Início Site Página 1421

De olho nos quesitos: o que os jurados mais puniram em alegorias nos últimos cinco anos

    O regulamento do Grupo Especial é baseado na punição de erros cometidos na avenida. Se por um lado há críticas a esse modelo punitivo, por outro ele é bastante claro no que diz respeito ao quesito alegorias e adereços, um dos mais punidos pelos jurados. Este é o tema da série de reportagens ‘De olho nos quesitos’ que o site CARNAVALESCO preparou para mostrar onde as escolas mais precisam estar atentas em cada um dos nove quesitos em julgamento.

    Mangueira Desfile2019 159

    Uma escola de samba inicia seu desfile com 10 pontos e a cada falha cometida vai perdendo décimos. O quesito alegorias e adereços envolve muitos parâmetros de julgamento. Como é julgado dentro da parte estética do desfile, avalia a concepção e a realização. Com a evolução do quesito, uma alegoria hoje em dia possui movimentos em suas esculturas, grandiosidade em seus projetos, iluminação, volumetria. Cada falha é um décimo a menos.

    Viradouro desfile2019 106

    Nossa reportagem levantou todas as justificativas divulgadas pela Liesa nos últimos cinco anos e encontrou o calcanhar de aquiles das escolas no quesito alegorias e adereços. Dentro da concepção de cada carro alegórico o julgador observa a ideia do carnavalesco, a adequação da proposta ao enredo e se o conceito estava apresentado de maneira clara.

    Portela Desfile2019 109

    Nesse sentido, assim como no quesito fantasias, a falta de leitura e clareza dos carros é apontada como a principal causa de perda de décimos. É bastante comum ao se ler as justificativas dos julgadores e encontrar a falta de leitura dos carros como fatores para a perda de décimos. Um exemplo foi o desfile da Beija-Flor no Carnaval 2019, onde o conceito do conjunto alegórico foi bastante criticado pelos jurados, como Mauro Senna.

    “Excessiva liberdade poética nas fábulas ‘As raposas e as uvas’ e ‘A cigarra e a formiga’, alusivos a fatos reais atuais, prejudica o entendimento da mensagem a ser transmitida pelas alegorias”, avaliou.

    No outro sub-quesito de alegorias e adereços, realização, estão as maiores punições sofridas pelas escolas. É nesse aspecto que se encontram os problemas mais visíveis encontrados nas alegorias: falhas de acabamento, problemas no projeto luminotécnico, ausência ou falha de elementos que constavam no livro abre-alas. Em 2018 e 2019 os desfiles do Império Serrano sofreram com fortes problemas de alegorias que evidenciam as falhas de realização, como o julgador Mauro Senna deixou claro em sua justificativa: “Tripé pede passagem: letreiro luminoso com o nome da escola parcialmente apagado”.

    É curioso constatar como raramente as escolas são punidas na concepção artística. Se o julgador vir aquilo que estiver exposto no abre-alas e compreender, geralmente a nota aplicada é 5,0. É na realização que ocorre o maior número de punições, devido às falhas e erros visíveis ao olho humano.

    Aspectos mais citados pelos jurados em alegorias desde 2015:

    – Falta de leitura
    – Falhas de acabamento
    – Elementos estranhos na alegoria
    – Alegoria apagada
    – Pouco impacto visual
    – Conjunto irregular

    Em coletiva, prefeito Crivella fala que o negro deixou legado e que o samba não pode morrer

      Por Gabriella Souza

      Durante a coletiva de apresentação do Carnaval 2020, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, falou sobre a crise financeira que impactou o carnaval da cidade. Em sua declaração, ele citou o legado dos negros e afirmou que o samba não pode morrer.

      crivella

      “Nesse período que eu sou prefeito, tivemos um momento complicado nesse curso desde o governo do Eduardo Paes, visto que as arrecadações caíram 10 bi e tivemos que pagar isso tudo. Foram 7 bi a mais de despesas em quatro anos, e não podíamos investir no carnaval da mesma forma. Precisamos fazer uma escala de prioridades para que não pare. Os negros, mesmo com as dificuldades e os preconceitos, nos deixaram como legado o samba. Mesmo em momentos de crise não pode parar, o samba não pode morrer”.

