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Barracões: Ponte trará ‘Oferendas’ com estética atualizada

Por: Diogo Cesar Sampaio

WhatsApp Image 2019 02 20 at 03.05.47 2O ano era 1984. O dia, 04 de março. Tratava-se de uma segunda-feira de carnaval. As escolas de samba do Rio debutavam na Marquês de Sapucaí, que recebia a segunda noite de desfiles do Grupo 1A, atualmente conhecido como Especial. A Unidos da Ponte era a segunda escola a entrar na avenida, e trazia um enredo de temática negra e afro, chamado “Oferendas”. A proposta era simples: trazer em cada ala e carro alegórico um orixá, seguido de sua oferenda, de maneira intercalada e contínua.

Sem deter de muitos recursos financeiros, a escola da Baixada Fluminense apostava em uma plástica simples, chegando a usar comidas de verdade em seu desfile. Porém, tinha na força do seu samba o seu grande trunfo. Uma obra com melodia envolvente e letra didática, que quase se tratava de uma aula de como e o quê ofertar para cada orixá.

Entretanto, a apresentação modesta da azul e branca de São João de Meriti não foi suficiente para manter a escola na elite, sendo rebaixada para o Grupo 1B, atual Série A, no ano seguinte. Todavia, aquele samba de 1984, apesar do infortúnio rebaixamento, entraria para história da escola e da festa, e se tornaria um clássico. Hoje, passados quase 35 anos do desfile original, a Unidos da Ponte novamente levará “Oferendas” para Sapucaí.

WhatsApp Image 2019 02 20 at 03.05.46Responsáveis por fazer esse novo desfile, os carnavalescos Rodrigo Marques e Guilherme Diniz receberam a reportagem do site CARNAVALESCO no barracão da agremiação. Durante a entrevista, a dupla relatou que farão uma releitura do que foi apresentado anteriormente, e não exatamente uma reedição. Em sua segunda passagem pela Sapucaí, “Oferendas” virá com uma nova estruturação e organização de enredo, além de uma estética atualizada, com toques mais modernos, se comparado ao que foi apresentado em 1984.

“Por mais que seja um enredo reeditado, estamos fazendo uma reconstrução estética total. Não é nem uma reedição, é uma releitura, por vários motivos. O desfile original foi concebido para outra época, para outro modelo de desfile. A proposta de desfile de 1984, na nossa concepção, hoje em dia, não atenderia a Sapucaí. O maior desafio entre algo próprio, que fosse nosso, e respeitar uma reedição, foi o fato de, nesta reedição que estamos propondo, ser uma proposta original. Estamos respeitando toda a construção original da Ponte de 1984, mas trazendo características próprias em tudo. Como fantasias novas, uma leitura estética diferente, a construção dos carros e até mesmo algumas curiosidades. A gente respeita tudo que foi feito, tanto em nível de desfile, quanto de religião, ancestralidade. E se você reparar, no nosso samba, o único orixá que não é ofertado nada é Oxalá, como é visto no verso “Pai Oxalá, nosso canto de fé”. É algo que estamos obedecendo e estamos levando, de fato, a sério. Na época, pelo que várias fontes me falaram, após ser feito um jogo de búzios, o único orixá que não aceitou nenhuma oferenda foi Oxalá. O samba foi trabalhado realmente com a questão da fé e da prosperidade. Então, estamos levando essa curiosidade, respeitando e fazendo dessa forma.” – é o que conta o carnavalesco Rodrigo Marques.

“A força e a importância que esse enredo, que esse samba tem, sozinhos, já fariam a diferença. Mas, visualmente estamos dando nossa cara, a nossa roupagem atual, como o Rodrigo falou. Estamos conseguindo fazer um trabalho à altura desta grande escola, e principalmente, à altura deste grande enredo. A Ponte após 12, agora 13 anos, retorna para a Sapucaí. Um palco que nunca deveria ter saído, pelo tamanho deste pavilhão. E nada mais justo que nós, como responsáveis pela parte plástica do desfile, devolvamos a Ponte o que ela merece: um carnaval a altura desta agremiação. Acho que conseguiremos fazer isso. Além, é claro, de passar a nossa mensagem visualmente para o público, com uma fácil leitura e compreensão.” – complementou o carnavalesco Guilherme Diniz.

Segundo o que a dupla de carnavalescos conta, a ideia de trazer de volta “Oferendas” não partiu deles, mas sim do pedido de torcedores da escola e de sambistas em geral, apaixonados pelo samba. A proposta foi considerada, e rapidamente acabou sendo abraçada pelos artistas, recém-chegados na Unidos da Ponte.

WhatsApp Image 2019 02 20 at 03.05.46 6“Quando a gente foi contratado, existiam várias possibilidades de enredo por parte da direção da Ponte. Nós mesmos tínhamos algumas outras possibilidades nossas, autorais. Contudo, muita gente de fora pedia para reeditar Oferendas. É um samba histórico, que precisava de um desfile a altura dele. Então, passamos a levar isso em consideração ao longo do processo e apresentamos a ideia para a escola. A proposta foi prontamente aceita, sendo praticamente um clamor. Vale ressaltar que, durante o processo, a gente foi ouvindo muita gente da escola, tanto direção, quanto componente, e até torcedores. Foi um trabalho mútuo.” – disse Rodrigo.

E durante a entrevista, Rodrigo e Guilherme confidenciaram o que mais chama a atenção, de cada um deles, no trabalho plástico que vem sendo desenvolvido para Ponte em 2019.

“Nosso processo de criação para esse carnaval foi ao inverso. De trás, para frente. Porque já tínhamos o enredo e o samba. Vimos o que poderia ser feito, olhando para o desfile da época, e trazendo uma linguagem atual. A nossa ideia é que começasse muito bem e terminasse muito bem. Acho que o grande destaque da Unidos da Ponte será o último carro em minha opinião. Embora o abre-alas seja bem imponente também, que é o carro favorito do Guilherme. Então, abrimos bem e fechamos bem.” – comentou Rodrigo.

“Quando desenhamos um carnaval, sempre acontece de uma criação chamar um pouco mais a nossa atenção. Então sim, nós temos um carro preferido. Mas a medida que o tempo vai passando, ficamos confusos, e passamos a não ter mais uma alegoria favorita. Por exemplo, o carro de Xangô sempre foi um dos favoritos. Mas ao longo do processo, o terceiro carro, o de Iemanjá, passou a ser também. Acho que conseguimos dar uma leitura legal. Acho que, de alegoria, realmente o abre-alas e a última vão destoar muito. Mas todos os carros estão bem legais. A ponte passará bem na avenida” – garantiu Guilherme.

WhatsApp Image 2019 02 20 at 03.05.46 4A crise no carnaval e os preparativos para o desfile

O carnaval de 2019 da Unidos da Ponte não marcará somente o retorno da agremiação a passarela do samba, depois de mais de uma década. O desfile desse ano também representa a estreia da dupla de carnavalescos Guilherme Diniz e Rodrigo Marques na Sapucaí. Com larga experiência no carnaval da Intendente de Magalhães, os jovens artistas contam no currículo com passagens pelo Engenho da Rainha e pela Difícil é o Nome, além de terem sido campeões da Série B em 2017 com a Unidos de Bangu.

Acostumados a trabalhar em condições adversas, a dupla não se deparou com um cenário muito melhor ao chegar a Série A. Porém, a vivência adquirida em seus outros trabalhos deu suporte para driblar as dificuldades, como os cortes de verba, atrasos nos repasses e a escassez de material, que marcaram os preparativos para o carnaval desse ano. A maneira antecipada em iniciar a construção e confecção do carnaval, foi outro trunfo dos dois diante o cenário de crise.

“O nosso diferencial para esse projeto foi ter começado cedo. Desenhamos as fantasias muito cedo, os carros também. Fizemos o checklist de esculturas que precisaríamos muito cedo. Quando você vai cedo para o mercado, encontra material mais barato, mão de obra mais barata, mão de obra qualificada mais barata, também. Nossas fantasias já estão prontas faz tempo. Fizemos tudo do zero. Não há nada reutilizado de outra escola. Em julho, já tínhamos 70% do trabalho, ou até mais. Nós paramos quase um mês ou um mês e meio o trabalho, porque senão, estaria tudo pronto muito cedo. Nosso barracão é na beira da Avenida Brasil, então tem muita sujeira aqui. Também tivemos um incêndio aqui que nos impactou. Quando chove, chove mais aqui dentro que lá fora. Então, tivemos de parar. Se não estivesse parado, hoje estaríamos fazendo retoques e limpando as alegorias. O nosso diferencial foi o planejamento. Quando a crise estourou para gente, já estávamos com quase 50% do trabalho. A crise afetou? Sim. Mas, nós já havíamos dado o start. Não dava para voltar atrás. Não estamos nadando no dinheiro. Estamos usando materiais mais baratos e alternativos. Está difícil para todo mundo. E ainda mais pra gente. Pois, chegamos agora no grupo e não tínhamos estrutura de alegoria, de barracão. O tempo nunca foi adversário para a Ponte. Sempre foi nosso aliado. Ao longo do processo, fomos aprendendo e aprimorando várias coisas.” – falou Guilherme.

