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Luto! Morre o jornalista Cláudio Vieira

Faleceu nesta quinta-feira o jornalista Cláudio Vieira, que durante anos trabalhou no jornal O DIA, foi colunista do site CARNAVALESCO e trabalhou na Liesa. Ele lutava contra um câncer. Ao longo de 25 anos, ele foi editor das revistas oficiais da Liesa. A Liga publicou uma nota de pesar pelo falecimento. Veja abaixo.

claudio vieira

“Com profundo pesar, a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro lamenta o falecimento do estimado jornalista Cláudio Vieira. Durante mais de uma década, Cláudio dedicou-se com excelência e comprometimento a comunicação da Liesa, contribuindo de maneira inestimável para o carnaval carioca.

Expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Cláudio Vieira. Descanse em paz!

X-9 Paulistana comemora retorno ao Acesso I e mira volta ao Grupo Especial

A tradicional X-9 Paulistana é bicampeã do Grupo Especial de São Paulo, e viveu um 2024 atípico quando esteve no Grupo de Acesso II, lugar que não frequentava desde os anos 80. Mas com o enredo “Nordestino sim… Nordestinado jamais!” foi campeão do terceiro grupo e voltou ao Acesso I em 2024.

Foto: Felipe Araujo/Divulgação Liga-SP

“A alegria da nossa comunidade de não só ser campeã do Acesso II, mas estar novamente no Acesso I, e começar a fazer um grande trabalho para voltar à elite do carnaval, ao Especial. É nítido ver a diferença da alegria da nossa comunidade do ano passado para esse ano”, disse o intérprete Helber Medeiros.

Em relação ao acesso, Daniel Collete parceiro de Helber e velho conhecido da X-9 Paulistana comemorou bastante: “Para todos, foi de muita alegria!!! Uma situação inusitada para quem é X9, de parar no Acesso ll, que na verdade era o grupo l da Uesp… Foi um baque. Mas o povo se uniu e deu o resultado positivo para todos!”

Seguindo a mesma linha, o presidente Mestre Adamastor reforçou sobre a redenção da comunidade e mira o Grupo Especial: “Eu só tenho que agradecer, porque foi um trabalho muito árduo. A régua do Acesso II cresceu demais. Nós termos conquistado o título é um motivo de muito orgulho. Por incrível que pareça, nós demos 10 passos para trás para dar um passo muito forte para frente. Isso faz com que uma comunidade muito desacreditada, nos dê a possibilidade de disputar o título para subir ao Especial”.

De volta para casa, Collete relembra anos 90 e 2000 da X-9

Com história xisnoveana, Daniel Collete participou de carnavais da X-9 Paulistana fim dos anos 90 e durante o anos 2000 no Grupo Especial. Retornou a agremiação no Grupo de Acesso II, e ajudou na conquista do título. Mas ressaltou que não tem muito o que trazer daqueles carnavais para a atualidade.

“Na verdade, ao passar dos anos o nosso carnaval evoluiu muito. Aquele trabalho que era contando muito com o nome da agremiação, já não existe mais… E a consciência da escola hoje é fazer um carnaval pensando fora do grupo que está, assim como foi neste ano de 2024”.

O experiente intérprete complementou: “A X9 sempre primou por fazer um Carnaval grande e organizado. Isso vem dos antigos gestores que comandavam nos anos 90 e 2000. Claro que hoje é tudo mais disputado, bem parelho… Sempre decidido nos detalhes”.

Seu parceiro, Helber Medeiros, dividiu o microfone com Collete em 2024, e ressaltou sobre o trabalho projetando 2025: “O trabalho está intenso já. Segunda-feira, dia 29, já lançou enredo… Então a escola está empenhada, empolgada em fazer um ótimo carnaval, e vamos fazer um ótimo carnaval. Como costumo falar, vamos fazer um carnaval de Grupo Especial para subir ao Grupo Especial. E a ala musical não para, sempre temos reuniões para definir repertório de ensaio, em ensaios, temos bastante saídas, com essa questão de ser campeã do carnaval, saímos bastante. Terça agora, temos X-9 de Santos, que foi aniversário, vamos participar no dia 18/05 do sorteio, então nosso trabalho está bem intensificado, nossa ala musical vai continuar com a mesma do ano passado. O trabalho foi bem feito, temos uma ala musical, além de entrosada, somos amigos e isso ajuda bastante a concluir o trabalho, e quando chega no meio do ano começa a fazer ensaio em estúdio, para elaborar algumas coisas, provavelmente em julho já temos uma noção de como vai ser. Não sabemos ainda se vai ser um samba encomendado, não sabemos se vai ser disputa de samba-enredo, mas estamos preparados para o que vier e fazer um bom trabalho”.

Como está o projeto para 2025

O mestre Keel contou um pouco sobre o projeto para 2025: “O projeto da escola esse ano já está a todo vapor, praticamente não tivemos férias, o Carnaval começou logo quando 2024 acabou, e acredito que tem que ser assim, já temos enredo, acredito que as outras questões também já estão encaminhadas. E a bateria, já vamos começar a escolinha 2024 nesse mês de maio para formar novos ritmistas e componentes para a X9 e assim fortalecer a nossa base. Para o próximo Carnaval nosso foco segue sendo de sempre fazer o melhor para a escola, fazer uma bateria consistente, uma bateria que faça a escola pulsar e ousar nos pontos chave do samba. Em conjunto com o Mestre Adamastor alinhamos as ideias e o planejamento da bateria para que possamos fazer o melhor pela X9, e irmos em busca do nosso maior objetivo.

