O site CARNAVALESCO, a convite do projeto Carnaval Experience, teve a oportunidade de conhecer de perto esse programa de turismo que foi criado para apresentar ao público o universo das escolas de samba do Rio de Janeiro. O diretor de produção, Akiva Potasman, detalhou como o projeto nasceu e sua importância para a ONG Pimpolhos da Grande Rio e para a comunidade. Ele explicou que a ideia surgiu da necessidade de arrecadar recursos para a agremiação mirim. Informações: [email protected] ou (21) 96765-9549.
Fotos: Maria Clara Marcelo/CARNAVALESCO
“O projeto do Carnaval Experience começou com a ideia de trazer recursos para a nossa ONG, para a escola de samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio. A gente começou pensando o que a gente tem que a gente poderia vender, oferecer para as outras pessoas e, com esse recurso, ajudar a nossa escola mirim. E foi exatamente aqui na visita no barracão da Grande Rio, nossa escola mãe, e começamos assim, começamos a oferecer para turistas, para empresas, para vir aqui, para conhecer os bastidores do carnaval e fazer essa troca cultural com pessoas de fora. E, com isso, realmente ter o dinheiro para ajudar a nossa escola, que hoje em dia é 85% patrocinado pelo Carnaval Experience”, detalhou Akiva.
O programa de turismo une o pilar de sustentabilidade socioeconômica da Pimpolhos da Grande Rio e garante a continuidade de projetos socioculturais, atendendo à necessidade de garantir recursos e apoio para as atividades desenvolvidas pela ONG. Assim, o Carnaval Experience não só divulga a cultura e a história do carnaval, mas também ajuda o desenvolvimento e a manutenção de iniciativas sociais que beneficiam a comunidade.
O passeio oferecido proporciona uma experiência nos bastidores dos preparativos para o desfile das escolas de samba. Durante a visita, os participantes têm a oportunidade de explorar a Cidade do Samba, onde podem observar de perto o processo de produção dos carros alegóricos e fantasias. Os visitantes também são introduzidos a história do carnaval, aprendendo sobre a evolução dessa importante manifestação cultural ao longo dos anos.
A visita inclui um workshop com uma passista profissional da escola de samba, e para encerrar com chave de ouro, todos compartilham uma deliciosa caipirinha, celebrando a cultura e a alegria do Rio de Janeiro.
Em relação ao número de visitantes e ao processo de reserva, Akiva explicou que o projeto funciona todos os dias do ano, mantendo seu slogan “Carnaval Experience o ano todo”, mesmo durante a época do carnaval.
“A gente ano passado atendeu quase 100 mil pessoas durante o ano, está com uma demanda de 8 a 10 mil visitantes por mês. Foi um grande salto depois da pandemia. A gente funciona todos os dias, o ano todo. Nosso slogan é ‘Carnaval Experience o ano todo’. Até na época do carnaval, sempre funciona. A gente tem uns tours que são regulares, que as pessoas podem comprar ingresso e reservar no nosso site e em alguns aplicativos. E temos também tours que são privativos, ou seja, empresas ou grupos de turismo que querem fazer, e na verdade é o tipo de turismo que mais acontece, realmente são os grupos que visitam aqui e que marcam o tour privativo”.
Akiva também revelou planos para o futuro do Carnaval Experience, buscando expansão e colaboração com a ideia de criar uma experiência de visitação organizada e segura que beneficie todas as escolas e proteja seus segredos e tradições. Assim, o Carnaval Experience não só expandiria suas atividades, mas também conseguiria ajudar outras escolas mirins.
“E os planos para o futuro, assim, o nosso sonho é fazer o Carnaval Experience para a Cidade do Samba toda, seja para todas as escolas, fazer junto com a Liesa, um projeto que a gente já há alguns anos está querendo fazer e está entendendo que isso seria muito importante. Tanto para Liesa, para ter uma coisa mais organizada, de visitação nas escolas, de forma que realmente proteja as escolas, ou seja, revelar os segredos da forma que a gente está fazendo aqui, que é totalmente controlado. E isso seria uma forma boa para o Carnaval Experience crescer, ajudar todas as escolas, ajudar todas as escolas mirins e mostrar o carnaval para o mundo de uma forma maior”, revelou Akiva.
No próximo domingo, a partir das 10h, a quadra da Imperatriz Leopoldinense, em Ramos, Zona da Leopoldina do Rio, irá receber a 16ª edição da “Feira dos Oborós”, evento que celebra as tradições culturais e religiosas dos povos de Matriz Africana.
