Qual é a importância e a participação da cadeia produtiva do samba e do carnaval na economia criativa? Quais são os desafios e oportunidades para agentes culturais, artistas e gestores que movimentam o segmento, gerando trabalho e renda? Estes são alguns dos eixos centrais do seminário Economia Criativa do Samba e Carnaval, que o Museu do Samba realiza no próximo dia 26 de novembro, das 9h30 às 16h. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas a 50 participantes. O Museu do Samba fica na rua Visconde de Niterói, 1296, na Mangueira, Zona Norte do Rio.

Foto: Divulgação

A programação vai reunir especialistas em economia criativa com reconhecida atuação em gestão de órgãos públicos, criação carnavalesca, produção e gestão artística de desfiles na Marquês de Sapucaí e eventos de samba. A abertura será feita por Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba e ex-secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro e Marcel Balassiano, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro.

Estão confirmados os seguintes palestrantes: Milton Cunha, carnavalesco, enredista e apresentador, Doutor em Letras e PhD em História da Arte, ambos pela UFRJ; Rafaela Bastos, presidente do Instituto Fundação João Goulart, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; João Grande Jr, Coordenador Geral de Desenvolvimento e Inovação Social da Prefeitura do Rio; e Alessa Reis, modelista e gestora de ateliês.

O seminário Economia Criativa do Samba e Carnaval é uma realização do Museu do Samba, com apoio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.

PROGRAMAÇÃO

Abertura – 9h30
Marcel Balassiano – Subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro.
Nilcemar Nogueira – fundadora do Museu do Samba e ex-secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Mesa 1 – 10h às 12h

João Grand Jr. – Especialista em Economia Criativa; Coordenador Geral de Desenvolvimento e Inovação Social da Prefeitura do Rio
Rafaela Bastos – Gestora Pública; Presidente do Instituto Fundação João Goulart, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Almoço – 12h às 14h

Mesa 2 – 14h às 16h

Milton Cunha – Carnavalesco, Enredista e Apresentador, Doutor em Letras e PhD em História da Arte, ambos pela UFRJ
Alessa Reis – Modelista e Gestora de Ateliês

SERVIÇO
Seminário Economia Criativa do Samba e Carnaval
Local: Museu do Samba – Rua Visconde de Niterói 1.296
Data: 26 de novembro (sábado)
Horário: 9h30min às 16h
Inscrição: [email protected]
Lotação: 50 vagas
GRATUITO