A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo anuncia a abertura do procedimento de chamamento público para a seleção de jurados que irão compor a Comissão Julgadora do Carnaval 2025. As inscrições estarão abertas até às 23h59min do dia 30 de junho de 2024 e poderão ser realizadas através do link https://forms.gle/tBMGabU7cXcQSC5e8, disponível no site oficial da Liga-SP e em suas redes sociais.
Foto: Felipe Araújo/Divulgação Liga-SP
1. Disposições Preliminares
O edital conta com três anexos que fazem parte integrante do processo de seleção:
• Anexo I: Ficha de inscrição virtual
• Anexo II: Modelo de declaração de não impedimento e parentesco
• Anexo III: Calendário
2. Objeto
Este edital visa a seleção da Comissão Julgadora para o Carnaval Paulistano 2025, composta por 45 jurados (pessoas físicas) que irão avaliar nove quesitos. Cada quesito terá cinco jurados, sendo quatro oficiais e um suplente. Os jurados atuarão nos desfiles carnavalescos nos dias 22 de fevereiro, 28 de fevereiro, 1º de março e 2 de março de 2025.
3. Condições de Participação
Para participar do processo de seleção, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
• Ser pessoa física com no mínimo 18 anos de idade;
• Ter residência fixa no estado de São Paulo;
• Possuir conhecimento na área correspondente ao quesito para o qual está se candidatando;
• Ter disponibilidade de até 32 horas para participar de treinamento obrigatório (não remunerado).
Para saber mais sobre o edital, clique aqui.
Com este processo, a Liga-SP pretende inovar e reforçar seu comprometimento com as mudanças rumo ao Carnaval SP 2025, garantindo maior transparência, diversidade e qualidade na avaliação dos desfiles.
Após quatro anos consecutivos no carro de som do Vai-Vai, enfim a “Escola do Povo” encontrou o seu cantor. Antes de Luiz Felipe, havia trocas constantes de intérpretes, mas desde o Carnaval 2020 os alvinegros da Bela Vista têm a sua voz oficial e é uma prata da casa. Luiz Felipe está no carro de som desde 2016 e trabalhava como apoio. Ainda antes, foi ritmista da “Pegada de Macaco”. A identificação do cantor com a agremiação é enorme. O mais importante é que a comunidade entendeu e tem um carinho muito grande por ele. O ‘plus’ foi os 40 pontos do quesito samba-enredo, onde sem dúvidas o carro de som tem parte fundamental. Sendo assim, a diretoria do Vai-Vai optou por renovar com o intérprete e ele irá comandar a ala musical alvinegra pelo quinto ano consecutivo. O CARNAVALESCO ouviu Luiz e ele falou sobre as expectativas para o próximo desfile e a gratidão que tem pela escola.
Foto: Fábio Martins/CARNAVALESCO
Emoção de cantar com seu povo
Antes de ser profissional, Luiz Felipe é um apaixonado pela Saracura. O intérprete falou sobre a emoção de cantar pelo quinto ano consecutivo na escola do seu coração. “É muito emocionante! A cada ano parece o primeiro. Uma honra cantar em casa com o seu povo. É muito bom. Ainda não tenho a dimensão disso, mas procuro não ter para me manter o mais tranquilo possível. Mas é muito emocionante estar cinco anos cantando como intérprete no Bixiga”, disse.
Forte trabalho para garantir 40 pontos
O Vai-Vai foi uma das escolas que conseguiu gabaritar o quesito samba-enredo na apuração. O cantor contou dos ensaios que realiza com sua ala musical e dividiu os méritos com outros segmentos. Luiz explanou a carga horário que teve durante os dois últimos carnavais. “Eu acho que se eu falasse que eu queria, até tiraria o mérito da musicalidade. Todo mundo trabalha bastante. É trabalho, é direção musical, é harmonia da escola… É eu com canto, minha ala musical com canto. É muito trabalho. Todas as alas musicais merecem 40, mas infelizmente algumas perdem ponto e nós tivemos o 40, graças a Deus. Eu tenho mania de contar tudo que eu faço. Shows, apresentações, ensaios de quadra, ensaios de rua, ensaios de estúdio e vai mais de 42 ou 43. Ano passado, no geral, os ensaios de rua, de quadra e de estúdio foram 39”, declarou.
