InícioEspecialNova coluna do 'Roteiro dos Desfiles' aposta no humor para entreter seguidores

Nova coluna do ‘Roteiro dos Desfiles’ aposta no humor para entreter seguidores

A revista mais querida da Sapucaí, o “Roteiro dos Desfiles” – diga-se de passagem, é a única publicação do Carnaval brasileiro a mostrar em detalhes, ala a ala, o que passa no Desfile das Escolas de Samba – estreia, no dia 6 de março, a coluna “Roteiro na Gandaia” no Instagram e Facebook da publicação.

Foto: Divulgação

A coluna idealizada por Luciana Baia, produtora dos libretos “Roteiro dos Desfiles”, tem direção e apresentação da artista multimídia Mariana Pinho. Com episódios marcados por um humor ágil e inteligente, uma linguagem informal e figurinos que expressam cores em movimento, “Roteiro na Gandaia” traz tudo o que acontece nos bastidores do Carnaval, dando visibilidade aos componentes das escolas de samba e, ao público nacional e internacional.

Segundo Mariana, o objetivo é expandir, cada vez mais, a importância dos roteiros como agente cultural e educativo para o grande público, sobretudo, para os turistas estrangeiros.

“Como tradutora dos guias, aliada aos meus trabalhos desenvolvidos no exterior, meu canal de comunicação ampliou para que muitos estrangeiros viessem ao Brasil, durante o Carnaval, devido a este potente veículo, editado em português e inglês”.

Assim como os libretos, a coluna também é bilíngue com scripts pautados em diálogos, misturando dramaturgia, stand up e efeitos visuais, relacionados às manifestações populares e as redes sociais.

“Tudo nasce das experiências coletivas ou individuais de pessoas que vivem intensamente os dias de folia, no Brasil e no mundo. São histórias, curiosidades, inquietações… A ideia é gandaiar levando informações instantâneas e recheadas de humor, com foco na alegria e na espontaneidade criativa do carnaval”, completa a diretora.

O início das gravações acontecem no próximo final de semana, 26 e 27, durante o evento “Abertura do Rio Carnaval”, que será realizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), na Cidade do Samba.

Como fruto de um trabalho que já vinha sendo elaborado durante alguns anos, a coluna é produzida pela Cia Multiplicar e Gandaia Arts – organização, que promove intercâmbio cultural através de programas e eventos educacionais, com artistas brasileiros em Londres, na Inglaterra, além de outros países europeus.

“No Carnaval 2020, já havíamos experimentado algo parecido, mas os planos entraram em quarentena com a chegada da pandemia. Hoje, o Carnaval é sinônimo de comemorar a vida e nada melhor do que agregarmos aos roteiros uma peça de humor que – certamente – vai conectar mais pessoas ao nosso conteúdo”, finaliza o idealizador dos guias Roteiro dos Desfiles, Marcos Roza.

Serviço:
Coluna: “Roteiro na Gandaia”
Direção e apresentação: Mariana Pinho
Estreia: 6 de março
Exibição: Instagram e Facebook (@roteirodosdesfiles | Roteiro dos Desfiles)

- ads-

Salgueiro oferece curso gratuito sobre Imposto de Renda para Pessoa Física

O Projeto Salgueiro Social, do GRES Acadêmicos do Salgueiro, em parceria com o Centro Universário Internacional Signorelli, dá início neste mês de abril a...

Leia a sinopse do enredo da Portela sobre Milton Nascimento para o Carnaval 2025

Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol Uma homenagem a Milton Nascimento “Só quem toma um sonho Como sua forma de viver Pode desvendar o...

Três novos enredistas se juntam à equipe da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2025

A Beija-Flor de Nilópolis anuncia a chegada de três novos talentos que formam a equipe de enredistas para o Carnaval de 2025. Bianca Behrenda,...