      Prefeitura aponta números do carnaval e diz que cidade é o destino preferido dos turistas no Brasil

      A Prefeitura do Rio apresentou a programação completa da cidade para o Carnaval 2020. A expectativa é que o município receba 2 milhões de turistas. A ocupação hoteleira do Rio de Janeiro já atingiu 82,5%, até 11 de fevereiro, um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2019. Em 2019, o carnaval da cidade recebeu 1,6 milhão de turistas. São esperados, no geral, mais de 7 milhões de foliões. Estimativa é que o Carnaval 2020 gere um impacto de R$ 4 bilhões na economia do Rio de Janeiro. O valor em 2019 foi de R$ 3.7 bilhões.

      rio turismo

      Sobre a origem dos hóspedes na cidade, a prefeitura informou que 80% são nacionais (São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal) e 20% internacionais (Argentinos, norte-americanos, italianos e franceses). Os bairros mais procurados, segundo o AIBNB, são Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Botafogo.

      No Porto do Rio, a prefeitura informou que o Carnaval 2020 terá ao todo 112 atracações, em 37 navios, 425 mil desembarques, o que corresponde ao aumento de 12%.

      ‘Rio é o destino preferido dos turistas no Brasil’

      A Prefeitura do Rio informou que segundo a Kyak, a plataforma mundial de planejamento de viagens, o Rio de Janeiro lidera o ranking de destinos brasileiros mais procurados para o carnaval. Em um dos slides apresentados foi citado que o Rio de Janeiro, por voto popular, foi eleito a melhor cidade do Brasil no prêmio “O melhor de viagem e turismo 2019/2020′, da Editora Abril. “É o destino preferido de turistas estrangeiros e nacionais”.

      Na apresentação da cidade foi explicado que o “Rio de Janeiro vai muito além dos blocos” e apontaram o Sambódromo, como o maior espetáculo da Terra, a Arena Intendente Magalhães, como o Carnaval do Povo, a Avenida Chile, com os blocos de embalo, e a Cinelândia, que tem os concursos de fantasias, coretos e bailes.

      Blocos

      WhatsApp Image 2020 02 12 at 11.42.13

      Para a infraestrutura dos blocos, a prefeitura citou que terá 32.536 posições de banheiros, além de 11 mil cabines químicas, 65 containers e 140 módulos de mictório. Sobre apoio financeiro, a prefeitura citou o aporte de R$ 27 milhões da iniciativa privada, diminuindo a entrada do recurso público.

      Sambódromo e Intendente Magalhães

      Segundo a prefeitura do Rio, o Sambódromo passou por a maior intervenção já realizada. Foram instalados 1.500 degraus, 89 painéis elétricos, 36 mil metros quadrados de arquibancadas restauradas e 500 mil lâmpada substituídas.

      WhatsApp Image 2020 02 12 at 11.46.47

      Prefeitura aponta números do carnaval e diz que cidade é o destino preferido dos turistas no Brasil

        Por Gabriella Souza

        A Prefeitura do Rio apresentou a programação completa da cidade para o Carnaval 2020. A expectativa é que o município receba 2 milhões de turistas. A ocupação hoteleira do Rio de Janeiro já atingiu 82,5%, até 11 de fevereiro, um aumento de 4,5% em relação ao mesmo período de 2019. Em 2019, o carnaval da cidade recebeu 1,6 milhão de turistas. São esperados, no geral, mais de 7 milhões de foliões. Estimativa é que o Carnaval 2020 gere um impacto de R$ 4 bilhões na economia do Rio de Janeiro. O valor em 2019 foi de R$ 3.7 bilhões.

        rio turismo

        Sobre a origem dos hóspedes na cidade, a prefeitura informou que 80% são nacionais (São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal) e 20% internacionais (Argentinos, norte-americanos, italianos e franceses). Os bairros mais procurados, segundo o AIBNB, são Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Botafogo.