Em 2025, a agremiação escolheu fechar o carnaval paulistano. Sendo assim, Luiz Felipe logo lembrou do fantástico desfile de 2011, que entrou para a história em todos os sentidos. Naquela oportunidade, a “Escola do Povo” foi a sexta a desfilar, já ao amanhecer. Também opinou sobre a figura importante do homenageado Zé Celso, que foi um apaixonado pelo Vai-Vai enquanto esteve em vida. “O Zé Celso é uma figura importante da Bela Vista e agora é só unirmos o útil ao agradável. Já era um desejo dele em ser enredo do Vai-Vai. Infelizmente, houve aquela fatalidade, mas agora sim ele será o nosso tema. É uma emoção. A gente vai pegando a emoção do povo, do público. Eu estou esperando muito uma coisa semelhante ao maestro em 2011, até pelo horário. Eu quero muito uma coisa nesse sentido de emoção”, completou.
No sábado, Niterói será palco de um evento especial: a feijoada de lançamento da nova escola de samba da cidade, a GRECES Acadêmicos da Ponta da Areia. Conhecida carinhosamente como a caçulinha de Niterói, a escola promoverá uma tarde de celebração, samba e tradição, a partir das 14h, na Praça Doutor Vitorino, Ponta da Areia.
O evento promete atrair sambistas, personalidades e entusiastas do carnaval para uma ocasião única. Uma das principais atrações será o concurso para a escolha da rainha de bateria da escola, um título cobiçado que vem acompanhado de uma premiação de R$ 1.000,00. As candidatas desfilarão seu talento e carisma, competindo pela honra de liderar os ritmistas no próximo carnaval.
Além do concurso, a feijoada de lançamento contará com a apresentação oficial do elenco que representará a GRECES Acadêmicos da Ponta da Areia no carnaval de 2025. O público presente poderá conhecer de perto os novos integrantes, incluindo o mestre-sala, a porta-bandeira, os passistas e, claro, os ritmistas que compõem a bateria. Fundada há apenas três meses, a caçulinha de Niterói já demonstra um grande potencial e promete trazer inovação e energia ao cenário do samba da cidade. Com uma equipe dedicada, a nova escola está pronta para fazer história no Carnaval de 2025. O presidente da agremiação, Gustavo Soares, expressou seu entusiasmo e confiança no futuro da escola.
“Estou muito feliz com o que estamos construindo. Em tão pouco tempo, já conseguimos reunir um time talentoso e comprometido. Espero que nossa escola traga não apenas inovação e energia, mas também uma nova perspectiva para o Carnaval de Niterói. Queremos encantar o público com desfiles inesquecíveis e fazer nossa marca na história do samba”.
Um dos pontos altos do evento será a apresentação da equipe para o Carnaval 2025. A expectativa é grande, pois a escola promete revelar nomes de peso no carnaval do Rio de Janeiro. “Posso adiantar que são figuras renomadas e muito respeitadas no meio carnavalesco carioca”, revelou Gustavo Soares, alimentando ainda mais a curiosidade.
A entrada para a feijoada é franca, e o prato da feijoada custará 20 reais. Será uma tarde especial, e onde os presentes poderão desfrutar de um dos pratos mais tradicionais do Brasil enquanto se divertem com as atrações musicais e culturais.
Serviço:
Evento: Feijoada de Lançamento da GRECES Acadêmicos da Ponta da Areia
Data: 22 de junho
Horário: A partir das 14 horas
Local: Praça Doutor Vitorino, Ponta da Areia, Niterói
Atrações: Concurso Rainha de Bateria, Apresentação do Elenco Carnaval 2025
Premiação: R$ 1.000,00 para a Rainha de Bateria
Entrada: Franca Prato da Feijoada: R$ 20
O deputado federal Washington Quaquá (PT) esteve na sede da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), na tarde desta quinta-feira, para participar de um encontro com o presidente Gabriel David. Em publicação nas redes sociais, o político falou que “propôs uma parceria mais potente entre Maricá e a Liesa na promoção do carnaval e das escolas de samba”. Veja abaixo.
Foto: Reprodução/Instagram
“Estive, hoje, como deputado federal e presidente da frente parlamentar do samba e do carnaval, com @gabriod e sua diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba, com minha esposa Gabi e com o patrono da @liesa_rj e da Beija-Flor, Anízio Abraão David. Discutindo a importância do Carnaval Carioca, das escolas de samba e do desfile da Sapucaí.
