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Ensaios técnicos no Anhembi: o carnaval não é apenas 65 minutos

Por Matheus Mattos

ensaios sp2019 1Os desfiles das escolas de samba são a principal fonte de cultura do Brasil, porém engana-se quem acha que isso está resumido em apenas quatro dias de desfiles, apuração e, dependendo da colocação da agremiação, mais um dia das campeãs. O sambista doa grande parte da sua rotina no ano para atividades da escola. Os portões da dispersão se fecham e outro carnaval já está sendo planejado e até mesmo executado. Quem trabalha diretamente sabe que colocar uma escola na avenida não é uma tarefa fácil. (Fotos: Liga-SP)

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No olhar de um paulistano, o ponto alto do carnaval é os ensaios técnicos. Para os profissionais dentro das entidades, pisar no Sambódromo mais de uma vez é importante para enxergar a evolução do trabalho no mesmo ambiente do desfile. A equipe de direção faz a avaliação, altera a montagem da escola, distribui ou compacta os seus componentes, cronometra o tempo de passagem e, dependendo da grade organizada junto à Liga-SP, pode voltar a pisar no Sambódromo uma semana depois e colocar todas as alterações em prática.

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Os ensaios técnicos são importantes também para a bateria que tem a liberdade de ensaiar um BPM (batidas por minutos) diferente, realizar bossas e sentir como a escola reage, treinar diferentes entradas no recuo e até realizar uma possível surpresa para os foliões presentes no Anhembi. Assim como os casais de mestre sala e porta-bandeira, alguns até ensaiam com a roupa do último desfile para se acostumar com o peso. Para o próprio componente o ensaio é tratado com seriedade, cada ala tem a sua camiseta personalizada, o traje quase sempre é padrão para todos. Uniformidade até na cor do tênis em alguns setores.

ensaios sp2019 4Durante muito tempo, os ensaios técnicos atrasavam horas, porém durante o planejamento para o carnaval de 2018, os horários marcados começaram a ser cumpridos quase que rigorosamente. Talvez, por esse motivo, muitas escolas encurtaram o tempo de esquenta, se resumindo em hino, exaltação e apenas uma passagem de um samba histórico. Em relação ao som do Anhembi, as agremiações ensaiam durante um tempo apenas com o carro de som. Chegando perto do desfile, algo próximo de três semanas antes, é disponibilizado a mesma qualidade de som do desfile, todas as caixas espalhadas estão ligadas, instrumentos da bateria microfonados, etc.

Um ponto pra ser levado em consideração também é o livre acesso ao Sambódromo. As entidades tem direito de marcar um horário e “reservar” o espaço só pra eles. Por exemplo, o casal de mestre sala e porta-bandeira pode aproveitar um horário de pouca movimentação, como 10 horas da manhã ou 16 horas, e ensaiar sozinhos. Assim como alas coreografadas, comissão de frente, passistas e até bateria. Além de contribuir positivamente paras as escolas de samba, os ensaios técnicos, com a organização da Liga-SP, promovem um belo evento para os paulistanos.

ensaios sp2019 3Nas entradas das arquibancadas é certa a presença de quiosques de alimentação, com pastel, lanche, churrasco e diversos tipos de bebidas. No intervalo entre uma escola e outra, o Grupo Pagode da Arquibancada fornece um samba de roda na arquibancada monumental (Setor B) acompanhada por um ambiente de descontração. As torcidas das escolas de samba também são um espetáculo a parte. Bandeirões, fumaças, sinalizadores, fogos e rojões são facilmente encontrados. No Sambódromo do Anhembi existem exatos 10 setores diferentes nomeados em ordem alfabética. Durante a época de ensaio técnico oito setores são aberto ao público, apenas dois (I e J) são fechados.

A conclusão é que a partir do dia 11 de janeiro, todas as sextas-feiras e finais de semana até os últimos dias de fevereiro, o sambista encontrará um local onde a rivalidade é deixada de lado e os componentes de outras agremiações se juntam para curtir uma coisa em comum: o SAMBA.