        “Nesse período que eu sou prefeito, tivemos um momento complicado nesse curso desde o governo do Eduardo Paes, visto que as arrecadações caíram 10 bi e tivemos que pagar isso tudo. Foram 7 bi a mais de despesas em quatro anos, e não podíamos investir no carnaval da mesma forma. Precisamos fazer uma escala de prioridades para que não pare. Os negros, mesmo com as dificuldades e os preconceitos, nos deixaram como legado o samba. Mesmo em momentos de crise nao pode parar, o samba não pode morrer”.

        No Porto do Rio, a prefeitura informou que o Carnaval 2020 terá ao todo 112 atracações, em 37 navios, 425 mil desembarques, o que corresponde ao aumento de 12%.

        ‘Rio é o destino preferido dos turistas no Brasil’

        A Prefeitura do Rio informou que segundo a Kyak, a plataforma mundial de planejamento de viagens, o Rio de Janeiro lidera o ranking de destinos brasileiros mais procurados para o carnaval. Em um dos slides apresentados foi citado que o Rio de Janeiro, por voto popular, foi eleito a melhor cidade do Brasil no prêmio “O melhor de viagem e turismo 2019/2020′, da Editora Abril. “É o destino preferido de turistas estrangeiros e nacionais”.

        Na apresentação da cidade foi explicado que o “Rio de Janeiro vai muito além dos blocos” e apontaram o Sambódromo, como o maior espetáculo da Terra, a Arena Intendente Magalhães, como o Carnaval do Povo, a Avenida Chile, com os blocos de embalo, e a Cinelândia, que tem os concursos de fantasias, coretos e bailes.

        Blocos

        Para a infraestrutura dos blocos, a prefeitura citou que terá 32.536 posições de banheiros, além de 11 mil cabines químicas, 65 containers e 140 módulos de mictório. Sobre apoio financeiro, a prefeitura citou o aporte de R$ 27 milhões da iniciativa privada, diminuindo a entrada do recurso público.

        WhatsApp Image 2020 02 12 at 11.42.13

        WhatsApp Image 2020 02 12 at 11.46.24

        Sambódromo e Intendente Magalhães

        Segundo a prefeitura do Rio, o Sambódromo passou por a maior intervenção já realizada. Foram instalados 1.500 degraus, 89 painéis elétricos, 36 mil metros quadrados de arquibancadas restauradas e 500 mil lâmpada substituídas.

        WhatsApp Image 2020 02 12 at 11.46.47

        Vídeos e fotos: Mocidade na Cidade do Samba

        Entrevistão com Danielle Nascimento: ‘Nunca que eu serei como a minha mãe. É impossível ser Vilma’

        A porta-bandeira Danielle Nascimento formou ao lado de Julinho um dos casais mais longevos da Tradição. Em 1993 foi o primeiro da dupla junta. Ambos alcançaram o olimpo da dança com premiações e títulos, mesmo que separados. Não é fácil carregar o sobrenome que Danielle carrega. Filha de Vilma, neta de Natal, dois ícones da história da Portela. Mas a porta-bandeira superou o fardo e colocou também o seu nome no livro de glórias da Majestade do Samba.

        tuiuti samba2020 14

        Hoje no Tuiuti, Danielle atendeu a reportagem do CARNAVALESCO para a série “Entrevistão”. A dançarina é uma das porta-bandeiras de maior personalidade da festa. Ela afirmou na conversa que jamais deixará de torcer pela Portela, disse que sua mãe é quem mais lhe cobra desempenho e pediu um julgamento mais coerente do quesito: “Tem de ser igual para todo mundo”.

        Sua mãe não queria que você dançasse, não é verdade?

        “Eu tenho 30 anos de carreira. No início minha mãe não queria, ela não desejava para mim, por ser filha dela, as pessoas iam me criticar, me massacrar. Graças a Deus sobrevivi, os anos foram passando e as pessoas foram vendo que eu nunca seria uma Vilma. Nunca que eu serei como a minha mãe. É impossível ser Vilma. Consegui realizar o meu trabalho. Hoje ela tem um imenso orgulho de mim”.