Falamos da importância do apoio do governo federal para esse que é o maior espetáculo da terra e aproveitei para propor, em nome do prefeito @fabianohorta_oficial, uma parceria mais potente entre Maricá e a LIESA na promoção do carnaval e das escolas de samba. 🥁🥁
Nosso projeto é mundializar o nome de Maricá e tornar nossa cidade umas das principais cidades turísticas do mundo. Investir e colocar nossa imagem no carnaval e no samba do Rio de Janeiro ajuda a promover Maricá no mundo, gerando investimentos, desenvolvimento do turismo, o que gera, consequentemente, geração de empregos na cidade!”
No sopro mágico de sua voz, Quinho fez brotar um universo de encanto, onde o Carnaval transcende o simples evento festivo, tornando-se uma verdadeira celebração da alma. Desde os primeiros acordes na Boi da Ilha, ele entrelaçou sua essência com a pulsante batida do samba, mergulhando nas profundezas da cultura carnavalesca que permeia cada esquina do Rio de Janeiro. Apaixonado torcedor do Botafogo, ele trazia em seu coração a força e a paixão do glorioso alvinegro, e era guiado espiritualmente por sua fiel escudeira, Maria Arrepiada, que abençoava suas jornadas com inspiração e proteção.
Na intimidade das quadras, entre o suor dos passistas e o eco dos tamborins, Melquisedeque encontrou sua vocação, transformando-se em um verdadeiro artesão das emoções. Cada nota era como uma pincelada de cores vivas em uma tela em branco, cada palavra um convite para dançar nas margens do êxtase, onde o corpo se liberta e a alma se eleva, AI QUE LINDO, QUE LINDO!
Na União da Ilha, sua arte ganhou asas, expandindo-se como um fogos de artifício em meio à noite estrelada. PIMBA PIMBA! Foi ali que ele experimentou a “Festa Profana”, um espetáculo de luz e sombras, onde o Rei de um reino imaginário convocou seus súditos para a folia, pois no mundo de Quinho, a regra é ser feliz, é se entregar à esperança que brilha como estrelas cadentes no céu.
Em São Paulo, entre os arranha-céus que rivalizam com as nuvens, ele desfilou seu talento na Rosas de Ouro, na Vila Maria e na Peruche, e foi na Unidos do Morros, que sua voz ecoou como um trovão, sacudindo os alicerces da cidade e despertando a paixão dos foliões. FUTUCA FUTUCA! Entre serpentinas e confetes, ele se tornou o maestro de uma sinfonia urbana, onde o caos se transforma em harmonia e a diversidade é celebrada como a maior das riquezas.
Mas foi no Salgueiro que sua arte como puxador, sim! PUXADOR, foi nessa escola de samba que não é melhor nem pior, mas apenas diferente que Quinho alcançou o ápice da grandiosidade, onde os deuses do samba sorriram para ele e o conduziram ao panteão dos imortais. ARREPIA SALGUEIRO! Ali, ele viu o Ita sair do norte e descer até o Rio de Janeiro, onde o tambor ecoou como o coração pulsante do salgueirense mais feliz, despertando a maior alegria na passarela do samba. Foi ali, diante dos olhos do mundo, que o universo testemunhou o Salgueiro triunfar, consagrando Quinho como o regente supremo de um espetáculo de proporções sem igual.
E assim, entre o brilho das fantasias e o toque das baterias, Quinho criou um mundo onde não há espaço para tristeza, apenas para alegria e empolgação. Onde cada batida é uma celebração, e cada passo é contagiante, na eterna festa que é o carnaval. A partir do universo carnavalesco de Quinho, a Boi da Ilha convida a todos para mergulharem nesse mar de felicidade. E lembra que o carnaval é mais do que uma festa: é uma explosão de vida, um momento para esquecer as preocupações e celebrar a alegria de viver. Que as tristezas fiquem de lado, que as preocupações se dissipem no ar, porque no carnaval do Quinho, o importante é ser feliz. EXPLODE CORAÇÃO!
Carnavalesco: Fran Sérgio
Enredista: Fábio Valentim
A Acadêmicos da Abolição tem uma nova voz oficial para o Carnaval 2025! Emerson Dias é o intérprete oficial da escola.
Foto: Divulgação
Emerson começou cedo no mundo do samba. Sua carreira teve início como cantor de apoio e já atuou por diversas escolas de samba. Como intérprete oficial defendeu as cores da Grande Rio e do Salgueiro.
