Início Site Página 1270

Soberana! Vai-Vai mostra conjunto afinado em ensaio de rua

0

A comunidade do Vai-Vai apareceu em peso para tomar conta da Rua Rui Barbosa durante o ensaio na tarde do último sábado. Com a missão de abrir o segundo dia de desfiles em abril no Anhembi, a “Escola do Povo” mostrou a força dos seus 92 anos de história, dando um show ao som da bateria Pegada de Macaco. O site CARNAVALESCO acompanhou a apresentação por todo o percurso de quase 1km até a Praça Dom Orione. Até mesmo a forte chuva que caiu pouco antes da hora marcada prontamente parou para apreciar a escola do Bixiga. Enquanto os componentes chegavam na concentração, no encontro com a Rua João Passaláqua, o diretor de Harmonia Edson Buiú falou da importância de fazerem um ensaio aos moldes do desfile oficial.

“Estamos ensaiando nos (Sindicato dos) Bancários, que é uma quadra de futebol de salão. Graças a Deus é um local coberto que está nos dando a oportunidade de fazer um trabalho de canto e de algumas alas coreografadas. Mas aquilo que sempre fizemos aqui, que é na rua, espaçamento, andamento, distanciamento de componentes, nós tínhamos perdido. Então como esse ano o carnaval está muito atípico, e cada escola só tem dois ensaios no sambódromo e só em março, pedimos para as autoridades liberarem esse ensaio. A ideia é trabalhar em cima dos quesitos que temos em julgamento, que é evolução, harmonia. A proposta é muito mais o andamento da escola, a compactação das alas e treinar o recuo da bateria. A ideia é essa nesse trabalho de hoje”, disse.

vaivai rua 11

O diretor também expressou seu sentimento sobre o carnaval em abril. “O sentimento que temos é que nós precisaríamos ter a igualdade que está sendo tratada em todos os outros setores. Parece, para mim, que a covid está apenas na (avenida) Olavo Fontoura. Eu vi algumas coisas acontecendo no dia de carnaval que me fizeram acreditar que poderia ter acontecido o carnaval sim. Vamos para abril para não deixar o nosso povo sem a festa popular, que é o carnaval. Mas o sentimento é esse: Que tratem o povo do samba com respeito. Que isso aqui é cultura, não é folia. E queremos ser respeitados como todos os outros são”, concluiu.

vaivai rua 2

Enquanto se preparava para iniciar o ensaio, o intérprete da escola, Luiz Felipe, falou para o CARNAVALESCO o que esperava do ensaio. “A expectativa é grande. A gente já é da rua, e toda vez que vamos pra rua é uma emoção gigantesca. Relembrando a nossa velha e querida Rua São Vicente, onde fomos muito felizes. Então estar na rua novamente pra nós é estar em casa”, explanou.

vaivai rua 7

O cantor também mostrou tranquilidade quanto a presença da comunidade naquela tarde. “A Vai-Vai é uma escola que você não precisa pedir para o povo. O povo nos abraça de uma forma maravilhosa. Então a ideia é fazer o de sempre, e cada domingo ir crescendo mais e mais. Para quem está vindo desde novembro até hoje vê que a cada domingo o samba cresce mais. É uma coisa contínua que todo mundo sabe o resultado e esperamos que um dia dê certo”, respondeu.

Cria do Vai-Vai, Luiz expressou seus sentimentos de estar à frente do carro de som da escola. “Olha, eu não gosto muito de falar disso porque eu choro muito (risos). Mas não tem palavras. Voltar pra rua, com essa comunidade, com o chão. Vai-Vai ensaiava aqui antigamente, desfilava antigamente. Então refazer isso para nós e para os moradores que estão todos na janela esperando é realmente uma coisa emocionante”, finalizou.

