A Beija-Flor de Nilópolis realiza nesta quinta-feira, seu segundo ensaio de comunidade para a temporada. O evento acontece na quadra da escola, a partir das 21h. No palco, a equipe do intérprete Neguinho da Beija-Flor vai entoar os versos que ilustram o enredo “Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”, dos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues. O tema faz referência aos 200 anos da Independência do Brasil, comemorados no último 7 de setembro, e joga luz sobre as parcelas da população que ficaram à margem do movimento.

Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação

Alas da comunidade vão abrilhantar o ensaio junto com todos os outros segmentos, desde os casais de mestre-sala e porta-bandeira (com destaque para Claudinho e Selminha Sorriso) até os ritmistas da bateria “Soberana” — comandada pelos mestres Rodney e Plínio e, agora, presenteada com uma nova rainha, Raíssa Lorena, de 15 anos.

A azul e branca mantém uma rotina semanal de ensaios para o ano que vem, com a programação oficial sendo divulgada pelos meios de comunicação oficiais da escola. Há previsão de treinos na rua adiante. O ensaio técnico no Sambódromo está confirmado para 12 de fevereiro, um domingo, às 20h30m, antes da Grande Rio.

Em 20 de fevereiro, oito dias depois do ensaio técnico, será a vez do desfile oficial: a Beija-Flor é a quinta escola a se apresentar na Segunda-Feira de Carnaval. Prestes a completar 74 anos de história, a escola busca seu 15º campeonato — é a terceira maior campeã da folia carioca atualmente.