Atualmente, ele se divide entre a Mocidade Unida da Mooca, X9 de Santos, Andaraí, Cova da Onça e Botafogo Samba Clube. Na Abolição vai fazer dupla com Digão Audaz e os dois juntos formam a dupla de cantores da escola.
Morador da região, Emerson Dias fará sua estreia cantando já no próximo domingo, na Feijoada da Abolição, que começa a partir das 13h.
As eliminatórias para a escolha do samba-enredo do Carnaval 2025 da Em Cima da Hora terão início no domingo, às 18h. O evento acontecerá na quadra em Cavalcanti, localizada na Rua Zeferino da Costa, 556. A ordem de apresentação dos sambas será revelada no dia da disputa.
A intérprete Grazzi Brasil ainda não era nascida quando o disco “A arte negra de Wilson Moreira e Nei Lopes” foi lançado em 1980. Mais tarde, o álbum se transformou em uma referência do samba e da cultura africana no país. Mas a conexão ancestral com todos os músicos pretos do passado resultou no novo trabalho de Grazzi Brasil, “A arte preta de Robson Batuta e Leàndro Máttos”, que foi lançado em maio. O público poderá prestigiar o trabalho inspirado no álbum oitentista em dois shows confirmados para o mês de julho.
Foto: Fábio Martins/CARNAVALESCO
No disco, Grazzi Brasil trabalha seis faixas com composições de Batuta e de Máttos, que já foram parceiros da intérprete em outros projetos. A parceria do samba gerou ainda mais frutos, com canções que trazem o melhor do gênero no cenário do mundo atual. Se no álbum original, de 1980, os sambistas mostravam suas inspirações no samba de terreiro e do partido-alto, no disco de Grazzi Brasil, as composições trazem elementos das religiões afro e de empoderamento do negro da atual década.
O novo disco, que é o terceiro da carreira de Grazzi Brasil, está em todas as plataformas digitais. O lançamento foi no dia 17 de maio, junto com a primeira exibição do clipe da música “Reis e Rainhas”. Um novo clipe da faixa “Macumbeira” está saindo do forno. O público pode conferir ainda as outras músicas do novo EP, que são: “Dos anjos”, “Diz adeus coração”, “Meu canto mata um” e “Eu amo esse lugar”.
O disco é apoiado pelo ProAC de São Paulo e leva o selo da Londu Music. “Dos Anjos” faz uma homenagem a Zé Pilintra, que faz parte da tradição religiosa africana. Já o samba “Diz adeus coração” mostra a importância do deixar ir como uma forma de também demonstrar amor.
“Reis e Rainhas” é a música de trabalho do disco. “Ela traz uma narrativa de edificação e empoderamento do povo afro brasileiro através dos grandes heróis negros da história que se tornaram arquétipos poderosos de inspiração e transformação da consciência”, afirma Leàndro Máttos.
O resultado pode ser conferido no show de lançamento do disco. Ele será dia 6 de julho, às 19 horas, na Vila Itororó, espaço cultural de São Paulo. Um segundo show também está confirmado na grade de programação do Festival de Inverno de Paranapiacaba. Ele será dia 21 de julho, às 16 horas.
Dançando juntos há dez anos, Sidclei e Marcella, casal de mestre-sala e porta-bandeira do Salgueiro, conversaram com o CARNAVALESCO durante a apresentação da sinopse do enredo da escola. Sidclei foi um dos destaques da performance realizada. Durante a entrevista, o casal comentou sobre o último carnaval, a questão do julgamento e a preparação já iniciada para 2025.
Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO
Sidclei começou com o balanço do último carnaval, já de olho no próximo ano: “Foi satisfatório. Só não foi maravilhoso porque o Salgueiro não foi campeão do carnaval. Mas, todos os segmentos estão de parabéns, que o Salgueiro todos os anos ele vai em busca do título. Infelizmente, não veio, mas a gente espera que em 2025 a gente consiga esse título e com 40 pontos”.
Marcella comentou sobre a satisfação com o trabalho apresentado no último carnaval junto de Sidclei e como ambos conseguiram executar o que tinham planejado, na avenida: “Eu e o Sidclei somos duas pessoas muito exigentes, a gente sempre acha que no ano seguinte a gente pode fazer melhor. A gente ficou muito satisfeito que tudo que a gente se propôs em termos de ensaio, de organização, de apresentação, a gente conseguiu colocar em prática com bastante segurança, com bastante vigor. Conseguimos demonstrar tudo o que a gente se propôs a fazer, mas a gente, sem dúvida, não está sossegado, porque a gente quer superar a apresentação de 2024 no Carnaval de 2025. A gente vai trabalhar dobrado”.