Foto: Wagner Rodrigues/Divulgação Imperatriz
Idealizada pela Yalorisá Janaína D’ Osanyin, a feira, que se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro no ano passado, irá homenagear nesta edição a Nação Ketu. Além das homenagens, o evento contará com sorteios de bolsas de estudo, estandes de artesanato, gastronomia, samba de roda, e outras atrações.
Para participar, é necessário a doação de 1kg de alimento não perecível ou material de higiene bucal, destinados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Atual vice-campeã do Carnaval carioca, a Imperatriz Leopoldinense levará para a Marquês de Sapucaí em 2025 o enredo “ÓMI TÚTÚ AO OLÚFON- Água fresca para o Senhor de Ifón”, do carnavalesco Leandro Vieira, que irá para o seu terceiro desfile consecutivo na Rainha de Ramos.
A quadra da Imperatriz Leopoldinense fica na Rua Professor Lacé, 235- Ramos.
SERVIÇO:
Feira dos Oborós na quadra da Imperatriz Leopoldinense (23/06)
Reservas de mesas e camarotes: (21) 98215-4037/ (21) 99653-9821
No sorteio da ordem dos desfiles da Série Ouro, o CARNAVALESCO conversou com o presidente da São Clemente, Renato de Almeida Gomes, o Renatinho, sobre o que ele achou do Carnaval de 2024, e da preparaçõão que a escola de Botafogo já está fazendo para o próximo carnaval.
Foto: Nelson Malfacini/CARNAVALESCO
Renatinho começou falando sobre o último carnaval, onde pontuou que apesar das dificuldades foi um carnaval feliz: “Tivemos dificuldade para aprontar duzentas e poucas roupas, fizemos um mutirão na quadra, e conseguimos tirar o quinto lugar com bastante alegria, e um desfile impecável. É isso, fiquei feliz”.
O presidente comentou sobre os reforços que a escola buscou visando o Carnaval de 2025: “Tinguinha é o nosso intérprete, uma voz muito linda, a nova porta-bandeira Thais, e o Alex que continua, já estão ensaiando bastante. E o coreógrafo, David Lima, é uma coisa que todo mundo diz que ele é tão premiado no carnaval pela UPM. Aí como a UPM optou por outra coisa no Grupo Especial, peguei ele rapidamente e corri atrás do meu prejuízo. Vou tentar, vou querer estar no meio da briga, é aí que eu vou querer estar. A São Clemente vai fazer um enredo bonito, luxuoso, caro, porque vai ter as ajudas que eu sempre quis e vou correr atrás do prejuízo”.
Renatinho também falou sobre a situação do carnavalesco Bruno de Oliveira, e como a situação deve se definir com o anúncio do enredo: “A gente está dependendo do que vai fechar o enredo, porque o patrocinador quer uma coisa também, e eu tenho que esperar a resposta, eu não posso jogar dois milhões assim, nesse grupo, pela janela. O Bruno é meu amigo, vou conversar com ele se ele quer continuar, mas eles estão com uma intenção de uma outra pessoa, outro profissional, vamos ver, vou tentar”.
O presidente ainda complementou, contando que o enredo seria anunciado na última semana, mas que por questões de força maior deve ficar para esta: “Seria sexta-feira agora, que passou. O cara teve um problema com o avião dele, não veio pro Rio. É um cara que representa a empresa toda. Falta pouquinho, pouquinho. Deve estourar essa semana e eu vou falar na hora. Já, já vamos lançar esse enredo, se Deus quiser”.
Ele contou então qual a linha que o enredo deverá seguir, contando que ficou muito tocado com partes do mesmo: “Vai ser irreverência, crítica, triste. Tem uma parte muito triste, vai ser bacana, vai ser muito bonito, eu tenho certeza. Todos vão gostar. É a cara da São Clemente, ela vai voltar àqueles enredos críticos dela. Eu falo triste porque eu li uma parte que eu chorei pra caramba, quer dizer. Então vai tocar bastante o coração do brasileiro, tenho certeza, do Brasil todo”.
Por fim, Renatinho confirmou que haverá disputa de samba na escola, e que a final deverá ocorrer no final de outubro: “O cronograma que a gente falou aqui, acho que é dia 24 ou 27 de outubro”.
A Beija-Flor de Nilópolis anunciou uma importante novidade para o concurso de samba enredo do Carnaval 2025 durante uma reunião em sua quadra. A agremiação decidiu liberar as gravações dos sambas concorrentes, permitindo que cada compositor grave seu samba em estúdio.
Foto: Eduardo Hollanda/Beija-Flor de Nilópolis
Segundo o diretor de carnaval, Marco Antônio Marino, a medida visa garantir que as obras sejam apresentadas harmonicamente de forma exemplar. “Faremos audições internas e liberamos que cada compositor grave seu samba em estúdio. Isso será melhor para a divulgação da escola e dos compositores, além de facilitar para o torcedor e o componente acompanhar, torcer e aprender o samba favorito”, explicou Marino.
