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Grande Rio apresenta integrante que vai atuar em parceria com os carnavalescos na pesquisa do enredo

A Grande Rio apresentou Rafa Bqueer que atuará em parceria com os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora na pesquisa do enredo para o Carnaval 2025. A escola de Duque de Caxias ainda não divulgou a sinopse e como será o desenvolvimento. A previsão é que aconteça ainda no mês de maio. Veja abaixo a publicação da Tricolor da Baixada.

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Foto: Vitor Souza Lima/Divulgação Grande Rio

“No carnaval de 2025, Gabriel Haddad e Leonardo Bora contarão com a parceria de uma importante figura da arte contemporânea brasileira na pesquisa do enredo: Rafa Bqueer, multiartista que transita pelos universos das artes visuais, da performance, do cinema, da cena Drag e, como não poderia deixar de ser, do carnaval das escolas de samba, onde é destaque há 10 anos.

Natural de Belém, Rafa cursou Artes Visuais na Universidade Federal do Pará. Foi durante a graduação, em 2013, que a artista conheceu os atuais carnavalescos da Grande Rio. Na época, ela participava de um intercâmbio acadêmico e estudava na Escola de Belas Artes da UFRJ”.

Liga-SP abre pré-venda de todos setores das arquibancadas com 50% de desconto para o Carnaval 2025

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A pré-venda de ingressos para o Carnaval 2025 começou no último sábado. A bilheteria virtual do Clube do Ingresso abriu durante a definição da ordem dos desfiles com 50% de desconto em todos os setores de arquibancada do sambódromo do Anhembi.

Como funciona a pré-venda

Pensada para atender aos frequentadores mais assíduos das arquibancadas nos Desfiles das Escolas de Samba de São Paulo, a Liga-SP oferece os ingressos de todos os setores com 50% de desconto, por tempo limitado. A promoção só é válida para a categoria inteira, ou seja, não se aplica à cota meia-entrada, garantida por lei aos beneficiados.

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Para garantir os ingressos com 50% de desconto, o público deve adquirir através da bilheteria virtual, no site www.clubedoingresso.com/carnavalsp – O Clube do Ingresso é a única bilheteria online oficial do Carnaval de São Paulo.

Balanço: ordem dos desfiles do Carnaval 2025 em São Paulo

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Presidente da Liga-SP faz balanço do carnaval de São Paulo e fala do futuro do julgamento

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O presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriuolo conversou com exclusividade para o site CARNAVALESCO, fez um breve balanço sobre o carnaval de São Paulo. Falando no carnaval de 2024, o presidente da Liga-SP, Sidnei Carriuolo avaliou que sempre é preciso melhorar, mas exaltou a grande presença do público e melhorias na estrutura como o banheiro, também em alimentação mais acessível.

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Foto: Felipe Araújo/Divulgação Liga-SP

“Eu sou bastante crítico, sempre tem coisa para melhorar, parto deste princípio, tudo que vai fazer na vida. A hora que falar que não tem nada para fazer, lhe falta competência para mexer e fazer alguma coisa. Realmente é para largar e sair fora, temos muita coisa para melhorar no carnaval. Mas demos uma boa caminhada, tivemos alguns avanços, voltamos muito para o público, de ter uma recepção melhor, uma condição melhor de assistir, banheiro melhor, alimentação melhor e mais justa para quem tem dinheiro no bolso e quem não tem. Já são cinco anos sem aumentar os ingressos nas arquibancadas. Segundo ano de casa cheia em todos os dias, todos os dias. Acho que isso para a gente é um reconhecimento do público que a coisa está melhor, caminhando bem”.

Um calcanhar de Aquiles do carnaval é a apuração, sempre com muitas críticas e mudanças, Sidnei avaliou que não é fácil entrar em um consenso, mas tem uma meta: “Temos um problema de resultado de carnaval, isso é complicado mesmo. Muito mais difícil, sempre vai ter quem conteste, você nunca vai conseguir agradar todo mundo. Mas vamos procurando equilíbrio”.

De 2023 para 2024, a Liga-SP fez grandes mudanças no regulamento, e também no treinamento dos jurados. Pois para 2025, todo o corpo de jurados será trocado, e terá novos ajustes em relação ao julgamento do carnaval em São Paulo, mas o presidente revelou desafios para chegar no consenso.

