InícioEspecialCarnaval Capixaba: confira como foi o sorteio da ordem dos desfiles 2024

Carnaval Capixaba: confira como foi o sorteio da ordem dos desfiles 2024

Na noite do último domingo, aconteceu na quadra da Mocidade Unida da Glória o sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2024. Organizado pela Liesge, o evento contou com a apresentação das 7 agremiações que compõem a elite do carnaval capixaba. Segundo regulamento do último desfile, 2 escolas já sabiam sua posição de desfile desde a terça-feira da apuração do carnaval 23. A Novo Império, por ter sido a penúltima colocada, terá a missão de abrir os desfiles do Grupo Especial em 24. E o Pega no Samba, campeão do Grupo de Acesso, irá encerrar. A Mocidade Unida da Glória (Mug), atual campeã do carnaval, teve o direito de escolha.

Foto: Vinicius Vasconcelos/CARNAVALESCO

“Vou seguir o que minha comunidade e meus diretores pediram. De 7 escolas, quero desfilar no meio. Seremos a quarta da noite”, disse o presidente Robertinho da Mug.

No sorteio em si, as escolas tiraram as pedras seguindo a ordem do resultado de 2023. Representando a Jucutuquara, o presidente Rogério Sarmento foi o primeiro e tirou a pedra de número 2. Em seguida, Emerson Xumbrega, da Boa Vista, retirou a pedra número 3. Rafael Cavalieri, presidente da Chegou, obteve a pedra número 5. E consequentemente, Professor Jocelino Jr., presidente da Piedade, ficou com a pedra de número 6.

Nos 10 minutos para troca, houve um príncipio de conversa entre os Rafael e Xumbrega, numa possível troca de posições entre Chegou e Boa Vista. Porém, sem sucesso.

“A gente tentou negociar ali na hora mas não deu certo, Xumbrega é muito difícil – brincou Rafael -. A gente queria a terceira posiçao, mas a quinta não muda em nada nossos planos. Continua a noite. O público do carnaval capixaba pode ter certeza que vai vim uma paleta de cores espetacular. Nós planejamos nosso desfile inteiro para noite. Esperamos fazer um desfile lindo para o público. O fato de desfilar a noite proporciona o que há de melhor com cores vivas, principalmente para poder utilizar uma iluminação que não tivemos oportunidade em 23. Investimos, mas não conseguimos apresentar. Isso também faz a diferença na hora do resultado”, afirmou o presidente.

O presidente da escola de Cariacica, que demonstrou felicidade desde a retirada da pedra, foi sucinto sobre o resultado do sorteio.

“Foi bom para a escola. Graças a deus tivemos essa sorte. A gente vai se preparar para ser a terceira a desfilar, é bom desfilar a noite. Essa a ordem também é boa para o carnaval como espetáculo, ainda mais que as escolas estão cada vez mais parelhas. Nós vamos com tudo”, completou Xumbrega.

Quem ficou no ‘sapatinho’ após retirar sua pedra foi Rogério Sarmento, que descartou qualquer possibilidade de troca com alguma coirmã.

“A posição não é ruim, claro que ser terceiro ou quarto também são posições boas, mas a escola queria ser a segunda a desfilar. Assim como foi em 23. O importante agora é manter o foco e fazer um grande trabalho”, disse Sarmento.

Conciente do trabalho que precisa ser feito e das dificuldades que tem encontrado desde quando assumiu a administração da Piedade abril, Professor Jocelino manteve os pés no chão e mandou um recado para os amantes da escola.

“O Quilombo Piedade vai botar pra quebrar com esse enredo ancestral que levaremos para 2024. Todas escolas fazem um trabalho para sonhar, mas nós estamos sonhando mais ainda. Estamos num processo de reorganizaçao, como todos sabem. É um trabalho difícil, o investimento no carnaval capixaba ainda é muito baixo. Todas escolas tem problemas financeiro mas estamos fazendo política de contenção de gastos. Gastar onde é necessário e investir onde é necessário. A felicidade do povo da Piedade é a nossa principal estratégia”, finalizou o presidente.

Confira a ordem de desfiles do Grupo Especial do Carnaval Capixaba que acontecerá no dia 3 de fevereiro de 2024.

1 Novo Império
2 Jucutuquara
3 Boa Vista
4 MUG
5 Chegou o que Faltava
6 Piedade
7 Pega no Samba

- ads-

João Drumond assume diretoria na Liesa, visa melhorar questões financeiras das escolas, e olha o carnaval como um dos grandes investimentos culturais do país

A nova diretoria da Liesa foi apresentada nesta sexta-feira pela manhã na sede da entidade, no Centro do Rio. Após a eleição do novo...

Acadêmicos do Salgueiro promove Vestibular Solidário neste sábado

O Projeto Salgueiro Social da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, promove neste sábado, mais um vestibular social direcionado para cursos de graduação tradicionais...

Evelyn Bastos revoluciona o carnaval ao ser empossada diretora cultural, planeja parcerias com escolas públicas e trazer crianças do desfile mirim para a Liesa

Evelyn Bastos, conhecida por sua trajetória marcante à frente da bateria da Mangueira e como ícone do carnaval carioca, assumiu um novo desafio como...