InícioSérie OuroImpério da TijucaBaianas do Império da Tijuca homenageiam Iemanjá e Oxum

Baianas do Império da Tijuca homenageiam Iemanjá e Oxum

Fantasia apresentou tons de azul, dourado e branco

Imperio Tijuca Esp01003O Império da Tijuca trouxe para a Marquês de Sapucaí a história de vida de Lia Itamaracá, destacando a negritude e a religiosidade do povo negro. A primeira ala, representando a mãe das águas, homenageou Iemanjá e Oxum, com as baianas reverenciando essas divindades em uma fantasia linda em tons de azul, amarelo, dourado e branco que carrega a imagem de Nossa Senhora.

Isabel Gil Caetano, de 64 anos e 25 anos de pavilhão, expressou em entrevista ao site CARNAVALESCO sua alegria com a fantasia das baianas este ano, ressaltando sua devoção a Nossa Senhora e Iemanjá.

Imperio Tijuca Esp01002“É uma coisa mais linda, eu sou muito devota de Nossa Senhora, de Iemanjá também, então quer dizer, eu estou me sentindo bem. Espero que a minha escola suba, estou aqui com prazer, já são 25 anos que eu estou na escola e é o meu prazer estar aqui”, disse.

A escola desfilou cirandando para revelar as vivências culturais da pernambucana Maria Madalena Correia de Nascimento, a maior cantora de ciranda brasileira.

“É uma emoção, o enredo todo é uma emoção, então representar a Nossa Senhora é emocionante demais, é um gostinho a mais. Ser baiana já é um gosto a mais, representar a Nossa Senhora é muito mais, principalmente porque ele está inserindo no contexto que a ciranda é uma dança que remete às ondas do mar. Então faz essa mescla e dá aquela aquecidinha no coração. É a primeira vez que eu desfilo, mas eu sempre gostei do Império, sempre torci, só que nunca desfilei e eu estou muito animada, a ansiedade já passou e eu acredito que pelo que a escola se preparou, a gente vai lá para as cabeças, a gente vai lutar pelo primeiro lugar. A empolgação da comunidade, o chão está cantando forte”, comentou Daniela Monteiro de 35 anos.

Imperio Tijuca Esp01001Jane Silva de 64 anos que desfila há muitos anos no Império, também contou um pouco sobre a emoção do Carnaval de 2024: “É um prazer fazer tudo isso pela escola e por vocês também e pelo nosso Carnaval, pelas nossas escolas. É maravilhoso, é gostoso, é lindo, já venho desfilando na Império várias vezes, de Baiana, de Ala, mas realmente é gostoso, é show, maravilha mesmo“, concluiu.

- ads-

Fábio Ricardo celebra título do Rosas e se declara para São Paulo: ‘aqui vivo arte’

Há mais de uma década, o nome de um carnavalesco em específico está em evidência nas grandes escolas de samba. Mesmo com desfiles consagrados...

Sob novo comando de mestre Vitinho, bateria ‘Cadência de Niterói’ inicia ensaios nesta quarta

Dando o pontapé inicial nos preparativos para o carnaval de 2026, a bateria "Cadência de Niterói" realizará nesta quarta-feira uma reunião do segmento e...

Sinopse do enredo da União da Ilha para o Carnaval 2026

SINOPSE Gazeta de Notícias – Notícia dos Astros – Missão RIO-HALLEY, 10. Esta sinopse funciona como um diário de bordo astronômico, registrando a passagem do...