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Série Barracões: Sem poupar ninguém, São Clemente criticará vaidade de carnavalescos em alegoria

barracao saoclemente2019 7Em um enredo que se propõe criticar os rumos que o carnaval levou, a São Clemente não vai poupar ninguém na Avenida em 2019. Em ‘E o samba sambou’, Jorge Silveira terá crítica à vaidade dos colegas carnavalescos em uma alegoria. Em uma ala a imprensa de carnaval não será poupada. Compositores e os sambas de escritório também não escaparão do crivo da escola.

Jorge Silveira recebeu a reportagem do CARNAVALESCO para uma conversa no barracão, onde além de explicar o enredo, respondeu questionamentos sobre o desfile da escola. Silveira disse que propôs o enredo para o presidente Renatinho antes mesmo do desfile de 2018, mas que ele não se convenceu em um primeiro momento.

barracao saoclemente2019 4“A responsabilidade é minha, pois eu comprei esse barulho. Ao finalizar o projeto de 2018 ele me disse que iríamos renovar. Eu havia perguntado a ele qual seria a São Clemente que ele gostaria de ver em 2019 e ele disse que sonhava em voltar com a escola crítica que consagrou os carnavais da agremiação. Propus a ideia da reedição, no início ele não foi adepto. Após tudo que aconteceu depois do desfile eu tive os argumentos para convencê-lo. Minha tese é provar que não é uma simples reedição, mas uma releitura. Os acontecimentos que cercam o carnaval provam que ele (enredo) ainda é atual”, destaca.

A reedição terá uma nova cara dada por Jorge Silveira. O carnavalesco revela que imergiu no desfile de 1990 e não assistiu apenas este, mas todos aqueles que deram à escola a marca da crítica reconhecida por todo o mundo do carnaval.

barracao saoclemente2019 3“O desfile terá uma relação forte com aquele de 1990, mas a proposta é trazer as críticas para 2019. Novos problemas do carnaval estarão no nosso desfile. Assisti muitas vezes ao desfile, tenho o livro abre-alas daquele carnaval. Foi tudo muito bem fundamentado. Conversei com pessoas que participaram daquele momento, especialmente, o Renato e o Roberto, para que me transpassassem a sensação daquele momento. Assisti todo o material videográfico disponível da São Clemente na internet. Esse desfile é uma afirmação da identidade da escola. É o momento do reencontro da São Clemente com si mesma. Busquei entender como a escola chegou nessa marca. De 1990 não vamos trazer, por exemplo, um trecho que criticava pessoas que faziam filmagens dos desfiles na arquibancada e vendiam ao exterior. Essa é uma crítica que não cabe mais. Por outro lado temos outras realidades agora, como os sambas de escritório”, contou.

Jorge Silveira contou à nossa reportagem que críticas aos rumos do carnaval não podem ficar de fora de um desfile que se propõe em fazer uma crítica contundente colocando o dedo na ferida.

barracao saoclemente2019 8“A gente não deixará de falar como a grana interfere na criatividade dos artistas, como os sambas de escritório pasteurizaram as obras, o exagero de vaidade de muitos carnavalescos, a efetiva necessidade de transformar o espetáculo em uma coisa midiática em detrimento da valorização dos sambistas, os excessos que acontecem em relação ao povo, que ficou fora da jogada, como diz a letra de nosso samba. Os preços das fantasias. Todos esses aspectos estarão no enredo. Existem coisas fora do lugar, e vamos apontá-las”, explicou.

barracao saoclemente2019 5Como gato escaldado tem medo de água fria, Jorge Silveira evitou criar um projeto excessivamente caro para não ser surpreendido com novos cortes de verba da prefeitura, o que de fato acabou acontecendo. O carnavalesco garante que não precisou fazer nenhum corte no projeto.

“No ano passado fomos pegos de surpresa no meio do processo pois sabíamos que haviam um orçamento acordado que acabou não acontecendo. Esse ano eu já parti com um projeto enxugado. Será bonito, será bem feito, mas com materiais bem menos sofisticados que 2018 por exemplo. Terei muita forração e sem plumas no desfile. Não houve nenhum corte no projeto. E tenho fé que levaremos ao desfile tudo que foi planejado”, destacou.

barracao saoclemente2019 2O carnavalesco da São Clemente avalia que não poderia deixar de criticar nenhum aspecto da folia, pois poderia se tornar um desfile ‘chapa-branca’. Silveira adianta que não houve nenhum tipo de censura por parte da direção da São Clemente.

