InícioGrupo EspecialMilton Cunha e os destaques de luxo: Rogéria Meneguel

Milton Cunha e os destaques de luxo: Rogéria Meneguel

Por Milton Cunha, Victor Raposo, Thiago Acácio, Reinaldo Alves, Tiago Freitas e João Gustavo Melo

“TRAVA NA BELEZA: Imaginários sobre o destaque de luxo de escola de samba”, que será publicado no Dossiê da Revista Policromias do LABEDIS, Museu Nacional da UFRJ, com Editoria de Tania Clemente.

Para chegar aos núcleos temáticos, fizemos uma série de entrevistas que passamos a publicar no site CARNAVALESCO, duas vezes por semana. Este material acabou não entrando no corpo do texto, por limitação de espaço, e não queríamos deixar de mostrar. É uma homenagem aos esforços destes luxuosos personagens que habitam nossos sonhos de folia! Viva os Destaques de Luxo, mensageiros do glamour.

Rogéria Meneguel – Portela

O que você imagina que a plateia imagina quando te vê passando na avenida durante o desfile?

Rogéria Meneguel: Purpurinas e paetês, plumas e cores. Braços soltos, livres, bailando no ar, enquanto as pernas se entrelaçam e cruzam, envolvidas num ritmo brilhante, dotadas de criatividade e alegria. Ao fundo, a bateria fazem os passos se tornarem um espetáculo. Ali não são Joãos, Marias, Paulos nem Fernandas. São minha alma, meus pés, minha fantasia, vestidas de irreverência e coragem, embora em outros corpos, cheias de vontade de pular mais um carnaval. Desfile de sonhos. Passarela onde eu jogo sem medo as minhas emoções. Palmas, gritos, coro, eu ouço o povo inteiro cantar. Enquanto viajo de uma ponta a outra como quem caminha em nuvens de glitter, esplendorosa.

Gostaria de saber como surgiu o seu interesse em ser destaque de luxo? Quando e como foi o seu primeiro desfile nesse posto? Como e quando foi a sua chegada na Agremiação? Já desfilou em outras agremiações nesse posto? Se sim, quais?

Rogéria Meneguel: Meu interesse surgiu assistindo ao desfile das escolas de samba na TV. Assistindo concursos de fantasias de luxo do Hotel Glória. Foi 1997 na Caprichosos de Pilares. Convidada por Amarildo de Mello (Hoje fazendo o carnaval de São Paulo). Cheguei na Portela em 2004, convidada pelo também destaque de luxo, Nil de Iemanjá. Sim, Caprichosos, Grande Rio, Salgueiro, Vila Isabel, União da Ilha, Império Serrano.

Como é o seu planejamento para desfilar? Qual o seu papel na concepção e elaboração da fantasia? E como é a relação do carnavalesco nesse processo?

Rogéria Meneguel: Meu planejamento é alimentação leve, bebo bastante água, não consumo álcool. Planejamento financeiro. Como já tenho muito material, reponho alguns itens, pago a mão de obra. Recebo o croqui, coloco algumas ideias, se estiver em concordância com o carnavalesco e o estilista, finalizamos o figurino. Minha relação com o carnavalesco é ótima.

E em relação ao personagem/papel que você vai interpretar no desfile. Você faz alguma preparação corporal, nos aspectos de gestual e de semblante? Como que você “encarna” aquilo que está vestindo? Como interioriza a personagem que está representando?

Rogéria Meneguel: Não. Isso é para destaque performático, no meu caso sou destaque de luxo.

Você tem apego com as fantasias? Como lida com a ideia de que ela será vista em pouco tempo pelo público?

Rogéria Meneguel: Tenho muito apego, sim. Tenho, no mínimo, sempre 4 ou 5 fantasias montadas, se tivesse um espaço maior, teria mais. Lido muito bem, mas a cada carnaval, o tempo diminui. Mas a linda fantasia se eterniza na memória do público.

Para você, o que faz uma fantasia de destaque se eternizar na mente de quem assiste os desfiles? E o que faz um destaque se distinguir dos demais destaques de luxo do carnaval?

Rogéria Meneguel: Capricho, ótimo acabamento, arte plumária perfeita. Muito luxo, com material de grande efeito e bom senso para não ter exagero. Carisma, respeito mútuo. Porque é Deus quem aponta a Estrela que têm que brilhar.

Tem alguma fantasia ou fantasias por qual você sempre é lembrado (a) ou que tenha se tornado inesquecível para as pessoas? Se sim, por qual motivo isso aconteceu?

Rogéria Meneguel: Sim. Beleza do Rio Araguaia, Caprichosos de Pilares 2001, carnavalesco Etevaldo Brandão; Princesa Iná, Grande Rio 2002, carnavalesco Joãozinho Trinta; Guardiã da Mãe Natureza, Portela 2005, Comissão de Carnaval; Chama da Liberdade, Portela 2018, Carnavalesca Profª Rosa Magalhães;

Você considera o luxo essencial para a festa? Se sim, por qual motivo?

Rogéria Meneguel: Sim. Como dizia Joãozinho Trinta: “Quem gosta de pobreza é intelectual. O povo gosta de LUXO”.

Antigamente, cada destaque vinha em uma alegoria. Hoje, com a diminuição do número de carros, isso tem sido menos frequente. Como você enxerga essa mudança? É um problema pra você dividir a atenção do público?

Rogéria Meneguel: Ótima. Hoje a realidade do carnaval, com a redução de tempo, é necessário diminuir componentes nas alegorias. Não, pois pra ser destaque de luxo tem que ter afinco e dedicação a agremiação, pois não adianta lotar o carro de semi-destaques com fantasias feitas sem capricho.

Pra você o que a figura do destaque simboliza para os demais componentes da escola? E como é a relação deles com você?

Rogéria Meneguel: O destaque no contexto do enredo, significa GLAMOUR. Relação de carinho e respeito.

O carnaval vem passando por uma crise financeira e muito se fala que as escolas precisam voltar às suas raízes. Você acha que a comunidade se sente representada quando vê vocês nos dias de hoje? Sentiu alguma mudança na relação entre você e a comunidade nos últimos anos?

Rogéria Meneguel: Sim. Não senti nenhuma mudança.

Você falou, em resposta ao Milton, que o desfile é como uma espécie de viagem em uma nuvem de glitter. Conte um pouco mais dessa experiência/sensação?

Rogéria Meneguel: Sensação de representatividade na minha agremiação. A Alegria e AMOR ao carnaval.

- ads-

Balanço: ordem dos desfiles do Carnaval 2025 em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=EySmcYOr3iM

Presidente da Liga-SP faz balanço do carnaval de São Paulo e fala do futuro do julgamento

O presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriuolo conversou com exclusividade para o site CARNAVALESCO, fez um breve balanço...

Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo para o Carnaval 2025

A Liga-SP definiu na noite deste sábado, em evento na Fábrica do Samba, a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo. As...