A questão do transporte público é um ponto a ser melhorado. A locomoção da estação de metrô mais próxima para o Sambódromo é complicada. Os ônibus demoram para passar e o trajeto a pé dura cerca de 15 minutos. As vans não regulamentadas e o transporte por aplicativos são uma das alternativas mais rápidas. Nos dias de desfile oficial são disponibilizados ônibus gratuito nas estações próximas.

ensaios sp2019 2É importante ressaltar o ponto mais importante de toda a análise feita. Cada vez mais caminhamos para um mundo onde quem tem mais, é muito, e quem não tem nada… Bom, acho que entenderam. Não se pode esquecer de que o gênero foi trazido para o nosso Brasil através dos escravos. O samba foi marginalizado, perseguido, censurado, mas que serviu de refúgio para muitos brasileiros de origem humilde. Pode parecer exagero, mas os ensaios técnicos são a única opção para a classe mais carente de apreciar as grandes escolas do carnaval de São Paulo juntas e sem custo algum, isso significa que, sua família também pode estar presente. É muito mais representativo do que um simples “treino pra carnaval”, envolve um sentimento que qualquer palavra encontrada para explicar seria considerada eufemismo.

O CARNAVAL NÃO É APENAS 65 MINUTOS!

A equipe do site CARNAVALESCO acompanhará ao vivo todos os ensaios técnicos do Grupo Especial de São Paulo. Você poderá conferir em nossas crônicas a análise tradicional do veículo, que é baseada no carnaval competição, e traça um panorama de todos os quesitos que podem ser avaliados em um treino na Avenida. Para essa cobertura, a nossa equipe viajará do Rio para São Paulo com o conforto e segurança da Viação Útil e ficará hospedada no melhor hotel da cidade o Holiday Inn Parque Anhembi, o hotel do carnaval paulistano.

Em parceria com a SASP, ainda teremos a tradicional transmissão ao vivo pela Sintonia SASP. A programação paulistana começa nesta sexta-feira. Veja abaixo e compareça ao Anhembi.

Sexta – 11/01
23:00 – CAMISA VERDE E BRANCO

Sábado – 12/01
19:15 – LEANDRO DE ITAQUERA
20:30 – INDEPENDENTE TRICOLOR
21:45 – NENÊ DE VILA MATILDE

Domingo – 13/01
20:30 – IMPÉRIO DE CASA VERDE

Carlinhos de Jesus revela que comissão de frente da Portela traz religiosidade de Clara Nunes

Por Diogo Cesar Sampaio

O coreógrafo Carlinhos de Jesus volta ao comando de uma comissão de frente em 2019 e, dessa vez, em uma estreia na sua carreira vencedora. Ele vai comandar o grupo da Portela. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o artista comentou o retorno para Marquês de Sapucaí.

final portela 2019 111“Voltar é uma expressão meio complicada. Estou voltando para avenida, mas o carnaval eu nunca deixei. Até porque o carnaval está enraizado na minha vida desde que eu era garoto. Quando eu não estava desfilando, eu estava como jurado do Estandarte de Ouro. Sempre trabalhando com o carnaval de forma direta ou indireta. Agora, a avenida é minha vida. Estar na avenida é a glória. E voltar para os desfiles, voltar para este carnaval maravilhoso, pela Portela, é uma benção. Pela tradição que a escola representa, pela sua energia, pelo seus 95 anos, por tudo que ela significa, inclusive, na minha vida. A Portela é madrinha da Em Cima da Hora, minha escola de origem. Quando garoto, pré-adolescente e adolescente, eu não saia dessa região daqui. Eu não saia das quadras, de Cavalcanti direto para cá. Então, é um prazer muito grande e uma honra, voltar pela Portela”, declarou.

Sobre os preparativos da comissão de frente para 2019, Carlinhos adiantou que não trará a figura de Clara em si, mas sim toda sua religiosidade. Ele ainda revelou que usará de artifícios tecnológicos na apresentação:

final portela 2019 146“Muita gente pensa que a Clara Nunes vem na comissão, mas não. Isso posso adiantar. Clara Nunes não vem na comissão, mas vem toda sua representatividade religiosa. Vamos usar uma tecnologia, uma coisa muito simples, não pensem em pirotecnia e nem em coisas muito mirabolantes. Não, não temos. Nossas ações são todas manuais. E pela primeira vez a gente vai fazer isso em uma comissão de frente. Mas é muito simples, não esperem grandes mirabolâncias. O que nós faremos, é a cara do enredo. Está no enredo e na representatividade dessa grande mulher e dessa grande escola. Portela não é escola de pouca tecnologia. É a escola de tradição, de amor, de raiz. Isso que é importante, e isso que eu procurei não fugir. Trazer a Portela como realmente ela merece ser trazida”, afirmou.