“Tivemos um cuidado estratégico no lançamento do enredo. Lançamos a sinopse, a logo e um vídeo explicativo. Não se trata de levar o mesmo samba para a avenida. Tenho o compromisso de fazer essa diferença de maneira concreta na avenida. Em nenhum momento eu pensei em não criticar determinado aspecto e nem a diretoria da escola me fez qualquer tipo de pedido para não inserir algo no enredo. A São Clemente estava muito afastada de si mesma e estamos buscando esse reencontro. Sei que enfrentarei interesses não amigáveis à minha proposta. Mas estou buscando uma linguagem didática e interativa com a arquibancada”, afirma.

Sambista atento aos rumos tomados pela folia, Jorge Silveira destaca que o carnaval se afastou perigosamente do povo, o que fomenta comentários populistas do prefeito Marcelo Crivella, encontrando eco em pessoas que desconhecem o mundo das escolas de samba.

barracao saoclemente2019 1“O centro do enredo da São Clemente eu vejo como a questão mais grave no carnaval. A forma como o povo se afastou do carnaval e das escolas de samba. Muitas pessoas apoiam a forma com a qual o prefeito persegue a festa. Eu como sambista me sinto muito incomodado. E vejo que as escolas são muito responsáveis por isso. Conseguimos perder o povo e a opinião deles se voltou contra nós. Será que se o desfile de escola de samba acabasse hoje haveria uma comoção nacional?”, questiona.

Conheça o Desfile

A São Clemente se apresentará com cinco alegorias, 2.600 componentes e 26 alas. Jorge Silveira explica aos leitores do CARNAVALESCO como se dará o desenvolvimento do enredo setor por setor.

Setor 1: Abrimos transformando a Sapucaí em uma grande Hollywood. Como ela se transformou em um show midiático. Como supervalorizamos as celebridades em detrimento do verdadeiro sambista. É fantástico, virou Hollywood isso aqui, luzes, câmeras e sons, mil artistas na Sapucaí.

barracao saoclemente2019 6Setor 2: A distorções do samba, tudo que está fora do lugar. O ponto alto disso é o camarote da Sapucaí, como o povo não tem acesso às maiores regalias. E muitas vezes como o som alto atrapalha o que acontece na avenida. E nem samba tocam.

Setor 3: Criticamos a forma como a grana determina toda e qualquer decisão do carnaval. Desde o troca-troca dos sambistas à forma como a criatividade do compositor é afetado. Sambas encaixotados, bois com abóbora.

Setor 4: Criticamos a vaidade excessiva do carnaval. Carnavalescos, destaques, gente que só aparece na hora do desfile. Rainhas de bateria que pagam pelo posto. A vaidade das redes sociais, avaliam barracão por fresta de barracão.

Setor 5: Fazemos referência a antigos carnavais. Saudades da sensação gostosa que aqueles momentos nos trouxeram. Apresentamos as credenciais críticas da São Clemente, revivendo os carnavais críticos da agremiação. Vamos encerrar nosso desfile criticando o corte de verba com uma alegoria ‘inacabada’.

Feijoada e show beneficentes para Escola Mirim Herdeiros da Vila

dandara raoniNo próximo sábado, 9 de fevereiro, a partir das 13h, os netos e a filha de Martinho da Vila – Dandara e Raoni e Mart´nália – farão um show beneficente no Botequim Meu e Teu para os integrantes da Escola Mirim “Herdeiros da Vila”. Durante o espetáculo será servida a famosa feijoada da Analimar. Os ingressos antecipados custam R$ 30,00 com direito ao show e à feijoada.

