De volta ao cargo de Rei Momo, Djeferson Mendes da Silva, infelizmente foi obrigado a viver um triste episódio do carnaval em 2020 ao não ter recebido a chave da cidade das mãos do prefeito, uma tradição do carnaval carioca. Na época, o chefe do executivo era Marcelo Crivella, que não compareceu à cerimônia, delegando a função ao na época presidente da Riotur, Marcelo Alves. Agora em outro momento do carnaval e da gestão municipal da cidade do Rio de Janeiro, o rei momo eleito para o Carnaval 2023, que concorreu pela terceira vez no concurso, ganhando pela segunda vez, quer viver um momento de recomeço em sua trajetória na folia e poder participar de todas as solenidades e compromissos que tem direito. * VEJA AQUI FOTOS DA FINAL
“Contar com os governantes que hoje estão na prefeitura e na Riotur me dá sim uma maior segurança para poder aproveitar e realizar tudo aquilo que me cabe como Rei Momo. Faz parte do carnaval receber a chave da mão do prefeito. E eu não tive essa honra em 2020.E vou ter essa honra em 2023, me sinto muito orgulhoso e muito realizado. É um recomeço. O carnaval está se iniciando de novo e eu estou muito satisfeito”, revela a nova majestade da folia carioca.
Djeferson Mendes é circense e faz parte do projeto “Crescer e Viver” onde dá aula e também mistura a atividade produzida nos circos com o carnaval. Aos 34 anos, o torcedor do Flamengo e da Estácio de Sá acredita que sua eleição representa a vitória em uma longa jornada de dedicação e amor ao carnaval.
“Essa vitória não representa só eu, representa toda uma trajetória, toda uma dedicação, e eu estou aqui hoje em dia, e não é só eu, eu estou representando o carnaval, estou representando a maior festa popular do mundo. Estou muito satisfeito e muito grato, viva o carnaval”, comemora Djeferson.
Ao ser perguntado pela reportagem do CARNAVALESCO logo após sua coroação sobre o prêmio de R$ 35 mil, o novo rei momo afirmou não pensar tanto no que vai fazer com o dinheiro, seu foco neste momento é só na emoção e gratidão por tudo aquilo que vai representar para a folia carioca.
“Não, ainda não pensei, o amor é muito grande pelo carnaval que o dinheiro não preenche. Mas eu estou muito satisfeito de estar levando essa festa popular, de estar representando esta festa popular para toda a Terra”, explica o Rei Momo.
Djeferson Mendes, agora soberano do Carnaval 2023, já deixou claro seu desejo para a festa e sua primeira ordem para os súditos e foliões desta imensa festa popular.
“O primeiro desejo do Rei Momo é que este carnaval primeiramente aconteça em paz, com paz, libertação, com vitória e que todos os foliões possam vir a curtir essa maior festa do mundo. A primeira ordem do Rei Momo é vamos sambar e vamos curtir essa festa que é nossa”, decretou o soberano.
O concurso realizado pela Riotur e Prefeitura do Rio também elegeu como Vice-Rei, Danilo Vieira de 27 anos que ficará de plantão para substituir Djeferson Mendes caso haja necessidade. Danilo vai recebeu um troféu e vai desembolsar um prêmio de R$ 5 mil.