WhatsApp Image 2019 02 20 at 03.05.46 9“O barracão aqui é bem insalubre. Não temos a estrutura que gostaríamos de ter, embora, tenha escola com situação bem pior. Normalmente, fazemos um projeto com nível de Grupo Especial e ao longo do processo, ele vai sendo tesourado. Porém, esse ano, fizemos um projeto pé no chão. É um projeto palpável. Como o Guilherme citou as fantasias já estão prontas desde setembro. Os nossos carros já estão em processo de finalização, desde o início de fevereiro. E um exemplo de como tempo foi favorável a nós, no incêndio que teve aqui, perdemos uma escultura que era o plano A de execução. Na época, ficamos bem chateados. Mas hoje, enxergamos que foi algo benéfico, pois a solução final ficou melhor do que a que nós tínhamos orçado. Sobre o tempo, ele tem nos ajudado a tomar melhores decisões, melhores soluções, com certeza.” – relembrou Rodrigo.

Em busca de garantir a permanência na Série A, a Ponte pretende fazer um carnaval volumoso e grande, porém, respeitando a realidade financeira da escola. A dupla Guilherme Diniz e Rodrigo Marques pretendem utilizar de efeitos e esculturas com movimentações nas alegorias, para trazer um algo a mais no trabalho realizado.

“O que vai fazer muita diferença em nossos carros é a construção deles, em geral. Teremos iluminação e movimentação nas quatro alegorias. A divisão das esculturas e os pontos “X” delas para fazer o movimento, no conjunto, será o grande diferencial do trabalho. Pois, escultura com movimento, hoje todo mundo faz. Basta colocar um tubo solto, que a escultura irá girar para um lado e para o outro. O diferencial é saber colocar, escolher o lugar certo que vai posicionar. Não teremos nada de surreal, algo que nunca foi visto. O que vai passar pela Ponte, é algo que já foi visto em outros carnavais. Contudo, com outra cara e outra estética. Esse é o nosso primeiro carnaval na Serie A, mas já vivenciamos carnaval faz tempo. Você tem que pensar, por exemplo, num material que se chover e molhar, não vai manchar a pintura de arte, por exemplo. Na Série A, temos sempre que pensar no pior. É uma surpresa atrás da outra.” – relatou Guilherme.

E no atual cenário de crise, se faz ainda mais necessário o uso de alternativas para substituir materiais mais caros ou em falta no mercado. E é nessas circunstâncias que a criatividade se fez presente.

“Um material que a gente apostou muito na confecção desse carnaval foi o epicote. Ele é um material que não é tão caro assim, tem vida própria, ele brilha. Com a iluminação por cima, ele irá gritar. Será um dos nossos diferenciais. Ele por si só, é uma espécie de emborrachado que é impermeável. Caso suje, é possível limpar com um pano ou vassoura. Ele é um material que já é usado por alguns carnavalescos. Não em grande escala. Mas, achamos que em pouco tempo, ele será bastante usado.” – declarou Rodrigo.

Entenda o desfile

A Unidos da Ponte terá a missão abrir oficialmente o carnaval carioca, sendo a primeira escola a desfilar na sexta-feira. A azul e branca levará para a Sapucaí quatro alegorias, sem acoplamento, 21 alas e 1700 componentes. O carnavalesco Rodrigo Marques detalhou como vai funcionar a setorização do enredo:

WhatsApp Image 2019 02 20 at 03.05.46 8Setor 1: Terreiro

“O primeiro setor é o terreiro estilizado. Usaremos vários materiais rústicos. Por trabalharmos com iluminação, acreditamos ser o grande diferencial da escola os materiais utilizados. Através do terreiro, traremos toda a ancestralidade. Teremos alguns Eguns no abre-alas também. É ainda no primeiro setor que trazemos os africanos que vieram pra cá, foram suprimidos e tiveram tudo roubado. Exceto a parte espiritual, que foi mantida com eles. Toda aquela referência no samba “Malungo se liberta no Zambê/ Esquece o banzo” a gente fez nos carros, assim como nas fantasias, com uma narrativa bem direta e bem em cima da letra. Essa parte do terreiro, dos africanos que vieram para cá e trouxeram sua ancestralidade, será logo nosso primeiro carro.”

Setor 2: Xangô

“Originalmente em 1984, a Ponte fez algo que a principio pensamos em não fazer de inicio. A escola vinha com um Orixá, por exemplo, Xangô. E atrás, vinha com a oferenda dele. Então, ao longo do nosso processo, pensamos que seria cansativo. Nesse segundo setor, apostamos em fazer a fantasia de Xangô e trazer os elementos de suas oferendas. Afinal, nós estamos falando de Orixás. Logo, todas as alas vêm falando de orixás. O maior desafio em relação a setorização foi caracterizar, qual orixá tem relação com Xangô.”

Setor 3: Iemanjá

“Tem todo um porque dela, da devoção a ela. Uma coisa importante a ressaltar no nosso enredo, que a base dele, é o candomblé. Apesar de a umbanda ter uma representação, o ponto principal é o candomblé. Originalmente, esses escravos que pra cá vieram, trouxeram os orixás, que resultaram na criação do candomblé. O surgimento da Umbanda se deu por outros motivos. Lógico, que vai ter elementos da umbanda no desfile. Mas, o foco é o candomblé. No carro de Iemanjá, vamos trazer a Iemanjá do candomblé, que traz alguns pontos de diferença pra a representação dela na umbanda. Novamente, teremos os orixás que tem alguma relação com ela, filhos e netos de Iemanjá.”

Setor 4: Oxalá

“Nossa ideia de fechar com Oxalá é pelo significado do nome dele. Tem toda uma representatividade em cima do nome dele. Neste momento, nunca é demais lembrar que as religiões de matriz africana sofrem algum tipo de perseguição pelas suas práticas. Nós quisemos trazer Oxalá para mostrar que a religião não é nada disso, que existem boas práticas. Se a religião sofre preconceito, o enredo também sofre, até porque fala sobre oferendas. O objetivo central é mostrar o porquê se oferta algo para uma entidade. No carro de Oxalá conseguimos mostrar isso de maneira mais clara, desmistificando alguns preconceitos.”

Entrevistão com Renato Lage: ‘Existe uma intolerância e um ódio gratuito com a Grande Rio’

granderio ensaiotecnico 2019 19Renato Lage tem a mesma medida de personalidade que tem de talento. Campeão do carnaval quatro vezes é o personagem da série ‘Entrevistão’. Renato não tem medo de falar se quisesse a Grande Rio poderia ter recorrido do resultado em 2018 pois a escola perdeu pontos em uma alegoria que não desfilou. Confirma que a relação com a ex-presidente do Salgueiro, Regina Celi, era ruim e admite a frustração pelo desfile de 2018.

O desfile de 2018 foi sua maior frustração na carreira?

“Eu saio do Salgueiro por problemas de desgaste e aí pego um caminho novo que é a Grande Rio. Tivemos muito mais liberdade aqui do que lá no final. Viemos com uma vontade tremenda de fazer um trabalho bonito. E fica a frustração pelo ocorrido. Muita gente achou ótimo e maravilhoso, se vingou né? Mas a frustração passou e estamos agora focados no desfile de 2019”.

Como você lida com essas frustrações?

“Quantas vezes saíamos na Mocidade ovacionados, manchetes de jornal e às vezes não chegávamos nem nas Campeãs. Esse balde de água gelada que levamos vão nos deixando escaldados com frustrações”.

Acha que a Grande Rio sofre preconceito?

granderio samba2019 11“Eu acho que existe uma intolerância e um ódio gratuito. O que aconteceu foi em um ano atípico. A escola poderia ter impetrado um recurso pois foi julgado a falta de uma alegoria, o que pelo manual do julgador é um equívoco. Pedir desculpas no Grupo de Acesso? A Grande Rio é muito associada ao poder, a escola de artistas. Essas pessoas que pediram isso não sabem a dificuldade que se tem para colocar um carnaval na rua no acesso. Uma escola estrelada e poderosa se quebrando causa um prazer enorme nas pessoas. Eu acho tudo muito estarrecedor”.

Como é a relação com a Márcia Lage?

“A Márcia me completa. A gente briga com relação a opiniões, como todo casal. Tem momentos que a criação não vem e é muito difícil você confiar as suas dúvidas a qualquer um. Somos uma comissão de carnaval. (risos). A Márcia possui um olhar muito próximo de gosto e qualidade com o meu. E ela é sincera quando mostro um trabalho para ela. Isso me dá um parâmetro correto. Um elogio às vezes vindo de fora pode não ser sincero, só para me agradar. Uso minha família como público”.

Vocês temeram não permanecer na escola após o desfile?

“Assistimos a apuração na casa do Jayder. Ele ligou para a gente e sugeriu assistirmos lá. Talvez tenha sido um convite por querer dizer que estaríamos juntos novamente no ano seguinte. Teve gente que pulou fora por achar que desfilaria no Acesso”.

