InícioGrupo EspecialMalandragem 'vigia' pátio da Cidade do Samba! Começa nesta terça-feira finais de...

Malandragem ‘vigia’ pátio da Cidade do Samba! Começa nesta terça-feira finais de sambas-enredo do Grupo Especial

Doze escolas vão definir desta terça até sexta-feira suas obras para o Carnaval 2022

Chegou o dia! A partir desta terça-feira, dia 28 de setembro, a Cidade do Samba recebe o processo final das escolhas dos sambas-enredo para os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval de 2022, que estão marcados para os dias 27 e 28 de fevereiro. Doze escolas vão definir suas obras até sexta-feira, cada dia três agremiações pisam no espaço montado pela TV Globo no pátio da fábrica de construção dos sonhos carnavalescos.

Fotos: site CARNAVALESCO

A emissora exibirá os programas a partir de 16 de outubro, após o programa “Altas Horas”. Porém, todas 12 escolas já podem divulgar seus resultados, após terminarem suas gravações na Cidade do Samba. O programa, antes chamado de “Desafio do Samba” mudou para “Seleção do Samba“. Ele será apresentado pelo jornalista Luiz Roberto e terá comentários de Milton Cunha e Teresa Cristina. A iniciativa é da nova gestão da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), comandada por Jorge Perlingeiro, com o diretor de marketing Gabriel David.

Abaixo, você pode ouvir os sambas. Só clicar no nome das escolas

VIRADOURO
GRANDE RIO
MOCIDADE
BEIJA-FLOR
SALGUEIRO
MANGUEIRA
PORTELA
VILA ISABEL
UNIDOS DA TIJUCA
SÃO CLEMENTE
PARAÍSO DO TUIUTI
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

Gravações começaram na segunda-feira

Alguns trechos do programa já foram gravados na tarde de segunda-feira. O apresentador Luiz Roberto subiu a animação e como faz nas transmissões esportivas mexerá com o sentimento do público em casa. Teresa contará um pouco sobre o processo de disputa de samba-enredo. Na formação do palco, a TV Globo optou por três fileiras com 5 ritmistas cada, sendo o total de 15 componentes, além do mestre.

O intérprete oficial da agremiação comanda e contará com dois auxiliares do seu carro de som. Os casais de mestre-sala e porta-bandeira vão dançar fantasiados na hora das gravações dos resultados. A rainha de bateria, uma passista e baianas também vão ser apresentar no momento mais esperado.

Cada programa vai durar 63 minutos. O mercado publicitário mostrou interesse no produto e a TV Globo conseguiu vender cotas comerciais específicas para essa atração em sua grade. Assim, as escolas de samba também receberão um percentual financeiro. A produtora holandesa Endemol, especialista em reality show, que trouxe o Big Brother Brasil para o país e faz a coprodução com a TV Globo do programa “The Masked Singer Brasil”, trabalha neste projeto. Foi feita uma cenografia especial na Cidade do Samba. Todos os barracões foram visitados. As agremiações cederam adereços e esculturas de alegorias e fantasias.

Porta-voz de cada escola vai falar o resultado

Cada parceria finalista, são três por escola, vai gravar seu samba por 20 minutos. No ar será exibido entre dois minutos e meio e 3 minutos de cada apresentação. Os carnavalescos vão ter um vídeo para explicarem seus enredos e um compositor de cada parceria poderá falar sobre sua obra. No momento do anúncio do resultado, o apresentador Luiz Roberto perguntará qual é o samba campeão e o porta-voz do júri, composto por cinco integrantes, escolhidos pela escola, falará o resultado oficial.

As escolas se comprometem a levar apenas os sambistas (cantores, ritmistas e outros) designados para as gravações, dentro dos limites estabelecidos. Não será permitida a presença de público. Porém, cada agremiação terá direito a levar seis convidados. Haverá uma equipe sanitária verificando, rigorosamente, os protocolos estabelecidos pelas autoridades municipais, promovendo, inclusive, o teste de Covid-19 em pessoas da produção presentes no local. A TV Globo disponibilizou testes PC-R para os componentes de todas agremiações envolvidas.

Análise no site CARNAVALESCO

O site CARNAVALESCO, em parceria com a Rádio Arquibancada, vão analisar os sambas campeões e o que esperar dos desfiles do ano que vem. O comando da atração será do jornalista Anderson Baltar. Na terça, quinta e sexta-feira os programas começam às 21h, no canal da Rádio Arquibancada, no YouTube (faça aqui sua inscrição), e, na quarta-feira, a exibição será a partir das 20h. Na mesa, além de Baltar, estarão dois comentaristas de cada veículo. Os programas terão duração estimada de duas horas.

Confira o calendário de lives site CARNAVALESCO/Rádio Arquibancada:

28/09 – 21h – Mangueira, São Clemente e Mocidade
29/09 – 20h – Imperatriz, Vila Isabel e Salgueiro
30/09 – 21h – Unidos da Tijuca, Portela e Grande Rio
01/10 – 21h – Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor e Viradouro

 

- ads-

Salgueiro oferece curso gratuito sobre Imposto de Renda para Pessoa Física

O Projeto Salgueiro Social, do GRES Acadêmicos do Salgueiro, em parceria com o Centro Universário Internacional Signorelli, dá início neste mês de abril a...

Leia a sinopse do enredo da Portela sobre Milton Nascimento para o Carnaval 2025

Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol Uma homenagem a Milton Nascimento “Só quem toma um sonho Como sua forma de viver Pode desvendar o...

Três novos enredistas se juntam à equipe da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2025

A Beija-Flor de Nilópolis anuncia a chegada de três novos talentos que formam a equipe de enredistas para o Carnaval de 2025. Bianca Behrenda,...