Em reunião plenária, na noite desta quarta-feira, na Cidade do Samba, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) bateu o martelo e decidiu novamente fazer o mini desfile com todas 12 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o lançamento dos sambas-enredos do Carnaval 2023. As datas escolhidas foram os dias 3 e 4 de dezembro, sábado e domingo, respectivamente. O primeiro dia com as apresentações começando às 21h e o segundo dia às 19h. Nos próximos dias será divulgado o esquema para venda de ingressos.

Foto: Site CARNAVALESCO

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, falou sobre a decisão de fazer o mini-desfile na Cidade do Samba. Antes, a Liga faria uma festa no dia 1 de dezembro, mas com a decisão pelo modelo que deu certo em 2022, o evento que seria na véspera do Dia Nacional do Samba foi cancelado.

“Ia fazer a noite dos campeões no dia 1 de dezembro. Uma festa com ingressos vendidos, bateria da Grande Rio e casais. Os presidentes queriam reeditar a festa de 2022 do mini desfile. Aproveitamos o gancho do Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) para fazer nos dias 3 e 4 de dezembro, porque dia 2 é o jogo do Brasil na Copa. Seis escolas no dia 3 e seis no dia 4. Seguindo a ordem dos desfiles para 2023. Cada escola terá uma média de 35 minutos. O aquecimento será na pista e depois o mini desfile. No palco, que fica na tenda, terá um grupo de samba/pagode nos intervalos. A estrutura bem montada de alimentação, mini-camarotes e o que pudermos dar de diferente na festa. Os desfiles vão começar em frente ao barracão da Beija-Flor e terminar na Imperatriz. Cada bateria poderá levar 50 ritmistas e a escola fará a preparação de até 250 por agremiação. Semana que vem vamos começar a venda dos ingressos. Esperamos cinco mil pessoas por dia”, disse Perlingeiro ao CARNAVALESCO.

Para o Carnaval 2022, a Liesa fez pela primeira vez os mini desfiles como uma abertura do Rio Carnaval. A Cidade do Samba ficou lotada e o reconhecimento dos sambistas ao formato foi muito bom. A Liga-RJ, que comanda a Série Ouro, também fez a atração e repetirá no dia 10 de dezembro (saiba mais aqui). Criadora do mini desfile, a Liga-SP faz o seu no dia 3 de dezembro, na Fábrica do Samba.