E como é trabalhar com três presidentes de honra?

granderio samba2019 12“Os presidentes da Grande Rio são empreendedores. Nós pegamos uma vaca mais magra, a situação não está assim tão boa quanto parece. O mais legal é serem corretos conosco e nos dão toda a liberdade para trabalhar. O Jayder é um cara entusiasmado, incentivador, nos dá força e a todos os departamentos da escola. Ele nos convidou para a casa dele logo depois da operação no fígado”.

Quais trabalhos na nova geração de chamam mais atenção?

“Acho muito complicado falar isso, comentar o trabalho de outras pessoas. É deselegante. Mas eu tenho minha forma de ver, tem muita coisa que eu não gosto. Assim como muita gente também não gosta do meu estilo. Eu acho que os carnavalescos da nova geração precisam ter uma cara, um estilo característico. O Leandro Vieira foi um que chegou com personalidade, uma marca já estética bem definida”.

Muitos falam que sua relação com a Regina no Salgueiro era ruim. É verdade?

“Eu acho que no final havia um desgaste muito grande. Eu poderia ter ganho vários carnavais no Salgueiro, mas ganhamos um só. O problema foi de relação com a direção. Quem os levou para a escola foi o Maninho. Quando a Regina assumiu a escola nós já estávamos. A relação de algumas pessoas com ela foi minando a relação. Eu sou um profissional que me valorizo pois não cheguei agora no carnaval”.

O desfile de 2016 causou grande expectativa e não aconteceu. Hoje você consegue explicar o que houve?

“Cada desfile tem a sua história, eu não gosto de comprar. Um que eu não gostei foi a ‘Ópera do Malandro’. Ali já começou errado. O enredo seria patrocinado e quando fui ver já vieram com o enredo pronto, escrito. O desenvolvimento ficou conturbado. A Regina imaginava uma coisa que o enredo não seria. O tema exaltava uma entidade, não era a Ópera dos Malandros. Tivemos uma série de problemas”.

Amor incondicional: ‘É minha heroína, guerreira, rainha, e porta-bandeira’, diz o filho de Selminha Sorriso

Por Philipe Rabelo

filho selminha 4Durante o carnaval a emoção da Sapucaí é sentida de várias formas, seja vendo a escola do coração, um enredo marcante, ou uma personalidade. Mas tem uma mulher que encanta todo o povo da Avenida, independente da torcida: Selminha Sorriso.

Se o público já fica vidrado ao vê-la chegar e nutre tanto carinho pela porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis, imagine quem convive com ela diariamente. Talvez, você não conheça, mas Selminha tem na legião de fãs, um muito especial de 18 anos, conhecido por Igor Roxcha, que também ocupa o cargo de filho da porta-bandeira.

filho selminha 3A história começou na virada do milênio. Selminha sempre ouviu dos médicos que não poderia engravidar, mas foi pega de surpresa em abril dos anos 2000.

“Esse foi um milagre de Deus e da minha Oxum. Engravidei em abril e a previsão era para nascer em dezembro, mas o Igor se adiantou e chegou no dia 9 de novembro daquele ano”, contou.

A licença maternidade foi um pouco mais curta, no dia 4 de janeiro, a porta-bandeira já voltou aos ensaios, pois do no dia 25 de fevereiro de 2001, a Beija-Flor encerraria a noite dos desfiles de domingo, na Sapucaí.

filho selminha 2Não demorou muito e Igor já entendeu que era filho de uma das mulheres mais importantes do carnaval. O ano era 2005, Igor tinha 4 anos de idade e viu a azul e branca de Nilópolis trazer para avenida o enredo “Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Guarani”, que sagrou a escola tricampeã.

“Foi o samba que mais me emocionou e também me emocionei ao ver a minha mãe dançar. Eu vi todos na Sapucaí cortejando a arte do bailado dela, juntamente com o Claudinho, foi muito marcante quando eu percebi. Ali, eu entendi que a minha mãe era a Selminha Sorriso. Até hoje eu pegos esses vídeos para assistir. Não foram os 40 pontos, mas foi a vez mais emocionante”, explicou.

As lágrimas ainda rolam do rosto de Igor ao ver o casal da Beija-Flor dançando, como aconteceu no último ensaio técnico para o carnaval de 2019.

filho selminha 1“Eu me emociono até hoje em ver eles dançando. Hoje mesmo no ensaio eu me emocionei, a lágrima caiu e desde que eu me conheço por gente a arte deles me emociona”.

Não é apenas admiração que existe entre os dois, além de tudo há uma parceria que se revela no olhar deles, sobretudo no tom da brincadeira.

“Eu já falei que ele tira essa onda todo com as meninas porque é meu filho”, brincou Selminha.

No mundo do samba muitas vezes ele é chamado de Igor Sorriso, inclusive, já desfilou na bateria da Beija-Flor tocando tamborim. Já com a galera do Rap ele é conhecido como Roxcha.

Igor reforça a enorme admiração pela mãe. “Ela é minha heroína, minha guerreira, minha rainha, minha porta-bandeira. Se eu tenho a minha mãe eu já tenho tudo”, explicou o rapaz.

Barracão: Atual bicampeã, Tatuapé conta história dos grandes guerreiros com promessa de desfile suntuoso

Quem enxerga a ascensão da Tatuapé não imagina que há sete anos a escola lutava para subir ao principal grupo do carnaval de São Paulo. A Bicampeã recebeu a reportagem do site CARNAVALESCO no barracão localizado na Fábrica do Samba. Responsável por desenvolver o enredo: “Bravos Guerreiros: Por Deus, pela honra, pela justiça e pelos que precisam de nós”, o carnavalesco Wagner Santos contou mais detalhes sobre o tema.

barracao tatuape2019 6“A Tatuapé vai ter a honra de fazer uma homenagem aos grandes guerreiros. Pessoas que passaram pela história e deixaram seu nome gravado no coração daqueles menos favorecidos. O enredo é justamente dedicado aos guerreiros. Nós temos setores que vai homenagear indígenas, samurais, diversos tipos. Mas vamos passar também pelos guerreiros brasileiros, que luta dia a dia para o sustento da família. Pra viver no Brasil você precisa ser muito guerreiro”, afirma.

Wagner revela que a proposta do enredo surgiu de um dos componentes da escola, e por coincidência com o ano de 2019, optou pela escolha do tema.

barracao tatuape2019 5“A ideia partiu da direção da escola. Um componente da nossa agremiação sugeriu, várias outras ideias foram colocadas na mesa e, juntamente com a diretoria, optamos por fazer o carnaval sobre os guerreiros. É um ano com muitas barreiras pra enfrentar, então acho que será um ano dedicado aos guerreiros”.

O carnavalesco nos revela também que as lutas do passado que refletem até hoje é o que mais o intrigou na elaboração da sinopse e construção da parte teórica.

“O que mais me chamou a atenção foi a luta das pessoas pelos nossos direitos. Muita gente nem reconhece isso, é uma história muito bonita, eu acho que as pessoas deveriam se orgulhar mais. Os nossos antepassados lutaram bastante pra chegar aonde chegamos”.

barracao tatuape2019 4O experiente sambista Wagner Santos carrega 22 anos como profissional do carnaval. Mesmo com a extensa história na cultura do samba paulista, muito se fala na internet sobre o estilo de trabalho do carnavalesco. Sobre isso ele se defende e diz que o desfile resgata ideias do passado.

“As pessoas que falam na internet sobre meu trabalho, que eu só gosto de trabalhar com fitinhas, com temas voltados ao nordeste, vão perceber que os meus trabalhos não foram só sobre a cultura nordestina, e sim para a cultura do carnaval. Esse é um trabalho bem diferente do que já fiz, vou trabalhar o impacto de cores e resgatar algumas ideias do passado que deram muito certo, e que alguns carnavalescos deixaram de lado. Tudo que não foi visto é novo. O ponto alto vai ser o conjunto visual, eu tenho certeza que ela vai vir impecável”.

Tatuapé prepara maior carnaval de sua história

barracao tatuape2019 3A frase “maior carnaval de nossas vidas” virou rotina nas entrevistas do Presidente Eduardo dos Santos. Tanto nos anos passados como no atual, a diretoria programa um desfile grandioso e não esconde a intenção de levar uma escola técnica, focada nas notas.

Carnavalesco da agremiação, Wagner ressalta agremiação competitiva e afirma que Tatuapé não está pra brincadeira.

barracao tatuape2019 2“A nossa ideia é fazer um carnaval ainda mais grandioso, realmente a gente vai entrar com um desfile bem suntuoso.Vamos apresentar um dos maiores carnavais de nossas vidas. Vamos fazer um desfile digno de uma Bicampeã, porque acho que não podemos brincar, o carnaval virou uma festa bem competitiva e você precisa estar bem preparado, com uma comunidade bem atuante, uma diretoria presente. Não vamos entrar pra brincar, vamos fazer um desfile técnico e se possível brincar na sexta-feira das campeãs. Vamos apresentar um lindo desfile, o resultado é uma consequência, que vença o melhor e que apresente o melhor trabalho”.

barracao tatuape2019 7E sobre o cronograma do barracão, Wagner conta que está confortável.

