Uma das mais representativas entidades do Carnaval de Rua do Rio de Janeiro, a Folia Carioca comemora, neste domingo, seu aniversário de 14 anos. A celebração acontece a partir das 14h, no Centro Carnavalesco Onça Preta (Rua Camerino, 58, Centro), com entrada franca.

Foto: Divulgação

Na programação, uma roda de conversa com grandes personalidades da folia carioca e uma roda de samba. “Nossa intenção é festejar com um evento cultural, que fomente a discussão para temas da tradição do Carnaval, exaltando a história dos pequenos blocos e bandas da cidade do Rio de Janeiro”, explica Marco Muniz, coordenador da Folia Carioca.

A mesa de debates terá a participação do ator, escritor, jornalista e produtor cultural Haroldo Costa; do radialista e jornalista Rubem Confete e de Rosiete Marinho, presidente da Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Em seguida, será realizada uma roda de samba com o grupo Batuke de Mestre.

A Folia Carioca foi fundada em 2009 e congrega 18 blocos e bandas tradicionais do Carnaval Carioca: Bloco Se Me Der, Eu Como!, Bloco Cata-Latas do Grajaú, Bloco Guri da Merck, Bloco Enxota Que Eu Vou, Bloco Berço do Samba, Banda da Rua do

Mercado, Bloco Largo do Machado Mas Não Largo do Copo, Bloco Largo do Machadinho Mas Não Largo do Suquinho, Associação Carnavalesca Infiéis, Bloco Arteiros da Glória, Bloco Boêmios da Lapa, Bloco Quem Não Guenta Bebe Água, Bloco da Insana, Foliões do ABRACES, Bloco Educa Que Liberta, Bloco da Harmonia, DNA Suburbano e Bloco Eu Também Tenho Arsch.

Ao longo destes 14 anos, a Folia Carioca desenvolveu ações e atividades de promoção da cadeia produtiva do Carnaval carioca. Por meio de oficinas, eventos, debates e workshops, a entidade manteve a discussão e a prática carnavalesca vivas ao longo dos 365 dias do ano. Neste período, promoveu quase 200 desfiles, mais de 500 ensaios e apresentações de blocos e bandas, além de dezenas de bailes e oficinas de percussão, mobilizando mais de 400 mil pessoas.

Para Marco Muniz, outro importante diferencial da entidade é a defesa dos valores mais tradicionais dos festejos de rua: “Fazemos uma exaltação do Carnaval de raiz. Em nossos desfiles, os blocos e bandas tocam marchinhas, sambas-enredo e sambas-exaltação. Estamos na trincheira pela preservação da tradição que está se perdendo. Nossos blocos e bandas são formados por amigos, familiares e vizinhos, têm alas de compositores e desfilam graças à colaboração dos comerciantes e simpatizantes das regiões onde são sediados”.

Serviço:
Aniversário de 14 anos do Folia Carioca
Data: Domingo, 3 de setembro
Local: Centro Carnavalesco Onça Preta – Rua Camerino, 58, Centro
Horário: 14h
Entrada franca