será visto, sentido e celebrado por milhões”.

A edição de 2025 do Bembé será realizada em maio e marcará os 136 anos de existência da celebração. Em 2026, a Beija-Flor será a segunda escola a desfilar na segunda noite de Carnaval.

Com enredo já definido para o Carnaval 2026, Beija-Flor faz suspense e garante que será impactante

A Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, já definiu o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí em 2026, mas, por ora, mantém o mistério absoluto sobre o tema. Em entrevista ao CARNAVALESCO, durante o sorteio da ordem dos desfiles, o diretor de carnaval, Marquinho Marino, deixou claro que o sigilo é essencial para preservar o impacto da revelação.

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Foto: Eduardo Hollanda/Rio Carnaval

“Não posso falar senão eu quebro absolutamente a surpresa, porque qualquer dica que eu der, as pessoas podem desvendar o mistério”, disse, em tom enigmático. Apesar do clima de suspense, a escola garante que o anúncio oficial será feito em breve.

O enredo já foi escolhido em conjunto pelo presidente da escola e pelo patrono, figuras centrais na condução dos rumos da Beija-Flor. A equipe de pesquisa, que é sempre fundamental na construção de enredos históricos e culturalmente relevantes, viajou para dar início ao trabalho de campo.

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“Se a gente anunciar agora, vai perder o impacto, porque é um enredo muito forte”, completou Marino, aumentando ainda mais a expectativa. Conhecida por enredos potentes e visuais arrebatadores, a Beija-Flor tem um histórico de trazer à avenida temáticas que provocam reflexão e emocionam o público. Com essa promessa de um tema ‘muito forte’, a expectativa é que a escola esteja preparando mais um desfile memorável.

A agremiação nilopolitana será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de carnaval e enquanto o enredo não é oficialmente divulgado, os bastidores em Nilópolis fervem e o mundo do samba aguarda com ansiedade, por mais esse capítulo da história da azul e branca. Com rumores de o enredo ser sobre o intérprete Neguinho da Beija-Flor, o presidente da escola, Almir Reis, nega a possibilidade nesse momento.

Beija-Flor repete receita do sucesso no Carnaval 2026: segunda, lado do ‘Balança’ e promessa de enredo impactante

“Não há possibilidade do enredo ser o Neguinho, ainda falta um pouco para isso, mas com certeza eu posso dizer que o martelo já está batido, mas na hora certa todos irão saber. Talvez, essa semana vocês já comecem a ter uma ideia”.

O carnavalesco, João Vitor Araújo, afirma que: “Está chegando aí, falta menos do que faltava. Aguardem”, disse o artista.

Tambores da mudança! Laísa é a primeira mestra de bateria na Sapucaí: ‘história foi feita’, diz

O mundo do samba vive um momento histórico. Pela primeira vez, uma mulher assume o comando de uma bateria na Série Ouro do Carnaval carioca. Laísa Lima, de apenas 25 anos, foi anunciada como a nova mestra de bateria do Arranco do Engenho de Dentro — uma conquista que vai muito além dos ritmos e marca um avanço na representatividade feminina dentro do carnaval.

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Foto: Divulgação/Arranco

“Ao receber o convite, senti que a história foi feita. A partir do momento em que se anuncia uma primeira mestra da Série Ouro, essa representatividade existe e é indiscutível”, comemorou Laísa.

Filha do lendário diretor de carnaval, Laíla, Laísa cresceu entre os ritmistas da Beija-Flor, onde atualmente comanda a direção de tamborins.

“Meu pai tinha um ouvido absoluto. A gente brinca até hoje com as frases que ele tinha dentro da Beija-Flor: ‘bota no andamento’, ‘é 144 BPM’. Ele estava sempre se importando com as batidas, com a boa afinação. É claro que eu vou trazer isso para o meu trabalho”, garantiu.

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A mestra reforçou que aprendeu do pai a respeitar a necessidade da escola. Assim, na bateria, o andamento não pode ser devagar demais, a ponto de dificultar o acompanhamento dos componentes, nem muito rápido, tornando o canto e a dança cansativos.

“É preciso estudar o samba, trabalhar para a escola sempre”, destacou ela.

Apesar de suas raízes em Nilópolis, Laísa garante que suas vivências na Beija-Flor se somarão à proposta do Arranco:

“Estou apostando nas frigideiras. Vou fazer uma junção com os agogôs do Arranco. Pretendo montar uma escolinha, sem cadeira cativa. Todo mundo vai aprender junto”.

O talento vem de berço, mas o reconhecimento, segundo ela, é fruto de muito trabalho. Com passagens por escolas da Intendente Magalhães e da Série Ouro, ela agora quebra mais um tabu. O Arranco é referência em protagonismo feminino. Presidido por Dona Diná, tem em seu time nomes como a carnavalesca Annik Salmon e a intérprete Pamela Falcão, ambos exemplos de liderança feminina na Sapucaí.

“Não criei expectativas, mas Tatiana Santos, vice-presidente do Arranco, me surpreendeu com o convite. Ela enxerga talentos femininos como ninguém”.

Além do talento herdado do pai — conhecido pelo ouvido absoluto — Laísa carrega aprendizados dos mestres da velha e nova geração. Entre eles, Rodney, Plínio, Thiago Diogo, Vitinho, Darlan, Laion, Marcão e Macaco Branco. Entre as mulheres, cita Thaís Rodrigues e Paloma Bento como inspirações.

“Quero que todas essas mulheres sejam vistas agora através do meu trabalho”.

Mesmo aberta às inovações — como pirotecnias e coreografias — Laísa reforça: mais importante que o espetáculo visual é garantir conforto e musicalidade para os ritmistas.

Com garra, paixão e propósito, Laísa Lima rufa os tambores da mudança — e convida todos a caminharem com ela.

“Quem quiser conhecer a forma como trabalho, vai ter oportunidade. Estou de portas abertas”.