        Lembra-se de alguma bronca da sua mãe?

        “A minha mãe é tão dura que só me critica. Ela nunca me ensinou a dançar, aprendi sozinha. A mais dura foi um ano na Tradição. Eu estava com Dengue, era uma luta, e minha mãe me cobrando, exigindo que eu rodasse. Isso foi bom pra mim, me tornei uma porta-bandeira forte. Em 2018 desfilei com pneumonia e consegui os 40 pontos para a escola”.

        tuiuti apresenta samba2020 90

        Tem alguma outra referência na dança além da sua mãe?

        “Como sempre lutei para não ter a identidade da minha mãe, eu não segui assim o estilo de nenhuma outra porta-bandeira. O que não significa que eu não admire minhas colegas. Acho lindo, por exemplo, a dança da Marcella Alves do Salgueiro”

        Como você vê hoje o Julinho? Imagina que ele chegaria aonde chegou?

        “Imaginava sim. Desde aquela época eu o via como um grande mestre-sala. Gabaritamos vários carnavais na Tradição, uma escola sem peso de bandeira. Foram 11 anos de parceria. Eu sempre soube que ele teria um futuro brilhante”.

        tuiuti apresenta samba2020 92

        O Falcon é o responsável por sua mudança de patamar?

        “Não tenho dúvida. Ele me dizia que queria que eu tivesse entre as três principais porta-bandeiras. Me deu todo o suporte, montou uma equipe para mim. Eu estava desatualizada, e aos poucos fui me desenvolvendo, junto do meu mestre-sala. Isso leva tempo, ele investiu na gente. Depois que ele morreu, fui massacrada. E minha mãe nesse ano me defendeu como uma leoa”.

        Qual desfile você gosta mais? 2018 ou 2017?

        “Eu gosto dos dois. 2017 confirmou a minha história e da minha família. Não tem como deixar de lado, ser campeã na Portela. Em 2018 foi a confirmação. Seguiam dizendo que eu não era nada. Me falaram que eu estava vindo para uma escola que seria rebaixada. Mas eu acreditava no Tuiuti. Foi a confirmação do meu trabalho e meu merecimento. Foi emblemático”.

        Tuiuti Desfile2019 025

        Mudaria algo no julgamento do quesito?

        “Sinceramente, não mudaria o julgamento em si. Venho estudando o gosto dos jurados e me adaptei ao longo dos aos. Eu gostaria que houvesse coerência. Um exemplo: um casal que não usa todo o espaço para dançar não gabarita e outro que dançou da linha amarela para trás, gabarita. Falta coerência. Que seja igual para todos”.

        Aquela história de se aposentar você tirou da cabeça?

        “Eu costumo entregar nas mãos de Deus. Ele sabe a hora certa. Penso nisso às vezes sim. Minha mãe fala em parar no auge. Quando eu parar quero que seja assim, dando o meu máximo. Não quero ser lembrada como uma porta-bandeira que esteve em decadência”.

        E a Portela? Você torce pela escola?

        “Torço. Quero o bem da escola. Algumas coisas me chatearam, mas não tenho como cortar esse vínculo. A comunidade me ama, recebo mensagens deles. A minha história e da minha família ninguém pode apagar. Torço pelo bem da Portela sempre. Mas que fique atrás do Tuiuti”.

        Carnaval Capixaba: Boa Vista aposta na música local para conquistar o bicampeonato

        Por Vinicius Vasconcelos

        A última década da Independente de Boa Vista transformou a escola numa grande potência do carnaval capixaba. Hoje, não se pode mais cravar uma campeã sem antes ver a escola de Cariacica desfilar. De 2010 a 2019 foram cinco campeonatos e nenhum resultado abaixo do terceiro lugar. Para tentar manter as boas colocações, a diretoria apostou num enredo que irá homenagear a música do Espírito Santo. Com o título “O voo da águia anuncia: a festa é Boa, pode chegar. Ao som de uma sinfonia capixaba, a música celebrar”. O tema novamente será desenvolvido pelo carnavalesco Robson Goulart, que vem para seu terceiro carnaval na agremiação. Para o site CARNAVALESCO, Robson confidenciou que a ideia partiu do presidente e foi abraçada por ele.