Ainda com relação ao próximo desfile, Carlinhos de Jesus revelou que usará um tripé em seu trabalho. Apresentou também sua opinião sobre esses elementos cenográficos, que acompanham a maioria das comissões na atualidade, e o seu crescimento de tamanho ao longo dos últimos carnavais.

final portela 2019 163“Eu gosto do mínimo de coisa possível. A ideia dessa comissão da Portela, começou com uma coisa muito simples, mas diante do que vou ter de fazer na avenida, eu vou ter de subir um pouco essa alegoria, esse tripé vamos dizer assim, para poder suportar um gerador que vou que trazer. Porque, se não fosse isso, nós iríamos vir bem mais baixos. Eu gosto de vir com o mínimo possível. Trazer uma criatividade partindo do nada, e de repente, surgir uma grande coisa. Ou de uma grande coisa reduzir, desaparecer. Usar o truque da melhor forma possível, sem grandes tripés e alegorias”, assegurou.

Carlinhos ainda disse sua opinião sobre as chamadas ‘comissões espetáculo’, que priorizam efeitos e uso de tecnologias.

“Eu não tenho nada contra as comissões espetáculos. Eu já acho que muitas desapolam um pouco a coisa do perfil do carnaval mesmo. Mas eu não quero fazer nenhuma crítica, até porque poderia estar criticando um trabalho meu, que eu possa ter pesado um pouco mais até porque quisesse o tema. Mas qualquer coisa que você traga para uma apresentação, por mais interessante que seja, não pode perder a noção do que é carnaval. Vamos trazer uma tecnologia, uma modernidade, mas dentro do contexto tipicamente brasileiro, de uma criatividade, de uma espontaneidade que é o carnaval, aí eu aplaudo. Acho que a gente tem de medir um pouco, segurar um pouco a mão e a cabeça, para que o carnaval não perca essa grande importância da criatividade e espontaneidade do povo brasileiro”, ponderou Carlinhos.

A Portela é a terceira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval. A Majestade do Samba traz o enredo “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá”, sobre a cantora Clara Nunes, que é assinado pela carnavalesca Rosa Magalhães.

São Clemente muda formato de ensaio e prepara eventos para temporada pré-carnavalesca

sc quadraEscola com os eventos mais criativos do cenário carioca, a São Clemente vem se mexendo em busca de atrair cada vez mais público em um momento que as agremiações precisam aproveitar a temporada de verão, com a vantagem de que o carnaval será apenas em março. A principal novidade já pode ser notada no tradicional ensaio de comunidade desta terça-feira na quadra da agremiação no Centro do Rio. (Foto: Rafael Arantes)

A preta e amarela passou a ensaiar na parte externa da quadra. Foi a primeira vez que isso foi feito desde que escola passou a ocupar o espaço. A ideia veio do presidente Renato de Almeida Gomes, após o dirigente visitar o ensaio de rua da Unidos da Tijuca e conversar com Fernando Horta, conforme explica para reportagem do site CARNAVALESCO.

“Eu acho que em primeiro lugar o mundo do carnaval precisa de uma sacudida. Todos sabem o que estamos passando, tentei criar um fato novo para mexer com a escola. Fui no ensaio da Tijuca na semana passada e conversei com meu amigo Fernando Horta sobre isso. As pessoas gostaram, ensaiaram com mais alegria, descontração. Estou com muitas ideias com relação a mais eventos em nossa quadra”, detalha Renatinho.

Além do ensaio na parte externa da quadra, a São Clemente vai realizar ensaios no local junto de ninguém menos que a Estação Primeira de Mangueira, sempre aos domingos, o que promete levar um grande público para a Avenida Presidente Vargas. Além disso, a São Clemente trabalha para realizar dois ensaios de grande porte em dois tradicionais pontos da Zona Sul: um no Aterro do Flamengo, na altura da Praia de Botafogo, outro na Avenida Atlântica, coração da praia de Copacabana, nos mesmos moldes do ensaio da Beija-Flor no local.

A São Clemente será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval com o enredo ‘E o samba sambou’. A reedição está sendo desenvolvida com uma nova roupagem pelo carnavalesco Jorge Silveira.

Série B: Regulamento mantido, verba municipal garantida e desfiles podem ser transmitidos na TV aberta

Ponte desfile 2018 11O pacote de novidades da Série B é animador. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente da Liesb, Gustavo Barros, revelou que a Prefeitura do Rio garantiu a manutenção para 2019 da mesma verba paga em 2018. O valor gira perto de R$ 70 mil para cada agremiação.