A porta-bandeira continuou, falando então sobre a rotina de ensaios do casal para se preparar para o carnaval, e que já estão conversando sobre o papel deles dentro do enredo com o carnavalesco Jorge Silveira: “A gente faz o trabalho bem dividido em etapas, trabalhando a gente já está. Estudando as possibilidades, conversando com o Jorge, conversando com o Pinna. A gente já está começando a entender um pouco do que pode ser o nosso papel dentro do enredo e, diante disso, pesquisando muita coisa sobre propriamente o enredo do Salgueiro e o setor que a gente vem. Então, agora sim, com a leitura da sinopse divulgada para todo mundo a gente deu o nosso pontapé inicial”.
Concordando com Marcella, Sidclei comentou de como a preparação deles envolve anos anteriores e as justificativas: “Faço das minhas palavras a palavra da Marcella. O que a Marcella falou tem sentido, acho que somos muito exigentes em relação a performance do ano que vai vir. A gente estuda os outros anos anteriores, até porque, independentes da gente ter um resultado satisfatório ou não, a gente vê a justificativa de todos os casais, não só do Especial, mas do Acesso, até para gente não cometer o erro, porque todos nós somos seres humanos, somos passíveis de erro, mas a gente busca muito a excelência. Acho que todos os casais entram ali com 40 pontos e você acaba perdendo ali na pista, então a gente tenta executar tudo que foi programado para fazer na avenida, porque é um momento único”.
Por fim, Sidclei falou sobre a questão dos jurados em relação aos pedidos de uma dança mais tradicional no quesito, com a concordância de Marcella: “Isso varia do gosto do julgador. Eu acho que cada julgador tem uma visão diferente de cada um deles. Teve casais que foram despontuados que foram 40 pontos nos anos anteriores. A gente não tem que dar tanta opinião, é fazer o nosso, ler a justificativa, claro, e fazer a dança tradicional que todos os casais sabem dançar. Todos os casais que estão hoje no Grupo Especial e no acesso, desde pequeno, sabem qual é o manual do julgador. Isso parte da cabeça do julgador. A gente fala sempre que é um dos quesitos mais subjetivos, que cada um tem um gosto. Infelizmente existem casais que são penalizados, casais que não são penalizados, mas isso faz parte do julgamento”.
O Acadêmicos do Tatuapé vem brigando pelo título todo ano. Em 2023 ficou na quarta colocação e no último carnaval, ocupou a terceira posição da tabela. É uma escola que sabe estudar os critérios de julgamento e aplicar na pista, para assim, conquistar os objetivos de lutar pelo campeonato. A agremiação investe em muitos quesitos importantes, sendo o casal Diego e Jussara que há muitos anos garantem nota máxima, o renomado intérprete Celsinho, o experiente carnavalesco Wagner Santos, que foi campeão com a escola em 2018 e que permanece até hoje, além de outros quesitos que fazem do Tatuapé uma potência.
Foto: Felipe Araújo/Divulgação Liga-SP
No último carnaval, a escola foi a única que gabaritou o quesito Alegorias. Um dos presidentes da entidade, Eduardo Santos conversou com o CARNAVALESCO e exaltou o trabalho de Wagner, falou sobre o enredo para 2025 e deu fortes opiniões referente às mudanças do corpo de jurados para o próximo ano.
Justiça é o que move a Zona Leste em 2025
O tema para 2025 tem como título “Justiça – “A Injustiça Num Lugar Qualquer É Uma Ameaça À Justiça Em Todo Lugar”. É uma frase de Martin Luther King que deu inspiração ao nome do enredo. Como bem diz o título, a agremiação da Zona Leste irá falar sobre justiça e irá dar ênfase em todos os tipos de luta que aconteceu na humanidade. O presidente Eduardo, diz que o enredo é autoral e estava engavetado. “Na verdade, a gente negociou até o final, bem próximo do dia 23 de abril, que é a data por tradição em que a gente apresenta o enredo. Esse era um enredo autoral que a gente tinha, independente de negociação alguma ou de patrocínio algum. Nós gostaríamos muito de ter uma oportunidade para poder fazer. A oportunidade pintou esse ano e então vamos lá, inspirados em Martin Luther King. A frase dele é que comanda. Toda a nossa proposta, nós vamos tentar contar essa história da melhor maneira possível, lá desde o caos, desde a ausência da lei, até os dias de hoje, contra todas essas barbaridades que acontecem. O preconceito existente com as mulheres, pretos, pobres, homossexuais, indígenas… Tudo isso emendando, complementando a história da justiça, como tudo começou. Não só do ponto de vista jurídico, mas do ponto de vista também religioso, da justiça divina, os dez mandamentos. Tudo isso está lá dentro, tudo isso vai fazer parte do nosso projeto e espero que a justiça seja feita, se Deus quiser”, contou.