vaivai rua 1

Diante de uma apresentação marcada pelo grande número de alas muito bem coreografadas e bastante entrosamento de toda comunidade, o presidente da Saracura, Clarício Gonçalves, expressou como a escola incorporou o significado do enredo nos trabalhos para o desfile. “Nós estamos chegando até uma hierarquia do nosso próprio enredo, que é “Sankofa”, retornar ao passado. E esse momento aqui no Bixiga é voltar a fazer ensaios como o Vai-Vai fazia na época de Chiclé, Sólon Tadeu. Nós fazíamos ensaio aqui na (Rua) Rui Barbosa e depois paramos. E já aproveitando essa ênfase do “Sankofa”, nós estamos pegando todas as coisas que podemos trazer do passado, principalmente o ensaio aqui na Rui Barbosa”, declarou.

vaivai rua 12

Sobre a expectativa da participação da comunidade no ensaio, o presidente demonstrou otimismo. “Vai cantar porque o samba, graças a Deus, é escolha da comunidade. Foi um dos melhores, porque realmente já está na boca do povo e a comunidade já está cantando com a maior garra e isso daí pra nós que é importante”, concluiu.

vaivai rua 13

O Vai-Vai abrirá a temporada de ensaios técnicos no sambódromo do Anhembi com sua apresentação que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro, às 21h45.

MAIS IMAGENS DO ENSAIO

Viviane Araújo lamenta Salgueiro e Mancha Verde desfilarem no mesmo dia e explica decisão sobre o desfile

0

‘Rainha das rainhas’ do Carnaval, Viviane Araújo viveu um dilema para desfilar em 2022. Com a mudança no calendário dos desfiles para abril, Salgueiro, no Rio, e Mancha Verde, em São Paulo, se apresentam no mesmo dia e horário. Ao CARNAVALESCO, a atriz lamentou a situação, mas afirmou que irá sair na escola carioca.

viviane araujo
Foto: Leonardo Damico/site CARNAVALESCO

“Infelizmente, não tem como (desfilar nas duas). São Paulo sempre fez carnaval sexta e sábado, e esse ano o Rio resolveu fazer sexta e sábado. Calhou ser Mancha e Salgueiro no mesmo dia e horário, aí fica complicado. Vou desfilar no Salgueiro. A Mancha entende, eles são uma família, são meus amigos. E tem a Dudinha, que é a princesa lá e vai representar muito bem”, disse Viviane.

Uma das principais personalidades do carnaval, Viviane Araújo desfila no Salgueiro desde 2008. Coincidentemente, a Vermelho e Branco sempre voltou do desfile das campeãs desde então, mostrando a força da escola. A atriz, que anunciou no último mês que será mãe, comentou a expectativa de desfilar grávida na Sapucaí:

“Eu não sei como vai ser quando eu entrar na Avenida, só de imaginar eu já quero chorar. Mas vou deixar pra pensar lá quando acontecer”, concluiu Viviane Araújo, que está grávida do marido e empresário Guilherme Militão. Os dois estão juntos desde maio de 2021 e anunciaram gravidez através das redes sociais.

Grandes personalidades salgueirenses comemoram 69 anos da escola

0

Uma das escolas de samba mais tradicionais do Brasil completou mais um ano de vida no último sábado. Com direito a uma grande festa na quadra, o Salgueiro comemorou aniversário de 69 anos. A escola, fundada em 1953, realizou evento com a presença das coirmãs Mancha Verde e Mangueira e deu show na Rua Silva Teles. A festa contou a presença de grandes personalidades da escola, como: Tia Glorinha, Sidiclei, Marcella Alves, Quinho, Emerson Dias, Carlinhos do Salgueiro, Viviane Araújo, mestre Gustavo e o diretor de harmonia Jô Casimiro. Todos esses conversaram com exclusividade com o CARNAVALESCO, assim como presidente André Vaz.

andre salgueiro

“Não tem nem o que falar, é uma emoção muito grande participar disso. O Salgueiro é uma instituição gigante, uma potência do Brasil na cultura e é uma honra poder presidir essa escola. Só tenho a agradecer a pessoas lá atrás, como Djalma Sabiá, que nos deu oportunidade de ficar apaixonado por essa escola. Com os 70 anos em 2023, com certeza a data vai ser lembrada. Dá pra pensar em várias coisas, se não for enredo, em alguma coisa, vai participar. Não dá para deixar uma data como essa passar em branco”, disse André, que emendou:

“O maior desafio do Salgueiro, desde que nós assumimos, é colocar a escola em ordem. Pagar as contas é uma obrigação, o combinado não sai caro. Temos que acertar as dívidas do passado, que não são poucas. Estamos com algumas ações na Justiça, que estamos tentando negociar com essas pessoas. Em um futuro próximo, o Salgueiro vai estar zerado de dívidas e podendo investir muito mais na escola”, completou o presidente.

viviane araujo

Desde 2008 como rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo é um dos grandes nomes da escola. A atriz de 46 anos, que está grávida do primeiro filho, esteve presente e pôde brilhar à frente da Furiosa, além de comandar a Puro Balanço, bateria da Mancha Verde, agremiação que a rainha desfila em São Paulo.

“Me sinto muito orgulhosa e muito honrada de fazer parte da história do Salgueiro, que é uma escola brilhante, família, que recebe bem as pessoas e que tem uma história incrível no carnaval. Foram vários campeonatos, sempre com boas colocações, brigando pelo título e hoje tem uma emoção especial, que foi receber a minha escola de São Paulo, a Mancha Verde”, contou Viviane.

quinho

Lenda do Carnaval e do Salgueiro, Quinho também esteve presente no evento realizado neste sábado. O intérprete esteve nos últimos dois títulos conquistados pelo Salgueiro, em 1993 e 2009. Ao todo, cantor soma mais de 20 anos na Academia do Samba. Aos 64 anos, Quinho comentou a relação com a agremiação e elegeu o momento mais marcante com a escola.

“O Salgueiro é tudo na minha vida, me deu notoriedade, visibilidade e me fez o Quinho do Salgueiro há mais de 30 anos. Com a escola, eu consegui dois campeonatos, junto com o carro de som. O ano de 1993 eu nunca esqueço, do ‘Explode Coração’, avenida toda cantando, mas 2009, com Tambor, também foi maravilhoso, com o mago Renato Lage. Que venham mais títulos”, disse Quinho.

Confira declarações de outras grandes personalidades do Salgueiro:

carlinhos

CARLINHOS DO SALGUEIRO
“A cada ano é uma emoção diferente. Eu penso que não vou emocionar, mas quando chega na hora bate uma emoção muito grande, aí eu choro. Esse ano é a minha despedida do Makulelê, eu não venho mais a frente deles. Nós vamos representar um bairro, que é Madureira, com muito funk, e vou chamar todos os Makulelês antigos para fazer essa minha despedida da ala”.

sidclei

MESTRE-SALA SIDCLEI
“Eu não o que eu represento para o Salgueiro, porque a escola é muito grande. Mas estar entre os baluartes de um dos segmentos eu me sinto lisonjeado. Agora, o Salgueiro pra mim representa tudo. Eu comecei garoto, com 17 anos, como segundo mestre-sala e hoje sou o primeiro da escola do meu coração. E a nação salgueirense me abraçou. Já estamos há 12 anos aqui. O Salgueiro está no meu coração, na minha vida e na minha alma. Quero sempre ajudar a escola. Sou privilegiado por estar aqui. As emoções aqui foram várias, mas a principal está por vir, que vai ser o título que eu ainda não conquistei aqui. Poder ajudar a conquistar um título, com nota máxima, acho que vai ser a maior emoção da minha vida”.

tiaglorinha

TIA GLORINHA
“Eu sou do samba desde a barriga da minha mãe. Comecei saindo como cabrocha, dali fui para a ala, e da ala para as baianas, onde fiquei por 23 anos. Hoje estou nessa função de diretoria, sendo responsável pela ala. É uma responsabilidade muito grande, tem que ter sabedoria, carisma, carinho e amor. Não é só vestir a camisa, tem que ter amor”.