“A Riotur nos informou que a subvenção será mantida no mesmo valor de 2018. É praticamente irrisório para as agremiações fazerem seu carnaval, mas estamos conseguindo realizar um grande espetáculo em parceria a Liga e os fornecedores. Quanto a estrutura estamos aguardando a Riotur sobre a manutenção ou mudança de alguma coisa”, comentou Gustavo Barros

O presidente da Liesb ressaltou a força dos desfiles na Intendente Magalhães e o envolvimento com o público.

“Sabemos das dificuldades que a prefeitura passa, mas somos um carnaval totalmente popular. A nossa tentativa é sempre sensibilizar o poder público. Essa verba repassada para as agremiações é um valor tão pequeno perto de todo retorno cultural e social que essas agremiações contribuem em suas comunidades. Colocamos em 2018 um total de 200 mil pessoas em quatro noites de desfiles e a tendência de 2019 é superar essa quantidade”.

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Gustavo Barros disse ainda que os desfiles da Série B estão perto de serem transmitidos em uma TV aberta e que faltam detalhes para o anúncio.

“A possibilidade para transmissão do desfile na TV aberta surgiu quando uma produtora nos procurou com a possibilidade de um projeto piloto para 2019. O que falta para confirmação é o acerto da produtora com alguns parceiros para darem o ok a essa operação que será pioneira no carnaval da Intendente Magalhães”, disse o presidente da Liesb.

Sobre o regulamento de 2019, o presidente da Liesb garantiu a manutenção do que foi aprovado para os desfiles desse ano.

“O regulamento da Série B para 2019 foi mantido com o mínimo de dois e máximo de quatro alegorias. Cairá uma agremiação da Série B para Série C. O tempo de desfile será de no máximo 45 minutos”.

Donos do ritmo: mestre Allan Meira alia juventude e competência no comando da Colorado do Brás

Por Matheus Mattos

mestre coloradoAllan Meira se tornou mestre de bateria em 2016, cargo que dividiu com o Bola (Anderson Luiz) durante dois anos. No último carnaval assumiu a ala como único no cargo superior, garantiu a nota 30 em 2018 e ajudou diretamente a Colorado do Brás no acesso ao Grupo Especial de São Paulo depois de 25 anos. Engana-se quem acha que idade justifica competência, mesmo jovem carrega uma experiência reconhecida. Com apenas cinco anos de idade já estava presente como um dos ritmistas da bateria da própria vermelha e branca do Brás. Passou pela Tradição Albertinense, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tucuruvi e X-9 Paulistana como Diretor de bateria. (Foto: Felipe Araújo)

Allan é uma cria do Brás. Para ele, nenhuma nota 10 é mais gratificante que ver um ritmista apaixonado pelo pavilhão. Sua influência na bateria é clara ao escutar os arranjos e bossas. Porém como ninguém faz nada sozinho, Allan Meira conta com uma direção de bateria com nomes super respeitados no carnaval paulistano.

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A bateria Ritmo Responsa segue características presentes na escola há muito tempo. A batida de caixa é padrão, com a acentuação no contratempo. Os surdos de marcação são afinados no tom grave, tendo o surdo de terceira desenhado também no contra. As bossas ensaiadas trabalham todas na melodia do samba-enredo, destaque para os surdos de marcação dentro da proposta. Um dos diferenciais da bateria do mestre Allan Meira é a presença de ritmistas universitários, já que em São Paulo esse segmento vem ganhando cada vez mais força. Os instrumentos leves (Agogô e Tamborim) direcionados por diretores universitários, junto ao diretor de Chocalho, carregam uma característica muito forte deste meio: coreografias.

Carnaval 2019 Holiday Inn

mestre colorado2“Baterias Universitárias existem há muitos anos, mas não eram muito reconhecidas dentro de uma escola de samba. Desde que assumi, até pela dificuldade em que estávamos em conseguir ritmistas pela situação que a escola passou, procurei integrar esses ritmistas universitários na Colorado. Por ser uma galera mais jovem, acabei me identificando muito com eles e o trabalho foi crescendo e se consolidando. Gosto de falar que não são Universitários dentro da Colorado, eles são a bateria Ritmo Responsa, não importa de onde vieram. O astral é o nosso principal diferencial, você vê na face de qualquer ritmista que eles estão lá porque gosta e porque amam aquilo, e a minha maior vitória atual como mestre foi formar muitos ritmistas, seja universitário ou não, que hoje batem no peito e são Colorado do Brás”, disse Allan Meira.