A X-9 Paulistana já tem enredo definido para 2025: “Clareou! Um novo dia sempre vai raiar”. É uma inspiração aos versos da música “Clareou” no ritmo do cinquentenário carnaval da escola.

Luiz Antônio Simas: ‘vejo pluralidade e diversidade nos temas afro-brasileiros’

O professor, pesquisador e comentarista de carnaval, Luiz Antônio Simas, defendeu os enredos do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval 2025. Em publicação no X, antigo Twitter, ele citou os enredos afro para os desfiles do ano que vem. Escolas que vão apresentar enredos com temática afro em 25: Viradouro, Imperatriz, Salgueiro, Portela, Mangueira, Beija-Flor, Tuiuti, Unidos da Tijuca e Unidos de Padre Miguel.

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Foto: Alexandre Vidal/Divulgação Rio Carnaval

“Sou absolutamente contra quem aponta uma onda de enredos afros como uniformização, carnaval monotemático ou coisas do tipo. Ao contrário: vejo pluralidade e diversidade nos temas afro-brasileiros.

Laíla, Milton Nascimento, Yá Nassô, Xica Manicongo, a jurema de Reis Malunguinho, os ritos de fechamento de corpos, a cultura bantu, Logunedé e um itan de Oxalá são a mesma coisa onde? Tem muita, mas muita, diferença aí.

Essa crítica me lembra o equívoco dos que veem a África e as culturas dela oriundas como unidade, quando o que há é um mosaico de histórias, personagens, mitos, filosofias, culturas, tecnologias de extrema riqueza e sofisticação.

É ótimo que surjam enredos futuristas, brincalhões, sacanas, inusitados… Ótimo! Mas é fundamental que o Brasil oficial seja escovado a contrapelo. E tem muita, mas muita coisa, pra ser contada, lembrada, festejada, carnavalizada, das culturas não brancas brasileiras.

Dá pra fazer mais 100 anos de enredos diversos, plurais, que bebam em fontes afro-indígenas. E quanto mais eles sejam concebidos, pensados e realizados por artistas e intelectuais afro-indígenas ou comprometidos com as histórias que a História não conta, melhor”.

Unidos da Tijuca mexe na equipe de direção de carnaval e harmonia para o Carnaval 2025

Mudanças na Unidos da Tijuca. A amarelo ouro e azul pavão do Morro do Borel terá para o Carnaval 2025 o retorno de Fernando Costa na Direção de Carnaval da agremiação e a estreia de Allan Guimarães no comando da Direção Geral de Harmonia. Ambos são pratas da casa e já trabalham juntos rumo ao próximo desfile.

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Foto: Geissa Evaristo/Divulgação Unidos da Tijuca

Descendente de portugueses, Fernando Costa está no samba desde os tempos de criança. Fascinado por instrumentos musicais, sobretudo os de percussão, em 1988, começou a frequentar, na companhia de amigos, os ensaios da Unidos da Tijuca. Em pouco tempo, passou a pertencer ativamente à família tijucana, quando, por três anos seguidos, desfilou na bateria, tocando caixa. Dali em diante, estreitou relações com outros segmentos da escola, até que, em 2000, foi convidado pelo presidente Fernando Horta a fazer parte da harmonia da agremiação. Fernando Costa levou a sério a função que assumiria no carnaval carioca, sendo convidado, em 2006, a comandar a Harmonia do Salgueiro, fato que o fez encarar o trabalho no samba como profissão. De volta à Unidos da Tijuca, comandou o Departamento de Harmonia, no Carnaval campeão de 2010, no vice-campeonato de 2011 e no campeonato de 2012, consagrando-se campeão como diretor de carnaval no Carnaval de 2014. A determinação e a dedicação são as principais marcas do seu trabalho em busca de mais um título para escola de samba da comunidade do Borel. Em 2025, Costa passará a se dedicar exclusivamente a direção de carnaval da agremiação.

“É uma ‘nova parceria antiga’. Mais um integrante da harmonia da Unidos da Tijuca passa a alcançar voos mais altos e eu fico muito feliz. Ao lado do Allan já são dez anos de parceria. Falamos a mesma língua e temos certeza de sucesso no trabalho em conjunto”, avisa Costa.

Allan Guimarães é tijucano de coração. Só na harmonia tijucana são 16 carnavais dedicados, dez deles como braço forte do Fernando Costa. O novo diretor nunca desfilou no Grupo Especial em outra escola que não fosse a do Borel. No Grupo de Acesso, reforçou o quesito na Acadêmicos do Cubango e Vizinha Faladeira. O diretor já iniciou o planejamento de equipe e ensaios diversos, bem como analisa as necessidades do quesito para que a Tijuca volte a conquistar as notas máximas no próximo carnaval.

“Esperei muito por esse momento e na hora certa ele chegou. Durante todo esse ano me preparei e agora vou aplicar na prática tudo que aprendi ao lado do Fernando. Costa. O trabalho de base continuará o mesmo, mas mudaremos alguns pontos estratégicos necessários. A total parceria com a direção de carnaval também será fundamental para a excelência do nosso trabalho”, avalia o novo diretor.

A Unidos da Tijuca será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, dia 03 de março de 2025 na Marquês de Sapucaí com o enredo “Logun-Edé santo menino que velho respeita” de autoria e desenvolvimento do carnavalesco Edson Pereira.

Confira a sinopse do enredo da União da Ilha para o Carnaval 2025

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Segundo populares das ruas do Rio:

Ba.der.na.

Substantivo feminino.