“Estamos perfeitos, dentro do prazo. Eu sempre começo pelo mais difícil e deixo o mais simples por último, independente do lugar que ele venha. Começo com o abre-alas, porque é a peça fundamental do desfile, assim como a última peça tem que ser impecável. Eu vejo o desfile como começo, meio e fim, o que vem entre eles é o recheio”.

Conheça o desfile

1° SETOR

barracao tatuape2019 8“O ano de 2019 é quando a astrologia dedica a data ao planeta marte, o planeta da guerra, o planeta do metal. E no sincretismo religioso africano, é um ano dedicado a Ogum, o orixá guerreiro. No catolicismo é um ano dedicado à São Jorge. O começo do nosso desfile traz toda essa simbologia”.

2° SETOR

“Nós vamos passar por diversos tipos de guerreiros. Abordaremos a Guerra Santa, Guerreiros Templários, Guerreiros religiosos”.

3° SETOR

“Vamos passar pelos guerreiros africanos, guerreiros gregos e romanos”.

4° SETOR

“Guerreiros que lutam pela paz, como Mandela, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, e outros grandes guerreiros que lutam em defesa ao meio-ambiente. Será uma linda homenagem”.

5° SETOR

“No último carro nós vamos homenagear os guerreiros da Tatuapé, uma escola que está a pouco tempo no especial, mas que conseguiu conquistar o seu espaço, o seu respeito”.

História do carnavalesco Wagner Santos

barracao tatuape2019 1“Estou no carnaval há 22 anos. Comecei na Mocidade Alegre, já trabalhei na Vila Maria, Acadêmicos do Tucuruvi e atualmente estou na Tatuapé. Pra mim a sendo uma grande honra, porque após esses 22 anos de carreira eu consegui obter o tão sonhado título, todo carnavalesco sonha em ganhar o carnaval pelo menos uma vez. Está sendo um momento bem bacana, estou feliz em saber que já colaborei para o crescimento do carnaval de São Paulo. O ponto alto da vida de um carnavalesco é adquirir respeito dento de uma comunidade, dentro das escolas que você passa, é você construir amigos, formar pessoas que vão dar sequência ao trabalho. Ensinar que o carnaval tem a responsabilidade de recriar histórias”.

Como chegar ao Sambódromo: veja o esquema do transporte público para o Carnaval 2019

sambodromo2Para acessar o Sambódromo é recomendado a utilização de transporte público coletivo regulamentado:

METRÔ
O público destinado ao setor par poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central.

Metrô Na Superfície
De sexta-feira (01/03) a terça-feira (05/03), as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h à meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

TREM
Deverão utilizar a estação Central do Brasil. A SuperVia preparou um esquema especial para facilitar o deslocamento da população fluminense durante o Carnaval. O reforço na operação contará com partidas extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna nas madrugadas e durante os dias 2, 3, 4 e 5 de março. Os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri atenderão as estações do ramal Deodoro.

A estação Central do Brasil ficará aberta do início da operação de sexta-feira (1º/03) até o último trem de terça-feira de Carnaval (5/03). O acesso deverá ser feito pelo portão A. Na operação das madrugadas, todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros.

No domingo (3/03), na segunda-feira (4/03) e terça-feira (5/03), os trens vão operar com grade horária de domingo e feriados e haverá acréscimo de viagens ao longo dos dias. Além disso, na terça-feira (5/03), também haverá reforço na operação dos ramais Japeri e Santa Cruz para a ida e volta ao bloco Giro do Arar, no Centro do Rio.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES

Mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade.

BARCAS
A CCR Barcas está preparada para atender a um possível aumento na demanda de passageiros nesta quinta (28/2) e sexta-feira (1/3), quando há a expectativa de que cerca de 160 mil pessoas utilizem as linhas do transporte aquaviário. As equipes da Concessionária serão reforçadas e postos avançados do estaleiro serão disponibilizados nas estações para agilizar eventuais serviços de manutenção das embarcações. Além disso, caso haja necessidade, haverá viagens extras e os intervalos praticados nos horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush.

Operação da CCR Barcas nos quatro dias de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas:
• Linha Arariboia – Do dia 2/3 ao dia 6/3 (sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira), a linha Praça Arariboia-Praça XV funcionará com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30. No sentido contrário, no trajeto que liga o centro do Rio ao centro de Niterói, os intervalos serão os mesmos, porém, a primeira viagem será realizada às 6h.
• Linha Paquetá – Na linha Paquetá, de 2/3 a 6/3, os horários praticados serão os seguintes:
• Paquetá-Praça XV – 6h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 23h30.
• Praça XV-Paquetá – 4h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 0h.
• Linha Cocotá – A linha Cocotá (Ilha do Governador) não funcionará no período de 2/3 a 6/3.
• Linha Charitas – A linha Charitas não funcionará no período de 2/3 a 6/3.

Ótima opção para os foliões
Em 2018, a CCR Barcas transportou 393.542 passageiros no período completo de Carnaval
(compreendido entre a quinta-feira, 8/2, e a Quarta-feira de Cinzas, 14/2). Para atender a demanda, foi necessário realizar 12 viagens extras. O serviço do transporte aquaviário é bastante procurado nessa  época em que o niteroiense deixa o carro na garagem para aproveitar ao máximo a folia.

TÁXI
Para esta edição do Carnaval 2019 será repetida a operação do aplicativo Taxi.rio desenvolvido pela Prefeitura, os taxistas mais bem avaliados do aplicativo estarão nas imediações do carnaval na Sapucaí.

Pontos de táxis convencionais (amarelos) para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo:
Setor ímpar – Alça de Subida do Viaduto 31 de Março próximo a Rua Frei Caneca (lateral do Bp.Choque).
Setor par – Rua Estácio de Sá entre a Rua Hélio Beltrão e Rua Joaquim Palhares.

Os táxis do sistema Taxi.rio na Rua Afonso Cavalcanti entre a Rua Laura de Araújo e a Rua Amoroso Lima (lado direito da via).

Regras tarifárias vigentes:
• Táxis Convencionais – taxímetro
Bandeirada – R$ 5,80.
Das 18:00 do dia 01/03/2019 até as 12:00 do dia 06/03/2019 será adotada a tarifa pela Quilometragem (Bandeira – tarifa II)
Das 18:00 do dia 09/03/2019 até as 06:00 do dia 11/03/2019 será adotada a tarifa pela Quilometragem (Bandeira – tarifa II)
• Táxis Executivos
Para os táxis executivos será utilizada a tabela de preços com destinos aos bairros publica no diário oficial.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

· Use preferencialmente o transporte público (trem ou metrô);

· Se for embarcar no Aeroporto Santos Dumont procure antecipar a sua chegada. Existem diversas interdições previstas na Cidade;

· Se possível, evite circular de carro no Centro da Cidade, busque rotas alternativas. Existirá grande número de interdições na região, com especial atenção na sexta e sábado, dia 01 e 02 de março, onde ocorrerá o desfile de blocos e a movimentação de carros alegóricos;

● De 01 a 10 de março, nos dias de carnaval, a Prefeitura monitorará a concentração de público na região da Lapa, contudo não estão previstas interdições ao tráfego na localidade;

· Respeite os locais de proibição de estacionamento e fique atento aos horários de restrição, diversos reboques estarão circulando na região;

· Visando garantir a segurança dos foliões, informamos que a travessia deverá ser realizada
exclusivamente na faixa de pedestres e sempre com atenção redobrada;

· É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área;

· Moradores que possuam carro particular e vaga de garagem que necessitarem acessar a região interditada do Sambódromo deverão fazê-lo pelo Largo do Estácio, sempre portando comprovante de residência (conta de luz, gás, telefone) para que possam transpor os bloqueios de tráfego;

· Os veículos com adesivo de “Trânsito Livre” deverão sempre afixá-los ao veículo. o Trânsito Livre não é válido para táxis comuns / amarelos;

· O acesso à área interditada do Sambódromo será permitida somente aos moradores devidamente identificados e aos veículos com Trânsito Livre. Existirão pontos de táxis comuns (amarelos) para uso ao término do desfile nas adjacências do Sambódromo. No setor par estes se localizarão na Rua Estácio de Sá e no ímpar na alça de acesso a Av. Trinta e Um de Março.

CET-Rio apresenta o esquema de trânsito para os desfiles das escolas de samba no Sambódromo

Operação de Trânsito no Sambódromo

CORSerá implantado esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em todos os seus acessos, a partir desta quarta-feira. A operação de trânsito contará com a participação de 610 Agentes de Trânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais, CET-Rio e apoiadores de tráfego, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários necessários.

Serão disponibilizados 10 reboques para desobstrução de vias, 20 motocicletas e 12 veículos operacionais.

Também serão utilizados 18 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. O Centro de Operações da Prefeitura estará monitorando toda a área do evento com 60 câmeras , possibilitando que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

A movimentação das escolas do Grupo de Acesso se iniciará na madrugada de quarta para quinta-feira, com a movimentação da Agremiação Unidos da Ponte, que percorrerá o entre a Avenida Brasil, próximo a Rua Almirante Mariath e a Cidade do Samba, no período entre 0h30 e 04h, havendo previsão de interdições nas adjacências da Rodoviária Novo Rio e o fechamento da Via Binário do Porto no sentido Centro a partir de 01h30.