        “Foi uma ideia do presidente Emerson Xumbrega. Ele apresentou a proposta do enredo e desenvolvi. Após a pesquisa entramos num acordo sobre o que não podia faltar. Falamos de todos os músicos capixabas e nenhum ritmo ficou de fora. O nosso Estado é muito eclético no que se refere a música. Cada ritmo tem um artista consagrado, seja no forró, no funk, na MPB. Então levaremos pra avenida de tudo um pouco. Nós temos fantasias que relembram os artistas e também esculturas nos carros. No segundo setor, uma homenagem ao rei Roberto Carlos. O carnaval é bem grande e com tudo muito bem explicado, porque faço desfile não só para jurados. Afinal, eles tem a pasta, já o expectador não”, explicou.

        Boa vista 3

        O carnavalesco garantiu que consagrados músicos capixabas já confirmaram presença no desfile. Incluindo o atual campeão do The Voice Kids, Jeremias Reis.

        “Como passaremos por todos os ritmos, convidamos os cantores que são referência em cada um. Banda Casaca, Manimal, Herança, Cheiro do Sul, Alemão do forró, Flavinha Mendonça, Beto Kauê, Andrea Nery, Lilian Lomeu, Lula de Vitória e Jeremias Reis estarão presentes em seus respectivos setores. Também faremos uma homenagem aos que não estão mais presentes como Nara Leão, Paulo Sérgio e Maurício de Oliveira”.

        Boa vista 1

        Crise e carnaval capixaba andam de mãos dadas desde que os desfiles se profissionalizaram. Ainda se existe uma grande polêmica sobre as dimensões que o espetáculo tem se tornado, indo na contramão dos valores que as escolas são capazes de captar. Porém, mais uma vez a escola de Cariacica vai apostar em alegorias gigantes e luxuosas.

        “O projeto nunca vai 100% pra avenida. Justamente por conta da crise financeira que não acaba. O nosso diferencial é que o presidente Emerson Xumbrega abraça o projeto e corre atrás de tudo. O que ele percebe que não dá pra ser feito, pede para mudar e fazemos de outra forma. As esculturas estão com dimensões maiores e mais chamativas, irá trazer um grande impacto no desfile. todos os carros com esculturas que se movimentam. O nosso abre-alas será um diferencial”.

        Boa vista 2

        A Independente de Boa Vista é uma das escolas que optam por não abrir sua disputa de samba-enredo. A obra é encomendada e cabe ao presidente – e compositor – Emerson Xumbrega e seus parceiros de transformar a sinopse em obra musical. A favor dessa forma de escolha, Robson afirmou que acaba facilitando dos dois lados, pois tanto compositores quanto carnavalesco estão sempre se falando para que o samba saia exatamente como foi proposto.

        “Eu nunca havia trabalhado dessa maneira em outras escolas, por onde passei havia a disputa. Vim para a Boa Vista e encontrei essa forma de encomenda, o que é muito bom. Porque tudo é feito em conjunto a partir da sinopse que eu elaboro. Eles se reúnem e o samba sai exatamente da forma que imaginei para o desfile que vamos apresentar. Não sou contra disputa, mas essa fórmula também dá certo e não me atrapalha em nada”, finalizou.

        Setor 1

        Será responsabilidade da comissão de frente convidar os artistas que vão passar pelo desfile da Boa vista. Num programa de rádio que irá misturar a música clássica com vários ritmos que serão apresentados no setor. Do clássico a bossa nova.

        Setor 2

        Jovem guarda ao rock.

        Setor 3

        Axé, forró e funk.