  1. Situação em que reina uma alegria ordeira.
  2. Coloquial: alvoroço, anarquia, auê, bafafá, bambochata, bando, banzé, baralhada, berzabum, beberrona, caterva, divertimento, ejó, farra, furdúncio, folia, forrobodó, fubá, fuzarca, gandaia, gritaria, malta, manada, miscelânia, pândega, patuscada, pepineira, trança, rebuliço, rega-bofe, reinação, salseiro, sororó, súcia, turundumdum.
  3. Transcrevo: “Franca Anna Maria Mattea Baderna ou popularmente, Marietta Baderna. Desembarcou no Rio de Janeiro com 55 artistas da Orquestra Lyrica Italiana, sob a regência de um amor que conhecera a bordo: o maestro Gioachino Giannini. Primeira bailarina do Teatro Scala de Milão, aluna do Maestro Carlo Blasis. Sua presença no Rio de Janeiro, em 1849, desencadeou tamanhas demonstrações de entusiasmo que deu origem à palavra como sinônimo de súcia de rapazes e moças.” Pelo jornalista Moacir Werneck de Castro. (Jornal do Brasil, sábado, 11/07/87)
  4. Sinônimo injusto de confusão, quebra-pau, pouca-vergonha, depravação.

[Ilha Encantada]

Um estandarte, escrito BADERNA, prenuncia um sonho de carnaval:

Pena delirante ao descrever um Cenário Tropical. Aporta no coração da Ilha Encantada, o Bergantim Andrea Dorea. Levita com suas asas libertárias, sobre a bruma das Águas da Guanabara. Menina das sapatilhas de ponta, transforme a Avenida em seu eterno palco. Continue a plainar no céu da Cidade Maravilhosa. Se quiser ver o seu nome na minha eterna Ópera/Samba-Enredo. Visão que desperta o aplauso nativista de José de Alencar para o Lago das Fadas, a se apresentar no Teatro São Pedro de Alcântara, a sílfide é recebida com uma chuva de flores tropicais.

 ATENÇÃO, abolicionistas!

Pretos, indígenas. Mestiços – caboclos, cafuzos, mamelucos.

Sobreviventes nativos de Pindorama; Cativos de Passeio; Quituteiras da Praça do Cais; Quitandeiras da Rua do Mercado; Lavadeiras do Carioca; Amas de Leite; Escravizados Fugitivos – Verdadeiros Reis da Orquestra Popular e Rainhas do Corpo de Baile de Maxixes e Lundus. Mãos calejadas que ditam uma Congada de Timboris, Marimbas e Guzungas. Passos que embalam requebrados, meneios, mesuras saltitantes de canto viril. Tablado da liberdade das ruas cariocas calçadas em pedra-sabão.

[Febre Dançante]

O Rio de Janeiro, até então Capital do Império, vive uma Febre Dançante. Baila orquestrado pelo cotidiano de ladainhas e picuinhas daqueles que dizem prezar os “bons costumes”. Mero engano, Cortês! Os folhetinistas dos jornais revelam o cotidiano urbano através de crônicas, notas e charadas infâmias. Os olhares culposos denunciam a fofoca e a maledicência nas coxias dos palacetes – é a fétida elite, os maltrapilhos sociais.

Caixeiros ambulantes liquidam partituras da Biblioteca Musical na Rua dos Ourives.  Elite que encalhou a popularidade de pianos na quebrada Alfândega. Vestes que amarguram a realidade no comércio da Ouvidor. Até o palhaço do Circo Equestre, vejam só, não armou sua lona! Em meio ao surto da febre mmarela: Pasmem! O Rio se agita com o Grande Bailado de Dom Pedro II no Teatro Imperial. O Imperador atravessa o passo e a memória dos artistas da Companhia Lírica, dizimados pela epidemia da Febre Amarela. Se vão italianos, franceses, polacas e quase todos os brasileiros. Sai, da cena da vida, um ilustre sonhador: Antônio Giannini, seu Pai – Principal entusiasta artístico dessa viagem Atlântica.

[Pateada Baderneira]

Maria foi protagonista da greve salarial que agravou a relação dos artistas italianos com o Teatro Imperial. O destino os levaria a um novo palco: o recém-inaugurado Teatro Santa Isabel. Recife respirava os ares da resistência abolicionista. O baile da vida seguiu no ritmar das violas à beira do Rio Capibaribe. Mascarados se misturavam a Odaliscas, espanholas bailavam a cachucha. O palco iluminava a roda aberta, evocava os terreiros. Convite feito em requebrares e dançados com as mãos nas cadeiras. Bastava somente uma perna para que o Lundu d`Amarrua dominasse a cena. A Umbigada provocava a plateia, que em delírio, cobriu o palco com uma enxurrada de aplausos e camélias.

A volta triunfante ao Rio de Janeiro foi coroada por um passeio ao Morro do Corcovado, todos embriagados pelo silêncio da noite. Cerimoniada pela saudade da gente carioca, a batucada embalou as trilhas da Floresta da Tijuca. A visão do alto era a de um Pão de Açúcar dançante (como descrito por Gonçalves Dias) e não revelaria, tão logo, a tragédia que abalaria os sinos de Nossa Senhora do Lampadário. As almas purgantes incendiavam-se junto ao Teatro São Pedro de Alcântara. A Companhia transferiu seus espetáculos para o incipiente Teatro Provisório. Rosina Stoltz – a nova prima-dona da Orquestra – traria, com a sua fama babilônica, ares quentes e libidinosos. Sucesso dantesco, como as chamas que consumiram em poucas horas o maior palco lírico da cidade.