Trabalho ‘fantástico’ das alegorias
Como citado, o carnavalesco Wagner Santos está no Tatuapé desde 2018, quando se sagrou campeão. Desde então, o artista e toda escola teve problema com o quesito Alegorias. O exemplo mais clássico é no Carnaval 2020, onde a agremiação liderou sete quesitos na apuração, até chegar o momento da leitura do conjunto alegórico. Entretanto, para 2024, isso mudou. Foram os únicos a gabaritar o quesito, conquistando a polêmica ‘excelência’. O gestor enalteceu o artista e todo o barracão. “Foi fantástico. Além de muito bonito, um trabalho que tinha um sentido muito grande. Propostas muito claras. Como a gente ia abordar cada um dos carros, o que cada um representava e o que cada um contava. O Wagner foi muito feliz na criação, a nossa equipe de barracão foi muito feliz na confecção e tudo acabou dando certo. Graças a Deus nós conseguimos as quatro notas 10, contando pela primeira vez com aquele um décimo de bônus, que era o jurado considerar excelente o conjunto das alegorias que a gente estava apresentando. Então, isso foi muito legal. Foi um orgulho muito bom, muito grande para nós. É fruto do nosso trabalho. Acho que a justiça foi feita, graças a Deus”, disse.
Reuniões constantes na Liga-SP estão acontecendo em busca de um julgamento que agrade a todos. Na virada do Carnaval 2023 para 2024, a maioria dos quesitos foram totalmente reformulados. Porém, houve bastante polêmica e outras escolas ficaram insatisfeitas com as notas dadas. Sendo assim, todo o corpo de jurados foi mudado, mas o mandatário saiu em defesa deles e declarou que as escolas erram mais que os julgadores. “Todo ano isso acontece (reuniões). Essa é uma constante e eu tenho absoluta certeza de que não irá parar nunca. Sempre haverá um questionamento, sempre haverá algo a melhorar. Graças a Deus o Carnaval é uma ciência humana e está sempre em transformação, em cada desfile tem uma história e cada história tem a sua repercussão, tem as suas consequências e discussões acabam sendo geradas. É claro que você tem um grupo de escolas descontentes, que é sempre maior do que as contentes. Acaba acontecendo sempre o questionamento. É da regra, do jogo e a gente sabe que o jurado vai errar. A gente precisa respeitar isso. As escolas erram mais do que os jurados e nenhuma escola é expulsa do carnaval porque errou”, afirmou.
Contra a decisão final da Liga-SP
Com fortes opiniões, Eduardo Santos ainda continuou a defender o júri, dizendo que são seres-humanos e não há faculdade para que aprendam a julgar carnaval. Se errou, precisa avaliar o erro, desde que não haja deslealdade. “A gente procura saber onde foi o erro para corrigir. A avaliação do Tatuapé é que essa mesma dinâmica deveria ser adotada com os julgadores. Se eles erraram, precisa ser reciclado, corrigido e entender o erro para não acontecer mais. Se ele foi de alguma forma desleal, aí não tem porque ele continuar. Eles são seres humanos como nós. O Tatuapé sempre se posicionou dessa forma, os jurados têm essa capacidade técnica, só que não existe nenhuma faculdade que forme julgadores de carnaval. O que a gente faz é pegar pessoas capacitadas de fazer um julgamento de determinado quesito e ele vai fazer. Só que ele vai aprender a julgar, julgando. Não existe outra possibilidade. A pessoa se forma em maestro, mas não existe uma matéria onde se aprende a julgar samba-enredo, harmonia, bateria… Isso ele vai aprender fazendo. Vamos dar condições. Infelizmente ou felizmente já há uma decisão que todos serão trocados e Deus queira que eles façam o melhor trabalho possível e que ganhe sempre a escola que fez a melhor apresentação segundo os critérios de avaliação. Não pode entrar a torcida e o amor”, declarou.