Os compositores foram liberados para realizar as gravações em formato de “Coro da Comunidade”, sem a voz do intérprete das parcerias, para simular o canto dos componentes na quadra e principalmente no desfile. “Vamos ter a exata noção de como o samba ficará na voz dos componentes e posteriormente também na voz do nosso intérprete. Os compositores gostaram e aprovaram o formato”, acrescentou o diretor.
Comprometimento da comunidade
Durante a reunião, Marco Antonio Marino também destacou a importância do comprometimento da comunidade nilopolitana para o sucesso no Carnaval 2025. “A prioridade será total para o componente da comunidade e dos segmentos. Precisamos do nosso ‘exército’ a postos para fazer valer novamente a força incomparável do chão de Nilópolis, do chão da Beija-Flor, principalmente pelo enredo ser o Mestre que formou esse timaço”, afirmou Marino.
O diretor ressaltou a necessidade de um desfile tecnicamente perfeito, combinado com a garra e o amor característicos dos componentes da Beija-Flor. “De mim, pode esperar muita liderança, mas muito carinho também. Componente gosta e merece carinho, e essa será a tônica desse trabalho”, finalizou.
Leia o regulamento atualizado para o concurso de samba-enredo para o carnaval
– Máximo de 6 compositores por parceria (proibida participação especial);
– Mapa de palco: 5 microfones (incluindo o intérprete oficial) e 3 cordas;
– Autorizado apenas 1 cantor do grupo especial por parceria no palco;
– É expressamente proibido às parcerias a contratação de equipe de iluminação;
– Proibido às parcerias a colocação de grupo teatral ou coreografado no palco;
– Tira-dúvidas: agendamento com a direção de Carnaval;
– É obrigatório a todos os compositores a participação na “Tirada de Dúvidas”, levando o samba no barracão antes da gravação do mesmo por sua parceria;
– Inscrição dos sambas: dia 25 de julho, quinta-feira, das 18h às 23h na quadra;
– No ato da inscrição, cada parceria deve entregar obrigatoriamente um pen drive com o samba gravado sem a voz do cantor principal, a letra em Word sem arte e 30 letras impressas.
– Importante: Caso essa regra seja infringida, o samba será eliminado da disputa imediatamente.
A Beija-Flor de Nilópolis será a segunda escola a entrar na avenida na segunda-feira de carnaval, dia 3 de março. O enredo, “Laíla de Todos os Sambas, Laíla de Todos os Santos”, homenageia o grande diretor de Carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, eternamente conhecido como Laíla.
A Viradouro promove no próximo sábado, 22, das 10h às 17h, o seminário “Harmonia em evolução” , que vai reunir na quadra da escola, em Niterói, profissionais da atual campeã do Carnaval e de coirmãs. A iniciativa da direção de carnaval e da direção-geral de harmonia da Viradouro tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento e promover a análise técnica sobre os vários quesitos de um desfile.
Foto: Divulgação
O encontro, restrito a integrantes da harmonia da agremiação e líderes dos segmentos da vermelho e branco, terá ainda como convidados diretores de harmonia da União da Ilha do Governador, escola da Série Ouro.
Entre os nomes confirmados, estão: os mestres de bateria Ciça (Viradouro) e Macaco Branco (Vila Isabel); os diretores de carnaval Cícero Costa e Lara Mara (Unidos de Padre Miguel); Moisés Carvalho (Vila Isabel); Julinho Fonseca e JR. Escafura (Portela); os casais de mestre-sala e porta-bandeira Rute Alves e Julinho Nascimento, Amanda Poblete e Thiaguinho Mendonça (Viradouro), e Daniel Werneck e Taciana Couto (Grande Rio); os coreógrafos de comissão de frente Rodrigo Negri e Priscila Mota (Viradouro), Marcio Moura (União da Ilha) e Karina Dias (Mangueira); os diretores musicais Hugo Bruno (Viradouro) e Alemão do Cavaco (Salgueiro); e os compositores Cláudio Russo, Samir Trindade e PC Portugal.
O evento faz parte da programação especial que marca o aniversário da Viradouro, que completará 78 anos de fundação em 24 de junho.
A Liga das Escolas de Samba de São Paulo possui motivos para comemorar, já que os últimos dois eventos realizados na Fábrica do Samba foram de sucesso para o grande público, aproximando o povo do carnaval. Foi assim na definição da ordem dos desfiles e também na festa junina, dois eventos que estrearam em 2024.
Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO
A Fábrica do Samba recebeu mais de 15 mil pessoas na primeira noite de festa junina, onde a Mocidade Alegre, atual campeã, fez sua apresentação, e cinco escolas de samba dançaram quadrilha, com o Império de Casa Verde vencendo a disputa que foi bem saudável e de alto astral. Na segunda noite, também com bom público, mas não tanto quanto no sábado, a Dragões levou a melhor, nesta noite foram seis agremiações que fizeram apresentação para um público vibrante e animado na Fábrica.
Durante o evento, o presidente da Liga-SP, Sidnei Carriuolo, conversou com o site CARNAVALESCO e avaliou: “Estamos felizes, pois as pessoas estão elogiando. Sabemos que tem muita coisa para melhorar no evento, é o primeiro, então tem algumas coisas que vamos ter que estar corrigindo. Mas no balanço geral, foi legal, pessoal gostou, uma festa um pouco diferente do que costumamos fazer. Mas sempre colocando samba junto na parada”.
O vice-presidente Renato Remondini, Tomate, estava na correria durante o evento, mas assim que encontramos ele pela multidão presente na Fábrica do Samba, conversamos sobre a primeira edição da festa junina e comemorou bastante.
“Extremamente positiva, superou todas e quaisquer expectativas. Nosso maior otimismo era que no sábado esperávamos uma casa cheia, mas não uma casa super lotada. Sábado foi super lotado mesmo, acho que os sambistas começaram a enxergar que a Liga agora está realmente abrindo essa casa para o povo, isso é uma casa do povo. E além disso, ainda é um polo gerador de empregos, passou a ser um polo de turismo, de entretenimento, de cultura, tudo que fazemos aqui é pautado na cultura. Esse é o nosso objetivo na gestão da Liga, aproximar o sambista cada vez mais do que ele pertence. Dar essas oportunidades, experiências e daqui para frente é só coisa nova que vamos trazer, e abrir novas possibilidades cada vez mais”.
Vice-presidente da Liga-SP, Renato Remondini, Tomate
O gerente de comunicação da Liga, Jairo Roizen, também deu o seu feedback sobre o evento: “Esse evento foi um grande sucesso. Quem veio pode comprovar, estamos dois dias com a casa cheia. Lotação total, recorde de público em um evento na Fábrica do Samba. É uma festa que não costumávamos fazer, mas com certeza vai entrar para o calendário da Liga das Escolas de Samba, e para o calendário da cidade de São Paulo como uma das principais festas juninas da cidade”.
Ajustes do primeiro para o segundo dia
No primeiro dia, o público de mais de 15 mil pessoas relatou problemas como as altas filas nos caixas para comprar fichas, o vice-presidente da Liga-SP, Tomate explicou a situação e frisou que tiveram correções para o domingo.
“Vou dar um exemplo, a festa junina no sábado esperava cinco mil pessoas, tinha mais de 17 mil, então a estrutura era de cinco mil. É claro que algumas coisas vão ter como fila e etc… Mas é aquela história, se você vai em um lugar vazio, falam até que o brasileiro gosta de fila, pois a fila é sinônimo de sucesso, mas também pode ser sinônimo de desorganização. E eu sou um cara muito focado em organização de eventos, e com todos os nossos braços, presidentes, a Liga vai cada vez mais cuidar com carinho, o seu patrimônio maior, que é o sambista”.
E complementou falando sobre o evento como um todo, ainda que reforçando o ajuste na estrutura do evento: “Sábado tínhamos estimado de cinco mil pessoas, tínhamos quarenta caixas, um caixa para cada 120 pessoas. E aí domingo falei, se tiver cinco mil ou trinta mil, colocamos oitenta caixas, pois aí não teria problema nenhum. Hoje a ideia foi realmente dar esse conforto para todo mundo e foi um sucesso de novo. O lance das quadrilhas foi muito bacana. A Liga só tem a crescer com todos os presidentes juntos, entendendo, que todo mundo junto só tem a ganhar, principalmente culturalmente dizendo, acho que nossa evolução vai ser constante”.
O presidente Sidnei Carrioulo reforçou sobre a correção nos caixas da primeira para a segunda noite de evento: “Principalmente aquilo que vimos que ficou pouco, como os caixas, que não esperávamos a quantidade de pessoas que vieram no sábado. No domingo colocamos muito mais caixas, apesar do movimento ser menor que o de ontem. Mas fizemos nossa parte para que não houvesse mais filas como tivemos ontem. Basicamente foi isso, alguns detalhes pequenos que nem vale a pena estar pontuando, mas no próximo com certeza será bem melhor”.
