InícioSão PauloGrande contingente e forte canto se destacam no primeiro ensaio técnico da...

Grande contingente e forte canto se destacam no primeiro ensaio técnico da X-9 Paulistana

A X-9 Paulistana realizou na noite de sexta-feira o seu ensaio técnico visando a preparação para o desfile de 2023. O destaque principal fica para o tamanho da escola. O tempo instável da cidade paulistana não afastou os componentes ‘xisnoveanos’. Na pista, o canto da comunidade foi bastante regular e volumoso. Portanto, dentro dos quesitos que uma escola deve-se trabalhar nos treinos disponíveis, a harmonia da escola foi a que teve um desempenho mais satisfatório. As partes do samba-enredo que fazem referência aos grandes sucessos de Ivone Lara, casaram totalmente com os componentes. Os compositores foram felizes e a comunidade abraçou o hino. É outro fato a se destacar o porquê do sucesso no canto da escola. O enredo que a X-9 Paulistana levará para a avenida será “Dona Ivone Lara, Mas Quem Disse Que Eu te Esqueço?”

Comissão de frente

A ala toda encenava em dupla de homens e mulheres que sambavam no pé e faziam uma dança na espécie de um baile. Todos estavam com camisa azul e nas partes inferiores, usavam branco. A comissão usava bastante toda a pista e evoluía rapidamente. Na encenação, também deu para perceber discretamente uma saudação ao público.

Harmonia

O canto foi o principal destaque da escola. Houve uma grande sincronização entre todas as alas. Destaque para todo o departamento de harmonia e diretores de alas, que incentivaram os componentes a sempre cantarem forte. As partes mais entoadas do samba foram os refrões do meio e principal, além dos últimos versos da segunda parte. Vale ponderar que esse canto aconteceu muito mais do segundo setor em diante.

Mestre-sala e Porta-bandeira

Analisando o casal em frente ao módulo 8, a dupla Gabriel Vullen e Joice Padro, fizeram um ensaio seguro com movimentos sutis e leves. Dentro da proposta do samba-enredo, realizaram a coreografia de forma satisfatória. Destaque para a parte de “voei, voei, voei nas do meu Tiê… E ganhei o mundo”, eles bailavam na espécie de um ‘bater de asas’. Também fizeram o protocolar movimento horário e anti-horário. Ambos estavam combinados com um verde limão muito forte, que é a segunda cor da agremiação.

Evolução

A evolução teve destaques positivos e negativos. De maneira negativa, houve um certo momento que a escola freou o seu desfile na passarela. Após a bateria entrar no recuo, as alas estagnaram. Isso é considerado uma grande falha. Entretanto, as coreografias dentro do samba deram um contraste satisfatório dentro da pista. No primeiro verso, os componentes dançavam para a direita e esquerda com apenas o braço levantado e, após, erguiam ambos. Outro momento a se destacar é quando ao cantar “Eu te amo Dona Ivone Lara”, a comunidade levantava as mãos aos céus.

Samba-Enredo

O samba caiu nas graças da comunidade. O primeiro verso do refrão principal já começa com “Um sorriso negro, um abraço negro traz felicidade”. Uma clara referência à música “Sorriso Negro” de Ivone Lara, que é um dos maiores sucessos da sambista. Após, na primeira parte do hino, outra trilha sonora da coletânea da artista já é emendada, que é a música “Tiê”. O refrão do meio dita o que é a sinergia do enredo com os componentes. Na parte onde se canta: “Meu amor por você é jóia rara… Eu te amo Dona Ivone Lara”. Além de se tratar de outra referência, que é a música “Nossa Escola”, a comunidade ‘gritava’ tal frase. São dois versos explosivos que deram um grande tom do ensaio nesta noite.

Outros destaques

A bateria ‘Pulsação Nota Mil’, regida por mestre Adamastor, realizou algumas bossas ao decorrer do ensaio. Destaque para o breque que fica localizado nos últimos versos do samba. Os chocalhos, caixas e desenhos de tamborins ditaram o ritmo da batucada xisnoveana.

A maioria das alas levaram bexigas nas cores da escola nas mãos. O dia também marcou a volta do cantor Darlan Alves pisando no Anhembi como intérprete oficial da agremiação.

No próprio ensaio, momentos antes da arrancada, foram coroadas pelo mestre e presidente da agremiação, Adamastor, a nova corte da bateria ‘Pulsação Nota Mil’.

Os cargos distribuídos foram:
Madrinha de bateria – Valéria de Paula
Paloma Oliveira – primeira dama
Ingrid Mantovani – rainha de bateria

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...