Na noite de quinta para sexta-feira, a partir das 22h, o Túnel Rio 450 e a Via Binário do Porto, no sentido Avenida Brasil, fecharão para o início da retirada dos carros alegóricos dos barracões localizados naquela região. Em seguida, à meia noite, será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Praça da Bandeira, no trecho entre a agulha de acesso para a pista lateral após a Av. Passos, próxima ao prédio da Embratel e o acesso para a pista central após passarela do Metrô Cidade Nova para a chegada dos carros alegóricos, onde ficarão retidos aguardando movimentação futura. Será também
interditada a Via Binário do Porto no sentido Centro.

A partir das 11h, será fechada a Av. Presidente Vargas, pista central, sentido Centro, no trecho entre a nova agulha de acesso a pista lateral, antes da passarela do Metrô Cidade Nova e a Rua Visconde da Gávea, para reposicionamento dos carros alegóricos, ação a ser efetuada até às 15h. Caso necessário, dependendo das condições de fluidez local, o tráfego procedente da Praça da Bandeira poderá ser desviado para a Rua Afonso Cavalcanti, ocasião onde será invertido o sentido viário da Rua Amoroso Lima.

Às 15h, será interditada a Rua Benedito Hipólito no trecho entre a Rua Amoroso Lima e a alça de descida da Av. Trinta e um de Março e também as vias do entorno imediato do Sambódromo para preparação do desfile. Neste horário ocorrerá também a liberação da pista central da Av. Presidente Vargas no sentido Praça da Bandeira, momento onde estarão liberadas as duas pistas de saída do Centro.

Às 17h, será interditado o acesso à Av. Presidente Vargas a partir da Av. Francisco Bicalho e da Praça da Bandeira, assim como a Av. Presidente Vargas, pista lateral no sentido Centro até a Praça da República. Neste horário as demais vias do entorno ao Sambódromo também serão fechadas, entre elas a Rua Afonso Cavalcanti, a Av. Salvador de Sá e a Rua de Santana, momento onde o fluxo direcionado ao Centro será desviado para a Rua Itapiru (veículos procedentes da Av. Francisco Bicalho) e para o corredor das ruas Estácio de Sá e Frei Caneca (veículos oriundos da Praça da Bandeira). Será fechado ainda o acesso a Av. Paulo de Frontin (sob o viaduto) no sentido Centro, sendo o trânsito desviado para
a Rua Santa Alexandrina. Os retornos existentes na Av. Paulo de Frontin na altura da Cidade Nova também estarão fechados, devendo os motoristas seguirem pela mesma até a altura da Rua do Bispo, onde virarão a esquerda em direção à Rua da Estrela para chegarem ao Centro.

Às 19h30, serão interditadas a Rua Frei Caneca e a Av. Trinta e Um de Março.

Desvio de tráfego de veículos, em função das interdições previstas:

Devido à quantidade e complexidade das interdições a Prefeitura recomenda a utilização de transporte público (trem, metrô, barcas, VLT). Veículos devem evitar circular na região do Centro e, se necessário, priorizar o uso do Túnel Marcello Alencar na ligação da Avenida Brasil / Zona Norte com a Zona Sul.

Se não for possível, os desvios de tráfego serão feitos da seguinte forma:

Vindos da Praça da Bandeira e/ou Tijuca com destino ao Centro:
– Até às 15h deverão seguir pela Av. Presidente Vargas no sentido Candelária;
– Entre 15h e 19h30m deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Rua Estácio de Sá, Rua Frei Caneca, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.
– Após as 19h30m deverão seguir pela Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha.
Vindos do Centro pela Rua Visconde do Rio Branco (Praça Tiradentes), com destino à Tijuca: deverão seguir pela Praça da República e Av. Presidente Vargas.
Vindos da Av. Mem de Sá com destino à Tijuca:
– Até às 17h, deverão seguir pela Rua de Santana e Av. Presidente Vargas ou pela Av. Salvador de Sá;
– Após as 17h, deverão seguir pela Rua 20 de Abril, Praça da República e Av. Presidente Vargas.

Vindos da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro:
– Até às 17h, deverão seguir pela Av. Presidente Vargas;
– Após às 17h, deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua da Estrela, Rua Itapiru, Túnel Martim de Sá, Av. Henrique Valadares, Praça da Cruz Vermelha ou seguir pela Rua Equador, Via Binário do Porto, Av. Venezuela, Av. Barão de Tefé, Rua Camerino, Av. Passos e Av. República do Paraguai.
Haverá circulação de carros alegóricos na madrugada de sexta para sábado na Av. Brasil, com interdições programadas para ocorrer entre 01h e 05h.

DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO “SÉRIE A” – DIA 02/03/2019 (Sábado) E DO GRUPO “ESPECIAL” – DIAS 04 e 05/03/2019 (Domingo e Segunda-Feira)

A partir de 00h de Sábado, dia 02/03/2019, a pista central da Av. Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, vai ser interditada ao tráfego de veículos, no trecho entre Av. Passos e a última agulha de acesso da pista lateral para a central, para a chegada dos carros alegóricos.

Para permitir o deslocamentos das alegorias ocorrerão interdições também na Região Portuária. O Tn. Rio 450 e a Via Binário do Porto no sentido Rodoviária serão interditados às 23h, enquanto a Via Binário do Porto no sentido Centro fechará às 0h30. A Av. Brasil, na altura de Manguinhos, será interditada a partir das 01h, para saída de carros alegóricos do Caju.

As demais interdições e desvios implementados na sexta-feira serão mantidos até o término do primeiro dia de Desfile do Grupo de Acesso.

Às 09h do sábado, serão reabertas as ruas Estácio de Sá e Frei Caneca no sentido Centro, assim como a Av. Trinta e Um de Março e a lateral da Avenida Presidente Vargas sentido Candelária até a altura da Rua Carmo Neto para restabelecer a ligação ao Centro.

A partir das 17h, as vias antes liberadas voltam a ser interditadas para suporte ao segundo dia de Desfile do Grupo de Acesso, para o primeiro e segundo dias de Desfile do Grupo Especial e para o Desfile das Escolas Mirins no Sambódromo, onde ficarão interditadas até às 05h de quarta-feira. A exceção são os corredores viários da Rua Frei Caneca e do Viaduto 31 de Março, que possuem planos próprios de interdição e liberação ao tráfego.

Às 19h de sábado, domingo e segunda os respectivos corredores serão fechados, horário onde todos seguirão pela Rua Itapiru para acesso ao Centro.

Será suspensa nos dias de Carnaval a área de lazer da Praça da Cruz Vermelha, assim como o estacionamento da Av. Presidente Vargas para suporte ao SAARA.

DESFILE DAS ESCOLAS DO GRUPO DAS “MIRINS” – DIA 05/03/2019 (Terça-feira)

Serão mantidas as interdições previstas para suporte ao desfile dos Grupos da Série A e Especial, exceto as interdições da Rua de Santana. A Rua Estácio de Sá e Rua Frei Caneca serão fechadas ao tráfego às 17h de terça-feira com liberação prevista as 02h do dia seguinte. A liberação total ao tráfego está prevista para ocorrer às 05h de quarta-feira de cinzas.

DEMAIS INTERDIÇÕES PREVISTAS PARA AS ADJACÊNCIAS DO SAMBÓDROMO

● A partir das 14h de sábado dia 02/03/2019 até às 12h de terça-feira, dia 05/03/2019, a Rua Rivadávia Corrêa será interditada, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Via Binário do Porto, para a movimentação dos carros alegóricos da Cidade do Samba.
● Nos dias 27 e 28 de fevereiro e 01, 02, 03, 04 e 05 de março haverá movimentação de carros alegóricos em vias da Região Portuária e do Centro, como a Via Binário do Porto, Av. Venezuela e Praça Mauá.
● A Avenida República do Chile, a Avenida Almirante Barroso e diversas vias do seu entorno, serão interditadas a partir das 00h de sábado, dia 03/03/2019, para desfile Blocos de Enredo. A abertura está programada para ocorrer às 05h de quarta-feira, dia 06/03/2019. O desvio do tráfego será realizado pela Rua Graça Aranha.
● Devido as diversas interdições da Via Binário do Porto, para acesso ao Píer Mauá será montada uma mão dupla na Rua Camerino das 22h de sábado (dia 02/03/2019) até as 12h de terça-feira (dia 05/03/2019).

ALTERNATIVAS DE CIRCULAÇÃO NO PERÍODO DO CARNAVAL

● Os veículos vindos da Av. Francisco Bicalho com destino ao Centro da cidade deverão seguir pela Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, acessar o Túnel Martins de Sá.

● Os veículos vindos da Praça da Bandeira, com destino ao Centro, deverão acessar a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru e, sob a saída do Túnel Santa Bárbara, seguir pelo Túnel Martins de Sá até a Rua do Riachuelo.