Serviço:

Evento – Feijoada Beneficente com show de Dandara e Raoni e participação especial de Mart´nália
Data – 9 de fevereiro – sábado
Horário – 13h
Ingressos antecipados – preços – R$ 30,00
Local – Botequim Meu e Teu – Rua Souza Franco, 364, Vila Isabel
Mais informações pelo telefone (21) 3649-3033 ou pelo Facebook https://www.facebook.com/pg/cantacantaminhagente/about/?ref=page_internal

Acadêmicos do Tucuruvi faz ensaio técnico aguerrido e demonstra evolução em determinados quesitos

Por Matheus Mattos

tucuruvi ET2019 1 10Com um esquenta curto e uma fraca chuva temporária, a Acadêmicos do Tucuruvi inciou o ensaio técnico sob diversos olhares de expectativa. Isso porque o sambista em geral queria ver a postura da escola após o acidente no galpão de fantasias. Tirando de base a última noite de domingo, a agremiação se mostrou aguerrida e mais vibrante em comparação aos anos anteriores. Destaque para o desempenho da bateria e coreografia da comissão de frente.

Bateria

tucuruvi ET2019 1 8Comandada por mestre Guma Sena, a bateria do Zaca trouxe um bom ritmo e mostrou boa
evolução dentro de um curto prazo. Bossas de interações entre naipes e virada de dois para segunda estrofe fora do convencional, traz a sensação de uma batucada com proposta mais ousada.

“A gente ainda continua pegando no pé da galera a parte mais técnica que é execução, andamento, sustentação pra escola. Estamos dando prioridade e limpando algumas coisas que ainda precisam ser limpas. Até o dia do jogo tem muito trabalho pela frente”, explicou o mestre de bateria.

Comissão de frente

tucuruvi ET2019 1 1Demonstrando ser a coreografia oficial, a comissão de frente da Tucuruvi busca trazer uma
crítica em sua dança. A proposta de fazer um carnaval com fácil associação se fez presente no quesito. Corpos de uma parte dos bailarinos com palavras escritas e terno com bolsos cheios de dinheiro facilitaram a interpretação rápida. A ala ainda conta com um tripé em forma de barco.

Samba-Enredo

tucuruvi ET2019 1 1O intérprete Leonardo Bessa, que faz sua estreia no escola, cantou e interagiu com o público de forma natural, como se já estivesse na Tucuruvi há muito tempo. O carro de som traz aberturas de vozes, misturando o timbre masculino com o feminino, dando a qualidade na execução da obra cantada.

“A gente fica feliz porque que é um trabalho de um ano inteiro e agora conseguimos ter uma dimensão melhor de tudo que a gente vem ensaiando, estúdio e quadra. A perspectiva é a melhor possível. Vamos amadurecendo ainda mais pra chegar no desfile 100%. É um trabalho (abertura de vozes) que eu sempre tive vontade de fazer, mas não tinha a oportunidade. A Tucuruvi me deu essa confiança de estar a frente do trabalho musical. Aqui em São Paulo é muito comum”, contou o intérprete Leonardo Bessa.

Harmonia

tucuruvi ET2019 1 4Assim como visto em outras agremiações, a equipe de harmonia também trouxe placas de
incentivo, induzindo todos a cantarem com mais empolgação. Porém, foi visto uma falta de
conhecimento do samba. Era fácil encontrar componentes que só cantavam o refrão e que
perdiam a animação durante as estrofes.

Evolução

tucuruvi ET2019 1 5O quesito teve um bom desempenho, alas preenchiam a lateral da avenida sem deixar espaços. O desfile teve uniformidade e, algo que é um pesadelo para muitos dirigentes, foi
bem resolvido pela entidade: a entrada no recuo.

“A gente fez um bom ensaio, evoluímos bem. Agora vamos analisar os vídeos, todo o material do desfile, mas óbvio que temos coisas para arrumar. Podem esperar a Tucuruvi acertando mais ainda, rumo ao maior desfile da escola”, afirmou Dione, carnavalesco da escola.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

tucuruvi ET2019 1 3O casal oficial, Kawan Alcides e Waleska Gomes, bailou com segurança em frente à cabine de jurados do quesito. Ambos tem uma característica de dança com passos novos, moderno e misturando o bailar clássico em sua dança.

“O nosso primeiro ensaio foi ótimo. Acredito que no segundo a gente vai conseguir arrumar os pouquíssimos detalhes que faltaram, porque praticamente a gente já ensaia todos os dias aqui na pista. Hoje foi importante para gente sentir o calor do público, que da um gás, disse a porta-bandeira”.