        Setor 4

        Samba, pagode e carnaval. Última alegoria com homenagem a todos intérpretes capixabas com um grande show de pagode.

        Série de Barracões: Tom Maior aposta em enredo reflexivo e que valoriza a cultura negra

        Por Matheus Mattos

        A equipe do site CARNAVALESCO foi até a fábrica do samba para conversar com o carnavalesco André Marins, da Tom Maior. A agremiação traz um enredo de exaltação ao povo negro, tema intitulado como: “É Coisa de Preto”. Segundo o carnavalesco, o carnaval busca destacar personagens negros que não foram valorizados na história.

        tom maior barracao 6

        “O enredo da Tom Maior na realidade é uma grande homenagem. Vamos tentar abrir as novas páginas do livro da história e mostrar personagens que não foram vangloriados. Na realidade, a gente tá fazendo os nossos novos super-heróis. O enredo é do Judson Sales, ele trouxe a proposta e nós adoramos a concepção do tema. Isso é a Coisa de Preto, trazer a questão ao contrário do que dizem”.

        O carnavalesco ressalta que o samba é o principal movimento que procura valorizar as grandes personalidades negras.

        tom maior barracao 2

        “Nós temos personagens que estão sendo enredos em outras escolas. Abdias do Nascimento na Mocidade Unida da Mooca, Elza Soares na Mocidade de Padre Miguel, Benjamin de Oliveira no Salgueiro. Tive o prazer de conhecer Joãozinho 30 e ele deixou bem claro que o carnaval precisa mostrar o que nunca foi mostrado. Quem já ouviu falar de Thereza de Benguela nas escolas? Luiz Gama? São personagens quem precisam estar na linha da história, as crianças precisam saber”.

        Durante a pesquisa de elaboração da sinopse e construção do carnaval, André conta que se impressionou com a história de alguns nomes e lamenta ausência de outras figuras.

        tom maior barracao 5

        “A gente está trazendo os nossos verdadeiros heróis, sem capa, sem superpoderes, mas que viveram e mostraram sua importância. A história da Elza é fabulosa, Mãe Menininha, eu já tinha feito um enredo sobre ela e fiquei um pouco chateado de não poder colocar mais coisas no desfile da Tom Maior. Ela foi uma mulher que conseguiu entrar numa igreja católica com os filhos vestidos de santo. O enredo é muito abrangente, chegou um momento que falamos ‘não da mais pra vir por aqui’, e é uma pena. Tem muitos outros personagens que ficaram de fora”, afirma, e aproveita pra acrescentar: “Falam que enredos afros são temas batidos, na realidade não. Estou lendo um livro do Ademar Ferreira da Silva e a história da vida dele da um enredo perfeito pra uma escola de samba”.

        tom maior barracao 1

        André Marins também explica o significado do termo “Coisa de Preto” e intuito com o tema. “Tudo que é negativo tem gente que fala; ‘ah, só podia ser coisa de preto’. A gente mostra que o positivo é coisa de preto. A ideia era fazer essa brincadeira e colocar as pessoas pra pensarem. Eu queria algo um pouco mais questionador, mas todos entenderam desde o início”.

        Tom Maior traz desfile com críticas indiretas

        Os enredos do carnaval de São Paulo seguem a contramão das críticas mais agressivas. Durante o bate-papo sobre o barracão, a presidente Luciana Silva também participou da conversa e acrescentou informações.

        tom maior barracao 4

        “A gente não entra muito na questão da crítica. Temos uma pincelada sim, mas a questão é que o carnaval de São Paulo não adere tipos de enredos iguais o da Mangueira, a gente queria muito isso. O desfile de São Paulo é análise com o que está na pasta”, expõe o André Marins.

        A presidente Luciana acrescenta que mensagem não é direcionada apenas à governantes.