● Os veículos vindos da Av. Brasil, com destino ao Centro, deverão utilizar o Túnel Marcelo de Alencar.

● Os veículos vindos da Praça da Bandeira em direção ao Centro ou Botafogo pelo Túnel Santa Bárbara deverão seguir a Rua do Matoso, Rua Haddock Lobo, Av. Paulo de Frontin, Rua Estrela, Rua Itapiru, Rua Dr. Agra e Túnel Martins de Sá, para o Centro. Para Botafogo, é seguir o mesmo trajeto até a Rua Dr. Agra e pegar o retorno para acessar o Túnel Santa Bárbara.

● OPTAR SEMPRE PELO USO DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO, SEJA METRÔ, TRENS, VLT OU BARCAS NO ACESSO AO CENTRO E AO SAMBÓDROMO, VISTO O GRANDE NÚMERO DE INTERDIÇÕES DE VIAS NESTES DIAS E A OCORRÊNCIA DE DIVERSOS BLOCOS DE CARNAVAL.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

Para preservar a circulação de saída dos carros alegóricos e pedestres, além dos locais onde já existe regulamentação de proibição, o estacionamento no entorno do Sambódromo estará proibido da seguinte forma:

A partir das 06h de sexta-feira, dia 01/03/2019 até às 05h de quarta-feira de cinzas, dia 06/03/2019, e no desfile das campeãs, das 06h de sábado, dia 09/03/2019 até às 12h de domingo, do dia 10/03/2019, nas vias internas à área interditada.

· Rua Santa Alexandrina, entre Praça Santa Alexandrina e a Rua Estrela, em ambos os lados da via;
· Praça Condessa Paulo de Frontin, todas as extremidades;
· Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Praça Condessa Paulo Frontin e Rua Campos da Paz, em ambos os lados da via;
· Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Rua Campos da Paz e a Rua Ambiré Cavalcanti, em ambos os lados da via;
· Rua Estrela, no trecho entre a Av. Paulo de Frontin e a Rua Santa Alexandrina, no lado direito da via;
· Rua Estrela, no trecho entre a Rua Santa Alexandrina e a Rua Barão de Petrópolis, no lado esquerdo da via;
· Praça de Santo Cristo;
· Rua Equador, no trecho entre a alça de descida do viaduto de descida do Gasômetro até a Av. Prof. Pereira Reis, em ambos os lados da via;
· Rua Camerino, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Av. Passos, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Av. República do Paraguai, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Teixeira de Freitas, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Rivadávia Correia, junto a Cidade do Samba, em ambos os lados da via;
· Av. Binário do Porto, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Antônio Lage, em ambos os lados da via;
· Av. Venezuela, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;
· Av. Pres. Vargas, no trecho entre a Av. Rio Branco e a ponte de retorno próximo a Cidade Nova, em todas as pistas, em ambos os lados da via;
· Av. Rio Branco, no trecho entre a Av. Pres. Vargas e a Praça Mauá, em ambos os lados da via;
· Rua Frei Caneca, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via;
· Av. Salvador de Sá, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;
· Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Hélio Beltrão, em ambos os lados da via;
· Rua Hélio Beltrão, no trecho entre a Rua Estácio de Sá e a Rua Ulisses Guimarães, em ambos os lados da via;
· Rua Ulisses Guimarães, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Dom Marcos Barbosa, em ambos os lados da via;
· Rua Pinto de Azevedo, no trecho entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;
· Rua Visconde de Duprat, no trecho entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;
· Rua Afonso Cavalcanti, no trecho entre a Rua Visconde de Duprat e a Rua Carmo Neto, em ambos os lados da via;
· Rua Júlio do Carmo, no trecho entre a Rua Pinto de Azevedo e a Rua Laura de Araújo, em ambos os lados da via;
· Rua Amoroso Lima, no trecho entre a Rua Júlio do Carmo e a Av. Pres. Vargas;
· Rua Néri Pinheiro, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Correa Vasques, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Santa Maria, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua São Martinho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Laura de Araújo, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, no lado esquerdo da via;
· Rua Carmo Neto, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Heitor Carrilho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Viscondessa de Piracinunga, no trecho entre a Rua Frei Caneca e a Avenida Salvador de Sá, em ambos os lados;
· Via interna do Condomínio Zé Keti, no lado direito da via;
· Rua Presidente Barroso, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, em ambos os lados da via;
· Rua Comandante Maurity, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Benedito Hipólito, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

· Praça Reverendo Álvaro Reis, em todas as extremidades;
· Travessa Pedregais, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Travessa Onze de Maio, no trecho entre a Rua Tomáz Rabelo e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via;
· Rua Frederico Silva, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua do Catumbi, no trecho entre Largo do Catumbi e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;
· Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Hélio Beltrão e a Rua Haddock Lobo, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;
· Rua Joaquim Palhares em toda a sua extensão, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis;
· Rua do Matoso, no trecho entre a Radial Oeste e a Rua Haddock Lobo, em ambos os lados da via;
· Rua Paula Matos, no trecho entre a Rua José de Alencar e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;
· Rua José de Alencar, no trecho sobre o Túnel Martim de Sá e a Rua Paula Matos, em ambos os lados da via;
· Rua Haddock Lobo, no trecho entre a Rua do Matoso e a Rua Estácio de Sá, em ambos os lados da via;
· Rua Vinte de Abril, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Rua Carlos Sampaio, no trecho entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua do Senado, em ambos os lados da via;
· Praça da República, no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Av. Pres. Vargas;
· Rua Visconde da Gávea em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;
· Av. Paulo de Frontin em toda a sua extensão, em ambas as pistas nos dois lados da via.

Barracões: Império da Tijuca trará no desfile de 2019 o Vale do Café do passado e da modernidade

Por Diogo Cesar Sampaio

Localizado na região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro, o Vale do Café corresponde a um conjunto de 15 municípios que, durante o século XIX, foram responsáveis por 75% da produção de café consumido no mundo. E até os dias de hoje, as fazendas e lavouras do grão, mesmo que de forma indireta, são grandes fontes de renda para região, através do turismo. Mas engana-se quem pensa que o Vale do Café vive apenas das glórias de seu passado. Atualmente, a região tem no agronegócio a sua válvula propulsora. É esse Vale do Café, antigo e atual, que o Império da Tijuca promete trazer para Sapucaí em 2019.

O enredo intitulado de “Império do Café, o Vale da Esperança” foi uma alternativa encontrada pelo carnavalesco Jorge Caribé e pela agremiação de viabilizar o carnaval da escola, em meio a forte crise que a festa do momo vive. A intenção, ao fazer essa escolha, era de conseguir patrocinadores que comprassem a ideia e, de alguma forma, dessem alguma contribuição financeira ou suporte ao desfile do Império da Tijuca.

barracao IT2019 2“A ideia do enredo surgiu de um amigo, que é um diretor da escola. Ele tem um veículo que poderia levar a gente até lá para tentar negociar e conseguir algum tipo de patrocínio. Isso foi vistoriado e está sendo acompanhado, até hoje, pelo presidente Tê (Antônio Marcos Teles, popularmente conhecido como Tê) e pelo diretor de carnaval Ailton. Eles tem ido a todas as prefeituras para tentar algum tipo de patrocínio. E o que deu mais certo é eles dividiram os custos em cotas e mini cotas, porque ninguém mais tem dinheiro para esbanjar. Isto funciona da seguinte forma: Um prefeito, por exemplo, pegou uma ala de 60 pessoas e comprou as fantasias para trazer o pessoal de lá. Já outra prefeitura gostaria que tivesse um trem. Daí, ela bancou a escultura do trem. Graças a essa ajuda que não paramos e conseguimos tocar o nosso carnaval. Não teve nenhum corte de funcionário. Pra mim, está mais fácil que no ano passado. As coisas, por incrível que pareça, andaram com mais tranquilidade”.

Ao decidir falar sobre a região do Vale do Café, Caribé acaba por revisitar um trabalho recente seu. No ano de 2013, o carnavalesco assinou na União de Jacarepaguá, também pela Série A, um desfile em homenagem a cidade de Vassouras, um dos principais municípios que formam o Vale.

barracao IT2019 1“Existem algumas semelhanças entre o enredo desse ano, e o que eu fiz em 2013. Até porque, Vassouras está dentro do Vale do Café. Assim como Mendes, Valença… Então, subentende-se que é uma sequência de fazendas e de produtores. O diferencial é que são escolas completamente diferentes. Eu fiz em 2013 na União de Jacarepaguá, escola que estou como carnavalesco lá até hoje. Era uma escola da antiga Série B, que desfilava na terça de carnaval. Aí juntaram o grupo B com o A, e fizeram a Série A na sexta e no sábado. Inicialmente, era pra ser um carnaval médio e passamos para um grupo gigantesco, fora da nossa realidade, e conseguimos sobreviver e ficar no grupo. A diferença é que agora estou fazendo no Império da Tijuca, que é uma escola especial e que tem outra estrutura. Naquela época, eu fiz as alegorias num terreno a céu aberto, debaixo de uma lona de circo. Hoje faço num barracão atrás do sambódromo. A estrutura é muito diferente, a realidade é outra. Os componentes já estão acostumados a fazer grandes desfiles, o uso de materiais também mudou muito. Em relação a temática, realmente é muito parecido. E dá pra fazer mais uns dois ou três enredos do Vale ainda, pois tem muita história para contar”.

barracao IT2019 12Segundo Jorge Caribé, o caráter histórico do enredo, se fará presente em boa parte do desfile, começando pela abertura da escola. É nesse início que o Império da Tijuca trará referências ao trabalho escravo, que foi pilar da produção de café na região. Com isso, mais uma vez a verde e branco do Morro da Formiga explora suas raízes, fortemente relacionadas às temáticas negras.

