InícioGrupo EspecialFreddy Ferreira analisa a bateria do Império Serrano no desfile

Freddy Ferreira analisa a bateria do Império Serrano no desfile

Um desfile excelente da bateria “Sinfônica do Samba” do Império Serrano, comandada por mestre Vitinho. Um ritmo imperiano com muito fundamento ancestral. Toda a concepção criativa se pautou pela hereditariedade africana do enredo do Reizinho de Madureira. Isso ocasionou em um desfile potente e triunfal da bateria do Império.

Uma bateria imperiana com excelente afinação de surdos foi notada. Com seu peso característico, os surdos de primeira e segunda foram precisos, além de firmes durante todo o cortejo. Surdos de terceira irrepreensíveis foram responsáveis pelo balanço eficiente dos graves. Repiques coesos tocaram interligados a um sólido naipe de caixas, com sua peculiar batida rufada reinando.

Na cabeça da bateria do Império Serrano, um naipe de agogôs historicamente privilegiado mostrou sua técnica diferenciada. Uma ala de tamborins que se exibiu de modo uníssono tocou entrelaçada com um naipe de chocalhos de imensa virtude musical. Atabaques primorosos também vieram na parte da frente do ritmo, sendo importantes inclusive em bossas.

Bossas profundamente atreladas ao enredo de matriz africana da escola da Serrinha brilharam. Aproveitando o enredo sobre o Candomblé, inúmeros toques afros marcaram o grande Xirê realizado pela “Sinfônica”. Destaque para a participação simplesmente luxuosa dos atabaques, que inclusive chegaram a tocar com baquetas, em alusão ao Aguidavi, que possui aspecto sagrado.

A apresentação na primeira cabine (módulo duplo) foi exemplar, com todos os arranjos bem encaixados e uma fluência incontestável entre os mais diversos naipes, graças a boa equalização da bateria do Império. Na exibição da segunda cabine, outra explosão sonora que recebeu forte ovação popular. No último módulo de apresentação, mais uma exibição consistente arrancou aplausos de julgadores, evidenciando o excelente desfile feito pela bateria “Sinfônica do Samba” do Império Serrano, sob a regência de mestre Vitinho.

- ads-

Grande Rio apresenta integrante que vai atuar em parceria com os carnavalescos na pesquisa do enredo

A Grande Rio apresentou Rafa Bqueer que atuará em parceria com os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora na pesquisa do enredo para o...

Liga-SP abre pré-venda de todos setores das arquibancadas com 50% de desconto para o Carnaval 2025

A pré-venda de ingressos para o Carnaval 2025 começou no último sábado. A bilheteria virtual do Clube do Ingresso abriu durante a definição da...

Balanço: ordem dos desfiles do Carnaval 2025 em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=EySmcYOr3iM