Sucesso dos eventos na Fábrica do Samba
A definição de ordem dos desfiles foi um sucesso para o grande público, que lotou o barracão na Fábrica do Samba, assim como na Festa Junina tivemos um excelente público nas duas noites, com direito a recorde batido, mais de 15 mil pessoas presentes no sábado.
Presidente da Liga-SP Sidnei Carrioulo
O presidente Sidnei Carrioulo falou sobre as novidades e o que gera com isso: “Todas as mudanças sempre tem um estranhamento em cima do negócio, as pessoas estão acostumadas, quando você sai um pouquinho da zona de conforto que está, existe isso. Mas acredito que teve muito mais ponto positivo do que negativo neste sentido. Nós fizemos neste sistema para premiar a colocação, ter privilégio para todos procurarem uma colocação melhor, e ter essas vantagens no ano seguinte”.
Calendário anual e próximos eventos são estudados
O grande pedido do sambista é de um calendário anual com eventos da Liga das Escolas de Samba na Fábrica do Samba, e é uma das metas assumidas pela entidade que gere o carnaval de São Paulo. O vice-presidente Tomate comentou sobre e até deu spoiler de quando deve acontecer o próximo evento por lá…
“Na verdade já temos as escolas que fazem alguns grandes eventos aqui que é o caso que a Dragões começou a fazer lá atrás. E faz feijoadas para seis mil pessoas, enfim… O próximo grande evento da Liga, vamos lançar em breve, mas dando um spoiler, vamos fazer uma coisa bacana para o dia das crianças. Depois temos Consciência Negra. E a festa dos sambas né, durante esse período terá algumas festas de algumas escolas, e a festa do Lançamento dos Sambas que podem se preparar que será uma festa com muitas novidades, com formato diferente, com minidesfile de verdade mesmo”.
O gerente de comunicação, Jairo, reforçou que tem muitos projetos para serem realizados, mas manteve pés no chão em relação ao que está por vir: “Temos muita coisa que estamos pensando em fazer, mas ainda não tiramos do papel. Vamos tirar a partir de agora, mas a ideia é que ocupe a Fábrica do Samba durante o ano todo com os sambistas. Que os sambistas possam frequentar a Fábrica do Samba, possam aproveitar esse espaço, que é um espaço sensacional. Não só para festas, já temos aqui acontecendo cursos de casal para mestre-sala e porta-bandeira, teremos uma novidade para as pessoas que querem aprender a sambar no pé. E já temos o evento de dezembro, o lançamento dos sambas, a ideia é que a gente ocupe a Fábrica do Samba com os sambistas e que possa tentar as pessoas cada vez mais acompanhando, vivendo a vida de uma escola de samba”.
Gerente de comunicação da Liga-SP, Jairo Roizen
Mantendo a linha do gerente de comunicação, o presidente da Liga ressaltou: “Por enquanto não, quando falo para próxima, eu falo da próxima festa junina que com certeza no ano que vem vamos estar fazendo. É um pouco diferenciado do lançamento dos sambas, cada um tem uma característica, deu para entender como é a característica deste evento e com certeza vamos estar melhorando muita coisa no ano que vem. E agora vamos pensar em alguma coisa que possamos fazer antes do lançamento dos sambas, pensar com calma, planejar, pois esses eventos dão muito trabalho, e para fazer tem que fazer bem feito”.
Lançamento dos sambas já tem data para dezembro
Um evento já característico das escolas de samba na Fábrica do Samba é o lançamento dos sambas e o gerente de comunicação, Jairo Roizen, já revelou a data: “Com certeza o próximo evento que já está agendado é no dia 7 de dezembro, lançamento dos sambas enredos do carnaval de 2025, aqui na Fábrica do Samba, mas pode esperar que até lá vamos ter mais algumas coisas acontecendo. Não consigo te dizer agora, pois não está fechado. Mas tem muita coisa legal rolando, mas finalmente os sambistas podem estar dentro da sua casa que é a Fábrica do Samba”.
Fábrica do Samba palco de eventos das escolas e gravação dos sambas
A Fábrica do Samba tem sido palco de grandes eventos das escolas de samba de São Paulo, com uma gama variada das escolas do Grupo Especial que alugam para realizar seu evento e geralmente com coirmãs convidadas em eventos especiais como lançamento de enredo, final de samba, Super Feijoada, shows importantes ou comemoração de aniversário.