E se não bastasse à identificação da escola com a questão negra, também tem a do carnavalesco com tema. Ao longo de toda sua carreira, Jorge Caribé desenvolveu uma lista de desfiles que se utilizaram da estética e/ou da temática africana, principalmente ligada à religiosidade. Por isso, para Caribé, é sempre um trunfo falar do negro e da sua história.

barracao IT2019 3“Ele é um enredo histórico. E todo mundo que estuda história, aprende o que é o Vale do Café. Todos sabem da minha loucura de fazer enredo com temática africana. E ao fazer as pesquisas para o desenvolvimento do enredo, descobri uma triste parte da história do Vale, em que os negros que vieram da África sequestrados, vieram mais de 300 mil como escravos só para o Vale do Café. A minha crença, religião e história de vida, além do que eu prático no dia a dia, é sequência da história do negro. Eu sou do candomblé e todo mundo sabe. Sou babalorixá, que tem uma casa religiosa. Sabendo que na África não tem candomblé, pois é algo tipicamente brasileiro, é saber que tudo isso veio desses 300 mil escravos. Quando se fala em negro, todo mundo pensa em Salvador, Bahia ou até Minas. Eu jamais podia imaginar que, no Rio de Janeiro, teria essa quantidade gigantesca de escravo para plantar café. É a parte que mais gosto do enredo”.

Já quando o assunto são os pontos fortes do Império da Tijuca para 2019, eles vão além da identidade negra, presente no enredo. E durante a conversa com a reportagem do site CARNAVALESCO, Caribé elencou alguns dos destaques, tanto em seu trabalho no barracão, como na escola como um todo:

barracao IT2019 4“Para o meu gosto, um ponto forte em 2019 é a parte que fala de negros. O abre-alas é onde jogamos todas as fichas da escola. Eu acho que ele será o grande ponto alto da escola. Mas esse só um, entre vários. Nós temos uma comissão de frente maravilhosa que é feita pelo Scapin (Júnior Scapin, coreógrafo), temos um casal que a roupa está pronta, temos uma porta-bandeira de altíssimo nível que é a Gleice Simpatia, além do outro grande ponto alto que é a comunidade da Formiga. Temos também a bateria que ensaia o ano todo, a ala de baianas, passistas que vão até fantasiadas para o ensaio de rua… O Império é uma escola de raiz. Teremos mais um ano a Selminha Sorriso como destaque do abre-alas. Teremos a presença da mãe do Cazuza, que estudou na Universidade de Vassouras, que é uma das apoiadoras do enredo”.

‘Iremos brigar com quem acha que vai ser campeã’, declara Caribé

barracao IT2019 5Indo para o seu segundo desfile a frente da escola, Jorge Caribé acredita que o carnaval de 2019 pode representar uma virada para o Império da Tijuca, que segundo o artista, até hoje, paga contas e dívidas referentes à passagem pelo Especial em 2014. Para o carnavalesco, o atual trabalho de barracão é superior ao que realizou em 2018, além de já ver uma estrutura interna maior esse ano.

barracao IT2019 6“Estou no meu segundo carnaval aqui, já conheço melhor as pessoas, sei onde posso ir, falar e fazer. Eu me sinto mais a vontade por ter um carnaval mais sólido do que tinha em 2018. Ano passado não tínhamos dinheiro. A escola ainda está tentando se estruturar desde o rebaixamento em 2014. Ano passado, eu fiz as alegorias com muito material reciclado e alternativo. Esse ano foi mais fácil, porque não ficamos esperando nada. Eu e minha equipe começamos a arrumar adereços e montar, sem esperar um milagre. Antes nós éramos os irmãos pobres e íamos aos irmãos ricos. Agora não tem mais rico. Eles são os pobres e nós os miseráveis. E como nesse grupo não temos nenhuma escola com padrinho, não que seja contra, sou louco pra chegar um padrinho aqui, mas, como todas as 13 estão comungando do mesmo prato, da mesma bacia das almas, se não errar, eu acho que iremos brigar com quem acha que vai ser campeã. Aqui é o Império da Tijuca. Não é escola que vai catar componente, em cima da hora, para conseguir desfilar. Eu acho que, mesmo com toda a dificuldade, a surpresa será grande”.

E em meio a todas as dificuldades, oriundas de se fazer carnaval na Série A, com ou sem crise, é necessário trabalhar com a criatividade. E Caribé, tem uma larga experiência com isso. O artista é reconhecido, dentro do mundo do carnaval, por seu talento em trabalhar com materiais alternativos e reciclados.

barracao IT2019 7“A minha inspiração vem do candomblé. Meu pai e minha mãe eram do candomblé. Então, eu vivi vendo as pessoas fazendo as coroas dos santos, usando máquina de costura para fazer babados, fitinha e saias. A minha inspiração vem dessa minha cultura e vivência religiosa. Eu vivia dentro de casa vendo minha mãe e meu pai montar ala, fantasia, destaque, e bordar. Meu pai tinha uma ala na Vila Isabel. Antigamente, não se colava nada, era tudo costurado com agulha, linha, paetê e miçanga. A minha criatividade para fazer carnaval vem daí, vem dos orixás, vem da casa do candomblé. Quando vou montar uma alegoria, eu penso nas grandezas das florestas, no brilho das Iabás, na simplicidade de Omolu, e assim vou trabalhando com as palhas. Eu sou um carnavalesco orgânico. Quem me disse isso foi o Chico Spinoza e jamais esqueci. Pois uso muitos materiais da terra. Muito material que está ligado ao culto dos orixás, como corda, palha e búzio, por exemplo”.

Entenda o desfile

O Império da Tijuca vem com 4 alegorias, sendo o abre-alas acoplado, e uma média de 2500 componentes. A agremiação, mesmo com a crise, não cortou nenhuma ala e novamente virá com um total de 23, mesmo número do último carnaval. E entre as curiosidades da escola está o número de destaques. Ao todo, terão 28 destaques no desfile, o maior contingente do Rio de Janeiro, entre todas as agremiações de todos os grupos, segundo o próprio carnavalesco Jorge Caribé. A verde e branco do Morro da Formiga será a quinta e penúltima escola a desfilar, no sábado de carnaval.

Setor 1: O Negô tá cansado de trabaiá… Trabaia… Trabaia Nêgo…

barracao IT2019 8“A abertura serão os 300 mil negros. Será uma abertura africana dentro do Vale do Café. Um grande quilombo dos negros plantando café. O abre-alas terá sementes de café, além de levar o cheiro de café para Sapucaí. Nesse primeiro setor também retratamos a chegada dos barões vindos de Minas. Com a falência do ouro, eles vieram colocar a fortuna no plantio do café. Terão as mucamas que saíram das senzalas e foram para a casa grande, as festas, o alto consumo do café, as xícaras de porcelana, os bules, os bolos, os doces… A grande coincidência é que tem café na bandeira do Império. O Morro da Formiga era plantação de café, e isso também será lembrado”.

Setor 2: “Na hora em que a terra dorme, enroladas em frios véus, eu ouço uma reza enorme enchendo o abismo dos céus…” (Castro Alves).

barracao IT2019 9“O segundo carro da escola é sobre Nossa Senhora da Conceição e a grande igreja da padroeira. Que também é padroeira do Império da Tijuca, que foi fundado em 08 de dezembro. Nesse setor temos a mistura de crenças dos negros com a crença do branco. Daí surge os cortejos religiosos, as festas da folia de reis, a festa do divino. Misturamos todas essas cores e cânticos quase miscigenados. Temos são Benedito, Santa Efigênia e começa toda aquela mistura”.

Setor 3: “Não candeia Clementina… Fui feita pra vadiá…” (Clementina de Jesus).

barracao IT2019 10“Nosso terceiro setor traz a verdadeira Folia de Reis. Que tem no Vale do Café, e também tem na Formiga até os dias de hoje. Também vem nesse setor o legado que o café deixou para o Vale. Pois hoje, eles não vivem mais do café, e sim do turismo em todas aquelas casas maravilhosas que hoje viraram casas de exposição. As casas dos barões, fazendas lindas, com cortinas e móveis… Tudo isso virou turismo”.

