InícioSão PauloComissão de frente e ala musical embalam ensaio técnico da X-9 Paulistana

Comissão de frente e ala musical embalam ensaio técnico da X-9 Paulistana

Escola da Zona Norte abriu os treinamentos gerais do feriado com seu único treinamento geral no Sambódromo do Anhembi

Por Lucas Sampaio e fotos de Fábio Martins

A X-9 Paulistana realizou seu ensaio técnico na última quinta no Sambódromo do Anhembi em preparação para o carnaval de 2024. O bom desempenho da ala musical e a comissão de frente animada foram destaques do treinamento da agremiação da Parada Inglesa, que fechou os portões após 54 minutos na Avenida. A X-9 será a sexta escola a desfilar no dia 3 de fevereiro pelo Grupo de Acesso 2 de São Paulo com o enredo “Nordestino Sim, Nordestinado Jamais!”, assinado por uma comissão de carnaval.

Iniciando as atividades na Passarela do Samba no feriado de aniversário da cidade de São Paulo, a X-9 enfrentou problemas principalmente com a evolução, que precisam de maior atenção nos preparativos até o dia do desfile oficial.

Comissão de Frente

A abertura do desfile da X-9 estará a cargo de uma comissão de frente que fará uma coreografia de um único ato marcando o samba. Atrizes e atores demonstraram uma sintonia muito boa de movimentos, com um protagonista recebendo destaque à frente dos demais, mas sem ofuscar a irreverência do coletivo, que parte atuava sozinho, parte em duplas. Em dado momento, parte do grupo se deitava no chão para juntos formarem a frase “boa noite” com seus corpos, chamando bastante atenção. Com danças no melhor estilo nordestino em parte da atuação, o quesito teve desempenho seguro e pode render boas notas para a escola.

X9 et Comissao

Mestre-sala e Porta-bandeira

Igor Sena e Julia Mary tiveram atuação segura no geral ao longo da pista. No primeiro módulo, o casal da X-9 fez uma apresentação com muito boa sintonia e cumprindo os requisitos da dança demonstrando confiança, com direito a passos marcados dentro do estilo do samba. O vento passou a querer atrapalhar a porta-bandeira conforme avançavam pela Avenida, e a dupla não cravou a finalização de um giro ao final da dança no terceiro módulo, onde até então estavam tendo outra boa atuação. Nada que não possa ser corrigido até o dia do desfile, afinal, ambos parecem acreditar muito no trabalho um do outro, o que é um elemento de sucesso para garantir as notas que a escola almeja.

X9 et PrimeiroCasal

Harmonia

Desempenho aquém da X-9 no quesito. O canto da escola como um todo se mostrou discreto, sem nenhum momento de explosão ao longo do ensaio. Não houve apostas em apagões ou bossas mais ousadas que estimulassem a comunidade a elevar o tom do canto. O ótimo samba da escola merecia ser cantado com mais vigor.

Evolução

Quesito mais preocupante da X-9 Paulistana ao longo de todo ensaio. Em ao menos dois pontos da pista houve espaçamentos que não se consertaram ao longo de todo o treinamento. O espaço entre a comissão de frente e a ala que veio em seguida se manteve amplo e constante. A ala que se posicionou logo atrás da bateria também não se aproximava do carro de som, e a morosidade da escola a partir desse ponto atrasou inclusive o fechamento do espaço gerado pela entrada dos ritmistas no recuo, apesar dos esforços do segundo casal e da rainha de bateria para ganhar tempo. Por toda a Avenida era explícito o pedido constante de diretores de ala para que houvesse mais compactação dentro das próprias alas.

Samba-enredo

Uma atuação fantástica da ala musical liderada por Daniel Collete e Helber Medeiros. A dupla demonstrou sintonia e defendeu o samba da X-9 Paulistana com muita eficiência, e tornam o quesito mais um para a escola ter segurança em relação ao desfile oficial. Os intérpretes, junto da bateria, podem ser a chave para que a escola corrija os problemas de canto apresentados pela harmonia.

X9 et RainhaValeria

Outros destaques

A bateria “Pulsação Nota Mil” teve boa atuação ao aplicar bossas animadas ao longo do ensaio. Enredos que falam de Nordeste tendem a ter características bem próprias das baterias inspiradas pelos ritmos regionais, e com os ritmistas da X-9 Paulistana não foi diferente.

- ads-

Fábio Ricardo celebra título do Rosas e se declara para São Paulo: ‘aqui vivo arte’

Há mais de uma década, o nome de um carnavalesco em específico está em evidência nas grandes escolas de samba. Mesmo com desfiles consagrados...

Sob novo comando de mestre Vitinho, bateria ‘Cadência de Niterói’ inicia ensaios nesta quarta

Dando o pontapé inicial nos preparativos para o carnaval de 2026, a bateria "Cadência de Niterói" realizará nesta quarta-feira uma reunião do segmento e...

Sinopse do enredo da União da Ilha para o Carnaval 2026

SINOPSE Gazeta de Notícias – Notícia dos Astros – Missão RIO-HALLEY, 10. Esta sinopse funciona como um diário de bordo astronômico, registrando a passagem do...