O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, revelou ao site CARNAVALESCO, na noite desta quarta-feira, após reunião plenária com os representantes das 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que o julgamento de 2023 terá um número menor de julgadores. Agora, cada quesito terá quatro notas e não mais cinco. Como já é feito a menor nota de cada quesito será descartada.

“Fizmeos a aprovação do regulamento do Carnaval 2023. Pequenas alterações sobre os jurados. Vamos reduzir de 45 para 36 julgadores. Os nove quesito, mas com quatro julgadores por quesito e não mais cinco. A menor será descartada, como já era. Fica mais ágil fecharmos com 36 julgadores”, disse Perlingeiro ao CARNAVALESCO.
O presidente da Liesa também citou uma mudança pequena que terá no regulamento do Grupo Especial de 2023.
“O regulamento é praticamente o mesmo. Fizemos uma pequena mudança: quem tiver um número maior de componentes na frente da escola não vai perder ponto, mas terá um multa de R$ 250 mil”, explicou o dirigente.
A relação dos julgadores selecionados para o Carnaval 2023 deve ser divulgada pela Liesa durante o mês de janeiro. Como aconteceu nos desfiles de 2022 é de Júlio César Guimarães a missão de coordenar os julgadores.