“Já estamos conversando, soltamos regulamento do quesito samba-enredo, uma nova leitura da coisa do samba-enredo, que às vezes as pessoas reclamam de algumas coisas, querem mudar, mas não param para ver o reflexo disso. O que isso vai gerar lá embaixo e ali é uma entidade do Especial de 14 acionistas, depois tem mais oito no Acesso I e mais 10 no Acesso II. As cabeças são muito diferentes, os interesses variam muito. Você tem que saber lidar com tudo isso, tem que ter jogo de cintura, decidir onde tem convicção que é o melhor caminho, mas tem mais um aninho aí, fazer esse carnaval e ver em 2026 quem vai sentar na cadeira para dar continuidade neste trabalho”.

Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo para o Carnaval 2025

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A Liga-SP definiu na noite deste sábado, em evento na Fábrica do Samba, a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo. As agremiações vão passar pelo Anhembi na sexta e sábado de carnaval. Veja abaixo a ordem oficial.

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Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

Sexta
1 – Colorado do Brás
2 – Barroca Zona Sul
3 – Dragões da Real
4 – Mancha Verde
5 – Tatuapé
6 – Rosas de Ouro
7 – Camisa Verde e Branco

Sábado
1 – Águia de Ouro
2 – Império de Casa Verde
3 – Mocidade Alegre
4 – Gaviões da Fiel
5 – Tucuruvi
6 – Estrela do Terceiro Milênio
7 – Vai-Vai

Confira a ordem dos desfiles do Acesso 1 de São Paulo para o Carnaval 2025

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A Liga-SP definiu na noite deste sábado, em evento na Fábrica do Samba, a ordem dos desfiles do Acesso 1 de São Paulo. As agremiações vão passar pelo Anhembi no domingo de carnaval, dia 2 de março. A campeã e vice sobem para o Grupo Especial.

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Veja abaixo a ordem oficial
1 – Unidos de São Lucas
2 – Mocidade Unida da Mooca
3 – Independente Tricolor
4 – Vila Maria
5 – Tom Maior
6 – Nenê de Vila Matilde
7 – X-9 Paulistana
8 – Dom Bosco de Itaquera

Confira a ordem dos desfiles do Acesso 2 de São Paulo para o Carnaval 2025

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A Liga-SP definiu na noite deste sábado, em evento na Fábrica do Samba, a ordem dos desfiles do Acesso 2 de São Paulo. As agremiações vão passar pelo Anhembi no dia 22 de fevereiro. As duas primeiras colocadas vão subir para o Acesso 1.

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Veja abaixo a ordem oficial dos desfiles do Acesso 2
1 – Raízes do Samba
2 – Imperatriz da Paulicéia
3 – Peruche
4 – Torcida Jovem
5 – Pérola Negra
6 – Morro da Casa Verde
7 – Imperador do Ipiranga
8 – Primeira da Cidade Líder
9 – Brinco da Marquesa
10 – Camisa 12

Leandro Vieira sobre temática afro nos enredos de 2025: ‘condição raríssima de cidadania e educação pro povo brasileiro’

Tricampeão do Grupo Especial do Rio de Janeiro, o carnavalesco Leandro Vieira publicou nas redes sociais sua opinião sobre a temática afro nos enredos para o Carnaval de 2025. O artista, que está na Imperatriz Leopoldinense, apresentará no ano que vem o enredo “ÓMI TÚTÚ AO OLÚFON- Água fresca para o Senhor de Ifón”. Veja abaixo o posicionamento de Leandro Vieira.

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Foto: Divulgação/Imperatriz

“Geral sabe que, em nosso país, há uma tendência que generaliza não só o corpo negro, mas também, aspectos da cultura negra. Pra mim, é este equívoco que determina a visão de parte da turma sobre a safra de enredos que alguns estão chamando de “monotemática”.

Toda vez que leio essa parada, lembro do Milton Nascimento dizer em entrevistas sobre sempre ter sido confundido com o Djavan. Anos depois, vi a atriz Elisa Lucinda falar que, ainda hoje, é confundida com a Zezé Motta. E que o mesmo é recorrente com outros artistas pretos.

Na fala, Elisa expõe de onde parte esse olhar que invisibiliza às diferenças e os danos que resultam de, no Brasil, a turma achar que “tudo que é preto é igual”. Penso que a “queixa” de “muitos enredos afro” no carnaval que virá parte daí: De um pré-conceito que generaliza.