Conduzidos pela batuta do Maestro Gioacchino Giannini nascem a Orquestra e o Teatro Nacional, sob olhar atento do escritor Machado de Assis. Na ópera O Brasil e o Paraguay, Maria encena a vitória dos Zuavos brasileiros e o amor por nossa pátria, ao selar um beijo na bandeira brasileira. Dando lugar ao antigo incendiário São Pedro, o Teatro Lyrico é invadido, em apoteose, por uma juventude romântica e cheia de ideais. Levam às ruas carruagens testemunhas da Marcha das Pateadas. No mesmo palco, dias após, acompanham a assinatura da Lei do Ventre Livre. Uma bilheteria estrondosa alforriou um cativo de dois anos. Caminhos iluminados por lampiões e louros conquistados com a vitória.

E, que viveu para ver a Lei Áurea ser decretada.

 [República dos Badernistas]

ATENÇÃO! Republicanos, Liberalistas e Feministas!

A República Badernista será formada! Conclamo à serenata: Poetas ébrios; Viventes de cafés; Mariposas dos logradouros; Cocotas em uma nova moda – o Can-Can parisiense. Quem sabe, uma volta à Loja do Chá? Ou, que tal um banho de mar à fantasia? De repente, nos porões dos Salões de Baile, perambula a alma fúnebre desses amores platônicos. Faço das “Folias” uma Sociedade Recreativa para uma Baderna Infernal. Guerreiros que defendem os ideais da liberdade em seu nome, na Ala Quilombo das Camélias. Rastro de flores, pétalas de rosas e limões de cheiro. Venham participar desse grande encontro entrudesco! BADERNA – Protagonismo de Rainha desse estandarte. Nome de rua. Quis o destino findar sua ribalta, nos “Enganos de um arlequim”. 

Querida e eterna Maria,

Quimera imortal.

Continue a pairar, sobre nós.

A sua alteza: o povo!

Que agora vibra com os Baderneiros Insulanos de uma outra Ilha Encantada.

A Ilha do Governador.

– BA-DER-NA! BA-DER-NA! BA-DER-NA!

[Carnavalesco] Marcus Ferreira

*Dedico esse enredo às pesquisas de Marília Giannini e ao livro BADERNA – O memoricidio no dicionário, escrito por Paula Giannini e às suas memórias matriarcais emocionantes.

[Texto e Desenvolvimento] Marcus Ferreira e Paula Giannini (tetraneta de Marietta Baderna).

[Pesquisa] Marília Giannini (trineta de Marietta Baderna).

[Revisão Textual] Prof. Henrique Pessoa.

                        

Óperas Líricas citadas: As Folias (1864); As Odaliscas (1851); Enganos de um Arlequim (18xx); Ilha Encantada (1880); O Lago das Fadas (1849);

 

[Glossário Badernista]

Andrea Doria – Veleiro armado tipo Galé, que trouxe a Companhia Lírica Italiana ao Rio de Janeiro;

Biblioteca Musical – Grande depósito de música e instrumentos musicais da Rua da Alfândega;

Cachucha – Dança sapateada de origem espanhola;

Caixeiros – Pretos e mestiços – Vendedores ambulantes para comerciantes;

Circo Equestre – Circo itinerante de Bartholomeu Corrêa, dos tempos do Segundo Império;

Corbélias – Cestos ou ramo de flores tropicais de tipos variados;

Crônicas, Notas e Charadas – O furo dos caguetes do cotidiano das ruas aos Cronistas dos Matinais;

Febre Dançante – Movimento de dança carioca que se associou à epidemia da Febre Amarela;

Lundu d´Amarruá – Dança de pretos e mestiços evocada nas ruas brasileiras – Amarruá, sinônimo da expressão “por baixo dos panos”;

Pateada – Bravo dos pés, aclamação do público;

Prima-dona – Primeira cantora lírica de uma Ópera;

Quilombo das Camélias – Quilombo do bairro do Leblon, Zona Sul carioca;

Rua dos Ourives – Rua de comércio musical na Região Central;

Sílfide – Ser feminino adorado;

Sociedade Recreativa Baderna Infernal – Bloco Recreativo do Recife-Pernambuco;

Timboris, Marimbas, Gazungas – Instrumentos primitivos de percussão;

Zuavos – Soldados pretos brasileiros da Guerra do Paraguai.

Sem mistérios, Tatuapé não esconde preferência por desfilar na sexta-feira

De 2016 para cá, poucas escolas possuem os resultados da Acadêmicos do Tatuapé. Além do bicampeonato de fato e de direito nos anos de 2017 e 2018, foram seis participações no Desfile das Campeãs em oito desfiles. A potência azul e branca da Zona Leste de São Paulo chega para a definição da ordem dos desfiles de 2025 conhecida por toda a cidade e, mais do que isso: sem medo algum de assumir as próprias (e já conhecidas) preferências.

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Foto: Felipe Araújo/Divulgação Liga-SP

Às claras

Erivelto Coelho, um dos quatro presidentes da agremiação (juntamente com Antônio de Castro, Edu Sambista e Eduardo Santos), deixou claro qual será a escolha da azul e branca: “O que eu posso te dizer é o seguinte: a Tatuapé tem preferência para desfilar na sexta-feira. Somos uma escola que está acostumada com tal data, e a gente também tem a preferência de sair ali no meio da noite. Então, como nós somos a terceira escola a escolher o horário, a gente muito provavelmente vai ficar com a sexta-feira e muito provavelmente no meio da noite. Algo muito parecido com os últimos três, quatro carnavais da Tatuapé. Não vai ter muita surpresa, não”, revelou.