O vice-presidente da Liga-SP, Tomate ressaltou todo o trabalho e a importância do espaço aberto ao público, as escolas de samba: “A Liga, na verdade, ela apoia integralmente esses eventos, é o que eu disse, dá oportunidade dos sambistas que não conhecem a Fábrica do Samba, vir para cá e ver a grandioso disso. E você também acaba trazendo outros parceiros que conhecem a magnitude disso que estamos falando. E o carnaval está cada vez mais fomentado, vemos isso nas quadras das escolas, ainda está começando, muitas escolas retomando as suas atividades. Mas as que não param suas atividades, elas com as quadras com muita procura. Hoje, desde que acabou o carnaval, a Liga não tem um espaço de camarote para vender. Centenas de empresas atrás de espaço, acho que nosso carnaval está crescendo de uma forma, que ao nosso ver, é muito maior do que podíamos pensar. Agora cabe a Liga gerir tudo isso para crescer de uma forma ordenada, bacana”.
Situação que foi reforçado pelo Jairo, gerente de comunicação: “Termos essa possibilidade, já que o Império de Casa Verde tem o seu barracão próximo do Sambódromo e optou por continuar lá, temos a possibilidade de usar esse barracão para fazer eventos, as escolas têm feito grandes eventos. Temos também terceirizado, tivemos na véspera da Parada LGBT, tivemos o cadastramento de todos os ambulantes que trabalharam. A Liga também teve um feirão de emprego aqui também no Galpão, e a Liga se tornando como instrumento de ação social, como equipamento para que as pessoas vir aqui trabalhar, sambar, se divertir, possa vir curtir uma fessta junina, pois afinal somos todos do carnaval, somos todos do samba”.
Por fim, Jairo falou sobre um tema que movimenta qualquer sambista, a gravação dos sambas ser realizada pela Liga das Escolas de Samba, como era feito antes da pandemia. Depois as próprias escolas gravam a sua versão e a Liga junta tudo.
“Vou saber te responder isso na semana que vem, estamos conversando com as escolas para saber qual o melhor formato, sabemos que o público sente falta daquela gravação que era feita antes da pandemia. Mas as escolas também gostaram desse formato, de cada uma gravar o seu samba, com suas características. Vamos ter uma conversa durante essas semanas para chegar em um formato que fique bom para todo mundo e que possamos ter mais uma vez um grande produto, uma grande festa e um grande carnaval, que começa no lançamento do samba-enredo”.
Fato é que a Liga das Escolas de Samba realizou dois eventos em seguida que levaram bastante público para a Fábrica do Samba, ou seja, são vistos com bons olhos pelo mundo do carnaval. Resta esperar os próximos eventos a serem realizados no espaço e assim o calendário anual começar a ser montado, dois eventos vieram para ficar: definição da ordem dos desfiles e festa junina, além do lançamento dos sambas.
A ligação entre escolas de samba e torcidas organizadas sempre gerou polêmica no carnaval do Rio de Janeiro. Felipe Amorim, presidente da Fla Manguaça, e Serginho Aguiar, presidente da Imperadores Rubro Negros, contaram em entrevista concedida ao site CARNAVALESCO sobre o preconceito que existe com as escolas relacionadas a times de futebol, a influência das escolas de time de São Paulo e suas expectativas para a Botafogo Samba Clube na Sapucaí em 2025.
Foto: Divulgação/Superliga e Riotur
Felipe reconhece que, embora não tenha enfrentado preconceito de maneira agressiva, ainda existe um olhar diferenciado em relação às escolas de samba ligadas a times de futebol. Ele acredita que essas escolas precisam se esforçar mais para alcançar o mesmo nível de reconhecimento, especialmente por parte da imprensa.
“Eu acho que preconceito, pelo menos eu nunca percebi de forma agressiva. Eu acho que tem um olhar diferente, eu acho que a gente precisa fazer sempre um pouco melhor para ter o mesmo olhar, não digo de jurado, mas de parte da imprensa, eu acho que tem esse peso”, contou Felipe Amorim.
Serginho Aguiar destacou a importância da juventude para a continuidade dessas escolas, porque mesmo que exista um preconceito por parte de pessoas mais conservadoras no Carnaval, a integração das cores e paixões dos times de futebol ajuda a atrair um público mais jovem. Além disso, iniciativas como o ‘encontro das paixões’ durante a pandemia mostram que é possível criar um ambiente de harmonia e cooperação entre as diferentes torcidas dentro do carnaval.