        “Nos últimos anos as escolas estão mostrando esse lado da história, mas de uma outra forma. Não da pra sair com cartaz no desfile, com uma crítica mais agressiva, você compra uma briga que é pesada. No Rio essa briga já existe de um governo que não apoia o carnaval. Aqui estamos num momento muito bom. Infelizmente a sociedade se faz de cega e muda, ela demora um pouco pra entender que o nosso enredo é pra todo mundo, não só pra político, governo, etc. Até porque essas pessoas estão por votos do povo. Então de uma forma sútil, nós colocamos sim a crítica”.

        tom maior barracao 7

        Depois de dois anos seguidos encerrando as noites de desfiles, a Tom Maior volta a desfilar de noite. Perguntado sobre o que muda na estrutura do projeto, André explica:

        “De manhã é mais complicado. Em 2018 foi um horário maravilhoso, porque a gente entrava de noite e saia de dia. Deu hiper certo o lance de iluminação, espetáculo. Em 2019, nós projetamos um desfile pro dia. Foi magnífico. Eu nunca tinha feito desfile pra dia, tem algumas coisas que eu não repetiria. Agora desfilar de noite é outra questão, a gente tem o benefício da nossa iluminação funcionar. A gente tem uma equipe de luz fantástica, agora é aguardar”.

        tom maior barracao 8

        Conheça do desfile

        A Tom Maior vai desfilar com cinco alegorias, em 20 alas, com duas ações cênicas e três casais de mestre-sala e porta-bandeira.

        1° SETOR
        “Eu começo com a comissão de frente, que são os Griots, os contadores de histórias que narram o enredo passado na avenida. É como se eles tivessem contando lá no passado a história do futuro, dessas pessoas que viriam pro Brasil”.

        2° SETOR
        “A gente traz a questão de como eles foram raptados, como vieram até o nosso continente. Eu já escrevi um texto que fala que mais de 5 milhões de seres humanos foram raptados do solo africano, e só chegaram 4 mil pessoas por ano. Mas no nosso enredo a gente não conta esse sofrimento, damos uma conotação no futuro, que eles já determinam uma nova sociedade. Olokum vem guiando essas pessoas num mar de sangue, o sangue que eles deram pra tornar o que o Brasil é hoje”.

        tom maior barracao 3

        3 ° SETOR
        “Aqui a gente fala dos espetáculos, aonde homenageamos alguns personagens. Falamos da comédia, do samba, o esporte, teatro, e dentro desse picadeiro trazemos esses grandes personagens, como; Ruth de Souza, Grande Otelo, Mussum, Ademir Ferreira da Silva. A gente fala também de Benjamim de Oliveira”.

        4° SETOR
        “Nesse setor a gente começa a falar sobre a arte, literatura, poesia, artes plásticas. A gente cria o barroco negro, onde a arte do aleijadinho é a nossa principal obra”.

        tom maior barracao 9

        5° SETOR
        “Aqui falamos dessa construção de uma nova sociedade, aonde a gente traz personagens da música e que são vozes atuantes na sociedade, e falam sobre o negro, preconceito, discriminação. Como, por exemplo, o Mano Brown. Temos uma ação cênica da Madame Satã, aonde a gente traz uma Lapa misturada com prostitutas, travestis, policiais, capoeiristas. Um dos principais pontos é a homenagem à um dos grandes nomes da religiosidade brasileira, que é a Mãe Menininha. Ela é reverenciada pelos orixás e construímos essa sociedade seguindo o conceito do tabuleiro de xadrez. Temos peças multicores, o tablado como conceito de sociedade e essas peças montando a sociedade nova. Trazemos as peças clássicas, mas também trazemos as peças que compõe a nossa sociedade”.

        6° SETOR
        “O último setor a gente deixa pra justiça. A gente traz personagens que lutaram para que todos os negros tivessem sua voz. Terminamos com um grande carro que traz uma justiça cega, surda e muda, e colocamos a reflexão da justiça de hoje. Não posso falar muito desse carro porque ele tem uma surpresa no final, mas nesse carro temos Joaquim Barbosa, Maria Felipa, Luiz Gama e Elza Soares”.

