InícioIntendenteLeão de Nova Iguaçu desfila com canto forte, mas buraco no fim...

Leão de Nova Iguaçu desfila com canto forte, mas buraco no fim compromete apresentação

Com o enredo “A Festa de Preto”, dos carnavalescos Amauri Santos e Miro Teixeira, a agremiação da Baixada trouxe a musicalidade negra, através de tambores, maracatu, capoeira e viola, usando-a como forma de resistência à escravidão. A escola teve conjunto plástico que ajudou a contar a história. O canto forte dos componentes, da primeira à última ala, foi o destaque maior. Na frente do último carro, o leão, símbolo da agremiação, abriu-se um pequeno buraco na frente do último módulo de jurados.

leao desfile24 5
Fotos: Divulgação/Superliga

Comissão de Frente

Os componentes representavam o mosaico cultural brasileiro, com fantasias que expressavam a diversidade cultural. Vieram acompanhados de um tripé, que mostrou os diversos gêneros musicais. Apresentaram várias danças e foram muito aplaudidos pelo público e jurados.

leao desfile24 2

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal, formado por Jorge Vinícius e Amanda Rodrigues, representou a riqueza ancestral. Apresentou-se com bastante entrosamento e sincronia, em um bailado leve e suave, que arrancou aplausos do público e dos jurados.

Enredo

O enredo foi contado de forma bastante clara, nas fantasias e alegorias, com toda a diversidade da festa do preto, desde que eles foram trazidos como escravizados até os dias atuais. Qualquer um que não soubesse o enredo, veria a história que estava sendo apresentada.

leao desfile24 1

Fantasias

Embora não fossem luxuosas, as fantasias eram bonitas e de bom acabamento, com fácil leitura. Cumpriram o papel de contar o enredo. Destaque para as fantasias dos componentes dos carros alegóricos, que iam do luxo à simplicidade e dentro da proposta do enredo.

Harmonia

Os componentes, em todas alas cantaram forte o samba, levantando o público nas arquibancadas, que cantou junto. O que ajudou muito na evolução e no desenvolvimento do samba-enredo.

leao desfile24 4

Samba-enredo

O samba teve como compositores Roxinho, Menilson, André Freitas, Adilson Dr. Nilton e Gesualdi. Os refrões “Axé meu Leão, Axé herdeiro de Ciata, Voz que vem do gueto, traz a emoção nesse tambor, é festa de preto” e “Na fé do Rosário, o amor infinito, Viva São Benedito”, foram bastante cantados no desfile. O timbre forte do intérprete Tiganá ajudou a levar o samba para cima.

Evolução

A evolução foi um dos pontos mais fortes do desfile. Os componentes evoluíram com facilidade e garra, empolgando o público nas arquibancadas. Não houve uma única ala parada.

leao desfile24 3

Outros destaques

A bateria, comandada pela diretora de bateria Laísa Lima, foi bem cadenciada, apresentando diversas bossas no desfile, todas dentro do enredo afro. As alegorias, bem bonitas e com bom acabamento também foram outro destaque.

- ads-

Império Serrano celebra 78 anos com festa repleta de tradição e samba no domingo

No próximo domingo, o Império Serrano celebrará 78 anos de uma história marcada pela tradição, resistência cultural e amor ao samba. Para comemorar a...

Presidente lamenta notas de samba, mas enxerga Gaviões da Fiel mais forte na briga pelo título em 2026

Os Gaviões da Fiel vem crescendo cada vez mais no cenário do carnaval paulistano. Há pouco tempo, devido aos resultados, era tratada como uma...

Compositor Zé Katimba ganha homenagem pelos 92 anos com programa inédito e exclusivo na TV Brasil

Na ressaca do carnaval, a primeira edição inédita do programa Cena Musical após a folia comemorativa dos 92 anos do compositor José Inácio dos...