harmonia salgueiro

JÔ CASIMIRO
“Essa é uma dádiva que minha família tem, que estamos conseguindo manter. Somos uma bandeira dentro do mundo do samba, que eu, meus primos e irmãos estamos conseguindo manter elevada. O cargo aqui dentro da escola é o que menos importa. Temos que nos fazer úteis, para sempre elevar o nome do Salgueiro. A gente consegue isso atuando em várias áreas. A nomenclatura é só um detalhe. Emoções são tantas, nascemos aqui e todo ano é uma emoção diferente. O dia que eu não sentir mais isso, vou pendurar a chuteira”.

salgueiro abertura carnaval 04 1

EMERSON DIAS
“Carregar o microfone do Salgueiro é de um peso muito grande. Uma escola de quase 70 anos, com uma legião de apaixonados pelo mundo a fora. Eu acho que o mais difícil é conquistar esse povo todo, e estou conseguindo isso e estou muito feliz de estar aqui. O ano de 1993 foi único para o salgueirense, foi uma catarse. Agora o meu momento mais emocionante, como puxador, foi quando cantei Xangô. É um samba que atravessou barreiras. Fico feliz de ter dado voz a esse samba e ter voltado para a escola”.

marcella alves

MARCELLA ALVES
“É mais do que uma honra defender o Salgueiro e ser hoje a porta-bandeira que por mais anos representou a escola. Não tem mais como separar o Salgueiro da minha vida. Faz parte da minha história. A escola esteve junto comigo no meu maior sonho, que era ser mãe. Estar à frente do pavilhão do Salgueiro hoje e poder comemorar mais um aniversário da escola me dá muito orgulho. E muita responsabilidade também, de saber que minha apresentação representa toda uma nação que lutou muito para tornar o Salgueiro no que ele é hoje. Eu sou só uma semente em uma árvore gigante que é essa escola. Não tenho dúvidas que o carnaval de 2019 foi o mais emocionante para mim. Foi quando o presidente André me trouxe de volta. Foi um momento muito desafiador também, porque na semana do desfile do Salgueiro, minha filha estava fazendo dois meses de vida. Mesmo tendo feito cesariana, Deus quis que eu estivesse lá para defender as cores do Salgueiro”.

mestre gustavo

MESTRE GUSTAVO
“É emocionante participar disso tudo. Eu sou nascido e criado aqui na Silva Teles, fui diretor e mestre da escola mirim, fui ritimista e diretor até chegar ao posto de mestre da Furiosa. Eu zerei o jogo da bateria do Salgueiro. É o sonho de qualquer moleque que cresce dentro de uma escola. Estamos conseguindo fazer um bom trabalho, e mantendo o nível da bateria do Salgueiro, que é uma das referências no Rio. Lógico que bate o nervosismo sempre de estar de frente na bateria, mas nós já fazíamos parte do trabalho desde sempre, então acaba sendo um pouco mais tranquilo. Nosso desafio é sempre manter o alto nível, e toda diretoria não mede esforços para nos ajudar nisso. Estava tudo pronto para o desfile de fevereiro, mas já que agora temos mais quase dois meses, a gente está pensando em mais algumas coisas que podem vir aí, quem sabe uma surpresinha”.

Lins Imperial anuncia a chegada do diretor de harmonia Décio Bastos

A Lins Imperial apresenta a dupla que comandará a Harmonia da escola no próximo carnaval. O reforço é em busca de um grandioso desfile no retorno à Sapucaí. O segmento que já possuía Carlson Renato no comando, recebeu a pouco mais de 40 dias para o carnaval, o reforço do diretor Décio Bastos no comando do segmento. “Visando o fortalecimento do segmento agora seremos uma dupla. Tenho certeza que teremos uma boa química”, informa Carlson Renato, popularmente conhecido como Renatinho.

decio lins
Foto: Maurício Dias/Divulgação Lins

Décio Bastos, novo contratado, chega num momento importante para a agremiação. A verde e rosa contará com a experiência e competência de Décio. No meio carnavalesco há quarenta anos, o novo profissional da casa é experiente e renomado dentro do mercado. Décio tem passagem pelo Lins Imperial na Comissão de Frente entre 1989 a 1993 Entre as escolas que já trabalhou como Diretor Geral de Harmonia: Unidos de Vila Isabel, Unidos de Padre Miguel e Acadêmicos do Cubango. Atualmente é coordenador de Concentração da Liesa, nos desfiles do Grupo Especial.