Outros Destaques

tucuruvi ET2019 1 9

As alas coreografadas, em pontos estratégicos, prometem surpreender. Existe interações nas alegorias e alas com conteúdo explícito, uma observação a ser notada no desfile.

Desempenho positivo do intérprete e problemas com o casal marcam ensaio técnico da Dragões da Real

Por Matheus Mattos

dragoes ET1 9Primeira escola do Grupo Especial a ensaiar na noite de domingo, a Dragões da Real pode aproveitar a sonorização completa do Anhembi. Mesmo com uma presença modesta do público, a escola trouxe um bom contingente de pessoas. A porta-bandeira oficial, Evelyn Silva, passou mal durante o treino, desmaiou e teve que ser socorrida pelos dirigentes e organizadores do local. Ela passa bem.

Mestre-Sala e Porta-bandeira

dragoes ET1 10O primeiro casal oficial, Rubens de Castro e Evelyn Silva, sofreu bastante com o calor. A agremiação iniciou seu ensaio às 19h15, e como ambos estavam com fantasias de desfile, a porta-bandeira não aguentou o peso e desmaiou em frente ao recuo da bateria. Ainda no setor A, ela já demonstrava cansaço e lavou o rosto com os apoios. Evelyn ficou deitada até conseguir se recuperar.

Samba-Enredo

dragoes ET1 2A melodia do samba é bem aproveitada pela escola, nos momentos de explosão, os componentes correspondem. O intérprete Renê Sobral mantém o estilo de abrir voz em pontos estratégicos da obra, sendo considerado um grande destaque da noite.

Harmonia

Alguns detalhes do quesito precisam ser corrigidos, inclusive, a questão da má pronúncia do samba por parte de alguns integrantes, muitos cantavam apenas a última palavra da frase. Os últimos setores, principalmente, o terceiro, cantaram bastante o hino de 2019.

dragoes ET1 11Evolução

Mesmo existindo brechas para melhoras no quesito de Harmonia, a parte de Evolução foi muito bem aproveitada. A escola trouxe alas compactas e bem divididas, todas andando com boa uniformidade.

Bateria

Comandada pelo mestre Tornado, a bateria Ritmo que incendeia levou bossas que enriquecem o samba, sendo de criação bem elaboradoras. Os naipes conversam entre eles.

dragoes ET1 6Comissão de Frente

Ala trouxe duas coreografias, onde percebe-se a ligação de passado com o futuro. O primeiro grupo encena a época da pré-história. O desempenho do quesito foi bastante positivo, considerado um ponto alto da agremiação.

Outro destaque

Com mais de 50 mulheres, a ala das baianas da agremiação foi um dos destaques, sendo então a escola com a maior quantidade da noite.

Série Barracões: Tijuca prepara carnaval imponente e abordará o pão em desfile com forte carga espiritual

tijuca barracao2019 2Dois anos fora das campeãs, algo que não ocorria desde o ano de 2009, fizeram a Unidos da Tijuca realizar mudanças em sua equipe para não somente voltar ao Sábado das Campeãs mas disputar o campeonato, que não vem desde 2014. Para isso dois multi-vencedores foram integrados à comissão de carnaval. Laíla e Fran Sérgio, que empilharam conquistas na Beija-Flor.

Quem passa pelo barracão da Unidos da Tijuca na Cidade do Samba confirma a tese de que a escola volta a ter um carnaval opulento daqueles que fazem novamente uma das favoritas. A comissão de carnaval composta por Annik Salmon, Helcio Paim, Marcos Paulo, Fran Sérgio e Laíla recebeu a reportagem do CARNAVALESCO para contar todos os detalhes do desfile tijucano.

tijuca barracao2019 1A Unidos da Tijuca, devido ao seu samba de melodia dolente e composto como se fosse uma oração, tem sido apontada como uma escola que fará um desfile religioso. O carnavalesco Fran Sérgio confirma essa tendência.

“O enredo é totalmente sacro. O nosso samba é uma grande oração. O filho de Deus, o pão da vida. Nosso caminho está todo calcado no pão espiritual. Aquilo que está dentro de nós. Cada um fazendo a sua parte, cada macaco no seu galho, conseguiríamos ter um mundo sem desigualdade e sem preconceito”, destacou.

Complementando o comentário do parceiro de comissão, Marcos Paulo ressalta que o pão é bastante característico na religião católica, mas segundo as pesquisas para o desfile eles encontraram também outras religiões que tem relação com o pão.

“O pão é muito forte na religião cristã, mas também temos representatividade em outras. O enredo é bastante ecumênico, tivemos essa intenção para tonar a trajetória e o desenvolvimento bastante emotivo para pegarmos o coração não só de quem vai desfilar quanto quem vai assistir a Tijuca na avenida domingo de carnaval”, conclui.

tijuca barracao2019 2A figurinista Annik Salmon revelou na conversa com a reportagem do CARNAVALESCO que a temática foi sugerida por um torcedor da escola através de um email. Inicialmente, a sugestão tratava mais do pão industrial, o alimento. Após reuniões com a comissão surgiu a temática ‘Cada macaco no seu galho. Ó meu pai, me dê o pão que eu não morro de fome’.

“Recebemos o email de uma pessoa sugerindo fazer um desfile sobre o pão. Achamos interessante e decidimos desenvolver à nossa maneira. Sentimos a necessidade de tocar o público. O que podemos fazer para melhorar? Falar um pouco de respeito, de amor ao próximo. A chegada do Laíla foi ideal também nesse sentido, pois é uma figura muito humana, muito emotiva. Ele adorou a roupagem que definimos para o enredo”, relata.

tijuca barracao2019 3De volta para agremiação onde trabalhou entre 1980 e 1982, Laíla foi fundamental no traçado da temática que o enredo tomou. Segundo ele, o brasileiro precisa ter o seu lado solitário mais incentivado, pois o momento social vivido pelo país é um dos mais duros de nossa história.

“É um enredo muito presente dentro da situação vivida em nosso país. Todo mundo trabalha para ter o seu pão de cada dia. Quando chegamos ao caminho mais espiritual acho que acertamos. Recentemente fui a um mercado e duas senhoras me abordaram elogiando o enredo, se diziam impressionadas com o samba. A participação popular tem sido fantástica”

‘A crise é apenas financeira’, dispara Laíla

Vivendo um dos momentos mais difíceis da história, o carnaval está quase passando o pires para conseguir verba afim de colocar o carnaval na rua. Sempre contundente em suas opiniões, Laíla desconstrói a tese de que a estrutura da festa precisa mudar e insiste que o problema é apenas financeiro.

tijuca barracao2019 1“Crise não coíbe criatividade e criação do artista. Já cansei de catar bagulho na rua para fazer desfile. Precisávamos do livro de ouro, passando o boné mesmo para colocar o desfile na rua. Tem crise? Tem. Mas o sambista não está em crise. As baterias não estão em crise, o canto não está, a alegria. A dificuldade é restrita ao aspecto financeiro. Já cansamos de fazer com o mínimo. Dinheiro não significa talento de ninguém”, destaca.

Helcio Paim, um dos mais experientes trabalhadores de barracão da Cidade do Samba, faz questão de enaltecer a chegada de Laíla e Fran, destacando a experiência e as conquistas da dupla.

“A carga de experiência deles é muito grande. São 16 títulos. A gente chegou a duelar nos últimos carnavais. Somamos as experiências, deles com a nossa aqui. A Tijuca precisava de dar uma mudada. Depois do acidente, no ano passado recebemos um baque que foi novamente não voltar. Ficar de fora novamente foi bastante complicado. Com eles eu acredito que nosso patamar muda. O que tem acontecido é uma grande união de estilos e quem tem a ganhar é a Tijuca”, pondera.

tijuca ensaio quadra 2019 13Fran Sérgio avalia que ainda nutre carinho pela Beija-Flor, escola onde praticamente nasceu. O artista conclui afirmando que o perfil atual da Unidos da Tijuca, de característica empresarial, casa com sua maneira organizada de ser.

“Eu nasci literalmente em Nilópolis. Vivo lá até hoje. Cresci dentro da escola. Eu realizei um sonho em trabalhar na Beija-Flor. Foram 23 anos e eu sou muito grato. Aprendi a trabalhar em grupo que é uma questão difícil para o artista. Esse lado humano da escola me fez crescer muito. Foram anos maravilhosos e hoje me sinto um carnavalesco evoluído. E a Tijuca é uma escola organizada, quase uma empresa. Sempre procurei esse perfil, sou organizado, tenho toc. É uma escola leve, a equipe está toda muito feliz”, finaliza.

Conheça o desfile

tijuca cd2019 46Setor 1: Começamos em 6.000 a.c. Na antiga Mezopotâmia, passando por egípicios, hebreus e fenícios. Quando surge o alimento sagrado. Nenhum outro produto dominou o mundo de forma material e espiritual como o pão. Abordamos o aspecto espiritual do pão. Tentamos passar uma mensagem amorosa, a sociedade hoje em dia não liga um para o outro. Não apenas de governantes, mas das próprias pessoas mesmo.

tijuca ensaio quadra 2019 17Setor 2: O agente motivacional do pão, que foi até estopim de revoluções na história da humanidade. O estopim da Revolução Francesa foi a taxação do trigo e a proibição do pão em casa. Desse fato começa o processo que desencadeou na queda da Bastilha. Vamos ter a Revolta da Farinha em Portugal, as trabalhadoras russas que vão para a rua pedir pão e paz.

tijuca ensaio quadra 2019 7Setor 3: A chegada do pão no Brasil, trazido pela família real. Eles queriam comer um pão igual aos franceses. Por isso surgiu o nome pão francês. Antes deles chegarem o pão que se consumia no Brasil era indígena, à base de mandioca.

Setor 4: A fé, o pão como alimento espiritual. Passamos por várias religiões mas a maior parte realmente é o cristianismo. O pão bento de Santo Antônio.

Setor 5: O pão na parte social. Porque não são todas as pessoas que podem ter um pão na mesa para se alimentar. Abordamos a forma egoísta com que a sociedade pensa somente em si mesma. Está faltando amor ao próximo. O pavão traz essa história, por ter os olhos de Deus em sua calda.

Águia de Ouro se desculpa por personagem fantasiado de Hitler no ensaio técnico realizado no Anhembi

hitler aguia1A Águia de Ouro, através de sua assessoria de imprensa, se posicionou sobre a presença de um componente fantasiado de Hitler, com a faixa presidencial brasileira, e a suástica do partido Nazista, em seu ensaio técnico na noite deste sábado, no Anhembi.

A agremiação deixa claro que foi uma “atitude isolada de um componente que se aproveitou para se promover pessoalmente. A diretoria foi pega de surpresa, e já tomou as medidas necessárias para que não aconteça mais”.

Leia abaixo a nota completa da Águia de Ouro

A Escola de samba Águia de Ouro, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a este canal, se desculpar publicamente, sobre esta atitude isolada de um componente que se aproveitou para se promover pessoalmente. A diretoria foi pega de surpresa, e já tomou as medidas necessárias para que não aconteça mais.

Estamos a disposição para novos esclarecimentos. Algumas matérias estão sendo vinculadas com um título negativo para a escola, dizendo que estamos fazendo alusão ao novo presidente. Com relação a matérias do personagem do ensaio técnico “Hitler”, esclarecemos que em momento algum se refere ao Bolsonaro, pois não seríamos levianos, em incluir alguém que acaba de assumir o cargo.  O nosso enredo marca a história de 1500 a 2018, até pque quando construímos o projeto ainda não sabíamos quem seria o presidente eleito, isso se deu em meados de 2018. Essa alusão tem foco direto ao governo ditador se Getúlio Vargas que fez do Brasil uma ditadura, os Paulistas que o digam! MMDC, Revolução de 32!

A Águia de Ouro, clama por paz e justiça!

Atenciosamente, Comissão de Carnaval

Império de Casa Verde traz clima de desfile para o Sambódromo e reafirma credenciais ao título

Por Matheus Mattos. Fotos: Magaiver Fernandes

ImpérioDeCasaVerde ET2019 0102 100Encerrando a noite de ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial, o Império de Casa Verde demonstrou estar apta a disputar o título do Carnaval de 2019. O treino foi encarado pela agremiação como um verdadeiro desfile, componentes fantasiados, arrancada emocionante e empolgação influenciaram positivamente.

