InícioGrupo EspecialGrande RioComponentes da Grande Rio comentam importância do enredo sobre Exu: 'Desmistificar'

Componentes da Grande Rio comentam importância do enredo sobre Exu: ‘Desmistificar’

Comunidade também falou sobre a mudança no perfil dos enredos da escola nos últimos anos

Com enredo ‘Fala, Majeté! As sete chaves de Exu’, a Grande Rio conta com o apoio da comunidade para ter sucesso no desfile em abril de 2022. O dançarino Aly Moreira, de 32 anos, integrante da comissão de frente da escola de Caxias, comentou a importância do enredo da agremiação.

Fotos de Nelson Malfacini

“Quando as pessoas escutam esse nome de Exu, vem esse impacto pela força do orixá. Mas ele é o orixá da dualidade, e não voltado para um lado ‘maligno’ ou ‘demoníaco’. Então esse é o papel da Grande Rio, de desmistificar isso. Todo orixá tem muito do ‘querer da pessoa’ e não da entidade, não é sobre ser ruim ou mau”, disse Aly.

Na última década, a Grande Rio prezou por enredos mais populares, como as homenagens a Ivete Sangalo, Chacrinha, cidade de Santos e Maricá, o que não rendeu boas colocações. Contudo, no último Carnaval, de 2020, trouxe Joãozinho da Gomeia como enredo, e aliado a um grande desfile, chegou ao vice-campeonato.

“A Grande Rio está em um momento muito bom de se redescobrir, de se reconectar com a comunidade. Os enredos que faziam muito sucesso estão voltando para a escola. Depois de enredos mais populares, de ‘oba-oba’, a escola está resgatando nossa raiz, que é a cultura negra e afro-brasileira. A comunidade e os dirigentes estão muito felizes com essa escolha”, encerrou Aly.

Deise Sanchez, de 50 anos, que é do Candomblé, componente da ala Zumbi dos Palmares, comentou a importância de Exu e também falou sobre a mudança de perfil de enredos da escola de Caxias. “Esse enredo é muito importante, principalmente para os candomblecistas, assim como eu, que sou ialorixá. Nós vamos poder mostrar para as pessoas que Exu é caminho. Estamos ensinando o quanto ele pode mudar a nossa vida de forma positiva. Para nós é um orgulho e alegria poder falar sobre esse orixá”, disse, antes de emendar.

“A importância da mudança no perfil dos enredos já foi vista no último Carnaval, quando a Grande Rio quase chegou ao título com o Joãozinho da Gomeia. Nós sentimos que a energia daquele enredo foi muito boa, vamos repetir neste ano e eu acho que vai dar bom na Sapucaí”, completou Deise.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...