“Aceitei o desafio de comandar a harmonia da Lins Imperial atraído pelo projeto ambicioso, belo enredo e excelente samba-enredo que a escola possui. Será a primeira vez que dividirei o comando de um segmento e o projeto é dar continuidade ao trabalho feito até aqui, incluindo a minha experiência. Cada harmonia terá a sua responsabilidade dentro do seu setor, da sua área. A Lins está numa crescente e estou com muito gás para ajudar e contribuir nesse retorno à Sapucaí. Vamos trabalhar juntos para que o resultado seja o almejado”, informa o novo diretor.

A escola será a primeira a desfilar na quinta-feira, 21 de abril, dia do feriado de Tiradentes pela Série Ouro, da Liga RJ, homenageando Antônio Carlos Bernardes Gomes, mais conhecido pelo nome artístico, Mussum. Humorista, ator, músico, cantor e compositor brasileiro.

Portela faz ensaio de rua neste domingo

0

A Portela retornará com seus ensaios de rua neste domingo, dia 06 de março, na Estrada Intendente Magalhães. A concentração dos segmentos e componentes de alas será a partir das 18h, na Intendente Magalhães, esquina com a Rua Capitão Couto Menezes, em Campinho.

portela abertura carnaval 41

A Majestade do Samba levará para a Sapucaí, em abril, o enredo “Igi Osé Baobá”, desenvolvido pelos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage.

Serviço:
Primeiro ensaio de rua da Portela em 2022
Data: Domingo, 06 de março
Concentração: às 18h,
Intendente Magalhães esquina com Rua Capitão Couto Menezes, próximo ao número 391 – Campinho.

Camarote Kasa Carioca anuncia Sidclei Santos e Marcella Alves como embaixadores

0

Sucesso de público, a feijoada do camarote Kasa Carioca reservou momentos de emoção para os sócios Victor Araújo e Patrícia Hodara. A dupla, que está lançando o empreendimento este ano na Sapucaí, convidou o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira do Salgueiro para representarem a marca que fará sua estreia no setor 04 da Avenida durante o desfile das escolas de samba programado para abril.

camarotekasa
Foto: Anderson Borde/Divulgação

Apaixonados pela vermelha e branca, os sócios do Kasa têm em Marcella Alves e Sidclei Santos uma referência. “O Kasa tem a proposta de recriar na Sapucaí a atmosfera dos antigos carnavais e, nada melhor do que um casal que prima pela perfeição em suas apresentações, que é sinônimo de cumplicidade determinação, para representar o nosso espaço em um ano onde a ousadia em investir em um segmento como o Carnaval precisa ser observada”, comenta Victor.

O amor ao Carnaval e ao Salgueiro, que será atração em todos os dias da folia, também é algo a ressaltar. Segundo Patrícia Hodara, o espaço idealizado para receber 400 foliões por noite com requinte e bom serviço, é o grande desafio dos sócios este ano.

“Nós sonhamos com este camarote por algum tempo e, mesmo diante das dificuldades oriundas da pandemia, não desistimos. Todos os empresários de camarote estão tendo que se reinventar e nós estamos na mesma linha. Queremos mostrar que o carnaval não é só diversão, é um excelente negócio para as marcas”, comenta.

Imperatriz comemora 63º aniversário com feijoada

A Imperatriz Leopoldinense comemora seu aniversário de 63 anos, neste domingo, a partir do meio-dia, com uma feijoada que terá as presenças das coirmãs do Grupo Especial e do Cordão da Bola Preta.

quadra imperatriz
Foto: Divulgação/Imperatriz

Para abrir a tarde haverá um show do grupo de pagode Pura tentação. O evento será de 12h às 00h. Os ingressos já estão à venda através do fone: 21 99869-3635 uu então presencial todos os dias das 10 às 18h, na quadra da escola. No dia do evento será obrigatório o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação.

