A Mocidade Unida da Mooca é a segunda escola do Grupo Especial a divulgar o seu tema para o Carnaval 2026. Com o título “GÈLÈDÉS- Agbara Obinrin”, a agremiação da zona leste irá homenagear o Instituto Geledés e a potência das mulheres negras do Brasil. Com isso é mais um tema que a MUM leva para a avenida de tom crítico, visto que o principal objetivo do Geledés é a forte defesa pelas mulheres negras, enxergando que não tem o devido acesso em relação às demais pessoas da sociedade.  Indo para o segundo ano na agremiação, o enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Renan Ribeiro. A enredista Thayssa Menezes, recém-contratada, irá contribuir na elaboração do tema.

mum festa25 3

Veja a explicação:

“A POTÊNCIA DAS MULHERES NEGRAS NA AVENIDA

No Carnaval 2026, a MUM pisa pela primeira vez no Grupo Especial com um grito firme, ancestral e necessário: vamos homenagear o Instituto Geledés e a potência das mulheres negras brasileiras que movem a história com coragem, sabedoria e resistência.

Fundado há 37 anos, o Geledés se tornou um dos principais faróis da luta antirracista e feminista no Brasil. E, entre suas fundadoras, está uma das maiores referências do pensamento negro: Sueli Carneiro — filósofa, escritora, ativista, e símbolo da força que queremos exaltar na nossa travessia.

Com criação do carnavalesco Renan Ribeiro e da enredista Thayssa Menezes, nosso enredo será uma ode à força invisível que transforma o mundo: o poder do feminino negro.

Das sociedades secretas africanas aos terreiros, dos becos da resistência às salas de aula e espaços de poder: essas mulheres estão por toda parte — criando, nutrindo, ensinando e abrindo caminhos. São revolução cotidiana.

Que essa avenida receba o axé das que vieram antes.

Que a luta vire samba.
Que o grito vire poesia”