Nos enredos, Oxalá não é o Logun Edé. O candomblé da Casa Branca não é a devoção ao Malunguinho. O preto mineiro da Portela passa longe do negro sambista de Nilópolis. Pensar que tudo é igual, é como olhar pro Milton e errar dizendo ser o Djavan. Ver a Elisa e pensar na Zezé.

Olho a safra (e a discussão sobre ela) pensando que a variedade temática “afro” porvir oferece uma condição raríssima de cidadania e educação pro povo brasileiro: A de, ao acompanhar os enredos das Escolas de Samba, se informar pra enterrar a ideia de que preto é tudo igual”.

Presidente da Vila Isabel fala da opção pelo enredo de 2025: ‘misterioso e divertido’

O presidente da Vila Isabel, Luiz Guimarães, falou sobre a opção da escola em levar para a Sapucaí no Carnaval 2025 o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros. Em breve, a azul e branca do bairro de Noel trará mais detalhes sobre o desenvolvimento do enredo, assim como a sinopse. Além de Paulo Barros, também assinam o enredo o pesquisador Vinícius Natal e o professor da Faculdade de Educação da Uerj Luiz Rufino.

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“O enredo é a cara do Paulo. Será um enredo misterioso e divertido. Nós estamos apostando em um caminho diferente da maioria das outras escolas porque acreditamos que investir na personalidade e no modelo de trabalho do nosso carnavalesco vai nos trazer o título”, afirmou o presidente da agremiação, Luiz Guimarães.

Tendo quatro opções para definir a sua posição, Rosas de Ouro se diz preparada para tudo

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Nos últimos dois anos, a Rosas de Ouro desfilou às sextas-feiras, mas se pesquisar carnavais anteriores, se vê a Roseira presente no sábado. É uma agremiação que alterna bastante nos dias de desfiles. Esse também é o discurso da escola, onde se diz preparada para qualquer horário, sendo na sexta ou no sábado. Vale destacar que a Rosas de Ouro ficou na décima primeira colocação e, sendo assim, tem quatro posições para escolher dentre as que restarem. O diretor de harmonia Dante Baptista e o intérprete Carlos Júnior conversaram com o CARNAVALESCO e falaram sobre o que deve acontecer neste sábado, que é o dia da definição dos desfiles.

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Foto: Fábio Martins/CARNAVALESCO

Análise do julgamento e estratégias de horário

No último carnaval, a Rosas de Ouro fechou a noite de sexta-feira ao amanhecer. De acordo com Dante, tudo ocorreu da forma que a escola queria. A estratégia que montaram para a os componentes se concentrarem deu certo e não houve dificuldades no transporte até o Anhembi. “A gente acredita que por conta da nossa estratégia de pré-concentração feita na quadra e concentração no polo, foi muito facilitada porque a gente não teve, como acontece nas primeiras escolas da sexta-feira, o fator do trânsito da Marginal muito intenso, porque é um momento em que as pessoas saem para viajar e a gente não enfrentou esse problema. Pegamos vias vazias na madrugada. Optamos por fazer uma pré-concentração na quadra começando cedo, uma saída gradual dos ônibus, ala por ala, para que a gente chegasse na concentração do Anhembi praticamente montados. Então isso aconteceu, a gente conseguiu executar essa estratégia e isso gerou um momento de tranquilidade. Ficou confortável mesmo para o próprio componente, que pôde desfrutar e ter um ambiente sem nenhuma turbulência”, explicou.

O diretor disse que houve mudanças para a Roseira se comportar na pista, visto que em 2023 passaram sufoco na apuração, ficando na décima segunda colocação. Dante diz não concordar com a posição final da agremiação na tabela, além de que um melhor julgamento precisa ser feito no carnaval como um todo, pois a Rosas de Ouro foi mal interpretada pelos jurados, segundo o profissional. “A gente também tinha executado algumas mudanças com relação ao último carnaval de 2023 e surtiram efeito na avenida. Percebemos isso de forma positiva, e por tudo isso que a gente projetou e executou, não era o resultado esperado o 11º lugar. Acreditamos que merecemos um carnaval melhor, mas depois do desfile a gente entendeu, voltamos para a prancheta, entendemos onde nós erramos e também onde fomos mal julgados. Com relação aos nossos erros, é um trabalho ano a ano de aprimorar, de buscar fazer que essa margem de erro seja mínima, que ela tenda a ser zero, porque isso é fundamental para conseguir resultado. Com relação a ser mal julgado é a gente buscar nas esferas competentes dentro da Liga-SP que o melhor julgamento seja bom para todos, não só para nossa agremiação”, declarou.