Setor 4: O legado deixado pelo café.

barracao IT2019 11“O último setor vai falar da ida das pessoas para o Vale e o que impulsiona ele hoje, como indústrias automobilísticas, criação de cavalo, universidade, cervejaria, o agronegócio. Apesar da crítica das pessoas por mencionarmos o agronegócio, temos que falar dele sim, porque faz parte do enredo. Vamos falar também de criação de animais correta, clonagem de ovelha e toda essa realidade do Vale hoje em dia. E encerramos com o último carro, que é a estação ferroviária, que nada mais é a mola mestra do Vale. Tudo é escoado através do trem. A última ala será o café do Vale com o café do Morro da Formiga”.

Barracões: Salgueiro encerrará desfile de 2019 sobre Xangô clamando pela justiça social

Em um ano onde os enredos com críticas sociais e políticas dominam o carnaval carioca, o Salgueiro também vai deixar um importante recado no encerramento de seu desfile sobre Xangô no próximo domingo de carnaval. Na história que contará o orixá, em seu último setor, o carnavalesco Alex de Souza usará da característica de Xangô, o orixá da justiça, para criticar o sistema judiciário brasileiro.

IMG 1584Alex conversou com a reportagem do CARNAVALESCO sobre o projeto e as dificuldades em se realizar o carnaval deste ano, e confirmou que o último setor do desfile terá uma crítica ao sistema judiciário.

“Xangô é o orixá da justiça. Aproveitamos o momento para abordar o judiciário brasileiro. É até uma situação curiosa, por tudo que a escola passou no aspecto da justiça. Mas vamos abordar o aspecto das falhas do nosso sistema judiciário, e pedir que Xangô olhe pelos grupos sociais que sofrem diariamente com preconceitos, violência. É um encerramento com uma carga bastante crítica”, promete Alex.

O carnavalesco falou da responsabilidade em fazer o enredo mais desejado por todos os salgueirenses esse ano. Segundo o artista, trata-se muito mais de honra do que de peso em si.

IMG 1581“Eu acho tem a importância de estar no Salgueiro, independente do enredo. Tem um passado, uma força, uma história das mais imponentes do carnaval. Fazer Xangô é mais honra que responsabilidade. Prestar essa homenagem ao padroeiro da escola. Nasci no dia de Xangô, 30 de setembro. Já tem uma coisa cósmica, que estava traçada a muito tempo. Tivemos dificuldades mas espero fazer o melhor trabalho que honre o orixá e a escola de samba”, garante.

Envolto em uma disputa de poder que se arrastou por sete meses, o Salgueiro foi profundamente afetado e só conseguiu de fato iniciar o seu carnaval no início deste ano. Alex revela que a grande mensagem que a escola pretende deixar na avenida é a de superação.

“Com tanto problema, tanta dificuldade, vamos conseguir colocar um bom carnaval na avenida. E as pessoas na pista sambando, evoluindo, acreditando em si mesmas. O Salgueiro é forte, poderoso, carismático. As arquibancadas saúdam sempre o desfile do Salgueiro. Que consigamos fazer um desfile sem erros e desta forma potencializar o que temos de bom”, ressalta.

Entenda o desfile

IMG 9050Setor 1: “Começamos com a criação do mundo segundo o povo iorubano. A partir daí fazemos o link entre o real e o irreal. Xangô teria existido em 1400 como um rei do povo Iorubá, de Oyó. Fazemos uma citação sobre a história do avô, pai, irmão mais velho. Ele toma o lugar do rei e depois ele é destituído. Esse setor é o Xangô histórico, um rei africano”.

Setor 2: “Ele já se torna um orixá. Representado com seus fundamentos, preceitos, oferendas, histórias, a religiosidade em si. Algo pouco falado, o Xangô de Pernambuco. A primeira vez que ouvi falar de Xangô de Pernambuco foi o Pamplona em uma das transmissões dele de carnaval. É uma história muito interessante. Pois somos muito influenciados pelo Candomblé baiano, e o pernambucano é muito pouco falado, embora os rituais sejam iguais”.

IMG 3630Setor 3: “O orixá difundido no Brasil e no mundo. Aqui os escravizados para poder celebrá-lo apelavam por um sincretismo aos santos católicos. Em festejos desses santos que tinham afinidade com Xangô eram utilizadas essas datas para louvar o orixá. São Pedro e São Jerônimo são alguns desses santos”.

Setor 4: “Xangô do Salgueiro. O professor Júlio. O alujá, a batida de Xangô que rege a bateria. O Júlio Machado desfilou pela primeira vez em 1969. A escola vence e ele passou a desfilar sempre com o orixá independente do enredo. Foram 33 anos até a sua morte em 2007. Isso fez uma mística em cima de uma figura da escola, reconhecida e amada. Único destaque na história que incorporou o mesmo personagem na avenida”.

IMG 3636Setor 5: “O senhor da justiça. Vamos clamar por ele pois as questões judiciais aqui são complicadas neste país tão controvertido. Que os grupos sociais ameaçados recebam a proteção de Xangô e que a justiça se faça”.

Site CARNAVALESCO, Guaracamp e FM O Dia, distribuem em Bangu ingressos para os desfiles da Série A

    Por Diogo Cesar Sampaio e Lucas Santos

    guaracamp2019 bangu 3O site CARNAVALESCO, em parceria com a Guaracamp e com a FM O Dia, realizou na tarde desta terça-feira, sua primeira ação de distribuição de ingressos do setor 13, para as duas noites de desfiles da Série A. A ação aconteceu na Praça Doutor Raimundo Paz, em Bangu, e reuniu vários populares interessados em assistir ao carnaval ao vivo na Sapucaí.

    guaracamp2019 bangu 4Além da distribuição dos ingressos, o evento contou com a entrega de produtos da Guaracamp para o público. Também houve rodas de samba e brincadeiras comandas pelo pessoal da FM O Dia. A reportagem do site CARNAVALESCO ouviu alguns dos populares acerca do que acharam da ação e de ganharem os ingressos para Marquês de Sapucaí.

    guaracamp2019 bangu 5“Isso (o evento) é uma coisa muito legal. Essa parceria da FM O Dia com o Guaracamp, e também com o site CARNAVALESCO, é muito importante porque dá oportunidade da gente poder ver o carnaval de perto. Eu nunca fui a Sapucaí e essa vai ser a minha primeira vez. Vou eu e a minha esposa”, declarou Silvano Firmino, de 41 anos, morador de Nilópolis e torcedor da Beija-Flor.

    guaracamp2019 bangu 6Bacharel em química, Eliane Domingos tem 62 anos e é moradora de Bangu. Torcedora da Beija-Flor, ela também ficou muito feliz de ter conseguido os ingressos para curtir o carnaval da Série A ao vivo.

    “Eu faço parte da oficina de percussão do Flor de Liz, um bloco que só canta música do Djavan. Fomos convidados para nos apresentarmos com alguns blocos, sei tocar tamborim, então eu sou uma pessoa que adoro carnaval. Vou levar minha irmã na sexta”.

    guaracamp2019 bangu 7Torcedor da Mocidade Independente, Jorge Luis é morador de Bangu e tem 57 anos. Ele não só ficou contente com a oportunidade de ver os desfiles na Sapucaí, mas com o evento como um todo, o qual ele enxerga ser de muito valor no atual momento da cidade.

    “Vou levar a minha esposa Solange pra assistir comigo os desfiles. Estou gostando muito da ação. Aqui em Bangu estava faltando um evento desses, para que as pessoas fiquem mais unidas. Deveria acontecer mais. Nós aqui precisamos muito desse tipo de evento, principalmente neste momento em que vemos tanta violência por aí”.

    guaracamp2019 bangu 1Morador do município de Duque de Caxias, Francisco Carlos de 30 anos é camelô e torcedor da Grande Rio. Francisco teve a mesma linha de pensamento de Jorge Luis, e reafirmou a importância da realização da ação no bairro.

    “Nem tava sabendo que estava acontecendo isso aqui. Passei de ônibus e vi. Mas é muito bom esse evento para movimentar o bairro, pra dar alegria à comunidade daqui. Muito importante mesmo essa ação”.

    Pernambucano, Naldo Tibúrcio é motorista, tem 48 anos, morador de Bangu e torcedor da Mocidade. Essa será a primeira vez que ele irá para a Sapucaí.

    guaracamp2019 bangu 2“Adorei (ter ganhado ingresso), primeira vez que eu vou. Vim de Recife pra cá, sou pernambucano. Nunca fui ao Sambódromo. É bom ver o Grupo de Acesso, que está crescendo muito, né? Está ótimo esse evento: ganha ingresso, paga mico na roleta, ganha brinde, bem engraçado. Me amarrei”.

    Jefferson Luís de 38 anos é moto-taxista, torce pela Mangueira e mora em Bangu. Ele e mais dois colegas estavam passando pela região até que viram o evento.

    “Estou muito feliz de ter ganhado ingresso, vou aparecer com certeza lá (Sambódromo) na sexta-feira. Vou levar minha esposa Maria Eduarda e minha filha Amanda. Gosto de carnaval, de bloco, vou a ensaio de escola de samba. É muito bom. E essa ação (Site CARNAVALESCO, Guaracamp e FM o dia) aqui no bairro está muito maneira”.