Citando o grande ponto fora da curva envolvendo a agremiação nos últimos anos, ele complementou o pensamento: “Nós já estamos acostumados com esse horário, a escola se prepara muito bem, desfila melhor. É uma aposta que a gente tem feito nos últimos anos. É lógico que teve Paraty, que tivemos que ser a segunda escola por conta do regulamento, mas todas as vezes que o Tatuapé pôde escolher o dia (e, principalmente, trocar o horário com alguém), quando não caía uma bolinha que a gente estava esperando, a gente sempre optou por estar ali no meio da noite – que eu acho que é o que a maioria das escolas sempre buscam: ser a terceira, quarta, quinta escola. Acho que são os melhores horários que têm no carnaval”, relembrou.

Aqui, é importante destacar: em 2023 (ano em que a agremiação apresentou o enredo “Tatuapé Canta Paraty! Do caminho do ouro a economia azul. Patrimônio mundial, cultura e biodiversidade. Paraty, cidade criativa da gastronomia”), a escola foi a segunda a desfilar na sexta-feira por força do regulamento, já que em 2022 (com a temática “Preto Velho conta a saga do café num canto de fé”) a instituição ficou na décima segunda colocação por conta de uma punição graças à utilização de um trator para manobrar o carro abre-alas. Caso tal incidente não tivesse acontecido, a azul e branca ficaria na quinta colocação – novamente obtendo classificação para o Desfile das Campeãs.

Novo método aprovado

Também ouvido pela reportagem, Celsinho Mody, já histórico intérprete da Tatuapé, pontuou que, à priori, aprova a mudança no formato para definição da ordem dos desfiles: “Eu gostei bastante. Eu vejo que a Liga das Escolas de Samba de São Paulo está empenhada em apresentar novidades – não só para as escolas, mas para as comunidades, para o desfile de São Paulo. Acredito que é muito importante a gente manter a base do que é bom, mas apresentar novidades. E eu vejo que eles estão se empenhando muito. Essa forma de sorteio vai ser legal para a gente tentar um algo novo, que vai dar muita felicidade para as comunidades”, comemorou.

Por outros motivos, Erivelto também mostrou satisfação com a nova dinâmica: “Gostamos muito. A Tatuapé é uma das escolas que mais lutou para que isso se tornasse realidade. É novo para o carnaval do Brasil e acredito que vai ser algo muito copiado porque é uma forma de você beneficiar as escolas que foram bem colocadas no ano anterior. Até então, não era dessa forma. A escola que fosse vice-campeã ou décima colocada não tinha diferença nenhuma no ano seguinte. Todas iam para o sorteio, todas iam para a bolinha e a sorte é quem se encarregava de deixar uma escola num horário melhor do que a outra. Acho que, com esse formato, como eu já disse, é uma forma de você beneficiar a escola que ficou numa colocação privilegiada, ela poder escolher o dia e o horário que ela entenda que vai ser o melhor pro projeto”, refletiu.

Saudades, Mata de São João!

Tendo como enredo “Uma Joia da Bahia – Símbolo de Preservação! Entre Contos e Tambores, Viva a Mata de São João!”, que versava sobre a cidade da Costa dos Coqueiros, a Tatuapé obteve a terceira colocação em 2024. E o arrebatador desfile foi relembrado por Celsinho: “Nós fizemos um carnaval para ganhar. Fizemos um carnaval com desejo, com afã de ganhar, fazendo o nosso melhor. Não foi possível. Coisas para melhorar nós sempre temos, temos coisas para ajustar. Segundo as notas que os jurados nos deram, dentre as justificativas dos jurados, eles nos colocaram pontos em que nós precisamos melhorar algumas coisas. E vamos melhorar. Foi um carnaval lindo o de 2024. A Tatuapé teve o som mais cantado dos desfiles de 2024. Foi um desfile muito alegre, todo mundo dançou. O Wagner Santos arrebentou com a estética da escola. A comunidade, como sempre, manteve as suas bases de cantar muito bem, desfilar muito bem organizada. E a arquibancada veio muito com a gente nesse carnaval de 2024. Acredito muito que pelo samba e pelo espetáculo que a escola apresentou. Foi um carnaval muito feliz. Todas as catorze escolas são maravilhosas, e a gente ficar em terceiro lugar é uma honra. A gente tem que respeitar quem está na nossa frente, respeitar quem ganhou”, alertou.

Também tocando no respeito por todas as coirmãs, Erivelto foi pela mesma linha do intérprete: “Quanto ao carnaval de 2024, só temos que agradecer a toda a nossa comunidade e todos os nossos setores pelo empenho, pelo grande espetáculo que nós demos lá no Sambódromo. É lógico que todas as escolas querem ganhar o carnaval e fizemos um carnaval para isso, mas não podemos de forma alguma ficarmos tristes com essa terceira colocação: isso vem muito de encontro com o que a gente defende, de sempre fazer um carnaval melhor do que o outro. Se lembrarmos, no carnaval de Paraty, ficamos em quarto, agora em terceiro… isso vem provando que tivemos uma evolução e que estamos muito felizes e ficamos muito felizes com o resultado, porque todos os setores corresponderam, toda a nossa comunidade correspondeu. Foi um grande carnaval! Temos que parabenizar a Mocidade Alegre, que é a grande campeã, bicampeã do Carnaval de São Paulo, e trabalhar muito para que em 2025 consigamos brigar por título novamente. Pode ter certeza que nós vamos fazer isso, porque brigar por título é a nossa obrigação. Se vai ganhar ou não, isso está na mão de jurado. O que compete a gente, nós vamos trabalhar dia e noite para que a gente possa obter os maiores e melhores resultados possíveis para a nossa comunidade”, prometeu.