Fotos: Maria Clara Marcelo/CARNAVALESCO
“Existe um preconceito com pessoas mais antigas no carnaval. Se você for fazer uma enquete, as pessoas têm uma visão e se preocupam muito com as coisas que acontecem em São Paulo. Eu sou precursor da questão das escolas de samba com referência à time de futebol, que eu particularmente não tenho relação direta com o Flamengo, eu sou as cores, sou a paixão pelo Flamengo, mas o meu mestre de bateria é vascaíno, tenho passistas tricolores, meu diretor de marketing é botafoguense.Não deixo de forma alguma essa rivalidade de arquibancada chegar no carnaval. Logo no início, tem três anos, nós fizemos o encontro das paixões, era Guerreiros Tricolores, Botafogo Samba Clube, União Cruzmaltina na época e a gente, foi uma época da pandemia, foram as lives e a gente deu uma amenizada na situação. Mas se você for para um dirigente antigo, ele vai falar que sai briga, sai porrada, essas coisas assim. Agora, o carnaval necessita de juventude, porque se você reparar, o carnaval é frequentado com pessoas de 35 anos para cima. Quando você traz as cores do Flamengo, traz as cores do Botafogo, do Vasco, do Fluminense, você traz o jovem que acompanha desde criança a questão do futebol. E é uma instituição que você, às vezes você não tem acesso ao jogador, mas você tem acesso à porta-bandeira, pode sair naquela bateria. A gente que administra as escolas, de forma alguma a gente deixa esse clima, ele existe porque nós temos um outro público que pode vir somar com o público do Carnaval. Por isso que aparece assim, para as pessoas que têm a cabeça mais antiga, têm um pensamento mais conservador”, destacou Serginho.
Quando questionados se as escolas de samba ligadas a times de futebol de São Paulo eram referências para eles, Felipe Amorim e Serginho Aguiar reconhecem que essas escolas são referências por conta da organização e estrutura, mas também levam em consideração que lá a rivalidade entre elas é maior.
Felipe Amorim destacou a importância dessas escolas e a necessidade de aprender com sua organização e estrutura: “Eu acho que eles têm uma importância grande no carnaval e acho que a gente tem que olhar muito a organização e estrutura como escola deles. Eu busco esse olhar”.
Serginho Aguiar complementou comentando sobre a aceitação e a rivalidade dentro das escolas: “Te dou um exemplo, uma vez no ensaio chegou um garoto com a camisa do Vasco, aí vieram trazer ele me perguntando se ele podia ficar com a camisa do Vasco lá, eu falei que podia. Já em São Paulo, que são escolas muito mais antigas, já tem uma tradição nesse segmento, existe uma rivalidade. Mas só que lá em São Paulo é outro carnaval, aqui é no Rio de Janeiro. Tem rivalidade de time de futebol legal, mas tem escolas de samba que é de contravenção, tem escolas de samba que é de comunidade.Por que não pode ter uma escola de samba que é de time de futebol? Por aqui, isso não aconteceu ainda, e nem vai acontecer, com certeza”.
Quando questionado se alguém poderia entrar com a camisa de outro time na quadra da Fla Manguaça, Felipe Amorim respondeu que o respeito pelo espaço e pela comunidade é fundamental, e que todos são bem-vindos, independentemente do time que apoiam:
“Problema nenhum, se for dia de evento da escola de samba, não tem problema nenhum, desde que respeite o espaço. A nossa intérprete, a Júlia, ela é Vasco e não tem problema nenhum, está com a gente há três anos e é super bem recebida, bem tratada. Então, acho que desde que a pessoa vá para lá, sabendo aonde está indo e respeitando, ela vai ser tratada como outro qualquer que esteja lá”.
Sobre as expectativas para a Botafogo Samba Clube na Sapucaí em 2025, Serginho Aguiar comentou da importância do apoio entre as escolas e o impacto significativo que a participação da Botafogo Samba Clube pode ter no cenário do carnaval.
“A Botafogo, o presidente é meu amigo, inclusive, eu que fui um padrinho dele de colocar ele na Botafogo. A gente tem uma relação muito boa, eu frequento a Botafogo, eles frequentam a Imperadores. E eles fizeram agora uma inscrição de fantasia, deu 9 mil pessoas. Daí você tira que não vão desfilar 9 mil, vai desfilar 2 mil. E esses 9 mil vão vir pra somar financeiramente com a compra de ingresso, com a presença nos ensaios, a presença no desfile. Aí sim, a gente vai ser o termômetro do que vai acontecer com essa estreia da Botafogo lá em cima. Como é que vai ser o peso e medida disso”, comentou Serginho Aguiar.
Felipe destaca a amizade e o respeito que tem pelo presidente da Botafogo Samba Clube, Sandro, e a importância do desempenho da nova escola para a imagem e reputação das escolas de samba ligadas a times de futebol: “Eu acho que é muito importante, eu acho que muitas pessoas vieram provocar, mas o Sandro, que é o presidente da escola, é um dos meus maiores amigos que eu tenho no carnaval. E, tanto que quando teve o resultado, fui o primeiro a levantar, abraçar ele e eu falei para ele, a responsabilidade agora é dele. Se ele fizer besteira lá, a gente vai pagar aqui”.