Serviço
Feijoada do 63o aniversário da Imperatriz
Rua Professor Lace, 235 – Ramos
A partir das 12h
Ingressos: Entrada antecipada: R$ 40,00
No dia: R$ 50,00
Mesa antecipada: R$ 150,00
No dia: R$ 200,00

Sossego retorna ensaios na Amaral Peixoto neste domingo

O Acadêmicos do Sossego retornará seus ensaios de rua neste domingo, 06 de março, a partir das 17h, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. A escola do Largo da Batalha convoca todos os segmentos e componentes para tingir o centro da cidade de azul e branco.

abre sossego
Foto: Alex Sandro Gardel /Divulgação Sossego

“Será um grande retorno para nossa agremiação. Realizamos pequenos ensaios neste período com alas específicas para deixar o canto da escola afiado. Vamos voltar para Amaral Peixoto e mostrar toda força da nossa comunidade do Largo da Batalha”, revelou o presidente Hugo Júnior.

Com o adiamento dos desfiles, a Sossego será a 7ª escola a desfilar na quarta-feira, dia 20 de abril, pela Série Ouro na Marquês de Sapucaí. A agremiação tem como enredo “Visões Xamânicas”, desenvolvido pelo carnavalesco André Rodrigues.

Canto da Mocidade Alegre é o destaque na volta dos ensaios de rua

0

A Mocidade Alegre realizou seu ensaio de rua na noite de sexta-feira visando o carnaval 2022. O treino ficou marcado pela forte presença da comunidade e a ótima organização feita pelo departamento de harmonia, liderado por Carlos Magno. Realmente, a Morada protagonizou um verdadeiro show durante todo o percurso, como já estava fazendo nos ensaios de quadra. O desfile começou na Rua Madalena Madureira e terminou na Rua Samaritá, onde se localiza a sede da escola. Ao todo, foram percorridos em torno de 1,5 km. O site CARNAVALESCO visitou acompanhou tudo de perto.

Antes do ensaio, quando a escola estava se preparando, Junior Dentista, diretor de carnaval da Mocidade Alegre mostrou otimismo e falou sobre a expectativa de passar pelas ruas. “Estamos voltando com os ensaios de sexta-feira. Depois que adiou o carnaval, nós
paramos com os ensaios de rua, mas estamos voltando hoje. A expectativa é das melhores. Nós fazemos o ensaio aqui na Madalena Madureira, onde é uma simulação do Anhembi. Dia 19 temos o primeiro ensaio técnico e hoje temos essa simulação. Comissão de frente está presente, casal, alas coreografadas, bateria e vou fazer tudo que eu faço na avenida. Vou treinar tudo hoje. Comunidade chegando muito bem, estava na quadra e posso dizer que estamos em massa. Vai ser um resultado legal”.

baianas morada

O diretor também aproveitou para falar sobre como a escola está lidando com todo o impacto da pandemia e que, apesar de tudo, se mantém confiante. “Nós começamos a fazer nossos ensaios de quadra em novembro e o de rua em dezembro. É claro que com a pandemia e com o adiamento do carnaval, o pessoal ficou assustado. A quadra não está lotando, mas os nossos componentes estão chegando. Mas, estamos vendendo fantasias e estamos tendo esse controle de ala por ala. Então, até acabar o ano, estávamos satisfeitos com tudo que estava acontecendo. Eu estou bem confiante, claro que a quadra é aberta
para todos os espectadores, mas a minha base de desfile está pronta e é só ajustar alguns detalhes para não ter problema nenhum”, disse.

O mestre-sala da Morada, Uilian Cesário, falou da sensação que é estar participando do treino. “É uma sensação muito especial de estar conseguindo reunir a comunidade depois desse tempo tão distante, tão delicado, tão triste. Mas pouco a pouco estamos retornando às atividades com uma esperança muito grande de trazer o título pro Parque do Limão”.

