O início de 2021 reflete a nossa esperança de dias melhores. Após a pancada devastadora da Covid-19, que ainda vamos sentir por um bom tempo, carregamos a chama da ciência e da solidariedade em busca da vacinação e do auxílio ao nosso próximo. Ciente do cenário de incerteza sobre os desfiles de 2021, que podem ou não acontecer em julho, dependendo de autorização das autoridades sanitárias e do poder público, o site CARNAVALESCO optou por abrir um novo projeto com três meses de duração para a primeira temporada: janeiro, fevereiro e março.

Não deixaremos de lado o factual da cobertura jornalística das escolas de samba, mas queremos ter algo mais denso e de reflexão sobre diversos pontos da nossa sociedade, dos próprios desfiles e das funções sociais/culturais das agremiações do Rio de Janeiro. Após reuniões com nossa equipe, no mês de dezembro, surgiu o momento de colocarmos em prática ideias que em outros anos não seriam possíveis, devido nossa correria diária na cobertura do carnaval competição, analisando quesito a quesito.

A partir desta segunda-feira, dia 4 de janeiro, teremos conteúdo de todos os tipos no site CARNAVALESCO. Em diversos formatos. Os textões, áudios, vídeos-análises, lives e muita interação estão no cardápio.

Começamos com novidades em nossa turma de colunistas. O pesquisador Leonardo Antan segue responsável pela produção de textos analisando os enredos para quando for possível termos os desfiles na Marquês de Sapucaí. O jornalista Cláudio Vieira chega com o resgate da coluna “Passarela do Samba”. Mais uma novidade é a entrada de Mauro Cordeiro, que assinará uma coluna quinzenal.

Sucesso nas lives do CARNAVALESCO, o Baú do Bessa é certeza de continuidade. Agora, Leonardo Bessa comandará quinzenalmente (sempre segunda-feira) sua live com os clássicos dos sambas-enredo. Junior Escafura segue no comando da apresentação da live Resenha dos Sambistas, sempre com um convidado especial, toda quinta-feira.

temporada carnavalesco 21 parte1

Lugar de fala” – Produzida e comandada totalmente por repórteres negros da nossa equipe. Vinicius Vasconcelos e integrantes do site vão entrevistar personalidades negras das escolas de samba. Elas vão contar histórias e saberes. Os dias de luta e de glória. A produção será semanal.

Carnaval é educação e cultura” – Criada por Fiel Matola. A proposta é mostrar, através de vídeo, áudio ou texto, como o trabalho das escolas de samba, por meio de enredos, sambas e desfiles é de importância fundamental para cultura e educação do nosso povo. Será semanal.

Eu estava lá” – Lucas Santos apresentará histórias de personagens do carnaval que vão contar em áudio e texto momentos inesquecíveis que viveram no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Será semanal.

Live “Carnaval em debate” – Quinzenalmente, vamos discutir em uma live temas relacionados ao carnaval e escolas de samba. Sempre recebendo convidados e com a participação dos leitores do CARNAVALESCO.

Harmonia em jogo” – Rennan Laurente traz semanalmente um bate-papo, em texto e áudio, com diretores de harmonia e suas equipes sobre os trabalhos nas quadras e na Avenida.

Live “A sirene tocou” – Philipe Rabelo receberá semanalmente grandes personalidades do carnaval para um papo descontraído. O tom do encontro será para ouvirmos histórias saborosas, divertidas e de bastidores nunca antes contadas para ninguém.

Live “Debate CARNAVALESCO” – Semanalmente, a equipe do site estará reunida em live para debater os assuntos da semana no carnaval. Teremos convidados e também a participação dos leitores.

Navegando nas histórias dos carnavais” – Renato Palhano pegará um samba, um desfile ou um enredo e vai destrinchar sua parte histórica. Sempre ouvindo quem participou do momento. Será quinzenal.

Superação” – Allan Duffes contará semanalmente em reportagens como as escolas se comportaram e como foi e está o planejamento em tempos de pandemia.

O carnaval mudou minha vida” – Comanda por Lucas Santos e com participação de toda equipe do site, semanalmente, a série vai ouvir de personagens das escolas de samba como o carnaval foi fundamental e transformou suas vidas.

Bastidores carnavalescos” – Semanalmente, Thaise Lima e Danilo Freitas vão contar em reportagens como funcionam os bastidores do carnaval. São histórias de mestres de bateria, ritmistas, ferreiros, aderecistas, costureiras, escultores, enfim, a cadeia produtiva das escolas de samba.

Apaixonados por carnaval” – Reportagens semanais histórias de pessoas apaixonados por suas escolas de samba. As loucuras e os momentos de devoção e amor. Será semanal.

Bailado Carnavalesco” – Semanalmente, Winnie Delmar, Eduardo Frois e a equipe do CARNAVALESCO vão conversar com os casais de mestre-sala e porta-bandeira do Grupo Especial e Série Ouro do Rio de Janeiro. Não será avaliação, mas papos sobre a carreira, dificuldades, vitórias e os principais aspectos da dança de um casal.

Imprensa carnavalesca” – Quinzenalmente, Thaise Lima e Danilo Freitas vão apresentar histórias de jornalistas e veículos que vivem o mundo das escolas de sambas. Será o momento de ouvirmos e homenagearmos grandes figuras que fazem ou fizeram parte do carnaval do Rio de Janeiro.

Carnaval de todos” – O carnaval não é o espaço mais democrático da sociedade. Vamos ouvir pessoas e suas histórias contra o preconceito e pela representatividade. Será quinzenal.

Futuro do Carnaval” – A hora de exercemos nossa imaginação. Semanalmente, personalidades vão indicar soluções e novas ideias para o carnaval.

Desfiles da Década” – Após a lista dos melhores desfiles de 2011 até 2020, segundo nossa equipe, vamos contar como aconteceram, contexto histórico e ouvir relatos de personagens que participaram das apresentações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui