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Série B: Site CARNAVALESCO entra na parceria com a Liesb na transmissão dos desfiles ao vivo na TV Max

Foto Claudio Cholodoviskis 4Em ação histórica e inédita os desfiles da Série B vão ser transmitidos ao vivo pela televisão, através da TV Max (canal 25 da operadora NET ou 525 pela NET DHD), e o site CARNAVALESCO não poderia ficar de fora desse momento tão especial para escolas de samba e sambistas que desfilam na Intendente Magalhães, na terça-feira gorda de carnaval. Em parceria com a Liesb e a TV Max, a equipe do site estará presente na transmissão participando ativamente com comentários e detalhes exclusivos da nossa cobertura, direto da pista de desfiles e do Botequim da Intendente.

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente da Liesb, Gustavo Barros, falou da parceria com o veículo e sobre o prêmio “Brilho da Série B”.

“Tive a ideia de chamar o site CARNAVALESCO para agregar conosco no projeto. Não poderia deixar de fora do projeto o site em um momento tão grandioso. Teremos a realização do prêmio “Brilho da Série B” nessa união de parcerias entre a TV Max, a Liesb e o site CARNAVALESCO. Em breve, nós vamos divulgar a data. Será no Arouca Barra Clube”.

Segundo Gustavo Barros, o projeto de transmissão ao vivo dos desfiles pela televisão veio após o sucesso do Carnaval 2018 da Liesb.

“Nossa ideia para transmissão pela televisão ao vivo surgiu porque os desfiles ano passado tiveram mais de 200 mil pessoas assistindo e a gente tinha que ter um diferencial para 2019. Desde abril a gente montou um projeto de busca e captação. E conseguimos a parceria com a TV Max para transmissão dos desfiles da Série B pelo canal 25 da operadora NET ou 225 pelo HD”.

Para o Editor Executivo do site, o jornalista Alberto João, o momento é muito especial para o veículo, e, acima de tudo, para os sambistas.

“A gente está sempre lado a lado com as escolas de samba. Visitamos todos barracões da Série B. Temos uma ótima parceria com a direção da Liesb e ficamos fascinados quando soubemos da transmissão pela TV Max. Vamos fazer uma grande cobertura e voltada para o sambista. Agradecemos ao reconhecimento dado pela Liesb e pela direção da TV Max que apostou no conteúdo jornalístico da equipe do site CARNAVALESCO“.

Entrevistão com Marquinhos Art’Samba, intérprete da Mangueira: ‘Fui preso porque errei e já resolvi’

Assumindo o posto de intérprete da Estação Primeira de Mangueira neste carnaval, o cantor Marquinhos Art’Samba deu um susto na nação verde e rosa após o ensaio técnico da escola. Ele foi preso por não pagar pensão. Solto no dia seguinte após quitar sua dívida, o cantor admite o seu erro em entrevista concedida ao site CARNAVALESCO e fala ainda da responsabilidade de cantar na Mangueira. Revela que chegou a pensar em desistir da carreira de intérprete e afirma que a Unidos de Padre Miguel sempre terá um lugar especial em seu coração.

Como foi o contato da Mangueira com você?

mangueira ensaiotecnico 2019 78“A gente já estava em um ‘namoro’ longo. Só que as coisas não andavam. O Império Serrano anunciou a renovação. Uma escola que eu respeito demais. Numa quinta-feira houve uma reunião para definir o intérprete. Houve a aprovação do meu nome nesse encontro. Aí meu telefone tocou e era um número desconhecido e era o presidente Chiquinho. Ele me informou que eu era o cantor da Mangueira. Eu comecei a chorar. Eu sou gaguejei à beça no telefone. Pensei até que ele pudesse desistir (risos)”.

Você para pra pensar que está cantando na escola do maior intérprete de todos os tempos?

“Quando você sonha em ser cantor de escola de samba, logicamente você pensa na Mangueira. O jogador de futebol pensa um dia jogar no Flamengo. Eu sou mangueirense, apesar de ser cria de Mesquita. Comecei na Beija-Flor, mas a verde e rosa sempre foi um objetivo. Só que era uma coisa meio vaga né, nunca pensei que fosse se concretizar”

Qual foi o momento mais difícil da sua trajetória?

mangueira ensaiotecnico 2019 76“Meu último carnaval como apoio na Porto da Pedra pensei em parar. Na época estava surgindo o Igor Sorriso. Eu não era chamado para lugar nenhum, apesar de todos disserem do meu potencial. Falei para o Bruno Ribas que eu daria um tempo. O Bruno tentou me fazer desistir mas eu fiquei realmente fora em 2011. Não me arrependi de ter feito isso. Em 2012 a convite do Cláudio Russo, que é muito meu amigo, passei a compor o carro de som com o Rogerinho. A Unidos de Padre Miguel havia descido para o Grupo B na época e o Igor Viana havia sido convidado para cantar na Porto da Pedra em 2013, a escola havia descido para a nova Série A. A convite do Kenga e do mestre Dinho eu fui chamado para assumir o microfone principal da Unidos. Ali minha carreira deslanchou”

Em que lugar no seu coração está a Unidos de Padre Miguel?

ensaio mangueira 2019 002“A Unidos tem um lugar muito especial no meu coração. Eu devo muito à escola. Até hoje sou muito bem recebido. Todo ano faço questão de ir assistir e torcer pela escola. Eu sei que a hora da Unidos vai chegar se Deus quiser”

O samba da Mangueira tem sido apontado como o melhor do carnaval antes mesmo do desfile…

“Primeiro que é muito gratificante ver esse samba da Mangueira voltar a ser executado nas grandes rodas de samba. A escolha dessa obra da Mangueira foi muito certa. No ensaio técnico, apesar da dificuldade da chuva, o samba foi muito bem cantado e muito bem executado por nós do carro de som”

mangueira cd2019 4O que aconteceu no episódio da sua prisão?

“As coisas acontecem para aprendermos. A justiça estava certa, eu tinha uma pendência. Foi tudo resolvido. Apesar da minha filha já ter 23 anos, ela faz uma faculdade e eu deveria ter pagado a pensão. Assumo minha parcela de culpa mas já está tudo certo”.

Viradouro: quase metade da escola vai desfilar com maquiagem especial

Além das alegorias e fantasias criadas pelo carnavalesco Paulo Barros para ilustrar o enredo “Viraviraouro!”, a escola de Niterói promete chamar atenção no desfile de Domingo de Carnaval em outro quesito estético: a maquiagem.

01 teste de maquiagem credito leandro lucasQuase metade dos 2900 componentes, incluindo os da comissão de frente, passará pelas mãos de um time de mais de 100 pessoas, entre brasileiras e estrangeiras, coordenado por Christina Gall e Juranda Xavier. Será a segunda experiência delas na Viradouro. No Carnaval de 2018, no desfile que deu o título da Série A à vermelho e branco, Christina trouxe profissionais do exterior para a maquiagem de 400 componentes. Este ano, o intercâmbio se dará com a empresa francesa Guaranho Events, responsável pela vinda de nova turma de mão de obra estrangeira.

Para encarar o desafio do espetáculo que vai marcar o retorno da Viradouro ao Grupo Especial, Christina e Juranda conseguiram uma parceria inédita com o SENAC, dando treinamento de técnicas de colocação de próteses e de maquiagem cinematográfica.

02 teste de maquiagem credito leandro lucasPaulo Barros diz que nunca teve um contingente tão grande de desfilantes maquiados e considera que o trabalho dos profissionais vai valorizar a passagem da Viradouro.

“O enredo deste ano pedia isso e é um recurso importante pra destacar a estética do desfile, já que vamos levar para a Sapucaí uma diversidade enorme de personagens. E o trabalho desses artistas vão traduzir melhor isso tudo para o público”.

A preparação dos componentes para o desfile será feita nas dependências do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro de Rio, e vai começar às 14h de domingo. A previsão é que às 20h todo o trabalho esteja concluído.

A alemã Debybinhamakeupartist, empresa madrinha da parceira usará produtos da marca Kryolan. A marca francesa Lovely Pop Paris também cedeu material.

Barracões: Com estilo versátil, Império Serrano encerrará desfile com homenagem para Dona Ivone Lara

barracao imperioserrano2019 1O Império Serrano vai evitar o clima piegas e a apelação no enredo ‘O que é, o que é’ de autoria do experiente carnavalesco Paulo Menezes. Em entrevista concedida ao site CARNAVALESCO no barracão da escola, o artista afirma que ele próprio se tornou um profissional versátil e que o próprio Império possui a subversão em seu DNA histórico.

“O meu estilo é versátil. Aquele estilo barroco ficou para trás. É um desfile bastante diferente daquilo que já fiz. Eu nunca vi o Império como escola tradicional. Renato Lage e Fernando Pinto passaram pela escola. O olhar aqui sempre foi à frente. Não é algo na linha de 2006, não é um carnaval clássico. Eu particularmente gosto muito do projeto”, opina.

barracao imperioserrano2019 2Quem passa pela Cidade do Samba se preocupa com o andar dos trabalhos na verde e branca da Serrinha, uma agremiação com nove títulos no Grupo Especial. Paulo Menezes reconhece as dificuldades mas tranquiliza os imperianos afirmando que dificuldades não são novidades para ele e que tem conseguido trabalhar nas últimas semanas.

“Se eu te disser que a escola não está sofrendo eu estaria mentindo. Projetei o carnaval para um valor e recebemos um menor. Estamos a dois anos no Especial, e não possuímos a estrutura que outras que estão aí possuem. Mas isso não me assusta. Eu já fiz na Mocidade um carnaval em 25 dias. O único problema é não me deixarem trabalhar. Estou conseguindo fazer”, garante.

barracao imperioserrano2019 3Paulo Menezes foi o carnavalesco no último momento de brilho do Império Serrano no Grupo Especial, com o enredo ‘O Império do Divino’ em 2006. O artista revela à nossa reportagem que sua chegada foi atrelada a uma proposta ousada e que a opção por desenvolver o enredo em cima de uma canção da MPB foi minuciosamente estudada.

barracao imperioserrano2019 4“Nosso enredo é uma reflexão sobre a vida e o viver, o que as pessoas refletem sobre isso e como elas se comportam diante dela. De onde viemos, se vamos para algum lugar. Não sei porque tive essa ideia, mas tem pelo menos dez anos que quero fazer esse enredo. Foi uma coisa que amadureci e cresci. O Império Serrano me pediu uma proposta ousada e aí eu propus essa. O primeiro impacto foi um susto, acharam que eu era louco. Foram muitas reuniões com todos os segmentos envolvidos até bater o martelo. Foi uma coisa pensada e estudada”, conclui.

Entenda o Desfile

Setor 1: “A visão da vida pela ciência. Mostramos como ela se comporta diante desse mistério que é o viver do homem”.

barracao imperioserrano2019 5Setor 2: “A visão religiosa. Como cada uma explica e a maneira que os fieis são conduzidos a se portarem diante da vida”.

Setor 3: “A visão humana. Como o homem explica e se porta diante da vida”.

Setor 4: “A dicotomia da vida. A maneira que o homem se comporta tanto para o bem quanto para o mal”.

barracao imperioserrano2019 6Setor 5: “O lado lúdico e poético da vida. A visão infantil, como nos comportamos com o romantismo”.

Setor 6: “O que cada um espera da vida? Cada um espera algo. Sorte, paz, dinheiro, felicidade. Questionamos o que o Império espera da vida. Hoje ele é quer voltar a brilhar no maior espetáculo da terra. Encerramos com homenagem a Dona Ivone. Podemos nos tornar imortais com tudo que construímos aqui”.

Barracões: No ‘Frasco do bandoleiro’, Inocentes trará plástica diferenciada

Por Diogo Cesar Sampaio

Quarta colocada no carnaval de 2018, a Inocentes de Belford Roxo quer alcançar uma posição ainda melhor em 2019. Para isso, trouxe o carnavalesco campeão da Série A em 2017, Marcus Ferreira. Com o enredo “O frasco do bandoleiro – Baseado num causo com a boca na botija”, Marcus aposta novamente na temática nordestina, presente em outros trabalhos seus. O artista promete trazer um novo olhar sobre a trajetória de Lampião e seu bando. Uma visão mais humana, que mistura o folclore com fatos históricos, toda contada através de objetos característicos dos cangaceiros, como os frascos.

barracao inocentes2019 9“Quando eu fui contratado, o presidente me pediu uma temática que tivesse ligação com o nordeste. Mas um nordeste enraizado, que olhasse e visse de imediato a região. Eu queria algo que fugisse do aspecto plástico. Comecei a pesquisar sobre vários assuntos e levei para a direção três temas. Os três temas foram pensados para desenvolver o carnaval diante das dificuldades na Série A. Queria algo que fosse de fácil leitura. Durante as pesquisas sobre vários aspectos do nordeste, eu escolhi falar sobre os objetos que os cangaceiros usavam, no contexto de Lampião e Maria Bonita. Depois disso, passei a ver vários filmes célebres sobre o cangaço brasileiro pra poder entender até as vestimentas deles, além de todas as dificuldades de se viver no sertão. Esse enredo é um olhar meu. O enredo não vem de uma pesquisa ou de um livro. É um olhar fotográfico, sobre tudo que o bando viveu”.

A construção do enredo, baseada em um olhar próprio do artista, é o grande trunfo da Inocentes para Marcus Ferreira. Através de curiosidades sobre a vida dos cangaceiros, o carnavalesco pretende abordar questões sociais do nordeste, principalmente do sertão e de seu povo.

barracao inocentes2019 3“Minha grande aposta é a maneira como o carnaval está sendo construído. A minha ideia é falar do objeto que não tão somente é usado pelo cangaço, mas o objeto usado pelo sertanista nordestino. O presidente me pediu que o enredo tivesse uma pitada social. Toda vez que eles paravam numa cidade, eles colocavam sobre a natureza seca e quase morta do sertão, os objetos que eles carregavam. Expunham a condição de vida deles. Também observei que o fato de eles andarem com as mãos cheias de anéis, é porque eles não tinham como carregar fisicamente. E é por isso também, que eles costuravam as moedas de ouro e prata na roupa. As mulheres tinham muitos broches que eram frutos dos roubos, principalmente dos coronéis. Em cima disto, eu criei o frasco do bandoleiro. É o frasco que conceitua tudo que guarda. Eu descobri várias curiosidades sobre isso”.

A proposta diferenciada de enredo também pode ser observada na plástica da escola. Característico do carnavalesco, o uso de materiais alternativos e incomuns é ainda mais preponderante em 2019, se comparado aos trabalhos anteriores de Marcus. Objetos corriqueiros do dia-a-dia estão sendo utilizados em larga escala na confecção do carnaval da Inocentes. Desde garrafas pets no abre-alas, até panelas e baldes na última alegoria.

barracao inocentes2019 7“Um ponto diferente da Inocentes em 2019 é a plástica. Usamos os frascos, que estão no enredo, em sua totalidade. Revestir um carro todo de garrafas pet e caixotes de feira eu nunca tinha feito, e fiz esse ano. É até difícil escolher algo para destacar, que chama mais a minha atenção. Eu gosto muito da fantasia da ala das baianas, por exemplo, pela concepção, por ser uma fantasia diferente. Cada carro tem uma materialidade diferente. O abre-alas eu aproveito a parte do circo e uso muitos tipos de garrafas, não só as pets. No último carro eu uso frascos nossos, do cotidiano, que jogamos fora como panelas, bacias, baldes”.

A proposta plástica da Inocentes em 2019 representa também uma ruptura ao que vinha sendo apresentado pela escola nos últimos carnavais. As saídas do carnavalesco Wagner Gonçalves depois de anos de casa, aliada a chegada de Marcus Ferreira, corroboraram para uma nova ‘cara’ para escola.

barracao inocentes2019 2“Todo artista tem a sua marca, cada um tem sua personalidade. O Wagner é muito meu amigo. A Inocentes ficou durante anos convivendo com a arte do Wagner. E agora eu trago um pouco da minha marca. Eu sempre procuro ouvir o que a escola deseja. Nos últimos anos, a Inocentes veio sempre com temática africana e negra, ou com algo relacionado. Quando eu cheguei, o presidente pediu por algo novo. Justamente para dar uma mudada na cara da escola. Resolvi vir com o que tenho de mais característico no meu trabalho: figurinos leves, com alta costura e muito colorido”.

Durante a entrevista, Marcus Ferreira comentou sobre como lida com a pressão por resultados. Ele falou também sobre como é chegar a Inocentes em um momento de ascensão da escola, que após a rápida a passagem pelo Grupo Especial em 2013, acumulou uma série de resultados intermediários até o carnaval passado, quando ficou em quarto lugar, e voltou a disputar pelo título.

barracao inocentes2019 4“Eu sou um cara que trabalho muito. Eu já passei por dificuldades em alguns trabalhos, até dificuldades extremas. Até o título do Império (Serrano) foi muito difícil. Devido a todo o peso do Império Serrano, e por ele estar a nove anos no Acesso na época, eu era muito cobrado. Porém, já no meu primeiro ano alcançamos o campeonato. Aqui na Inocentes, nós estamos tendo muita dificuldade, assim como todas as escolas este ano, e estamos fazendo um trabalho muito pé no chão. E posso dizer que aqui eu tenho contado com o apoio de todos, do presidente ao diretor de carnaval. Aqui eu sou apenas uma parcela de um todo, para fazer a Inocentes chegar mais a frente ainda. Eu quero trazer uma escola competitiva”.

A crise no carnaval

O carnavalesco da tricolor de Belford Roxo ainda falou sobre o atual momento do carnaval. Ele contou um pouco do esforço que há para por uma agremiação na rua, independente das dificuldades enfrentadas no atual estado de crise da festa.

inocentes enredo2019“Eu costumo dizer que o carnaval da Série A é o carnaval da possibilidade, da dificuldade. Esse ano é o carnaval da impossibilidade. Não é só o que o carnavalesco pode usar, mas o que as diretorias podem entregar. O esforço é pensar o carnaval no coletivo. Eu tive o manejo de olhar o carnaval como um todo, para justamente poder finalizar o que está na parede da minha sala”.

Marcus também relembrou outros momentos difíceis que passou em sua carreira, quando devido a problemas nos bastidores, viu o seu projeto idealizado não ir de maneira completa para a avenida. Ele comparou esses momentos de dificuldade com o atual, onde todas as escolas tiveram que se adaptar a um corte de 50% da verba, anunciado pela prefeitura, às vésperas do carnaval.

“As pessoas precisam entender que o carnavalesco é só uma parcela do projeto. Geralmente, se o projeto não vai para Sapucaí, o carnavalesco não é o culpado. Eu já sofri em alguns momentos em que os projetos que fiz não foram completos para a avenida. Já cheguei a praticamente morar em barracão para entregar projeto. Aqui na Inocentes, estamos fazendo o carnaval na medida do possível. Todas as escolas estão com atraso. Digo por conversar com outros colegas. Contudo, dentro do possível estamos fazendo um carnaval grande e detalhado. Acredito que do jeito que estamos caminhando, chegaremos completos na avenida”.

Encomenda de samba

Bastante criticada anteriormente no mundo do carnaval, a encomenda de samba vem ganhando cada vez mais espaço entre as escolas, principalmente as da Série A. É uma alternativa que gera certa polêmica, mas que reduz custos para agremiação, algo fundamental em tempos de crise. Pelo segundo ano consecutivo, a Inocentes recorreu à prática, embalada pelo bom resultado da encomenda em 2018. E durante a conversa com a reportagem do site CARNAVALESCO, Marcus Ferreira falou sobre como é trabalhar com esse tipo de obra, além de dar sua opinião sobre os sambas encomendados.

barracao inocentes2019 5“Pessoalmente, eu prefiro trabalhar com sambas encomendados. Até porque as escolhas, hoje, de samba são um pouco cansativas para diretoria e para o carnavalesco. Quando temos a possibilidade de encomendar, nós vamos lapidando até chegar ao ponto ideal que queremos. Olhando como sambista, a questão das escolhas é melhor porque aproxima a comunidade, tem a questão de movimentação na quadra. Mas, no momento atual do carnaval e de segurança da cidade em relação à locomoção, eu vejo hoje a encomenda como algo positivo”.

Entenda o desfile

A Inocentes de Belford Roxo será a sexta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval. Ao todo, a agremiação da Baixada Fluminense levará para Marquês de Sapucaí um total de 2 mil componentes, divididos em 19 alas e 4 alegorias, sendo o abre-alas da escola acoplado.

Setor 1: A alma de artista bandoleiro de Lampião

barracao inocentes2019 6“Lampião não era só um bandoleiro, um fugitivo social. Ele tinha um apelo pelas artes, pelas primeiras manifestações culturais no Nordeste. Lampião financiou circos, daí sempre meu olhar sobre o frasco. Os malabaristas eram malabaristas de garrafas, lá nos primeiros circos do Nordeste. Lampião também financiou folias de reis, ele era uma espécie de miliciano da década de 20. As vestimentas das folias de reis eram de frascos da natureza, como cabaças, porungas. Isso conceitua a alma de artista bandoleiro do Lampião, que inicia o carnaval da Inocentes”.

Setor 2: A lida dos frascos acompanhando a vida bandida

“A colheita dos alimentos, frutas e cereais, de cumbucas de farinhas. Nesse segundo setor, sãos mostrados os objetos que a lida na natureza deu ao bando. As gaiolas de cipó para guardar as galinhas, os bodes, os caprinos, as cestarias. O segundo carro tem toda uma construção que deixa evidente o frasco. Ele será feito todo de caixote de feira. Esse carro irá demonstrar as leguminosas, frutas, os animais e tudo aquilo que eles roubavam dos pequenos comerciantes pra poder fugir para grutas e lugares mais improváveis.”

Setor 3: A questão festiva do bando

barracao inocentes2019 1“Ao contrário do que se imagina, o bando de Lampião não bebia somente cachaça. Eles também bebiam muito vinho para espantar o frio do sertão. No terceiro setor, a Inocentes mostra que Lampião pressentia que, a qualquer momento, ele poderia morrer. Ele sentiu isso, cerca de 2 a 4 meses antes de sua partida. Ele estava no Raso da Catarina na Bahia, uma região montanhosa, que não é muito auspiciosa a vida. Ali ele enterrou garrafas de bebida e parte do tesouro em botijas do bando. As rendeiras que margeiam o Rio São Francisco, lá na Bahia, dizem que ouvem até hoje o cavalgar dele com o trote das garrafas. Isso talvez tenha originado o hino ao cangaço brasileiro que é uma composição do Lampião: “Mulher rendeira”. Outra curiosidade é que o lugar é um vale que foi habitado por uma cacique chamada Catarina. Ali ele enterrou esses tesouro também em botijas”.

Setor 4: Os frascos do bando e “a bacia das almas”

seriea grito 329“O último momento da Inocentes é quando o bando atravessa o Rio São Francisco e chega ao Sergipe. Lá todos os filmes mais conhecidos do cangaço brasileiro, mostra que eles chegaram Grota de Angicos, que era o lugar em que Lampião acreditava que o bando ficaria 6 meses, por ser um lugar baixo. Eles acamparam, colocaram todos os frascos, todos os pertences, após o desbravamento pelo sertão. Lá tiveram uma noite regrada de vinhos. Contudo, a “volante” já estava no encalço deles. Dormiram e ao amanhecer, no dia 28 de julho, acordaram sob os tiros de metralhadora. Os frascos foram as testemunhas da barbárie de Angico, em que se exterminou todo o cangaço brasileiro. O último carro “A bacia das almas” mostra os 14 mortos. Eles tiveram as cabeças cortadas e salgadas nos frascos que estavam na grota de Angico. Encerramos o desfile mostrando que hoje os brasileiros são outros. Hoje temos outras vítimas sociais. Eu não encaro o cangaço como bandidos. Claro, que tinham toda a perversidade deles, mas foram justiceiros sociais”.

Barracões São Paulo: Voltando para o Grupo Especial, Colorado do Brás traz África com temática lúdica

O Grupo Especial de São Paulo contará com a presença de uma tradicional escola de samba de São Paulo. Após beirar o fechamento de suas portas, a Colorado do Brás volta a compor a elite da folia paulistana depois de 25 anos. O jovem carnavalesco Leonardo Catta Preta é o responsável pelo desenvolvimento do enredo: “Hakuna Matata – Isso é viver”, tema que busca contar a história e características do país do continente africano, o Quênia.

barracao colorado2019 5“Muitas pessoas confundem, elas acham que a gente vai fazer uma cópia do Rei Leão, na verdade o Hakuna Matata vem muito antes do filme da Disney. A Hakuna Matata é uma música queniana, eles criaram essa canção depois da quebra das correntes pra chamar os turistas pro país. O nosso enredo começa nessa questão de mostrar o país para o mundo, a gente abre esses olhos para a África e mostramos todo o continente dentro desse olhar do queniano. Ano passado eu fiz um enredo que era afro, subimos com uma temática de camdomblé, e esse eu ano eu não quis um tema pesado, esse enredo tem leveza. É uma África leve, sem palhas, buzios e nem com dentes, fiz uma coisa lúdica. É uma África infantil, esse é o carnaval da Colorado em 2019”, afirma.

barracao colorado2019 11Leonardo conta que a proposta não é dele e diz que está honrado com desenvolvimento pelas diversas opções que o tema proporciona..

“A proposta chegou do Thiago Monganti e ele me apresentou esse enredo, na verdade já tinha outro tema pra Colorado. Quando vi esse enredo, lembrei que foi primeiro filme que assisti no cinema com os meus pais e me encantei. Tenho uma forma de trabalho diferenciada, essa forma das cores e as diversas possibilidades que o enredo me deu, optei pelo tema. Foi um presente e na hora eu abracei a causa”.

Durante a pesquisa de elaboração da sinopse, o carnavalesco ressalta que informações pouco divulgadas sobre a África e a possibilidade de trabalhar com cores diferentes foi o que mais cativou.

barracao colorado2019 10“A gente acha que um país da África só tem savana, mas o Quênia é banhado por oceanos. A maior concentração de cavalos marinhos é no Quênia, então isso também abriu meus olhos. Eu gostei da pesquisa porque a África tem de tudo um pouco, eu começo na savana mas tem a parte tropical das matas, do mar. Eu pude misturar as cores, fiquei encantando tanto na pesquisa quanto na elaboração do trabalho”.

E sobre o cronograma, Leonardo diz: “A Colorado está com grande parte do carnaval pronto, agora é só a parte final. Atrasos a gente sabe que sempre tem, mas no final sempre da certo. É só concentrar e finalizar essas metas que falta cumprir”.

Aranha gigante promete impactar sambistas

Durante a entrevista, Leonardo Catta Preta revelou que terceiro setor contará com uma alegoria que vai impactar os foliões presentes no sambódromo do Anhembi. As antigas lendas africanas será tema do terceiro setor, e nela a aranha Anansi será retrata através de uma grande alegoria.

O carnavalesco se mostra cauteloso sobre ponto alto e acrescenta outro destaque para o desfile.

barracao colorado2019 9“A aranha é um dos pontos altos, mas eu também tenho uma responsabilidade com a ala das baianas, eu crio uma coisa específica pra elas e nesse ano vai ser um ponto forte. Peguei referências das roupas do Quênia e as minhas baianas tem uma variedade de cor bem extensas, são oito ou noves cores diferentes, uma coisa que São Paulo nunca presenciou. Cada baiana vem com uma roupa própria, são peças únicas e isso também acho que vai ser um diferencial”, revela.

barracao colorado2019 12A agremiação do Brás se mantém numa crescente histórica. Em 2011 a Colorado desfilou no grupo três da UESP, e precisou de apenas sete anos para chegar ao grupo especial. Acredita-se que a força da comunidade elevou o patamar da escola.

Leonardo confirma conteúdo dos comentários e afirma que escola ainda tem onde aprimorar.

“É uma missão do pessoal de harmonia de trabalhar nesse quesito, que é tão importante e o que releva o carnaval. Acho que a Colorado vem num progresso de crescimento, são degraus a subir e a escola vem numa escalada. A Colorado tem coisas a aprimorar”.

Conheça o desfile

1° SETOR – QUEBRA DAS CORRENTES

barracao colorado2019 4“A nossa comissão de frente mostra a questão do queniano como escravo dele mesmo durante a Guerra Civil. Depois eu venho com a grande savana vermelha, que o primeiro clipe da música não tinha cor, era tudo vermelho. Isso bateu com as cores da escola, então o nosso abre-alas é essa grande savana brilhante.

2° SETOR – CULTURA AFRICANA

“Depois eu venho com essa grande religião afro, com a questão da cultura africana”.

3° SETOR – LENDAS AFRICANAS

barracao colorado2019 8“No meu terceiro setor eu conto todas essas lendas africanas, não só no Quênia mas de todo o continente. Nesse setor tem uma parte que eu gosto muito que é a Anansi, uma aranha africana, que pra mim essa alegoria vai ser a surpresa do carnaval. Uma grande aranha na avenida.

4° SETOR – REI LEÃO

“Não podia falar de Hakuna Matata e não citar o filme. Então nesse setor vamos falar sobre isso que popularizou e estourou para o mundo”.

barracao colorado2019 25° SETOR – COROAÇÃO

“No último setor eu venho coroando o carnaval da Colorado. É como se a Colorado vivesse sem problemas e voltando ao especial”.

Ficha técnica

5 alegorias
1 tripé
22 alas
2.150 componentes

História do Leonardo Catta Preta

barracao colorado2019 6“Eu meu trabalho começou na Império de Casa Verde, eu vim como assistente do Alexandre Louzada. Foram três anos, sendo que no último eu assinei como carnavalesco, fiz o carnaval dos sonhos A minha base foi toda feita nessa agremiação, escola que eu respeito muito. Depois tive uma passagem pela X-9 Paulistana, fui assistente do André Machado de criar a proposta do enredo sobre o Açai. Nesses três último anos estou na Colorado, na verdade a Colorado virou a minha família, voltamos para o especial juntos, depois de três anos eu também estou voltando para o especial. A escola está numa gana em abrir o carnaval de São Paulo, que também é um desafio pra mim e pra escola. A gente está preparando um carnaval lúdico, realmente fazer coisas diferentes, a gente que uma coisa de impacto no carnaval. Trabalhamos em cima da proposta de abertura”.

Barracão: Império de Casa Verde contra-ataca e projeta desfile de fácil interpretação sem perder gigantismo

Apelidada carinhosamente como a caçula do samba, o Império de Casa Verde já demonstra muita maturidade no Grupo Especial do carnaval de São Paulo. Em apenas 16 anos na elite, a escola soma três títulos, o último conquistado em 2016. Para esse ano, a história do cinema será contada através do enredo: “O Império contra-ataca”. Responsável pelo desenvolvimento do tema, Flávio Campello explica detalhes e revela o carnaval com fácil interpretação.

barracao casaverde2019 6“O Império em 2018 fez um enredo que homenageava o povo e gostei muito da sacada que o Jorge Freitas teve, nada melhor do que falar sobre quem está assistindo, quem vivencia o carnaval. A gente precisava manter uma linha parecida, carnaval voltado ao povo. Eu já assisti carnavais na arquibancada nos quais as escolas passam e você não sabe o que elas representam. A ideia de fazer um enredo sobre o cinema partiu desse princípio, de fazer um enredo em que as pessoas possam bater o olho em uma ala e já saber o que ela representa. A ideia partiu de popularizar o desfile, fazer com que qualquer um possa mergulhar de cabeça naqueles 65 minutos”, explica.

Carnavalescos conceituados, tanto na folia carioca quanto na paulista, acreditam que o desfile de uma escola de samba precisa conter elementos de fácil interpretação. Flávio Campello concorda com opinião e acrescenta que desfile com fácil interpretação é um ato de respeito com o público.

“Não tem nada mais satisfatório do que você entrar num Sambódromo e conseguir identificar todas as fantasias que passaram ali, sem ter dúvida de nenhuma, alegorias a mesma coisa. Eu acho que o carnaval precisa ter um pouco mais desse carinho com o público, o meu sonho seria um dia as 14 escolas com enredos onde o púbico não precise de uma pasta para entender, ele precisa simplesmente estar ali, se identificando e entendendo. É esse o respeito que a gente tem que dar ao público, o ingresso não é barato, o público já sofre pra entender o que está acontecendo”.

Flávio Campello revela ser apaixonado por cinema e acredita que enredo agrada a comunidade.

barracao casaverde2019 2“Eu sempre tive vontade de falar sobre cinema, eu adoro, até as minhas camisetas tem uma temática de algum filme, eu sou um cinéfilo de carteirinha. Eu falei que ainda iria fazer a minha história do cinema, fazer o carnaval contando a minha visão sobre isso. Aqui em São Paulo surgiu a oportunidade, nós tínhamos oito propostas de enredo, dessas a escola optou por três e a gente foi lapidando. Até que numa reunião eu apresentei a quarta ideia e eles curtiram logo de cara, o presidente comprou , querendo ou não, não existe ninguém que não goste de cinema. Você pode ver que o público comprou a ideia, as pessoas estão curtindo, cada uma com sua personalidade”.

Diante de uma gigantesca variedade de filmes, o carnavalesco nos conta que deixou muitos filmes de fora e revela teatralização nas alegorias.

“Seguimos as listas que elegeram os 100 maiores filmes da história e consegui levar 52, infelizmente 48 filmes não entraram. Consegui ainda enfatizar três ou quatro filmes em cada alegoria. Tenho 102 pessoas em carros que vão estar fazendo um musical, então é bem legal. Eu sempre gostei de distribuir nas alegorias algo que pudesse ser popular”.

Agremiação aposta em teatralização para desfile de 2019

Antigamente limitado apenas na comissão de frente, as coreografias nas alas ganham cada vez mais notoriedade e importância dentro das escolas. É comum vermos nos desfiles de hoje em dia e até estranhamos a ausência de coreografias espalhadas nos setores. Componentes coreografados virou sinônimo de organização, ensaios e bom planejamento.

barracao casaverde2019 4Buscando o quarto título, o Império de Casa Verde traz essa proposta com ênfase, tanto nos carros alegóricos quanto nas alas de chão.

“Nós escolhemos o samba em Agosto e em 15 dias começamos a distribuir as funções de cada ala, na segunda quinzena do mês estávamos ensaiando. Todos os dias da semana tem ensaios de alas teatralizadas, até porque falar do cinema exige um pouco disso, as pessoas tem que entender que elas estão ali representando um personagem. Eu tenho certeza que todos vão se deparar com algo diferente de tudo que São Paulo já viu, isso eu posso garantir”, conclui Flávio Campello.

Abre-alas terá 80 metros de comprimento e 16,5 metros de largura

A grandiosidade das alegorias virou item básico para as entidades que almejam o título. O Império de Casa Verde já trouxe para o sambódromo do Anhembi uma das maiores alegorias do carnaval paulistano. O último carro do desfile de 2009 continha 14 metros de altura por 110 metros de comprimento. O estreante carnavalesco diz que abre-alas de 2019 será a maior alegoria que já fez e esclarece significado.

barracao casaverde2019 1“Quando você faz um carro desse comprimento, parece que o componente entra em delírio. O Império tem isso na sua raiz, na sua essência. O abre-alas vem com dois tigres, e ele representa o templo maior da sétima arte, que é o cinema. As pessoas vão se deparar com um cenário saudosista, nos inspiramos nas salas de cinemas da década de 50/60, quando teve o ‘boom’ do cinema mundial, a gente pegou de referência na cinelândia, nas salas antigas de São Paulo, na Broadway, nas formas do letreiro. Vai ser uma alegoria que a gente vai impressionar pelo gigantismo, só nesse carro nós temos 60 pessoas totalmente coreografadas, dando vida a essa alegoria”.

Muitos críticos e sambistas em geral se surpreenderam com a colocação da escola da Zona Norte de São Paulo após a apuração. Considerada como um desfile luxuoso e de alto nível, a escola alcançou o 6° lugar. Flávio Campello expõe opinião e informa motivo do nome do enredo.

barracao casaverde2019 3“Era o carnavalesco da Tucuruvi e estava num ano em que não seria julgado, estava mesmo com uma visão totalmente neutra. Estava assistindo o desfile de sábado no sambódromo e quando terminou o Império eu, Flávio Campello, já contava como a campeã do carnaval, como a maneira que foi conduzida o carnaval, a gente via o desfile com a essência que a gente está trabalhando aqui, com cara de espetáculo. Acho que as pessoas do Império ficaram mais fascinadas foi com o título do enredo, eles disseram que o título tinha uma resposta ao resultado do carnaval passado, que é ‘O Império Contra-ataca’. O Carlos Júnior acha que é a maior sacada do carnaval foi no título do enredo”, finaliza.

Conheça o desfile

1° SETOR

barracao casaverde2019 8“A ideia não foi buscar na cronologia do cinema pra contar a trajetória dele, até como historiador eu tenho esse vicio de buscar o inicio. Mas não, desde o começo buscamos um enredo não-linear, contar uma história sem se preocupar com uma cronologia e a gente dividiu esse enredo em cinco partes. A gente abre o desfile com início do cinema, com a realização do sonho dos irmão Lumière, que são os inventores que praticamente projetaram o primeiro filme em movimentos. Isso fez com que a gente buscasse inspiração nesse fato e abrisse o desfile. A invenção dos Lumière estará na comissão de frente. A primeira alegoria retrata o ponto de partida de qualquer pessoa que vai assistir um filme, que é o cinema. A gente tem no abre-alas o que a gente denomina o templo da sétima arte, a gente vai brincar um pouco com o público nessa alegoria. Nós teremos algumas meninas que vão estar assistindo o filme como espectadoras, vai ter telão, vai ter poltronas, os filmes vão passando e num tapete vermelho terá os personagens dos filmes passando. A gente tem cerca de 20/25 personagens que vão interagir com esses espectadores como se esses personagens ganhassem vida”.

2° SETOR

“É uma homenagem aos filmes com temáticas mais infantis, Mágico de Oz, Mary Poppins, Noviça Rebelde. Aqueles com temáticas mais infantis.

3° SETOR

barracao casaverde2019 5“Vamos falar dos filmes que marcaram época, como: Senhor do Anéis, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia.

4° SETOR

“A gente tem no 4° setor já a parte mais romântica do nosso enredo, onde a gente fala das trilhas sonoras que se tornaram imortais pela sua história de amor”.

5° SETOR

“E a gente fecha o carnaval levantando a bandeira que o cinema terá mais 5 mil anos de vida, que se perpetua através do espaço cideral. A gente brinca no último setor falando dos filmes com temáticas de ficção científica, a nossa última ala é da Odisséia no Espaço e a alegoria que fala sobre a saga Star Wars, que teve a maior arrecadação de bilheterias na história do cinema”.

Ficha Técnica

5 alegorias
8 bases
24 alas
2.500 componentes

História do carnavalesco Flávio Campello

barracao casaverde2019 7“Em 2019 faço dez anos no carnaval de São Paulo. Cheguei aqui em 2009 na Mocidade Alegre, a gente saiu da avenida campeão com aquele enredo do coração, foi muito bom fazer parte daquele projeto, conhecer as pessoas das quais eu trabalhei, Presidente Solange, Sidney França, Márcio Gonçalves, Fábio Lima, foi um time muito legal, eu curti demais, e isso conta bastante para que a gente se firme no carnaval de São Paulo. Eu largei toda a minha vida no Rio de Janeiro e me mudei totalmente pra São Paulo, porque eu acreditei que aqui poderia fazer o que eu goste de fazer e de uma forma que a gente almeja, que é o respeito, o carnaval daqui valoriza muito o profissional, eu sou muito feliz aqui. Depois do Mocidade Alegre eu fui para a X-9 Paulistana onde fiquei quatro anos, depois fiquei dois anos na Dragões da Real, um ano na Tatuapé, ano passado fiz Tucuruvi e esse ano estou aqui no Império de Casa Verde”.

Série ‘O carnaval mudou minha vida’: Mestre-sala da Portela saiu do contexto da violência e pobreza

Por Lucas Santos

Criado na Zona Leste de São Paulo, convivendo diariamente com cenas de violência e de conflitos na porta de casa, o atual primeiro mestre-sala da Portela, Marlon Lamar, que divide o pavilhão da escola com a porta-bandeira Lucinha Nobre, conta que através de uma pequena escola de samba na capital paulista e sua presidente, conseguiu dar seus primeiros passos para fugir daquele ambiente que se mostrava tão desanimador.

portela ensaiotecnico 2019 47“O carnaval começou a afetar a minha vida desde muito cedo. Eu fui criado na maior Cohab (Companhia de Habitação Popular) da América Latina, na Cohab Cidade Tiradentes. E sempre foi muito perigoso, sempre foi muito difícil de se viver ali. Porque a gente tinha toque de recolher, tinha ‘biqueira’ (uso de crack), venda de drogas. E no mesmo lugar, tinha uma escola de samba, foi ali que nasceu o grande amor da minha vida. Ali tinha a escola de samba Príncipe Negro. Na verdade, foi essa escola de samba que acabou tirando a gente da rua. A gente ia pra essa escola de samba e na verdade sempre foi muito regrado porque a presidente cobrava isso. Ela pedia boletim escolar, presença de pais, tudo isso pra não deixar a gente na rua”, conta Marlon.

Naquela época, Marlon relata que perdeu muitos amigos para o crime, mas sempre foi muito exigente na escola e no respeito a família pois tinha medo de ser penalizado e não desfilar pela agremiação.

marlon portela“Desde sempre o carnaval teve um direcionamento na minha vida pessoal e profissional. Porque foi pelo carnaval que eu comecei a conhecer outras pessoas fora daquele âmbito onde eu fui criado inicialmente e, aí, onde cresceu o meu amor por estudar mais, e acabei me formando em biomedicina sendo também intermediado financeiramente pelo carnaval. Financeiramente eu acabei tendo muito ajuda do carnaval para me formar. Comprei o meu primeiro carro com a ajuda financeira do carnaval que eu recebia .

Formado como biomédico na Faculdade Metodista, Marlon sempre conciliou a dança com esse período de estudo e logo depois de trabalho na área da biomedicina. E foi justamente a dança que lhe fez conhecer lugares que ele em sua infância pobre na Zona Leste de São Paulo nunca poderia imaginar pisar.

portela ensaiotecnico 2019 40“Eu tive várias outras oportunidades pelo carnaval. Saí do Brasil, conheci o Japão, conheci a África, conheci Portugal, conheci Dubai tudo com intermédio do Carnaval. Me levou não só a uma vida financeira estável, mas profissional e pessoal também. O samba é a cultura e ele acaba nos trazendo conhecimento muito, mas muito, importante, principalmente quando a gente se abre para entender o significado desta verdadeira cultura popular brasileira” explica Lamar.

Em 2018, junto com sua parceira na Portela, Lucinha Nobre, Marlon fez parte da comitiva da escola que realizou uma turnê organizada pela Coordenadora da Ala de Passistas da Azul e Branca de Madureira e Diretora de Harmonia, Nilce Fran, ao Japão. Apenas um dos exemplos de viagens que o carnaval proporcionou a Lamar. Muito agradecido pelo o que recebeu durante todo este tempo em que desfila e convive com o ambiente do carnaval, Marlon Lamar deixou à reportagem do CARNAVALESCO uma mensagem de esperança e carinho.

final portela 2019 068“Eu espero dos próximo carnavais que sejam, assim, cada vez mais grandiosos, que a gente supere essa crise que a gente está passando. Que a gente seja de fato, toda aquela grandiosidade que o samba sempre foi, respeitando o próximo, lutando contra o racismo, contra o preconceito, contra a homofobia. Gosto muito quando o carnaval aborda estes assuntos pois ele deve ser assim sempre plural. Um carnaval que esteja sempre tentando ajudar o próximo, como me salvou, e me deu direcionamento para viver, para sempre seguir o certo, eu tenho certeza, que as escolas serão verdadeiras escolas de vida para ajudar as pessoas” encerra Marlon.

Entrevistão com Renatinho, presidente da São Clemente: ‘Se vetasse algo perderia a essência’

Sao Clemente Ensaio Tecnico 2019 061Depois de quase 30 anos em que emitiu o primeiro alerta de que o samba havia sambado, a São Clemente traz em 2019 uma nova crítica sobre os rumos do carnaval com a reedição do clássico ‘E o samba sambou’ de 1990, até hoje a melhor colocação da história da São Clemente. O presidente Renato Almeida Gomes, o Renatinho, concedeu entrevista ao CARNAVALESCO para a série ‘Entrevistão’. O dirigente se diz confiante com o desfile, jura que não vetou qualquer ideia de crítica do carnavalesco Jorge Silveira e revela que a chegada de Bruno Ribas, Giovana e Junior Scapin eleva o padrão da escola.

São nove anos no Grupo Especial. É o melhor momento da história da São Clemente?

“O grande sonho da gente é completar 10 anos. Eu acho que esse último ensaio técnico foi o melhor de nossa vida, debaixo de chuva. Acho que é o melhor momento de nossa história. As pessoas estão recebendo as fantasias felizes. Agora dependemos do componente”.

Como tem sido a expectativa com o Jorge Silveira, depois que perdeu a Rosa?

saoclemente2019 samba 48“A Rosa ajudou a São Clemente a se manter no Especial, nos deu um patamar legal. O Jorge está se encaixando. Ele me apresentou três enredos mas eu em um primeiro momento não fui favorável, pois confesso que não sou muito fã de reedições. Mas pelo momento vivido pelo carnaval achei muito pertinente. O Jorge Silveira é um cara muito inteligente”.

Você vetou algo no enredo?

“O enredo é polêmico. Mas se eu vetasse algo ele não seria o enredo. Podem ficar chateado comigo, mas é carnaval, não é nada pessoal. Não estamos batendo em políticos nem na Liga. É tudo fato que acontece”.

E a ala que critica a Globo e o BBB? Ela vai desfilar?

“A ala desfila. A Globo é a maior patrocinadora do carnaval. Recebemos a verba religiosamente. A cutucada é por ela não passar ao vivo a primeira escola. É brincadeira. A ala já está entregue na rua”.

Você já foi mestre de bateria da São Clemente. Tem orgulho do trabalho do Caliquinho?

saoclemente2019 samba 26“Eu sou apaixonado por nossa bateria. O trabalho do Caliquinho é um dos melhores do carnaval. Estamos no nível das melhores, como Tijuca, Beija-Flor. Recebemos notas baixas em outros anos pois é mais fácil derrubar quem sobe. As baterias hoje no máximo tomam um 9,8, o nível está muito elevado”.

Te magoou muito o resultado de 2015?

“Sonhei desfilar naquele ano no Sábado das Campeãs. Para mim foi o maior desfile de nossa história. Todos os jornalistas especializados estavam errados? Eu merecia estar entre as quatro. Guardo silenciosamente essa mágoa no meu coração. Não estamos a nove anos no Especial de graça. Disputar com essas escolas gigantes é muito duro”.

E quando alguém diz que a São Clemente disputa o rebaixamento?

“Esses fóruns de discussão tem meia dúzia de cada escola que atacam a São Clemente. Mas quem faz análise mesmo de carnaval sabe do potencial que a São Clemente possui. É só pegar o que aconteceu com o Tuiuti ano passado. Uma comissão que emocionou e um desfile que pegou na veia”.

O que o Renatinho mudaria no carnaval?

saoclemente2019 samba 20“O carnaval tem que ser mais engraçado. Estamos indo para um caminho de muita seriedade. A brincadeira é bacana demais. O Paulo Barros disse que os enredos críticos são apelativos. Nosso enredo não está apelando, está brincando com o que acontece”.

Você parece muito feliz com o Bruno Ribas…

“Bruno Ribas é top 10. Neguinho, Tinga, Wander Pires, Gilsinho são os maiores cantores na minha avaliação. Considero o Bruno no nível desses caras. Ele estava muito feliz no nosso ensaio. O Leozinho entendeu o momento e está deixando ele à vontade. Cada um tem o seu momento”.

E a Giovana? Qual a expectativa?

“Giovana é um peso. O Fabrício nunca ganhou carnaval, ela tem quatro títulos. Isso cresce o olho do jurado. Ela não é uma qualquer. A chegada dela e do Bruno Ribas foi para fazer um crescimento de nossos quesitos. Os dois são campeões, grifes do carnaval. Subimos de patamar”.

A Liesa errou nas viradas de mesa na sua opinião?

“Tudo que é muito divide. Se estamos aumentando o número de escolas é mais gente para dividir o bolo. Eu votei a favor dos dois lados, mas não sei se comigo aconteceria de eu ficar (risos)”.

Você aceitaria uma virada de mesa que te beneficiasse?

“Qualquer ajuda é muito válida. Mas no momento estamos querendo realizar um grande desfile. Esse ano estou com boa expectativa pois os jurados que terão a nota válida só serão conhecidos na quarta-feira à tarde”.