InícioGrupo EspecialJogos Internos marcam início das comemorações dos 35 anos do programa social...

Jogos Internos marcam início das comemorações dos 35 anos do programa social da Mangueira

O Centro de Referência Esportiva Mangueira vai receber, no período de 30 de agosto a 05 de setembro os IV JOGOS INTERNOS DA MANGUEIRA, que contará com a participação de alunos e atletas em onze festivais esportivos nas modalidades levantamento de peso, natação, atletismo, jiu-jitsu, judô, ginástica rítmica, dança, futebol, futsal, basquetebol (3×3), melhor idade e de pessoas com deficiência.

Foto: Divulgação

A solenidade de abertura dos Jogos, no dia 30 de agosto às 14h, marcará o início das comemorações do aniversário de 35 anos do Programa Social da Mangueira, e contará com a presença dos alunos, professores, familiares, ex-atletas e diretores da Estação Primeira de Mangueira. Além das competições, haverá desfile dos atletas, com revezamento de tocha, hino nacional cantado pela cantora Karinah, madrinha do programa social e apresentação especial da Equipe de Ginástica Rítmica.

Os Jogos Internos são extremamente importantes para os alunos e atletas, uma vez que não só incentivam a prática do exercício físico, como promove a integração entre alunos e do trabalho em equipe, trabalhando a persistência e superação.

35 anos do Programa Social da Mangueira – Uma escola de vida

Uma escola de samba é muito mais do que simplesmente carnaval. A sua representatividade ultrapassa os valores culturais referentes às suas propostas iniciais na vida de sua comunidade e torna-se referência na vida corrida e nas preocupações pertinentes a sobrevivência.

Iniciado em 1988 através do sonho do então presidente da Mangueira, Carlos Dória, do professor Francisco de Carvalho, da cantora Alcione, do Agrinaldo de Santana, da Tia Alice, entre outros, o Programa Social da Mangueira é hoje um dos mais importantes projetos do terceiro setor em todo o mundo e tem atraído parceiros importante ao longo do tempo com atividades esportivas, sociais e educacionais, formando cidadãos com autonomia através de um reconhecido modelo de combate à desigualdade social. São mais de 3500 beneficiados nas áreas da educação, esporte, cultura, saúde, capacitação profissional e inclusão.

A Mangueira sabe da importância de seu papel e desenvolve há mais de trinta anos um premiado programa social. O comprometimento deste trabalho, resultou, por exemplo, na participação seis atletas formados na Mangueira representando o Brasil nas Olimpíadas do Rio. Fruto do apoio de parceiros importantes como a Petrobras, que ao longo desses 35 anos, patrocina há 17 anos o projeto esportivo educacional no Centro de Referência Esportiva Mangueira. Além também do apoio e parceria do Governo Municipal, Governo Estadual e Governo Federal.

Nosso equipamento conta com pista de atletismo, campo de futebol, dois ginásios, uma quadra, piscina semiolímpica, piscina de hidroginástica, academia, academia da terceira idade, centro de lutas e centro de treinamento de levantamento de peso. Sala de fisioterapia e de atendimentos clínicos e médicos. Contempla com excelência as modalidades: atletismo, futebol, futsal, basquete, ginástica rítmica, levantamento de peso, jiu-jitsu, judô, natação, dança, balé, ginástica e atividades com a terceira idade.

Além do complexo esportivo, o Programa Social da Mangueira conta com o projeto Dançando para não Dançar, Escola Tia Neuma (alunos do fundamental), Ciep Nação Mangueirense (alunos do ensino médio), CAMP Mangueira (Capacitação do primeiro emprego, formação de jovem aprendiz para o mercado de trabalho), Instituto Profissionalizante Mangueira (Cursos profissionalizantes), Casa Lar (Casa com rapazes deficientes com assistência de alimentação, moradia, saúde e esporte), Centro Municipal Tia Alice e Clínica da Família Dona Zica (Atendimento médico e odontológico para moradores da região da Mangueira).

Programação:
Dia 30 de agosto – Abertura dos IV Jogos Internos
Dia 05 de setembro – Encerramento Jogos internos
Dia 20 de setembro – Ação social com a melhor idade (08h às 11h30), com a participação do projeto esportivo da Vila Olímpica da Mangueira, universidade Santa Úrsula.
Dia 20 de setembro – Inauguração da base do SAMU na Vila Olímpica da Mangueira
Dia 22 de setembro – Comemoração do Dia Nacional da Juventude no CAMP Mangueira
Dia 26 de setembro – Evento na Escola Tia Neuma

- ads-

Unidos da Tijuca renova com mestre Casagrande

A Unidos da Tijuca anunciou a renovação com mestre Casagrande para o desfile do ano que vem. Ele segue no comando da bateria "Pura...

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...