O primeiro a subir no palco e ser aclamado no prêmio “Destaques do Ano” foi o ator Demerson D’Alvaro, o exu da comissão de frente da Grande Rio, um dos pilares deste ano no título da escola, vencedor na categoria “Destaque na Sapucaí” em 2022.

Fotos de Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

“Agradeço a todos. Eu já fui ala, passo marcado, já fui carro, todo mundo já me conhece aqui. Cheguei até aqui e para mim é um sonho que até hoje a ficha não caiu. Acho que só vou conseguir ter noção disso tudo que eu estou vivendo só daqui a alguns anos. E poder defender uma religião, defender um orixá que está sendo demonizado desde que a primeira caravela chegou aqui. Eu não sou da religião, mas tenho muito respeito por essa religião, sou ator e para mim foi muito gratificante defender essa bandeira, de suma importância”, explicou Demerson ao receber o prêmio das mãos dos coreógrafos da Grande Rio Hélio e Beth Bejani.

Presente no evento e participando da abertura, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, parabenizou a iniciativa do site CARNAVALESCO e também reafirmou a necessidade de que haja engajamento para a realização de atividades do carnaval durante o ano todo.

“O Governo do Estado sempre teve um grande compromisso com as grandes festas e grandes eventos. O governador é um artista da música e sabe da necessidade de valorizar grandes movimentos culturais. Essa reunião de hoje congrega tudo aquilo que a gente quer viver, o que a gente realmente acredita. Não basta financiar, a gente tem que participar, a gente precisa estar perto, a gente precisa estar junto, a gente precisa acompanhar e estreitar as relações. Carnaval se faz dentro de um ambiente de relação, e quanto melhor essa relação está, melhor para todo mundo, especialmente para o folião. A Secretária Estadual de Cultura tem se colocado sempre de portas abertas para exatamente receber todas as demandas, mas também para estar junto em todos os processos celebrativos que possam permitir que o carnaval aconteça não somente em um momento do ano. E aí, me traz muito orgulho de hoje estarmos juntos de alguém que busca fazer esse carnaval acontecer o ano inteiro, que busca dar visibilidade a esse espetáculo”, entende a secretária.

O vice-presidente da Liesa, Helio Motta, e o diretor de carnaval, Elmo José dos Santos, também discursaram no início e lembraram a importância das escolas se manterem unidas em prol do carnaval. “Eu gostaria de agradecer o convite, de podermos estar nessa premiação. Aqui estamos na seleção do samba. É uma premiação popular e a nossa Liga vê muito a importância disso, queremos nos aproximar mais do público. E a nossa missão para aprimorarmos o espetáculo passa por ouvirmos mais o sambista. As nossas mudanças, as mudanças que fizemos nas Ligas tem passado por essa conversa, por ouvir mais os presidentes. As mudanças e melhorias do carnaval passam por ouvir mais o sambista. Importante termos aqui a secretária de cultura que nos ouve bastante, o governador é um entusiasta do carnaval. Conversamos muito com o governador sobre usar as quadras da escolas de samba como modelo de desenvolvimento e capacitação profissional. E agradeço e parabenizo o Alberto João por toda a cobertura. E a cobertura dessas mídias são muito importantes para o carnaval estar na boca do povo o ano todo, estar sempre na mídia. E daí a importância desse trabalho do site CARNAVALESCO“, afirmou Helio Motta.

“Tivemos grandes mestres do passado que foram esculachados, Tia Ciata, Donga, Senhor, entre outros, porque o samba era marginalizado, não era valorizado, era proibido. O quanto sofreu este povo, e em nenhum momento eles deixaram de defender o samba. E o nosso papel hoje é defender o nosso Quilombo, resistir. Cada mestre que vai, a gente tem que colocar outro no lugar para defender a nossa cultura popular. Muito obrigado a vocês por dar continuidade a este legado”, agradeceu o diretor de carnaval da Liesa”.