Justiça na avenida

Já com enredo lançado para o carnaval 2025 (intitulado “Justiça – A Injustiça Num Lugar Qualquer é Uma Ameaça à Justiça em Todo Lugar”), a escola já está dentro do cronograma para, mais uma vez, brilhar na avenida, de acordo com Erivelto: “Quanto ao próximo projeto, para o carnaval 2025, nós lançamos o enredo recentemente, no dia 23 de abril. Estamos finalizando a parte dos desenhos. Acredito que daqui umas duas semanas a gente inicie a confecção dos pilotos, para que a gente possa, como todos os anos, a partir de julho, iniciar toda a parte de reprodução da escola. É um calendário fixo que a escola tem, desde 2014. Está tudo dentro do cronograma, tudo muito bem pensado, tudo muito bem executado – e, para 2025, não vai ser diferente. Já estamos trabalhando e com certeza com muita vontade de ganhar esse campeonato. É um enredo diferente, um enredo que a comunidade abraçou de imediato. Agora, estamos aguardando os sambas-enredos chegarem, para que a gente possa fazer a melhor escolha possível e possamos ter um dos melhores sambas do carnaval, que possa nos impulsionar na busca desse título tão sonhado”, explicou.

Se o intérprete costuma afirmar ao microfone que “hoje é dia de vitória”, Celsinho é pura confiança pensando no desfile de 2025: “A minha expectativa para o carnaval 2025 é que ele seja de muita alegria para a comunidade com esse tema diferenciado: vamos falar da Justiça e das suas formas aplicadas pelo mundo. Vamos trazer bastante cultura aqui, a grande missão do carnaval é levar cultura para o nosso povo brasileiro, para o povo do mundo, e vamos fazer isso mais um ano: um tema cultural, trazendo uma novidade para a nossa comunidade e para o mundo do samba. Aguardem a Acadêmicos do Tatuapé mais um ano brigando pelo campeonato do carnaval e desejando muito essa vitória”, finalizou.

Nasceu! Escola mirim Netinhos do Paraíso do Tuiuti vai estrear no Carnaval 2025

Na última segunda-feira, dia 13 de maio, durante o evento Tutu de Preto Velho, o presidente do Tuiuti, Renato Thor apresentou a escola mirim “Os Netinhos do Paraíso do Tuiuti”. Ela nasceu depois de muitos anos de conversas e estruturação por parte da escola para dar mais protagonismo às crianças da comunidade.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

O presidente falou um pouco sobre a história de como a ideia foi consolidada nos últimos 16 anos: “Isso aqui é um sonho que eu tenho de muitos e muitos e muitos anos, era fazer a escola mirim do Paraíso do Tuiuti. Há dezesseis anos estava conversando eu, o Vitor, o Valdemir que está ali presente, a gente conversando, discutindo, há dezesseis anos já existe esse nome: “Os Netinhos do Tuiuti”. E nada como ser pelo nosso tempo, é pelo tempo de Deus, e todos aqueles que nos protegem, nesse dia 13 de maio nós estamos oficializando a nossa escola mirim, Os Netinhos do Paraíso do Tuiuti”.

Em seguida, Thor anunciou Josyane Almeida como presidente da escola mirim, destacando suas qualidades para presidir Os Netinhos do Tuiuti: “A Josyane nunca mediu esforços, sempre com a gente procurando agir também pelo lado cultural, hoje a Josyane é formada. Tenho muito orgulho dessa menina, eu falo “dessa menina” porque a Josyane tem idade para ser minha filha, e ver ela vindo ali, degrau por degrau. Admiro muito a inteligência dela. Josyane juntou a tua dedicação, o teu amor, o teu carinho e a tua inteligência para que nós pudéssemos chegar a essa escolha para você ser a representante e representar essas crianças do morro do Tuiuti”.

Por fim, o presidente Renato Thor anunciou que em breve a escola mirim terá seus segmentos contemplados e agradeceu a presença da comunidade: “Vamos celebrar nossas crianças, encher elas de palmas nesse dia maravilhoso que nós vamos sentar para ver quem vai ser a rainha, primeira princesa, segunda princesa. E, talvez, dentro da própria ala de passistas adolescentes vamos fazer um concurso, mas, isso daí nós vamos discutir eu, Joseane, que a diretoria ainda vai ser formada. Queria agradecer a todos por estarem aqui neste momento tão marcante junto com a gente”.

Voltar nas Campeãs é a meta que embala Barroca Zona Sul para definição da ordem dos desfiles

A Barroca Zona Sul comemorou seus 50 anos no Sambódromo do Anhembi com um desfile exaltando a própria história. O resultado foi a melhor colocação da Verde e Rosa desde seu retorno ao Grupo Especial, demonstrando solidez na elite da folia paulistana. O nono lugar obtido em 2024 permitirá à escola escolher entre seis opções de desfile disponíveis de acordo com o novo critério de definição da ordem de desfiles válido para o carnaval de 2025, que ocorrerá em evento organizado na Fábrica do Samba pela Liga-SP no próximo sábado, dia 18 de maio.

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Foto: Felipe Araujo/Divulgação Liga-SP

Foco no objetivo de voltar nas campeãs

Ewerton Cebolinha, presidente da Barroca Zona Sul, conversou com o site CARNAVALESCO sobre o que espera para a definição da ordem dos desfiles. “A expectativa é positiva. A gente sabe que dependendo da colocação que você tira, tem a oportunidade de pegar uma bolinha melhor, e algumas escolas tem alguns desejos, mais cedo, mais tarde ou no meio. Depende da característica de cada escola, mas estou bem tranquilo. Acho que qualquer posição que vier aí, a gente está apto para fazer um bom desfile. Eu sou a nona escola a escolher, então a gente tem que aguardar as oito escolas que estão na nossa frente e aí a gente vê o que tem de opção”, declarou.

