InícioGrupo EspecialDe olho nos quesitos: Salgueiro não perde décimos em bateria e casal...

De olho nos quesitos: Salgueiro não perde décimos em bateria e casal desde 2016; samba-enredo tem o pior desempenho

Em 2020, carnavalesco Alex de Souza gabaritou no quesito Fantasias e garantiu os 30 pontos em para Academia do Samba em Alegorias e Adereços

A série de reportagens ‘De olho nos quesitos’, que vem abordando o desempenho das escolas do Grupo Especial nos nove quesitos de julgamento da Liesa, traz o Salgueiro, a única agremiação que tem voltado nas campeãs desde 2008. O site CARNAVALESCO se debruçou sobre todas as notas aplicadas pelos jurados desde 2016 para traçar um raio-x dos melhores e piores quesitos das 12 agremiações do Grupo Especial.

Foto: Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

O quesito samba-enredo tem sido o maior problema do Salgueiro nos últimos anos. Inclusive no desfile de 2017 o quesito tirou a escola do título e a colocou no terceiro lugar. Em contrapartida, o casal Sidclei e Marcella, na escola desde 2014, gabaritou o quesito mestre-sala e porta-bandeira desde 2016. Desempenho idêntico à bateria Furiosa, que trocou de comando a partir de 2019 mas não perdeu a excelência.

Confira quesito a quesito o desempenho do Salgueiro:

Alegorias e Adereços

Apenas samba-enredo teve desempenho inferior a alegorias no Salgueiro nos últimos carnavais. Em 2016 a escola era apontada como grande favorita ao título antes do desfile, mas um apagão em duas alegorias fez a escola perder três décimos no julgamento. Em 2018 a escola perdeu mais um décimo e em 2019 mais dois décimos ficaram pelo caminho, totalizando seis décimos nos últimos cinco anos. Em 2020, o Salgueiro garantiu os 30 pontos em Alegorias e Adereços.

Bateria

A Furiosa tem sido o mais sólido quesito da escola, se formos considerar os anos anteriores a 2016. Nos últimos cinco anos a escola não perdeu nenhum décimo neste quesito. Nem a mudança de comando na bateria, a partir de 2019, fez o nível de excelência da Furiosa ser afetado.

Comissão de Frente

Com a ruptura política ocorrida na escola após o desfile de 2018, o quesito foi um dos mais atingidos. A perda de Hélio Bejani para 2019 significou a perda de três décimos. Foi o único ano onde a Academia do Samba deixou o julgamento de comissão de frente sem a nota máxima, 30 pontos.

Foto: Ewerton Pereira/Divulgação Salgueiro

Enredo

Este é mais um quesito irregular para o Salgueiro em desfiles recentes. Se em 2016, 2017 e 2019 a vermelha e branca deixou o julgamento com a sonhada nota 30, em 2018 e 2020 foram perdidos dois décimos em cada ano, dificultando as ambições do Salgueiro em disputar o título. Quatro décimos no total em cinco anos.

Evolução

Um dos quesitos de excelência no Salgueiro até 2017, a evolução perdeu importantes décimos desde 2018. Um décimo em 2018, outro em 2019 e três em 2020. Apesar de ser um dos chãos mais organizados do Grupo Especial, a técnica de desfile da escola vai precisar melhorar para que o desempenho volte a merecer os 30 pontos.

Fantasias

Este é mais um quesito na parte plástica dos desfiles salgueirenses que vem apresentando irregularidades no julgamento. Em 2016 foi o desempenho mais decepcionante, com a perda de dois décimos. Com mais um décimo perdido no inconstante desfile de 2019 totalizaram três décimos no total. Em 2020, o carnavalesco Alex de Souza gabaritou no quesito Fantasias, inclusive, recebendo o prêmio Estrela do Carnaval, como melhor conjunto de fantasias do Grupo Especial, pelo trabalho caprichado, com muito requinte e criatividade.

Harmonia

A comunidade salgueirense costuma deixar um irrefutável recado na avenida ano após ano. Se não fosse o décimo perdido em 2020, harmonia estaria empatado com bateria e mestre-sala e porta-bandeira com nenhum décimo perdido desde 2016. A punição em 2020 quebrou a espetacular sequência do chão salgueirense.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Desde 2014 no Salgueiro, Sidclei e Marcella têm um desempenho impressionante. Apenas em 2015 não saíram de uma apuração com a nota 30. Além de estarem no hall de grande casal da atualidade, se consolidam como a maior dupla de dançarinos na história do Salgueiro. Desde 2016 foram 150 pontos somados e nenhum único décimo perdido.

Samba-Enredo

O grande calcanhar de aquiles salgueirense dos últimos carnavais. Além de disputas de samba polêmicas e tumultuadas, as notas apresentadas na apuração têm corroborado as críticas às obras salgueirenses. As únicas notas 30 foram em 2016 e 2019. Em 2020 foram quatro décimos de punição, três em 2017 e um em 2018. O quesito já tirou das mãos do Salgueiro a taça de campeão do carnaval.

- ads-

Salgueiro oferece curso gratuito sobre Imposto de Renda para Pessoa Física

O Projeto Salgueiro Social, do GRES Acadêmicos do Salgueiro, em parceria com o Centro Universário Internacional Signorelli, dá início neste mês de abril a...

Leia a sinopse do enredo da Portela sobre Milton Nascimento para o Carnaval 2025

Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol Uma homenagem a Milton Nascimento “Só quem toma um sonho Como sua forma de viver Pode desvendar o...

Três novos enredistas se juntam à equipe da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2025

A Beija-Flor de Nilópolis anuncia a chegada de três novos talentos que formam a equipe de enredistas para o Carnaval de 2025. Bianca Behrenda,...