A escola Gaviões da Fiel enfim voltou ao desfile das campeãs após 13 anos. Foi uma conquista muito comemorada, tanto internamente quanto pelos componentes. Desde 2011 a escola não ficava entre as cinco primeiras. Foi um desfile onde a agremiação optou por ‘jogar com o regulamento’, como por exemplo levar um número reduzido de componentes, influenciando em uma evolução fácil de ser realizada. As alegorias, que foi o grande problema dos alvinegros em 2023, obteve êxito, gabaritando o quesito. Isso se deve ao trabalho dos carnavalescos Júlio Poloni, Rayner Pereira e Rodrigo Meiners, que assinaram o enredo “Vou te levar pro Infinito”. Esse último saiu da escola e, para 2025, os Gaviões irá trabalhar com a dupla. Os artistas conversaram com o CARNAVALESCO e contaram sobre as experiências do último carnaval e o futuro com a nova diretoria eleita.

Foto: Gustavo Lima/CARNAVALESCO

Conquista com a comunidade

Júlio Poloni exaltou o trabalho feito e dividiu a conquista da quarta colocação com a comunidade. O artista pretende melhorar, corrigir erros e ir em busca do título do Carnaval 2025. “Foi um trabalho árduo de toda a comunidade e de todas as pessoas envolvidas nesse processo. Foi um sucesso que a gente batalhou muito para conseguir. Agora, a gente sabe que a nossa responsabilidade é se manter no mínimo nesse lugar que conquistamos. Vamos trabalhar para isso, nos organizarmos para corrigir os pontos falhos do último carnaval para poder efetivamente disputar o título”, disse.

Trabalho em cima do regulamento

Rayner Pereira conta que o estudo do regulamento e o cumprimento dele foi crucial para o resultado positivo dos Gaviões da Fiel. Seguindo a linha de raciocínio de seu companheiro, o profissional disse que é vital corrigir os erros para conquistar o objetivo maior. “Eu acho que tudo é uma questão de trabalho. A gente trabalhou, estudou o regulamento e tentou trabalhar de acordo com o que pedia. Então, acho que o resultado foi fruto de todo esse trabalho e, a partir disso, o nosso desafio agora é tentar manter, tentar reorganizar um pouco mais a escola para acertar onde a gente errou e quem sabe subir um pouco mais, que é objetivo de todo mundo”, afirmou.

Confiança da diretoria

A diretoria dos Gaviões da Fiel mudou. Geralmente, quando isso acontece, o carnaval é bastante impactado. Novos diretores entram e, consequentemente, uma linha de pensamento pode entrar e confrontar a antecessora. Entretanto, de acordo com Poloni, a chapa vencedora está comprometida em acatar os pedidos dos carnavalescos. “Estamos recebendo, completamente (o apoio). A gente tem conversado muito para eles entenderem o que deu certo no último carnaval e o que a gente teve mais dificuldade com o objetivo de manter aquilo que foi acertado e corrigir tudo que a gente sabe que podia ser melhor. Então é nesse sentido, é nesses dados que a gente está atualmente fazendo bastante conversa e organizando todo o processo de trabalho para quando começar já ir mais certeiro ao ponto”, contou.

Sucesso de um trio

No Carnaval 2024, os Gaviões trabalhou com um trio de carnavalescos. Além de Júlio e Rayner, estava com eles o artista Rodrigo Meiners. Segundo o profissional, todos se deram bem. Agora, em dupla, devem se organizar para encontrar o melhor caminho. “Acho que o grupo se deu bem, porque a gente conseguiu conversar e entender o que cada um tinha que fazer. Nós seguimos nisso até o final. Agora, em dupla, o trabalho acaba reduzindo um pouco mais. Realmente vai ficar só eu e o Júlio nessa parte de construção e agora é a questão de organizar o povo para trabalhar e caminhar direto”, finalizou.