O presidente fez um balanço sobre o carnaval de 2024. No mês de janeiro, faltando cerca de um mês para os desfiles, o carnaval paulistano perdeu Borjão, presidente de honra da Barroca e pai de Ewerton. A escola aproveitou a oportunidade para inserir no desfile uma justa homenagem e dedicou o desfile ao baluarte. Apesar da apresentação histórica para a Verde e Rosa, Cebolinha acredita que o resultado poderia ter sido melhor.

“Referente ao desfile de 2024, acho que foi o maior desfile da história do Barroca. Eu acho que foi um excelente desfile, assisti de todos os pontos. Um desfile maravilhoso, um desfile emocionante até pela situação que aconteceu com o meu pai. O maior desfile da escola, sem dúvida nenhuma. Só um pouco insatisfeito com a colocação que a gente ficou. Algumas questões que a gente não concorda, que a gente sabe que não errou, mas no carnaval faz parte. Às vezes erra para você, às vezes não erra para você, erra para o amigo, para o companheiro, para a coirmã, então não tem jeito. Achei que a escola poderia ter beliscado umas campeãs. Sendo bem frio, não falando do coração, falando bem a realidade, acho que foi um baita desfile. Nós vamos trabalhar para sempre estar melhorando e sempre melhorar a nossa colocação, se Deus quiser”, avaliou.

A Faculdade do Samba já se prepara para o lançamento de seu enredo, que ocorrerá no dia nove de junho na quadra localizada no bairro do Jabaquara. Ewerton Cebolinha afirma que o objetivo da Barroca é alcançar o grupo das escolas que retornarão para o Desfile das Campeãs.

“A expectativa referente ao carnaval de 2025 é tentar vir entre as campeãs. Buscar um pouquinho mais de agressividade para a gente tentar estar no pelotão das cinco, que é o objetivo da escola. A escola vai trabalhar forte para isso, para poder estar entre as 5, que é o que a gente quer. Hoje eu já posso falar que a escola já está bem estabilizada no Especial, sabendo que é um grupo muito difícil também, são 13 escolas altamente competentes, mas a gente sabendo do nosso potencial, a gente sabe que pode chegar entre as 5. Expectativa muito positiva para esse carnaval”, completou.

Ordem dos desfiles definida de maneira justa

O carnavalesco da Barroca, Pedro Magoo, vê como positiva a mudança de critério para a definição da ordem dos desfiles. “Eu acho que essa é uma forma mais justa. Nada mais justo que, de acordo com a posição do carnaval anterior, a escola faça essa escolha. Eu sou um cara que acredito e gosto muito das novidades, e essa novidade para mim é bem-vinda até por ser uma coisa mais justa e isso dá até uma possibilidade maior das escolas porque elas ficam mais ou menos já na expectativa. ‘Eu acredito que a gente vai ser tal colocação da sexta-feira, vai ser a tal do sábado, tal, não sei o quê’. Você já tem antecipadamente uma noção de como que a sua escola pode desfilar, o horário e tal, então é uma novidade boa para mim”, disse.

Magoo tem consciência de que as opções de escolha da Barroca no dia da definição não serão amplas, mas espera conseguir uma posição melhor de desfile se comparado a 2024, onde a escola foi a segunda a se apresentar na sexta-feira de carnaval.

“Vai ser um pouco mais difícil. Pela colocação da Barroca, tem oito escolas para escolherem na frente, então provavelmente tem alguns horários específicos que essas escolas, na minha opinião, por justiça, vão ter esse privilégio de escolher. Cabe a gente melhorar a posição para o ano que vem e, se manter esse critério, a gente ser uma das primeiras a escolher também. Como a Barroca vai ser a nona, serão poucos horários para serem escolhidos, mas o horário que for escolhido nós vamos para a Avenida. O projeto está bem legal, estou muito otimista e vamos fazer um grande carnaval, você pode ter certeza disso”, afirmou.

O carnavalesco estreou na Barroca em 2024 e fez um balanço positivo de seu primeiro ano. Aproveitou para falar sobre o andamento das preparações para o anúncio do enredo ao projetar o próximo ano da Faculdade do Samba

“O carnaval de 2024 da Barroca foi um carnaval muito bom. Nós fizemos um ano difícil, falar da própria escola é uma coisa complicada. Foi o meu primeiro ano na escola, chegando, não conhecia muito como que era a escola, mas graças a Deus deu tudo certo. Fizemos um carnaval bonito na Avenida, para o pessoal que olhou. Tivemos um avanço na questão estética da escola e a colocação. A gente ficou com aquele gostinho de que os jurados foram um pouco enérgicos em algumas questões, olhando as justificativas e tal. Dava para pegar algumas colocações acima, mas a gente tem a ciência e tem a consciência dos erros que a gente teve e vamos consertar. O projeto 2025 já começou. A gente já tá numa fase de pilotos e já vamos fazer uma festa de lançamento do enredo, mas estamos animados. O pessoal da comunidade tá animado. O trabalho tá bem legal, a gente tá crescendo a equipe de carnaval, qualificando a equipe da Barroca. A nossa expectativa para 2025 é fazer um grande carnaval com a Barroca Zona Sul. e alcançar o sonho de posições bem melhores nesse ano. O trabalho vai ser feito nesse sentido”, concluiu.