        Feijoada Bon Vivant! reúne Viviane Araújo e Diogo Nogueira

        Faltando pouco mais de uma semana para os desfiles na Marquês de Sapucaí, o camarote Vivant! realizou uma feijoada no hotel Grand Mercure, na Barra da Tijuca. O evento reuniu diversos sambistas, como a rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo, a rainha de bateria da Beija-Flor de Nilópolis, Raissa de Oliveira, e o cantor Diogo Nogueira, atração principal da festa.

        vivant3

        As baterias das escolas de samba Estácio de Sá e Unidos de Padre Miguel também animaram o público presente. Durante a feijoada, houve apresentação das camisas oficiais que serão utilizadas durante os dias de desfile no Sambódromo no camarote Vivant!

        vivant5

        O ponto forte do Camarote Vivant! é a localização, no Setor 4, coração da Avenida e ao lado da cabine de jurados. Serão dois andares de visão privilegiada. As frisas dão lugar para um lounge colado na pista de desfiles. E um segundo andar com vista panorâmica de toda Sapucaí.

        vivant2

        Shows de samba nos intervalos dos desfiles, com grandes nomes da música brasileira, em um palco estrategicamente posicionado. Passistas interagindo com os convidados, transformando o camarote em um grande Baile de Carnaval.

        Veja as atrações confirmadas do camarote Vivant!:
        Sábado 22/02: Banda Samba Social Clube com Arlindinho, Thaís Macedo e Manda V

        Domingo 23/02: Banda Samba Social Clube com Renato da Rocinha e Moacyr Luz

        Segunda 24/02: Banda Samba Social Clube com Sandra de Sá, Chrigor e Manda V

        Sábado das Campeãs 29/02: Banda Samba Social Clube com Leci Brandão e Manda V

        Império realiza feijoada neste sábado com participação da Mangueira

        O Império Serrano vai apresentar neste sábado a Tradicional Feijoada Imperial e tem como convidada a Mangueira, campeã do Carnaval 2019. A feijoada, preparada pela equipe de cozinha do Império Serrano, é organizada todo 3º sábado do mês, na quadra da agremiação, desde 2005.

        Neste sábado,  muitas atrações vão animar, a partir das 14h, mais uma edição do evento. O grupo Senzala é o responsável por comandar a  roda de samba que receberá convidados especiais . Nos intervalos, haverá a participação do DJ Rjay tocando muito MPB samba, alguns antológicos também das co-irmãs da Serrinha. A Estação Primeira de Mangueira e o Bloco Cacique de Ramos também são atrações da Feijoada Imperial.

        Feijoada Capa Evento

        Como sábado é dia de ensaio-show da escola, a apresentação de seus segmentos é incorporada ao evento. A Sinfônica do Samba, sob a regência de Mestre Gilmar, embala os cantores imperianos comandados pela voz do intérprete Oficial Silas Leleu, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Matheus Machado e Veronica Lima, e a equipe de passistas.

        O Evento conta ainda com um grande baile de carnaval, com concurso de fantasias e várias marchinhas famosas.Os convites já estão à venda: R$20,00 somente ingresso, antecipado, que pode ser adquirido pelo site Ticket Mais ou na sede do Império Serrano. A feijoada é vendida separadamente a R$20 e será servida até às 16h. Aluguel de mesas e camarotes e mais informações: 21 3124-3745.

        O ingresso também pode ser comprado na hora do evento, na bilheteria. Os sócios contribuintes e seus dependentes, com as mensalidades em dia, terão entrada gratuita, mediante apresentação da carteira de sócio e do comprovante de pagamento. A quadra do Império fica na Avenida Edgard Romero, 114 Madureira.

        Serviço:
        Feijoada do Império Serrano:

        Show com o G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira e Cacique de Ramos.

        Data: 15 de fevereiro (sábado)

        Horário: 14h.

        Local: Quadra do Império Serrano

        Endereço: Avenida Ministro Edgard Romero nº 114, em Madureira.

        Ingressos: R$20,00

        Mais informações: Aluguel de camarotes e mesas. 21 3124-3745