A porta-bandeira comentou a sensação que os ensaios específicos levam para a comunidade. “A escola num contexto geral está muito ansiosa por esse momento, porque realmente os ensaios específicos são extremamente importantes para o andamento da escola, o canto, enfim. Para a gente colocar em prática o que realmente a gente ensaiou todos esses meses. É realmente como um pré-desfile”, finalizou.

casal morada

Solange Cruz, presidente da escola, destacou a importância do ensaio de rua. “É muito importante e é onde a comunidade se solta. Também serve para ganhar resistência. É um ensaio que fortalece mais a parte de harmonia, evolução, do canto e da bateria. A baiana
desfila com saiote, o casal de fantasia e isso é de suma importância pra nós. Agora nós voltamos com força total. Ficamos um tempo sem fazer por conta do adiamento do carnaval. Domingo é um ensaio mais temático e serve pro pessoal curtir. O de rua é mais importante e estamos na porta dos ensaios técnicos. Estamos nesse treino pra fazer acontecer”.

A presidente também falou da emoção que é falar da saudosa sambista Clementina de Jesus. “Uma mulher negra, a frente do seu tempo, empoderada. É uma coisa muito louca, porque ela se tornou um ícone da música brasileira, mas que só foi reconhecida com 63 anos de idade. Acho que isso serve muito de lição pra todo mundo. Nunca é tarde e nada é impossível. Falar da Clementina, não está sendo cansativo de maneira alguma, porque é uma coisa que só vai enaltecendo. Hoje temos o carinho do Emicida e vários povos pretos. É importante pra esse público jovem conhecer mais da nossa cultura. Como diz o samba da Rosas de Ouro, o samba realmente tem o dom de curar, mas também tem o dom de ensinar, cativar e de fazer nós esquecermos a tristeza”, disse.

rua morada3

Como dito anteriormente, o canto da escola se destacou no treino. Após o ensaio, Carlos Magno, diretor de harmonia, enfatizou que o trabalho para tudo isso acontecer, vem sendo forte. “Nós estamos incentivando a comunidade a participar dos ensaios e estamos fazendo ensaios específicos de canto e forçando isso, porque nós temos um samba forte, de apelo e então nós precisamos massificar, até pra entender como vai ser a logística do carnaval. Por
exemplo, a máscara vai inibir um pouco. Nós estamos fazendo reuniões específicas das alas, separamos por setores e forçamos o canto da escola”.

rua morada

O diretor aproveitou para fazer um balanço geral. “O ensaio foi bom, com um contingente bom, o carro de som nos fortaleceu e chamou mais as pessoas. Mas eu acredito que daqui para abril, vamos estar nessa média para mais. Nossa comunidade é guerreira, forte e que ama nosso o pavilhão. A ideia é que cada sexta-feira é que aos poucos ir aumentando nosso contingente pra cá. A nossa escola está 95% com um carnaval grandioso e bonito.
Estamos todos nessa luta”, concluiu.

Mais fotos do ensaio

Tuiuti retoma ensaios de rua na segunda-feira

0

O Paraíso do Tuiuti retoma na segunda-feira, dia 7 de março, a partir das 20h, os ensaios de rua para o Carnaval 2022. Os treinos têm concentração em frente ao Colégio Pedro II, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, e reúnem todos os principais segmentos do Tuiuti, como comissão de frente, casais de mestre-sala e porta-bandeira, bateria, baianas, passistas, Velha Guarda, entre outros.

tuiuti cidadedosamba 39

Em abril, o Paraíso do Tuiuti será a primeira escola a desfilar no sábado, dia 23 de abril. O enredo da agremiação é “Ka ríba tí ÿe – Que nossos caminhos se abram”, do carnavalesco Paulo Barros.

Últimas inscrições para alas

Quem quiser desfilar em uma ala da azul e amarelo de São Cristóvão precisa ficar atento. As inscrições ocorrem toda segunda-feira, a partir das 19h, na sede da agremiação. É preciso levar documentos básicos: xerox do RG, CPF, comprovante de residência e do certificado de vacinação contra a Covid-19.