Festa de entrega do prêmio S@mba-Net acontece no sábado, na Unidos da Tijuca

No próximo sábado, acontecerá a festa de entrega da 25ª edição do Prêmio S@mba-Net, na quadra da Unidos da Tijuca. A Premiação que ocorre tradicionalmente no terceiro sábado de maio, é encarada pelo mundo do samba como uma espécie de encerramento oficial da folia.

sambanet

O público terá a oportunidade de curtir os melhores momentos do último Carnaval com a participação das escolas premiadas e pode garantir seu ingresso antecipado online, a preços promocionais, através do link https://www.sympla.com.br/premio-smba-net-2024__2423794

A vigésima-quinta edição do Prêmio, criado em 1999 por um grupo de apaixonados pela folia, será repleta de emoção e muito samba e sempre reúne sambistas de todos os lugares. Na ocasião estaremos arrecadando garrafas de água, roupas, cobertores, produtos de limpeza e ração para doar às vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul.

A apresentação da festa ficará a cargo de Milton Cunha, Eugenio Leal e Marcelo Pacífico, que terão a missão de conduzir esse grande encontro de foliões. As escolas premiadas se apresentarão sob o comando das Baterias de Mestre Casagrande (Unidos da Tijuca) e Mestre Chuvisco (Estácio de Sá). Os portões serão abertos às 22h e também haverá venda de ingressos no dia, na bilheteria da quadra da Unidos da Tijuca.

Serviço:
25ª Festa de Entrega do Prêmio S@mba-Net
Data: Sábado (18 de maio)
Horário: Abertura dos portões 22h
Local: Quadra da Unidos da Tijuca
Endereço: Av. Francisco Bicalho, 47 – Santo Cristo
Ingresso: Antecipado, com desconto promocional, através do site https://www.sympla.com.br/premio-smba-net-2024__2423794

Confira a relação dos premiados do Carnaval 2024:
GRUPO ESPECIAL
Melhor Escola: Unidos do Viradouro
Melhor Bateria: Unidos da Tijuca
Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Claudinho e Selminha Sorriso (Beija-Flor de Nilópolis)
Melhor Comissão de Frente: Acadêmicos do Grande Rio
Melhor Samba-Enredo: Imperatriz Leopoldinense
Melhor Puxador: Pitty de Menezes (Imperatriz Leopoldinense)
Melhor Enredo: Portela
Mais Elegante Galeria de Velha-Guarda: Unidos de Vila Isabel
Melhor Ala de Baianas: Imperatriz Leopoldinense
Melhor Conjunto de Passistas: Mocidade Independente de Padre Miguel
Melhor Destaque de Luxo: Simara Sukarno (Acadêmicos do Salgueiro – 2ª Alegoria)

SÉRIE OURO
Melhor Escola: Unidos de Padre Miguel
Melhor Bateria: Estácio de Sá
Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Emanuel Lima e Thainara Mathias (Unidos da Ponte)
Melhor Comissão de Frente: União de Maricá
Melhor Samba-Enredo: Estácio de Sá
Melhor Puxador: Tem-Tem Jr. (Império Serrano)
Melhor Enredo: Arranco
Melhor Conjunto Plástico-Visual: União de Maricá
Mais Elegante Galeria de Velha-Guarda: Estácio de Sá
Melhor Ala de Baianas: Unidos de Padre Miguel
Melhor Conjunto de Passistas: Unidos de Padre Miguel
Melhor Destaque de Luxo: Marcos Lerroy (Inocentes de Belford Roxo – Carro Abre-Alas)

PRÊMIOS ESPECIAIS
Revelação: Nicolas Gonçalves (Carnavalesco do Arranco)
Cobertura Band Folia do carnaval da Série Ouro

Banda Um Amô leva o ritmo do Carnaval ao evento Samba Com Vida, em Portugal

A Banda Um Amô, composta por quatro mulheres pretas, ritmistas e multi-instrumentistas do samba, participou de um evento inédito em Estarreja, Portugal. Entre os dias 10 a 12 de maio, o quarteto se apresentou no Festival Samba Com Vida, levando o ritmo contagiante do Carnaval para o público português. Além do show, a Banda Um Amô também realizou o Workshop Ritmo Por Elas, um projeto que tem inspirado e empoderado centenas de ritmistas. Mais de 50 mulheres participaram desta edição. Essa oficina de percussão é voltada exclusivamente para mulheres e busca quebrar paradigmas, mostrando que as mulheres podem ocupar qualquer espaço no mundo da música.

amo portugal
Foto: Divulgação

O Workshop Ritmo Por Elas já passou por vários estados brasileiros, levando os diversos ritmos do Carnaval para mulheres interessadas em explorar seu talento na percussão. Agora, pela segunda vez na Europa, a Banda Um Amô trouxe essa experiência para o Festival Samba Com Vida, que já se tornou uma tradição na cidade de Estarreja.

Mariana Braga, vocalista da banda, ressaltou a importância da representatividade feminina no samba: “Nossa participação no Samba Com Vida foi uma experiência imperdível para os amantes da música brasileira e para todas as mulheres que desejam se inspirar e se empoderar através do ritmo contagiante do samba. Queremos mostrar que as mulheres também têm seu lugar nessa história.”

A Banda Um Amô possui um estilo único, chamado de Pop Samba, e levou alegria, interatividade e energia em suas apresentações. Além dos shows, elas realizam o Workshop Ritmo Por Elas, que tem se destacado como uma forma de incentivar e capacitar mulheres na percussão.

10 ANOS

A Banda está prestes a comemorar uma década de sucesso e música. Para marcar essa importante conquista, o quarteto está preparando um show especial, que será realizado no Canto do Rio em Niterói. Será uma noite inesquecível, com um repertório preparado exclusivamente aos fãs com músicas que embalaram essa primeira década.

Para mais informações sobre a Banda Um Amô e suas próximas apresentações, acesse o Instagram da banda: @bandaumamo. Não perca a oportunidade de reviver o ritmo contagiante do samba e se inspirar com a força e talento dessas quatro mulheres incríveis.