Carnaval 2019 Holiday Inn

Harmonia

ImpérioDeCasaVerde ET2019 0102 094A agremiação cantou bastante o samba. O entrosamento das alas com o carro de som não teve falhas e, com a permanência do nível, pode alcançar a nota máxima no quesito.

“Eu acho que falar em perfeição é muito difícil, mas eu acho que a gente está muito próximo do que a gente tem como objetivo. Uma escola compacta, uma escola que canta, que dança, que transmite energia para o público e consegue receber essa energia de volta. A gente percebeu essa troca com a arquibancada. Estamos muito próximo dos nossos objetivos. Temos 23 alas e só 7 são coreografadas. No geral tem coreografias que interage a escola inteira, então da essa sensação de muito coreografada”, disse Serginho, diretor de harmonia.

Comissão de frente

Coreografada pelo André Almeida, o quesito trouxe todos os bailarinos fantasiados que demonstraram ótimo desempenho pelo tempo que resta para o desfile. A ala trouxe duas coreografias e interação constante com o tripé. Os bailarinos interagiram constantemente com as arquibancadas. Parte dos dançarinos voltaram para encerrar o ensaio.

“Nós trouxemos o nosso trabalho oficial. É um grande teste pra gente o desfile, então hoje trouxemos as duas coreografias pra justamente ver o que vai funcionar, o que não vai dar certo. A gente está com 90% do nosso trabalho concluído, temos algumas coisinhas pra melhorar”, afirmou o artista.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

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A dupla mostrou uma boa performance. O Rodrigo Antônio e a Jessica Gioz optaram por uma roupa mais leve, terno para o mestre-sala e vestido para a porta-bandeira. Eles apresentaram o pavilhão para as torres que contém jurados do quesito. A dupla traz uma dança mais moderna, com passos diferenciados.

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Bateria

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Comandada pelo Mestre Zoinho, a bateria Barcelona do Samba trouxe uma proposta mais conservadora e valorizou o ritmo, dando a sustentação necessária para a agremiação.

Evolução

A escola demonstrou maturidade com o andar. Assim como foi falado na primeira crônica, muitas alas coreografadas estarão presentes no desfile, e a organização dos foliões no ensaio demonstra boa maturidade.

ImpérioDeCasaVerde ET2019 0102 064Samba-Enredo

Impulsionado pelo intérprete Carlos Júnior, a ala musical fez uma ótima passagem pelo Anhembi. Aberturas de vozes pontuais enriqueceram o samba.

“Hoje foi bem técnico mesmo, o primeiro ensaio a gente estava pura emoção. Conseguimos fazer uma mistura de emoção e técnica, eu não sou a pessoa certa pra falar da escola em geral, mas por onde eu tava, e pela energia da largada,, da ver que a gente vai vir pra disputar. A gente sabe que o horário do desfile é muito ruim para uma escola de samba, é meio que uma cultura das primeiras escolas serem prejudicadas com jurado que segura nota. Vou dar 9.9 porque estou esperando as outras escolas. Temos um certo receio com isso. Mas estamos buscando atingir o jurado através da emoção”, afirmou o cantor.

Destaque

Um ponto de destaque no desfile será o tamanho do abre-alas. Nos bastidores, o carnavalesco Flávio Campello revelou que a alegoria contém 80 metros, divididas em 3 bases. Destaque também para a ala que representa o filme dançando na chuva.

ImpérioDeCasaVerde ET2019 0102 026

O Império de Casa Verde será a segunda escola a desfilar na sexta-feira de carnaval no Sambódromo do Anhembi. A escola vai apresentar o enredo ‘O Império contra-ataca’. O tema está a cargo do carnavalesco Flavio Campello.

Vila Maria traz maior contingente no segundo ensaio, porém demonstra falhas no quesito de harmonia

Por Matheus Mattos. Fotos: Magaiver Fernandes

VilaMaria ET2019 0102 021Realizando o segundo ensaio técnico para carnaval de 2019, a Unidos de Vila Maria aumentou a quantidade de contingente, trouxe clima leve, porém falhou em alguns pontos no quesito de Harmonia. A escola passou no Sambódromo com 56 minutos.