Como a escola ocupou o 11º lugar no Carnaval 2024, só restará apenas quatro posições de escolha. Dante diz que há alguns fatores para se ter uma posição positiva de desfile. “O conceito de agradável é muito amplo, porque nem sempre o que é bom para uma escola é bom para outra. As estratégias de desfile são diferentes para cada agremiação, os desafios que cada dia e cada horário impõe são diferentes. Se você é uma das primeiras a desfilar na sexta-feira, você tem uma questão do trânsito da cidade, que ele dificulta um pouco mais, você pode ter focos de congestionamento na Marginal para chegar ao Anhembi. No sábado para o outro lado pega a estrada mais vazia, mas tem uma dificuldade um pouco maior de mobilizar os componentes, porque eles já estão mais relaxados, já viveram a primeira noite. Todos os horários e dias têm os seus pontos positivos e seus desafios”, disse.

Perguntado sobre preferência pela sexta ou sábado, o diretor disse que não tem um dia que queira, pois a agremiação já realizou grandes desfiles em ambos os dias. “Com relação à preferência por dia ou horário, a gente gosta dos dois dias. A Rosas de Ouro já fez grandes desfiles, seja na sexta-feira ou no sábado. Nos últimos anos a gente tem desfilado mais às sextas-feiras, mas também gostamos do sábado. O nosso componente hoje é apaixonado pela escola, então vai estar presente e vai se engajar com o nosso desfile independente do dia que estiver desfilando”, completou.

Problemas no som do Anhembi, expectativa da ordem e trabalho bem feito

O intérprete Carlos Júnior tem experiências em desfiles pela manhã. O mais famoso é pelo Império de Casa Verde no não de 2005, onde foi campeão. Em 2023 foi com a Tucuruvi e, no último carnaval, com a Roseira. O cantor fez duras críticas ao trabalho feito pelo som da Liga-SP no Anhembi pela manhã. “Eu desfilei nos dois últimos anos de manhã pela Tucuruvi e Rosas. Acredito que nesse último carnaval nós fizemos um trabalho de uma escola que tem pretensões de longo prazo. Todos os envolvidos foram e fizeram o seu dever. Contudo, o júri talvez pelo horário, estava em uma atenção ruim com o trabalho e a prova é o corte de 100% deles. A escola se prepara para sair de manhã, nós cantores também, porém o julgamento me parece ser cansativo hoje em dia, principalmente para a última. Isso vai também para sonoplastia da emissora parceira da Liga, que equalizou nosso desfile muito mal. Está sem coral, voz solo, poucas cordas. Faltou qualidade, pareceu um trabalho de alguém que estava cansado”, relatou.

O cantor deu o seu palpite sobre como será a definição e, na opinião dele, as seis primeiras escolas vão pegar as melhores posições. “Em particular conto com a intervenção da segurança pública no caso das escolas oriundas de torcidas. Lá em cima nós temos três. Não sei se vão desfilar no sábado, por exemplo. Então acho que pode sobrar uma vaga na penúltima a desfilar ou segunda de algum dos dois dias. Posso estar viajando, mas muitas escolas vão preencher o sábado, que é um dia a mais para preparação. Nem todas pensam dessa forma, mas é o desejo da maioria. Creio eu que lá nas primeiras seis escolas, vão preencherem as seis melhores vagas com um adendo da possibilidade de intervenção da segurança pública, o que já aconteceu em outros carnavais”, comentou

Analisando o seu primeiro ano como intérprete oficial da Rosas de Ouro, ‘Carlão’, como é conhecido no mundo do samba, avaliou como positivo sua estreia e exaltou a ala musical. “Eu não tenho capacidade para fazer uma avaliação do meu trabalho. Como sempre digo, nunca me julguei puxador ou intérprete de escolas de samba. O destino me deu a oportunidade de ter um trabalho digno e todo ano procuro junto com os companheiros de carro de som deixar o meu melhor. Uma estreia é sempre uma expectativa. Tenho plena convicção de que fizemos um trabalho de alta performance. Se não foi melhor que a excelência, foi talvez pela falta de sinergia costumeira nos meus antigos trabalhos. Contudo, tenho para mim que dentro do planejado, nós ensaiamos, executamos, cumprimos o objetivo, mostramos que o tempo e o trabalho bem feito pode trazer muito mais do que fizemos”, finalizou.