Iniciando o próximo carnaval junto a comunidade, Portela abre as portas de sua quadra para o recadastramento e o cadastramento de seus componentes das alas da comunidade.
Os componentes que desfilaram no último carnaval, terão a exclusividade de realizar o recadastramento a partir dos dias 8, 9 e 10 de julho, começando a distribuição das senhas às 16h e o processo de recadastramento a partir das 17h. Já para os que almejam desfilar pela primeira vez na Majestade do Samba, as inscrições serão realizadas nos dias 15, 16 e 17 de julho, também a partir das 17h. O recadastramento também poderá ser realizado nas três últimas datas.
Para todas as datas serão liberadas 150 senhas, e para realizar a inscrição, será necessário levar um documento com foto e comprovante de residência. A quadra da Portela fica localizada na rua Clara Nunes, 81 – Madureira.
Vale lembrar também que, os componentes inscritos irão desfilar na terça-feira de carnaval, encerrando os desfiles do grupo especial no carnaval de 2025, com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol. Uma homenagem a Milton Nascimento”, dos carnavalescos André Rodrigues e Antônio Gonzaga.
Nesta terça-feira, segundo dia de premiações do Cannes Lions 2024, o Acadêmicos do Salgueiro, em parceria com a agência DM9, conquistou três Leões de Bronze pelo case “Hutukara”. Este festival, conhecido por premiar a criatividade em trabalhos publicitários, reconheceu a campanha nas categorias Entertainment, Entertainment for Music e Industry Craft.
Foto: Divulgação/Rio Carnaval
A DM9, uma das mais renomadas agências de publicidade do Brasil, inscreveu o case “Hutukara”, desenvolvido em colaboração com o Salgueiro. O enredo “Hutukara”, criado pelo enredista Igor Ricardo, foi o tema do desfile de 2024 da escola, transcendendo o aspecto festivo do Carnaval, transformando-se em um manifesto poderoso que alerta para a situação crítica enfrentada pelo povo Yanomami e a Amazônia como um todo.
Inspirado no livro “A Queda do Céu” de Davi Kopenawa, líder Yanomami, “Hutukara” celebra a riqueza cultural e espiritual desse povo, ao mesmo tempo que destaca os desafios e perigos impostos pela ação predatória de garimpeiros ilegais. O desfile trouxe à tona o debate sobre o garimpo ilegal e a cultura Yanomami no Brasil.
No Cannes Lions 2024, as agências brasileiras já garantiram 37 Leões, sendo 1 Grand Prix, 6 de Ouro, 10 de Prata e 20 de Bronze. A DM9 conquistou 1 de Ouro, 3 de Prata e 4 de Bronze.
A Liga-RJ, que comanda os desfiles da Série Ouro, na sexta e sábado de carnaval, na Marquês de Sapucaí, realizou na noite desta terça-feira, em um restaurante na Zona Sul do Rio, o sorteio da ordem dos desfiles para o Carnaval 2025. Os desfiles vão acontecer nos dias 28 de fevereiro e 1º de março.
Campeãs da Série Prata neste ano, a Botafogo Samba Clube vai abrir os desfiles de sexta-feira, enquanto a Tradição ficará responsável por iniciar a festa no sábado. Elas serão seguidas por Arranco do Engenho de Dentro e União do Parque Acari, 14ª e 13ª colocadas da última Série Ouro, respectivamente. Essas agremiações não entraram no sorteio, contando com as posições pré-definidas por regulamento.
Presidente da Liga-RJ, Hugo Junior celebrou o evento e não escondeu a alegria para mais um ciclo carnavalesco que apenas está se iniciando. Segundo o dirigente, muitas novidades virão pela frente para as agremiações da Série Ouro.
“O sorteio é um dos momentos mais aguardados, pois marca o início de mais um período de muito trabalho para o Carnaval. A cada ano, a Série Ouro vem se tornando um espetáculo melhor e tenho certeza que 2025 será ainda mais marcante. Teremos uma série de iniciativas que vão tornar ainda mais especial esse trabalho que vai culminar nos desfiles na Marquês de Sapucaí”, afirmou Hugo Junior.
Confira abaixo como ficou cada dia.
Sexta
1 – Botafogo Samba Clube
2 – Arranco
3 – Inocentes
4 – Unidos da Ponte
5 – Estácio de Sá
6 – União de Maricá
7 – Em Cima da Hora
8 – União da Ilha
Sábado
1 – Tradição
2 – Acari
3 – Vigário Geral
4 – Unidos de Bangu
5 – Porto da Pedra
6 – São Clemente
7 – Niterói
8 – Império Serrano