“Foi um ensaio bem melhor do que o outro, porque a gente tinha menos componentes por ter sido um dia de semana. Hoje com o calor, com a felicidade que a escola ta em desfilar, foi muito bom. O carnaval de São Paulo merece o que a Vila Maria fez hoje no nosso ensaio técnico”, disse Cristiano Bara, carnavalesco da escola.

Carnaval 2019 Holiday Inn

Harmonia

VilaMaria ET2019 0102 051 1Os componentes não acompanharam o andamento do samba proposto pela escola em alguns pontos. Durante a realização de determinadas bossas feitas pela bateria, houve falta de sincronismo. O primeiro setor teve bom desempenho no canto, porém ainda falta intimidade do restante da escola com a letra.

“Estou mais uma vez extasiado, duplamente extasiado. Eu tinha falado que o nosso primeiro ensaio técnico tinha sido bom, e que o segundo seria melhor e foi maravilhoso, acertamos o que estava errado”, afirmou Wander Pires.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

VilaMaria ET2019 0102 033O casal oficial da Unidos de Vila Maria, Everson Sena e Laís Moreira, bailou com mais simpatia e segurança em comparação ao último treino. A dupla mostrou bom sincronismo e constantemente vibravam junto à arquibancada. A coreografia conversa diretamente com a letra do samba.

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“A energia e o público ajudam bastante. Todo mundo cantando. O primeiro ensaio foi pra sentir a pista, sentir a nossa energia visto o que aconteceu no ano passado. Hoje foi a lavagem da alma, foi libertadora, foi mais técnico, O nosso processo está sendo gradativo”, contou a porta-bandeira.

VilaMaria ET2019 0102 056Comissão de Frente

Demarcando um grande tamanho de tripé, praticamente 10 metros, a comissão de frente trouxe a presença apenas de homens como bailarinos. A ala demonstrou bom sincronismo numa performance com cara de oficial.

Bateria

Coordenada pelo Mestre Moleza, a Cadência da Vila usou menos as paradinhas em relação ao primeiro ensaio. O bit trabalhado se manteve constante até a linha final.

VilaMaria ET2019 0102 017 1“A gente trabalhou bastante a questão da execução, a gente preza pela clareza total, tanto na parte de equalização, afinação quanto na parte da execução rítmica. A gente vem com uma proposta de arranjos onde as caixas fazem muitas frases combinadas com as terceiras, cada instrumento tem a sua parte. A gente fez bastante ensaios específicos para poder melhorar, a gente vai trabalhar até o último instante pra ficar cada vez melhor”, explicou mestre Moleza.

Evolução

VilaMaria ET2019 0102 017Alguns pontos de desorganização foram vistos no primeiro setor. Os componentes das pontas andavam mais rápido que os outros, fazendo com que a frente não ficasse em linha reta. A ala da frente da bateria não esperou a entrada no recuo, fazendo com que criasse um buraco em frente à torre 14.

“A escola cantou muito na avenida, tem pessoas na escola que querem ajudar, demonstram amor pela escola e os pontos do primeiro ensaio foram corrigidos, e assim sucessivamente vamos chegar a excelência”, garantiu o presidente Adilson José.

VilaMaria ET2019 0102 058 1Samba-Enredo

A ala musical da Vila Maria contém profissionais competentes, tanto nas cordas quanto nos microfones. O samba desenvolve bem com a comunidade. O intérprete Wander Pires realizou um treino seguro e, durante entrevista, revelou que trará surpresas técnicas relacionadas a abertura de vozes para desfile.

Buscando o título inédito do Grupo Especial, a Unidos de Vila Maria conta a história do país latino americano Peru, através do enredo: “Nas asas do grande pássaro, o voo da Vila ao Império do Sol”, desenvolvido pela dupla de carnavalescos, Alexandre Louzada e Cristiano Gonçalves. A agremiação será a sexta a desfilar no sambódromo do Anhembi, no segundo dia, às 03h55.