A Colorado do Brás será a primeira agremiação a desfilar no carnaval de São Paulo, na sexta-feira às 23h15. O enredo trabalhado terá características do continente africano, titulado como: “Hakuna Matata – Isso é viver”, desenvolvido pelo carnavalesco Leonardo Catta Preta.

Tuiuti mostra em ensaio de rua que caminha forte rumo ao sonhado paraíso no Grupo Especial em 2019

Por Guilherme Ayupp e Magaiver Fernandes

tuiuti rua2019 18Quem acredita que o desfile histórico do Tuiuti em 2018 foi fogo de palha pode estar cometendo um grande equívoco. Tudo porque a agremiação de São Cristóvão novamente realizou um grande ensaio técnico de rua, deixando a clara sensação de que nos quesitos de pista o trabalho será muito bem feito. Somando-se ao fato de que o barracão produzido por Jack Vasconcelos é um dos mais aguardados do ano, a azul e amarela está sim entre as candidatas ao campeonato de 2019. O ensaio desta segunda-feira, o primeiro de 2019, teve componentes de avenida. Presença da musa Lívia Andrade, que causou um grande alvoroço, longo esquenta com direito a homenagem ao carnaval de São Paulo e um desempenho próximo da perfeição da bateria Supersom. Tudo acompanhado sob o atento olhar de um orgulhoso presidente Renato Thor.

Evolução

tuiuti rua2019 64O quesito ficou um pouco comprometido no ensaio desta noite devido à presença da musa Lívia Andrade. Se por um lado a beldade engrandeceu o ensaio com a presença de importantes veículos de imprensa e foi muito tietada pelos componentes durante o ensaio. Até a escola conseguir se reorganizar o quesito sofreu. Cabe ressaltar que no dia do desfile é uma situação que não ocorre, pois Lívia terá sua posição definida e sem a aglomeração em sua volta. Apesar disso a espontaneidade e alegria do componente foram facilmente destacáveis.

Harmonia

tuiuti rua2019 92A comunidade de São Cristóvão e adjacências novamente se destacou no ensaio com um canto firme, linear e constante. As alas já demonstram uma grande afinidade com a obra, destacando todos os trechos com as divisões corretas e o volume adequado. Total entrosamento com o canto do carro de som o que certamente garantirá à escola boas notas novamente no quesito.

Samba-Enredo

tuiuti rua2019 14O samba que sofreu algumas críticas por uma injusta comparação com a grande composição de 2018, demonstra um grande crescimento a cada ensaio. Celsinho Mody caminha para fazer história no carnaval do Rio de Janeiro. Comanda com maestria a obra muito entrosado com todo o carro de som e a bateria. O samba-enredo tem características mais alegres e bem humoradas e vem sendo muito bem cantado nos ensaios.

Bateria

tuiuti rua2019 33Uma verdadeira aula de ritmo da Supersom. Mestre Ricardinho alcançou a maturidade profissional e tem a bateria nas mãos. É possível identificar com bastante clareza cada um dos naipes com um swing característico do ritmo de São Cristóvão. Bossas muito bem executadas.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

tuiuti rua2019 68A evolução de Marlon e Danielle ficou um pouco comprometida no início devido à estonteante presença de Lívia Andrade. Rapidamente a direção de carnaval corrigiu o problema e a dupla pode desempenhar o seu bailado. Os dançarinos não executaram tanta coreografia e usaram o treino mais para a interação com o público que lotou o Campo de São Cristóvão para prestigiar o Tuiuti.

O Paraíso do Tuiuti vai em busca do sonhado título no Grupo Especial em 2019 com o enredo ‘O Salvador da Pátria’. O desenvolvimento é do carnavalesco Jack Vasconcelos. A azul e amarela do bairro imperial será a quinta a desfilar na segunda-feira de carnaval no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Pré-Carnaval 2019 no Botequim da Cidade do Samba começa na segunda-feira

    diogoO cavaco começa a chorar no Botequim da Cidade do Samba a partir das 18h do dia 14 de janeiro, quando o samba de raíz ganha voz e convoca a todos para os eventos pré-carnavalescos realizados no espaço. O aquecimento já começa em clima de “pé na areia”, como o cantor e compositor carioca, Diogo Nogueira, que leva ao palco seu primeiro álbum com músicas autorais e inéditas, “Munduê”.

    Já O Grupo “Vem Pro Sereno” vai apresentar seu repertório de músicas autorais e relembrar clássicos de nomes como Candeias, Arlindo Cruz e Almir Guineto, entre outros bambas. Para o batuque ficar completo, também acontecem apresentações com Juninho Thybau, Quintal do Pagodinho, Marcelinho Moreira, Tinga e Grupo Pirraça. Fechando a noite, a Beija-Flor de Nilópolis – campeã do carnaval 2018 – faz uma participação especial no evento.

    A tradicional roda de samba reunirá a nata do gênero toda segunda segunda-feira de cada mês, a partir das 18h. De fácil acesso por conta do VLT e das demais ofertas de transporte público, o local já virou point dos amantes do gênero musical e de turistas de diversas partes do país e do mundo. Os ingressos para pista custam R$ 15, enquanto nas mesas saem por R$ 50.

    A classificação é livre. O endereço da Cidade do Samba é Rua Rivadávia Corrêa, s/nº – Gamboa.

    Serviço

    Botequim da Cidade do Samba primeira edição de janeiro

    Atrações: Juninho Thybau, Quintal do Pagodinho, Marcelinho Moreira, Tinga e Grupo Pirraça

    Local: Cidade do Samba (Rua Rivadávia Corrêa, s/nº – Gamboa)

    Data: 14 de janeiro de 2019

    Valor: R$ 15; mesas R$50

    Classificação: livre

    Horário: 18h às 23h

    Grupo faz financiamento coletivo para exposição sobre Rosa Magalhães

      carnavalizeO Carnavalize preparou um sistema de financiamento coletivo para a realização da exposição “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães”, louvando e reverenciando um dos maiores nomes do nosso carnaval. A proposta é arrecadar a verba necessária para montagem deste projeto e de uma nova exposição sobre o desfile da Acadêmicos do Cubango de 2018, sobre Bispo do Rosário. A exposição acontecerá entre fevereiro e março de 2019, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica.

      * VEJA AQUI COMO AJUDAR

      As duas exposições foram aprovadas em edital apenas para ocupação das galerias, sem a previsão de ajuda financeira.

      Confira os nomes confirmados dos projetos. Artistas do carnaval: Alessandra Cadore, André Rodrigues; André Wonder; Andrea Vieira; Antônio Vieira; Bill Oliveira; Divina Luján; Fábio de Mello; Fernando Pamplona; Gabriel Haddad; Guilherme Camilo; Jack Vasconcelos; João Vitor Araújo; Jorge Silveira; Júlia Tavares; Lícia Lacerda; Leonardo Bora; Mauro Leite; Penha Vieira, Rafael Gonçalves; Thiago Avis; Thiago Santos; Wigder Frota

      Artistas plásticos: Cláudia Laux ; Eduardo Fonseca; George Magaraia; Herbert de Paz; Leila Danziger; Maria Andrea Tujillo; Osvaldo Carvalho; Roberta Paiva; Sérgio Rodrigues; Talita Teixeira, Thiago Ortiz

      Feijoada do Salgueiro no domingo com Cordão da Bola Preta

      feijoada 1Evento já tradicional que acontece todo segundo domingo de cada mês, a Feijoada do Salgueiro terá sua primeira edição de 2019 no próximo fim de semana, levando ao palco da Academia do Samba muito pagode e o aquecimento para o público que curte a alegria do Carnaval de rua. Como atrações, o grupo Pegada Brasileira abre o evento e o Cordão da Bola Preta, bloco centenário que arrasta multidões e é referência quando o quesito é o Carnaval de rua da cidade.

      Os portões abrem às 13h e a feijoada saborosa servida com o toque especial das baianas de Tia Glorinha é servida até as 17h. A entrada já com direito ao prato de feijoada sai a R$40. Mesas com 04 lugares custam R$20.

      No encerramento do evento, a Bateria Furiosa e os demais segmentos da escola se apresentam deixando sempre o gostinho de quero mais. A classificação é livre. Informações através do telefone (21) 2238 9226. A quadra do Salgueiro fica na Rua Silva Teles , 104 – Andaraí.

      Serviço: Feijoada do Salgueiro edição Janeiro

      Atrações: Grupo Pegada Brasileira, Cordão da Bola Preta e Elenco show do Salgueiro
      Local: quadra do Salgueiro ( Rua Silva Teles, 104 – Andaraí)
      Valor: entrada com feijoada R$ 40; mesas R$ 20
      Classificação: livre
      Horário: a partir das 13h